Lichado
Membros-
Posts
285 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
2
Content Type
Profiles
Forums
Events
Everything posted by Lichado
-
Não sei se pode ir por aí. Dois errados não fazem um certo. Um alvará de loteamento tem força de lei, por assim dizer. Se o seu vizinho a violou, isso não lhe garante, automaticamente, o direito de a violar também. Se eu tiver um terreno em REN e aprovarem, violando o respectivo regime, uma construção ao meu vizinho, isso não me dá o direito de também construir. A não ser que seja, sei lá, um outlet...
-
Se o edifício do vizinho não respeita o polígono máximo de implantação previsto no alvará de loteamento, o despacho que o aprovou é um acto nulo, e a respectiva licença de utilização deverá ser revogada. Deverá ser feita uma alteração ao alvará para regularizar ambos os polígonos máximos de implantação
-
Está certo. Só aí são mais 150€. Pelo menos. Mas há sempre as letras pequeninas dos contratos, tipo taxas administrativas não incluídas, acresce despesas de contrato, se quiseres factura são mais 50% que eu não ando aqui a trabalhar pró estado
-
O Certificado Energético é à parte, a FTH também
-
Ora, vamos ver, certificado do projecto RCCTE, certificado energético, relatório acústico, certificados do gás, electricidade e ITED, certificado SCIE... Há menos clientes, logo, há que e$mifrar os poucos que há (passe a aliteração). Agora é fazer as contas.Quanto é que se cobrou de projecto. E quanto se pagou de certificados, mais taxas camarárias. Importante mesmo é saber se goal-average é média de golos ou difernça de golos
-
Diz que parece que vai ser como o RCCTE. Vai haver certificadore$$$. Pelo que sei da ANPC, os cursos ainda estão em preparação. E também vai haver certificador€s. Acho bem, ganha a Ordem, ganham os formadores, ganham os certificadores, ganham os vendedores de material SCIE, só não ganham os clientes. Mas pronto, não pode dar para todos
-
Isso deve estar incluído na parte das especialidades, vai lá o engº. Duvido q o director ponha lá os pés mais do que 2 vezes
-
Ora, vamos ver: Levantamento topográfico, 200€, especialidades, 900€ (para moradias é chapa 5, é só procurar uma que tenha o mesmo tamanho). Sobram 1900€. Para uma semana de trabalho (estou a ser generoso) não é nada mau. O projecto de execução já está feito, é só mudar a legenda, a assistência à obra é atender o telefone ao empreiteiro quando ele telefona com dúvidas. Se o atelier for a garagem da casa, em que o software são "cópias de segurança" descarregadas da net, mais um estagiário de borla, está o mês feito.
-
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, do Nuno Teotónio Pereira, e os edifícios do Cassiano Branco, nas Avenidas Novas. Ou como a grande arquitectura resiste ao tempo
-
Embora se possa sempre usar a chico espertice de chamar quarto à sala, e sala a um dos quartos do piso não acessível (expediente comum com o licenciamento de kitchenetes em câmaras com colegas mais fundamentalistas do RGEU), ainda assim penso que o espírito da coisa fica assegurado, uma vez que existirá sempre uma forma de uma pessoa com problemas de acessibilidade poder dormir, cozinhar ou usar a IS
-
Eu concordo com o Marco1. O que lá diz é que tem de haver um quarto, uma IS e uma cozinha. Não diz que a sala não poderá estar noutro piso
-
Então e as fantásticas moradias do nosso primeiro, na Guarda? Um case study obrigatório
-
Pois, faltou-te o Allplan. Na altura era comercializado pela Fernandes Técnica. E ainda havia o Datacad
-
Há uma margem muito grande. Pelo menos para os utilizadores de Allplan. Começa logo pelo facto de não ser da Autodesk. Depois tens a performance. E depois a versatilidade de poderes escolher o nível de Bimerização que pretendes, em função do tipo de projecto. Podes usar o Allplan como se fosse um Autocad (pequenos estudos, ou trabalhos em que a base inicial era dwg. Podes usar semi-BIM (licenciamentos ou estudos prévis que não vão chegar à execução) ou BIM à séria (Coisas com projecto de execução). À escolha do freguês. E podes ter um atelier inteiro a trabalhar no mesmo projecto, inclusivamente os engenheiros, todos com o mesmo software.
-
E quantos softwares de arquitectura é que conhecias na altura?
-
Eu sugiro um test-drive. Acho que todos os programas têm versões de teste. É uma questão de os instalar, fazer uns tutoriais e tentar perceber com qual é que nos sentimos mais confortáveis. No Allplan 2008, sugiro que experimentem os PDF's 3D. É uma ferramenta muito interessante para comunicar com o cliente
-
Eu também gostava de ter tempo para fazer tudo à mão. E ainda tenho o azar de trabalhar com câmaras que exigem o projecto em formato digital...
-
Lamento, agora estás a perguntar os prós e contras de Audi, Mercedes e BMW. Tenta pesquisar as revistas da especialidade, acho que há umas quantas online, podes encontrar a lista em http://www.caddprimer.com/magazine/index.htm
-
Afinal já quero mas é o Autocad: "O software AutoCAD®, a solução de software de CAD da Autodesk, permite-lhe conceber, visualizar e documentar as suas ideias de forma clara e eficiente. Com o AutoCAD 2009, a Autodesk tem um objectivo: aumentar a produtividade. As novas funcionalidades aceleram as tarefas, permitem encontrar facilmente os comandos pretendidos e ajudam a ensinar rapidamente novos utilizadores." Se calhar estou a ser injusto com a Microsoft. O Vista é lento como uma tartaruga anémica, mas eles dizem que aquilo é muito bom e aumenta a produtividade. Já me estou a sentir mais produtivo. Se uma companhia que ganha dinheiro por vender um programa, garante que é o melhor, quem sou eu para achar o contrário...
-
Nunca trabalhei em Mac, não me pronuncio. Não me aparece é que apareçam com tanta frequência ecrans azuis da morte.
-
Ou pelo Allplan. A parte de o fazer correr em Mac é que já me ultrapassa. Já li qq coisa algures sobre outros emuladores de Windows para Mac, mas claro que não há nada melhor do que coisas criadas para o SO em que se vai trabalhar. E aí fica-se muito bem servido, quer com Archicad quer com Vectorworks. Para gastar dinheiro em Autocad, mais vale os 10 Intellicads que se compram pelo mesmo preço
-
Tenho de fazer um desenho?
-
Vem na sequência do post anterior
-
O Revit não "rola", basicamente, arrasta-se
-
E dizes isso baseado em quê? Na opinião da mãe do senhor que criou o programa? Gostei sobretudo da parte do "há muitos anos..."
