Jump to content
Arquitectura.pt


MAC ou PC _ AutoCAD ou ArchiCAD...


Recommended Posts

Dis-me la como fazes isso...



Boas!

Muito fácil:

MANUAL DE DEMOCRATIZAÇÃO INFORMÁTICA


1º Não precisas comprar esse Fujitsu. Qualquer PC serve, mas de preferência escolhe um com hardware semelhante ou igual ao dos MAC, príncipalmente placa gráfica.

2º Terá que googlar um pouco acerca de "Mac OS on PC" ou então "Hackintosh"

3º Segue as instruções que encontrares e faz os dowloads respectivos.

4º Vai a uma loja Mac e compra o Mac OS. (É barato)

5º Particiona o teu disco e instala o software.

6º Et voilá..... Legal Mac os X on your PC!!

Há uns meses a Apple tentou processar 2 empresas, uma americana e outra Alemã que estavam a vender PC's com Mac OS X legal instalado de origem, alegando que o software só poderia ser usado mas máquinas deles.
Os tribunais não lhe deram razão e a Apple perdeu as causas.

Então, é legal e possível ter Mac OS em PC, Tiger e Leopard pelo menos, não sei como está com o snow leopard.

Falo por experiência própria, que já tive o X (Leoprad) a funcionar no meu Acer 1694. Por se tratar de um PC antigo, tinha alguns problemas de compatibilidade de hardware, principalmente placa gráfica (o Open GL não funcionava correctamente.).
A experiência foi simpática, o sistema abria num instantinho, o mac OS parece muito mais leve e rápido que o Windows. Mas sem OpenGL (3D) não me servia para nada.

Se vais comprar um PC novo, dá uma vista de olhos pela Hackintosh-mania e tenta sincronizar-te com experiências de sucesso.
Quanto mais semelhante for o hardware, maiores as probabilidades de sucesso (óbvio).

Penso que assim já ajuda.

Boa Sorte.

A democratização informática já começou!!
Link to comment
Share on other sites

Sistema depurado e caro o MAC OS X??? Compara lá com o windows e depois falamos... Ora só existe uma versão do MAC OS que custa cerca de 150euros. Já o windows tens 7 se não estou em erro. A mais cara custa cerca de 800euros... Afinal o sistema operativo caro é o da microsoft. Se comparares os office da microsoft e da apple chegas às mesmas conclusões. Portanto por aí vitória esmagadora da apple e dos seus softwares.


Ainda hesitei quanto ao facto de se deveria responder a isto ou não?!
Mas que se lixe, mesmo que suje as botas, não morro!!

Rui, vamos esclarecer isto para não haver confusões:

Mac OS X, é o sistema operativo da Apple e que usam todos os computadores da Apple.

Mac, é o harware, ou seja o computador fabricado pela Apple que usa como sistema operativo o Mac OS X, XI, XII, etc...

Em nenhuma parte do meu texto referi que o Mac OS X (Sistema operativo), ou outro software da Apple era caro.

O sucesso da Apple deve-se ao excelente Design, brilhantes campanhas de marketing, ao preço do software e um fenómeno chamado "maria vai com as outras" a que todos estamos sujeitos, incluindo eu.
Dizer que é apenas pelo preço do software é um pouco redutor, não?!

O Autocad dominou em Portugal (e pouco mais), achas que era por ser barato?? ou porque a maria vai sempre com as outras?!!

Numa coisa tens razão, o software nascido na plataforma Mac OS, é muito, mas muito mais barato que o nativo do Windows e acima de tudo muito, mas muito melhor.

Como referiste e bem compara preço do iWork do Mac com o do Office do windows.
Agora compara o preço e a qualidade do Archicad, com a do Revit.

Tudo para windows é brutalmente mais caro!!!.....E pior!!!

Como vês, afinal até tens razão!!

Apenas o bom software tem versão para Mac, não é assim?!!!
Link to comment
Share on other sites




PC


CLEVO W870CU 920QM

Imagem colocada

2,399.00

Características.

CPU Intel Core i7 920QM EXTREME 8 MB (Quad Core Extreme)

Chipset Intel PM55

Memória 6GB DDR3 1333MHz (4GB + 2Gb)

Ecrã 17,3" Full-HD LED resolução 1920x1080

Gráfica nVIDIA GeForce GTX280m com 1GB GDDR3

Disco 1000GB(2x500) 7200RPM Serial-ATA (16Mb cache)

Comunicações
56k faxmodem Gigabit LAN ethernet
Intel WiFi Link 5100 300Mbps module (802.11 a/b/g/n)
Bluetooth ClassII versão 2.1 com EDR (Enhanced Data Rate).

Cardreader 7-in-1 Cardreader com:

Memory Stick(Pro, Duo), SD, Mini SD, MMC, RS-MMC

Extras incluídos Webcam de 2.0 Mega Pixels, leitor de impressões digitais Drive óptica DVDRW DL

Dimensões e Peso 412mm (L) x 279mm (P) x 39-48mm (A) 4,0Kg

Sistema Operativo Ver opções




Mac Book Pro

Imagem colocada

Imagem colocada

17 pol.: 2.8GHz


2.299,00 €





Intel Core 2 Duo


4 GB de Memória


Disco rígido de 500 GB1


ExpressCard/34 slot


Bateria de 8 horas incorporada2


NVIDIA GeForce 9400M + 9600M GT com 512MB


Disponibilidade: 1 dia útil


Expedição Gratuita



|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|

100 € de diferença e estamos a falar de um PC muito, mas muito melhor que um Mac.


Onde eu penso que o Mac tem vantagem:

Peso, Design (Anos Luz) e duração da bateria (Anos).


Onde penso que o PC tem vantangem:

Velocidade de processamento (Anos Luz), RAM, Disco ePlaca gráfica (Anos Luz), comunicações


Comparativo de Placas Gráficas


Ora, se um computador é para trabalhar e não andar por aí a exibir, qual será a melhor opção??

Eu gosto de coisas bonitas..... mas também gosto de coisas boas. E agora??

É difícil encontrar um PC tão bonito como um Mac, mesmo que seja melhor. Talvez só a Sony esteja à altura do desafio.
Link to comment
Share on other sites

Ainda hesitei quanto ao facto de se deveria responder a isto ou não?!
Mas que se lixe, mesmo que suje as botas, não morro!!

Rui, vamos esclarecer isto para não haver confusões:

Mac OS X, é o sistema operativo da Apple e que usam todos os computadores da Apple.

Mac, é o harware, ou seja o computador fabricado pela Apple que usa como sistema operativo o Mac OS X, XI, XII, etc...

Em nenhuma parte do meu texto referi que o Mac OS X (Sistema operativo), ou outro software da Apple era caro.

O sucesso da Apple deve-se ao excelente Design, brilhantes campanhas de marketing, ao preço do software e um fenómeno chamado "maria vai com as outras" a que todos estamos sujeitos, incluindo eu.
Dizer que é apenas pelo preço do software é um pouco redutor, não?!

O Autocad dominou em Portugal (e pouco mais), achas que era por ser barato?? ou porque a maria vai sempre com as outras?!!

Numa coisa tens razão, o software nascido na plataforma Mac OS, é muito, mas muito mais barato que o nativo do Windows e acima de tudo muito, mas muito melhor.

Como referiste e bem compara preço do iWork do Mac com o do Office do windows.
Agora compara o preço e a qualidade do Archicad, com a do Revit.

Tudo para windows é brutalmente mais caro!!!.....E pior!!!

Como vês, afinal até tens razão!!

Apenas o bom software tem versão para Mac, não é assim?!!!


Não sujas nada as botas... Porque deverias??? Tens razão, mas eu também não disse que Mac e Mac OS X eram a mesma coisa... Simplesmente não podes dissociar um do outro.

Comparar hardware vs hardware não é tudo. Porque hardware sozinho não funciona e software sem hardware não serve de nada.

Perante isto, desprezando as piratarias, se somarmos um bom hardware a um conjunto de software obrigatório e respectivas actualizações, a coisa começa a ficar bem mais equilibrada, senão mesmo mais vantajosa para o lado do mac.

E para os que acham que o Mac é simplesmente bonitinho e olham apenas para os specs de hardware componentes desprezando a tecnologia de construção, qualidade de baterias e sua autonomia, qualidade dos monitores LED e sua tecnologia e até a forma como o hardware é ligado entre si, não considero que seja uma atitude a ter quando se fazem comparativos. Ou se vê a coisa como um todo ou os resultados serão sempre viciados para o lado que mais nos convém...

Não quero com isto dizer que a Apple e os seus produtos são o melhor que pode haver e o resto é... o que quero dizer é que não pudemos comparar gatos com lebres nem gatos com meios gatos... Chama-se a isso informação viciada e enganadora.

Quanto ao resto todos têm razão. Nem todos podem ter um super mac, como nem todos podem ter um Sony ou um DELL. Mas não é isso que está em causa...

Os que afirmam que é legal ter o mac os x num pc devem informar-se melhor... O mac os x durante a instalação verifica se o hardware é mac ou não, e caso não seja não instala. Existem no entanto formas de instalar o mac os x num normal pc desde que o hardware seja igual, ou se alterem componentes do próprio sistema operativo, coisa que também não é permitida pela apple, já que o mac os x não é open source, logo não pode ser modificado. Não ser legal fazê-lo não quer dizer que não seja possivel...

Antes de enveredar por um mac também eu testei o SO no meu pc antigo para avaliar as diferenças... Simples, intuitivo, leve e rápido... Combinado com hardware de muita qualidade igual a Mudança...
Link to comment
Share on other sites

Será que ninguem consegue perceber que a guerra mac vs pc é eterna? ninguem percebe também que todos temos direitos a uma opinião, sem termos necessáriamente "de gozar" com quem pensa de forma oposta. existem milhares de migrações pc para mac todos os anos, quase nenhuma de mac para pc, isto tb dá que pensar. Mac não é igual a pc, pc é um conjunto de duas dominantes, hardware de terceiros, e o windows e afins. MAC é apenas feito pela apple. pc leva grande vantagem em software disponivel e hardware... a apple faz o que pensa ser melhor para os mac´s. não dá pa comparar mac e pc apenas pelas caracteristicas técnicas, isso é um erro, porque a diferença não corresponde á realidade. aplicar um filtro no photoshop é muito mais rapido no mac, que nesse portatil, não duvides. o office mac é melhor, o iwork, etc... mais cenas... mas, não estou a defender nem um nem outro, isto porque até eu só uso windows. quanto ao preço, para uma empresa, um mac sai sempre mais barato, e não me venham com a treta do software livre, porque esse nunca chega aos calcanhares do que normalmente usamos, o office é melhor que o openoffice, o autocad é melhor que o zwcad ou outra solução barata. o antivirus custa sempre 50 a 100 euros... e por aqui continuamos... olhem para os voços portateis e vejam a quantidade de cenas que instalam e não pagaram por isso. no mac, por 150 euros compram o ilife (ja vem de origem as vezes) e o iwork, e só precisam de instalar os softwares profissionais que precisam, tipo photoshop ou archicad. a falta de produtos autodesk é para mim o grande problema. o meu comentario não para a guerra, aliás, acrescenta mais uma batalha, mas, acho que me fiz entender. gosto de windows, mas reconheço muito mais potencial no mac, apesar de algumas limitações graves.

Link to comment
Share on other sites

Estes gajos do Mac, já irritam:

1.º Por qualquer insensata razão, ou simples falta de ideias (?), desde software até ao hardware, tudo parece começar por "i"... "i"... qualquer coisa.

2.º O windows, é ainda, o sistema operativo que comporta mais escolha e abertura a tudo o que seja software e hardware, porque é um SO que comporta diversas linguagens de programação, daí a sua natural instabilidade, por ser heterogéneo na sua estrutura.

3.º Um gajo compra um SE Xperia, um Omnia, uma Canon não sei quê, uma NVIDIA State of The Art, mete a coisa no USB Plug and Play ou na porra da slot PCI e aquilo funciona, a malta é LIVRE! Livre de não comprar um IPod ou um Iphone ou um "I" qualquer coisa.

4.º O Mac é bom... para designers (pela correcta gestão de cores) e para malta que quer um sistema seguro, rápido, não dê chatices e que não dê para grandes devaneios, perfeito nestes moldes.

5.º Malta free-style, que gosta de mudar de gráfica/disco/mainboard de 6 em 6 meses, jogos, meter periféricos sem o prefixo "i", vá para o windows, ou se sentir-se impelido por um sentido de aventura, por uma qualquer distribuição de Linux (freeee!), que emula tudo e mais alguma coisa, até o próprio windows a correr em paralelo.

6.º Privacidade é uma utopia, uma veleidade, não há nenhum sistema operativo que garanta isto totalmente, com ou sem firewall, mal ou bem configurado, haverá sempre a possibilidade de fugas de informação.

7.º "Simples, intuitivo, leve e rápido" e coisa para malta não geek. Viva Windows e Viva Linux!

P.S.

E é claro, que o Revit é melhor que o Archicad!

Link to comment
Share on other sites

esta é novoa, mac é mau porque começa por um "i".... gostei de ler o teu comentario, o unico aspecto realmente ligado á arquitectura e arquitectos, (O Mac é bom... para designers (pela correcta gestão de cores) e para malta que quer um sistema seguro, rápido, não dê chatices e que não dê para grandes devaneios, perfeito nestes moldes.) mas, de que mais precisa um arquiteco? SIM O AUTOCAD! MALDITA AUTODESK! o resto, são coisas de nerd!

Link to comment
Share on other sites

Imagine se eu fizesse um acrónimo com a palavra "iPhone", ou "iPod", ou outra afim, que palavra seria esta? idiota? ***************** Autocad? Não sei, eu uso Windows e Linux, sou livre. ***************** Não tenha dúvidas, o Mac OS, segundo a opinião da maioria dos Eng. Informáticos, é um sistema Operativo Perfeito, Estável, Rápido, mas o consumidor, quer outras coisas para além disso... polivalência e disponibilidade para tudo, aquilo que o Windows oferece, sacrifica em segurança e estabilidade.

Link to comment
Share on other sites

quanto aos portatis nao tenho nada a dizer mas em relação a pc´s de mesa só vos digo o seguinte, experimentem comprar um pc "as peças" ou seja, voces mesmo a escolherem todos os componentes e que esse pc seja mac... o leque de escolhas fica infinitamente mais pequeno e o preço infinitamente mais caro! comprei um pc de mesa ah cerca de 2 anos "as peças" e basta de vez em quando meter mais um pouco de RAM ou trocar uma placa para estar sempre a bombar! façam isso com mac pelo mesmo preço que eu fiz...

Link to comment
Share on other sites

ainda não li um argumento válido a mostrar vantagens do windows excepto que corre o autocad... minha gente, eu tive windows muitos anos porque não conhecia melhor. agora tenho um mac (e já experimentei o windows 7) e posso garantir que nada o bate, venham com o pc que quiserem. a verdade é que só se faz upgrades a ram e gráfica e o raio que o valha ora para jogar ora porque o pc está a ficar velhinho e o SO já pede mais do que o hardware pode oferecer. e é aqui que a apple brilha! tanto o hardware como o software é feito por eles portanto não há incompatibilidade! mais: a apple ainda consegue, não só ter o melhor SO, como prima em hardware próprio e tem ou faz download automaticamente de drivers para qualquer tipo de periférico, coisa que no windows está cada vez mais dificil. já estou farto desta conversa. a verdade é que esta guerra não vai mesmo acabar nunca, mas os argumentos anti-mac do pessoal do contra vão ficando cada vez mais ridículos. e essa história do linux do ARK então é de rir... é como ter um mac mas não ter programa nenhum de arquitectura. tiro no pé...

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho o Linux e o Windows Vista, ambos instalados no PC, com sistema de ficheiros diferentes (ntfs/ext), ambos correm bem, num PC velhinho de 2004... conseguindo a partir do Linux, ler ficheiros da partição ntfs, sem entraves, sem hardware adicional, polivalência! Mac não é elitista, é simplista, aliás, uma minoria que não dá razões para mudar de sistema operativo, porque o MERCADO DA ARQUITECTURA é profusamente ambiente PC / Autocad.

Link to comment
Share on other sites

isto é um bocado como discutir o sexo dos anjos. na verdade o Mac nunca sera adoptado pelas grandes empresas pela falta de versatilidade em grandes redes. Conheço muitos ateliers onde as pessoas que têm Macs os têm por uma questão de imagem (depois o trabalho e feito no PC, lol). quanto a questao Autocad v outros, e muito simples. existem muitas empresas a desenvolver software especifico para Autocad, essencialmente no ramo da engenheira, è relativamente facil a uma empresa encomendar esse tipo de software para PC, o mesmo nao se passas para Mac. Pessoalmente, tenho um portátil porque tenho de ter, porque na verdade preferia ter a liberdade de um computador de secretaria em que posso escolher o que bem entender ter la dentro. Por ultimo, se precisar de construir um computador especifico para qualquer tipo de software, será muito mais fácil enveredar por um PC.

Link to comment
Share on other sites

O Arq. Carlos Prata é capaz de discordar... aconselho-te a visitar o atelier dele.


E o Eng. que fizer a parte de engenharia é capaz de discordar com o arq, assim como o serralheiro e todos os outros que necessitarem de se basear no projecto em formato digital.
Trabalhei algum tempo num eng como desenhador onde grande parte do tempo perdido era a acertar plantar que eram exportadas do archicad e muito dos erros que aconteciam em obra era por discrepancia entre projecto de arquitectura e engenharia.
Link to comment
Share on other sites

Sem qualquer problema, seja exportado do archicad seja exportado do revit. Agora é preciso é saber trabalhar com eles e saber exportar as coisas como deve ser. E depois é preciso a engenharia aprender a criar as suas próprias layers, a não mexer na arquitectura e usar o ficheiro da arquitectura como xref e não como um desenho normal. Tudo isto é um conjunto de erros que juntos dão em asneira, por isso reforço o que disse atrás. Nunca tive problemas com as engenharias nem com nenhuma das especialidades com ficheiros exportados, claro que as pessoas entendem-se e usam os procedimentos adequados às suas funções...

Link to comment
Share on other sites

É uma ideia curiosa: Os arquitectos têem que usar softwares que sejam compatíveis com todas as especialidades que contratam: Civil, Avac, Medidor, Electricidade, Águas e Esgotos, Térmico, Acústico, Paisagísmo... Como coordenador, contratante e pagante, tenho tido a arrogância de pensar que a compatibilização de ficheiros deve estar do lado deles, cada um com o seu software de eleição. Mas às tantas devo estar enganado, pelo menos do ponto de vista de alguns desenhadores que têem que limpar meia dúzia de tramas: Pago, selecciono os colaboradores, coordeno o trabalho deles, assumo a responsabilidade de erros de coordenação, mas mesmo assim sujeito-me às suas manias. Infelizmente tenho visto essa atitude por parte de um número crescente de gabinetes, provávelmente os mesmos que pensam que o arquitecto apenas serve para por uns frontões no fim do projecto, ou mesmo só para assinar os desenhos e o termo de responsabilidade. Agora a sério: Se passava assim tanto tempo a limpar desenhos vindos do ArchiCAD, talvez valesse a pena comprar uma licença do dito, de modo a ser o gabinete dos engenheiros a converter os ficheiros para o fromato que mais jeito lhes dá. Porque o ArchiCAD permite preparar tradutores e filtros de modo a exportar DWGs, DXFs, PDFs ou outros de um modo limpo.

Link to comment
Share on other sites

Miguel K manias?? ja pensas-te que se calhar trabalham nesse programa porque nao sabem trabalhar noutro? ou querias que se sujeitassem a trabalhar com todos os programas que os arquitectos usam? quantas toneladas de programas o pobre do serralheiro tinha de saber para poder ler os projectos dos varios arquitectos para quem trabalha? (aqui falo por mim porque trabalho em part time numa serralharia em que chegam toneladas de desenhos nos mais variados programas, agora eu pergunto, tenho de saber trabalhar em todos?)e não estou a falar de gabinetes, estou mesmo a falar dos varios intervenientes nas obras que hoje em dia têm de saber usar programas informaticos para fazer as obras.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.