Jump to content
Arquitectura.pt


Vila Nova de Gaia | Cine-Teatro Gaia | Joaquim Massena


Luis Clemente

Recommended Posts

Encontrei há pouco tempo, numa das minhas visitas ao norte, o cine-teatro eduardo brazão. O cine-teatro está situado em Gaia. Uma obra de arquitectura que nos remete no exterior para formas do imaginário. No interior, também fiquei surpreso, pelo dignidade que transmite ao palco. Sou um assíduo de casas de espectáculo, muito por causa da minha vida pessoal e de facto as paredes verticais suspensas, a iluminação e as esculturas do mestre escultor José Rodrigues, deixaram-me emocionado com o teatro. O autor do projecto é o arquitecto Joaquim Massena, arquitecto do Porto, também autor do projecto para a reabilitação do Mercado do Bolhão. O ambiente, traz-me lembranças de arquitectos como aalto e de niemeyer.. Sou um amante da arquitectura, os edifícios que imprimem emoções, devem ser sempre expressas... Luis Clemente p.s. as fotografias são do fotografo Luis Ferreira Alves, publicadas na monografia do cine-teatro brazão

Link to comment
Share on other sites

A meu ver não podemos ser tão, (desculpem a expressão), "mesquinhos" quando observamos uma obra, a ponto de dizer que copiou isto e aquilo... todos nós temos o nosso processo de aprendizagem e cada um de nós vai construindo a sua própria mentalidade e cultura arquitectónica. Consciente, ou inconscientemente, cada vez se vai tornando mais difícil de executar um edifício / uma obra arquitectónica em que não se possa apontar semelhanças com outros projecto já existentes. Desde os grandes mestres, que só se constrói algo de novo e revolucionário, se houver algo previamente construído. construído. Por isso é que se costuma dizer que os arquitectos que vão surgindo agora têm obrigação de serem tão bons, ou melhores que os grandes arquitectos foram, porque eles chegaram a um patamar com a sua obra, patamar esse, ao qual não devemos chegar, mas sim evoluir a partir desses mesmos patamares, melhorando quando possível. As primeiras cabanas devem ter caído, até que com a tentativa/erro, acabaram por conseguir corrigir os defeitos, passando a habitar debaixo das mesmas com segurança!! O princípio da arquitectura!!:s

Link to comment
Share on other sites

Fui aluno do Arqt. Massena que me marcou profundamente pela sua forma única e muito pessoal de ver a cidade, o objecto, entender a pessoa e o objectivo. Quanto ao cine teatro, tive a honra de ver o projecto ser apresentado pelo autor, ainda antes da inauguração, e "desafio" quem vê neste cine teatro uma cópia do Batalha, a ouvir a explicação do autor, bem como as demais interligações com o "tema" que levou a esta forma final.

Link to comment
Share on other sites

Nuno, essa explicação de que falas está publicada algures? Eu gostava imenso de ler ou ouvir acerca disso. Caso essa explicação não exista publicada, importavas-te de nos dar um resumo do raciocínio por trás desse cine-teatro? Adianto o meu agradecimento pela partilha :D

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.