JVS Posted February 18, 2007 Report Posted February 18, 2007 Vou escrever uma carta ao provedor a criticar toda a Revolução Gráfico-Jornalistica que fizeram ao Jornal. Na minha opinião destruíram o jornal e por isso estou a pensar em terminar com uma tradição. Deixar de comprar o Jornal todos os domingos. Quote
Arq.to Posted February 18, 2007 Report Posted February 18, 2007 Devo confessar que esperava mais. O grafismo do Público (jornal) parece-me bastante bom, mas como não o leio não sei quanto ao seu interior ou magazines. Quanto ao novo logótipo, confesso que o vermelho não me apaixona, nem o texto na vertical dentro do "P". Mas pensar que o redesign pode, ao olhar do público destruir um jornal, empresa ou instituição, assusta bastante quem está na área. Não aprecio a nova imagem, mas daí a destruir todo o jornal, penso ser um exagero. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
3CPO Posted February 18, 2007 Report Posted February 18, 2007 Deixo o exemplo do jornal "Le Monde" que mantém o seu logotipo desde 1944 e que reafirmou o seu logo na proposta de Christian et Elizabeth de Portzamparc: Sinto que o novo logo do Publico não reflete o seu historial... :) Quote
Bruno_Rosa Posted February 18, 2007 Report Posted February 18, 2007 A Coca-Cola quando tentou mudar a garrafa tipo foi um desastre em termos de vendas. Por isso ainda hoje temos aquela garrafa com os veios.... Já a SIC nunca mudou de logotipo e penso que se o fizesse ... não sei não. É sempre perigoso mexer na imagem.... Quote
3CPO Posted February 18, 2007 Report Posted February 18, 2007 O jornal New York Times nasceu em 1851... Aqui ficam duas "Primeira Página": 6 de Junho de 1944 e 11 de Setembro de 2002... :) Quote
Rui Resende Posted February 19, 2007 Report Posted February 19, 2007 cada caso é um caso. O Jornal de Notícias já mudou de aspecto 3 vezes desde que me lembro de o "ver" (fora as outras antes de eu tomar nota) e continua a ser líder de mercado, com tendência a subir. As coisas têm de ser é bem feitas... é uma opção manter ou não o aspecto, dependente também do peso que esse aspecto tem junto das pessoas. A coca-cola é um caso clássico. Não me parece que o Público vá ver afectadas as suas vendas pelo seu novo aspecto. Eu não leio regularmente o Público porque de facto não sou grande aficcionado do jornal, não pelo aspecto que tem. O design anterior era do Henrique Cayatte, o novo também é dele? Quote
TiCo Posted February 19, 2007 Report Posted February 19, 2007 Acho que o que choca 'ali' é o vermelho! Quote
Bruno_Rosa Posted February 19, 2007 Report Posted February 19, 2007 Vermelho= Benfica = não choca nada. Quote
Thyadra Posted February 19, 2007 Report Posted February 19, 2007 O design anterior era do Henrique Cayatte, o novo também é dele? Sinceramente não sei se a reformulação anterior a esta foi feita pelo Henrique Cayatte, porque ela deixou o jornal em 2000. Por isso esta não foi de certeza... Acho que a mudança drástica feita no logotipo não é favoravel, realmente, como foi antes dito, quebra com o historial do jornal. O antigo logo era bastante mais elegante e na minha opinião, representava melhor o público alvo do jornal. Se vai perder mercado ou não, só o futuro o dirá... Quote
Rita Posted March 13, 2007 Report Posted March 13, 2007 Não gosto.... mesmo nada. A meu ver, pioraram consideravelmente. Quote
Dreamer Posted March 13, 2007 Report Posted March 13, 2007 Tal como me disse uma futura disigner, numa conversa sobre este tema, acredito que a mudança mais drática, no logotipo, tenha alguma relação com uma campanha que anda a ser feita para promover os produtos nacionais (COmpro o que é nosso)... o "P" dentro de uma folha (creio eu) é associavel ao "P" do Público... e identificável com o "P" de "P"ortugal... ...puxar ao nacionalismo?... ...colar-se a uma campanha em curso?... ...ficam as questões... Já agora, essa questão dos despedimentos por maus resultados é algo estranha... especialmente por horas antes do despedimento colectivo, a administração ter dado os parabéns a todos por terem conquistado mais um prémio internacional com uma das capas... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Arq.to Posted March 13, 2007 Report Posted March 13, 2007 Não me parece até porque o Público não faz parte dessa campanha, por isso seria um contra-senso. Talvez na altura da mudança o logótipo tenha sido explicado no jornal e as razões passem a ser válidas, como aconteceu com o do Arquitectura.pt. :) Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
asimplemind Posted March 13, 2007 Report Posted March 13, 2007 penso que acima de tudo aquilo que estraga o grafismo foi o novo esquema de cores e a modificação do logotipo... Penso que estas duas coisas deveriam ser sempre mantidas até por forma a manter a imagem de marca. A primeira vez que vi o publico com o novo grafismo passou-me ao lado porque pensei que se tratava de um jornal desportivo estilo record ou bola... Pelas cores. Para mim um dos melhores jornais que mantém a sua imagem é o "The new york times" que já se tornou um icone através do seu logotipo com as letras goticas. Estes sabem gerir a sua imagem. Mas para mim o JN foi pior, mudou ao estilo do Le monde mas foi demasiado cópia do outro. No entanto em termos de organização do jornal penso que até está melhor, mais legível. Quote
CR_ Posted March 13, 2007 Report Posted March 13, 2007 A nível de cor não gosto. É demasiado agressiva para o tipo de jornal que é. Quanto à organização, está mais lógica, só não gosto é do sítio onde meteram o Calvin :tired: Quote
asimplemind Posted March 13, 2007 Report Posted March 13, 2007 pois realmente também nao gosto do Calvin no meio do jornal, era mais lógico ver a primeira página, voltar o jornal, ler o calvin e depois abrir o jornal já era um ritual hehehe Quote
m a r g a r i d a Posted March 13, 2007 Report Posted March 13, 2007 penso que as novas modificaçoes fizeram com que o jornal ficasse com um ar mais "jovem" Quote margarida duarte
Vampir0 Posted March 14, 2007 Report Posted March 14, 2007 Realmente o Times é uma referência em grafismo jornalístico, mas, ao contrário dos periódicos nacionais, o Times não precisa de inovação. Tem uma imagem a defender, não fosse este a origem do tipo de letra mais usado - Times New Roman. É uma imagem que tem que se manter, a não ser que surja uma situação excepcional que justifique uma solução radical. Acho que o Público simplesmente se quer enquadrar na evolução da sociedade da imagem em que nos encontramos, deu um passo em frente. Talvez tenha sido um passo demasiado grande, mas a verdade é que o efeito Taveira (não interessa que falem bem ou mal, desde que falem) já proporciona muita publicidade à borla. :) Quote
Arq.to Posted March 14, 2007 Report Posted March 14, 2007 Bem o Times mudou há pouco completamente de imagem. O simbolo é verde e já não usa Times New Roman como fonte . Se te referes ao New York Times ou a Time Magazine, todos eles mudaram a imagem o ano passado. Como vês todos precisam de fortalecer a marca. O único que parece manter uma imagem mais tradicional foi o New York Times, mas mesmo esse mudou ligeiramente a imagem. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
TiCo Posted March 14, 2007 Report Posted March 14, 2007 A 'mudança' no povo Português tem sempre este impacto negativo :) Quote
mrc64 Posted March 14, 2007 Report Posted March 14, 2007 Tanto barulho por causa dum monte de papel? Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.