Jump to content

O que é que acha do novo grafismo do Público?  

15 members have voted

  1. 1. O que é que acha do novo grafismo do Público?

    • Péssima
      4
    • Má
      1
    • Razoável
      6
    • Boa
      3
    • Excelente
      1


Recommended Posts

Posted

Vou escrever uma carta ao provedor a criticar toda a Revolução Gráfico-Jornalistica que fizeram ao Jornal. Na minha opinião destruíram o jornal e por isso estou a pensar em terminar com uma tradição. Deixar de comprar o Jornal todos os domingos.

Posted

Devo confessar que esperava mais. O grafismo do Público (jornal) parece-me bastante bom, mas como não o leio não sei quanto ao seu interior ou magazines. Quanto ao novo logótipo, confesso que o vermelho não me apaixona, nem o texto na vertical dentro do "P". Mas pensar que o redesign pode, ao olhar do público destruir um jornal, empresa ou instituição, assusta bastante quem está na área. Não aprecio a nova imagem, mas daí a destruir todo o jornal, penso ser um exagero.

Posted

Deixo o exemplo do jornal "Le Monde" que mantém o seu logotipo desde 1944 e que reafirmou o seu logo na proposta de Christian et Elizabeth de Portzamparc:

Imagem colocada

Sinto que o novo logo do Publico não reflete o seu historial...
:)

Posted

A Coca-Cola quando tentou mudar a garrafa tipo foi um desastre em termos de vendas.
Por isso ainda hoje temos aquela garrafa com os veios....

Imagem colocada

Já a SIC nunca mudou de logotipo e penso que se o fizesse ... não sei não.
É sempre perigoso mexer na imagem....

Posted

cada caso é um caso. O Jornal de Notícias já mudou de aspecto 3 vezes desde que me lembro de o "ver" (fora as outras antes de eu tomar nota) e continua a ser líder de mercado, com tendência a subir. As coisas têm de ser é bem feitas... é uma opção manter ou não o aspecto, dependente também do peso que esse aspecto tem junto das pessoas. A coca-cola é um caso clássico. Não me parece que o Público vá ver afectadas as suas vendas pelo seu novo aspecto. Eu não leio regularmente o Público porque de facto não sou grande aficcionado do jornal, não pelo aspecto que tem. O design anterior era do Henrique Cayatte, o novo também é dele?

Posted

O design anterior era do Henrique Cayatte, o novo também é dele?


Sinceramente não sei se a reformulação anterior a esta foi feita pelo Henrique Cayatte, porque ela deixou o jornal em 2000. Por isso esta não foi de certeza...

Acho que a mudança drástica feita no logotipo não é favoravel, realmente, como foi antes dito, quebra com o historial do jornal. O antigo logo era bastante mais elegante e na minha opinião, representava melhor o público alvo do jornal.

Se vai perder mercado ou não, só o futuro o dirá...
  • 3 weeks later...
Posted

Tal como me disse uma futura disigner, numa conversa sobre este tema, acredito que a mudança mais drática, no logotipo, tenha alguma relação com uma campanha que anda a ser feita para promover os produtos nacionais (COmpro o que é nosso)... o "P" dentro de uma folha (creio eu) é associavel ao "P" do Público... e identificável com o "P" de "P"ortugal...

...puxar ao nacionalismo?...
...colar-se a uma campanha em curso?...

Imagem colocada Imagem colocada

...ficam as questões...

Já agora, essa questão dos despedimentos por maus resultados é algo estranha... especialmente por horas antes do despedimento colectivo, a administração ter dado os parabéns a todos por terem conquistado mais um prémio internacional com uma das capas...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

penso que acima de tudo aquilo que estraga o grafismo foi o novo esquema de cores e a modificação do logotipo... Penso que estas duas coisas deveriam ser sempre mantidas até por forma a manter a imagem de marca. A primeira vez que vi o publico com o novo grafismo passou-me ao lado porque pensei que se tratava de um jornal desportivo estilo record ou bola... Pelas cores. Para mim um dos melhores jornais que mantém a sua imagem é o "The new york times" que já se tornou um icone através do seu logotipo com as letras goticas. Estes sabem gerir a sua imagem. Mas para mim o JN foi pior, mudou ao estilo do Le monde mas foi demasiado cópia do outro. No entanto em termos de organização do jornal penso que até está melhor, mais legível.

Posted

A nível de cor não gosto. É demasiado agressiva para o tipo de jornal que é. Quanto à organização, está mais lógica, só não gosto é do sítio onde meteram o Calvin :tired:

Posted

Realmente o Times é uma referência em grafismo jornalístico, mas, ao contrário dos periódicos nacionais, o Times não precisa de inovação. Tem uma imagem a defender, não fosse este a origem do tipo de letra mais usado - Times New Roman. É uma imagem que tem que se manter, a não ser que surja uma situação excepcional que justifique uma solução radical. Acho que o Público simplesmente se quer enquadrar na evolução da sociedade da imagem em que nos encontramos, deu um passo em frente. Talvez tenha sido um passo demasiado grande, mas a verdade é que o efeito Taveira (não interessa que falem bem ou mal, desde que falem) já proporciona muita publicidade à borla. :)

Posted

Bem o Times mudou há pouco completamente de imagem. O simbolo é verde e já não usa Times New Roman como fonte :).

Se te referes ao New York Times ou a Time Magazine, todos eles mudaram a imagem o ano passado. Como vês todos precisam de fortalecer a marca. O único que parece manter uma imagem mais tradicional foi o New York Times, mas mesmo esse mudou ligeiramente a imagem.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.