Jump to content

Recommended Posts

Posted

Queria discutir um pouco acerca deste assunto. (Arquitectura na "tv") Que acham voçes de ver mais arquitectura na televisão? Axam benefico? Em que tipo de programas? Em que canal? Com que tipo de apresentadores? Com que convidados? Arquitectura nacional? internacional? ambas? Falo e penso que estou certo, mas de momento não existe qualquer programa de arquitectura a passar na televisão, se pensarmos que temos agora sete "canais" portugueses ( RTP, RTP2, SIC, TVI,SIC noticias,RTP N). Olhamos para estes e reparamos em uma serie de repetições e programas sem interesse, e com custos razoaveis, ou seja, será esta sociedade uma pura grelha de novelas, reality shows, programas parvos, futebol e sua critica, politica e publicidade? Não consigo entender isto, e penso que voçes também não. Mesmo que não tenha total razão e esteja mal informado acerca da existencia de um programa de arquitectura, as razões deste topico continuam bem vincadas, quanto mais não seja pela pouca divulgação do mesmo. Espero opiniões directas tanto ao nivel das perguntas mais directas, tanto no ponto de vista acerca da falta de variedade da televisao portuguesa. Cumprimentos Sérgio Da Fonte

Posted

Arquitectura nao da audiencia na televisao.

Isso tendo como comparação aqui o extremo ibérico certo ??
Programas de recuperação/construção são autenticos manás no Reino Unido, França, Alemanha, Estados Unidos, Austrália... na Austrália, um dos mais bem sucedidos Reality Shows de sempre é o "The Block" (que teve direito a segunda série).
E o problema não está nas pessoas, está nos directores de informação, por cá o The Block foi um dos programas mais vistos no cabo quando esteve no People And Arts, mais audiencia do que o The Aprentice.
Apostassem num programa que ajudasse pessoas com casas em mau estado e fizessem disso um programa vocacionado para as massas e talvez as audiencias surpreendessem... eu nao duvido.
Posted

Isso é que é, os programas do people and arts que versem sobre remodelações (não lhes chamava recuperações) são sucesso, até por cá... e no entanto o nosso poder televisivo passa ao lado desse tipo de programas... dá que pensar... Na dois:, essencialmente ao sábado/domingo de manhã vão dando uns programas que apesar de serem sobre outros temas, vão tocando aqui e ali ao de leve na questão da arquitectura, mas normalemnte são reposições de à mais de 15/20 anos... e dizer que são desatualzados é pouco...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Não há tv nem rádio nem impressa escrita, não há nada que sobre edificação no seu geral que informe o cidadão comum deixando-o entregue pura e simplesmente ao gosto e interesses instalados umas vezes por interesse próprio e outras por ignorância contribuindo isto tudo para o atraso e a aberração construida em grande percentagem no território. estou convencido que quando um grupo que inclua arquitectos fizer um magazine televisivo sobre o tema com um cariz multidisciplinar, as empresas de materiais e produtos ligados á edificação, decerto financiariam tal iniciativa. O governo quer modernizar o País, dar o salto tecnológico, então poderia tb fazer qq coisa neste ambito e não apenas leis e regras absctratas que não informam nem esclarecem o cidadão comum.

Posted

Concordo com todos os comentários, acho que estamos de acordo, que de uma maneira simples se pode mudar muita coisa, o exemplo portugês, " Querido mudei a casa", é prova disso, a ver pelo numero de lojas que oferecem material como forma de publicidade. Mais uma vez parece que o maior poder de mudança está na parte de sociedades imobiliarias, que pretender modernizar o mercado, não tanto no estado.

Posted

Havia um programa na sic notícias de seu nome Traço e Tempo. O programa teve 2 séries e era apresentado por José Mateus da Arx Portugal. Teve algum sucesso entre as pessoas do meio, não o suficiente para uma terceira serie. Há uns anos atrás exista a série Artes e Letras na então Rtp2. Que mostrava documentários biográficos de arquitectos proeminentes da altura, como peter Eisenman, Tadao Ando, Liebskind etc. etc. Hoje a escolha na tv nacional é pobre. Esperemos por dias melhores.

Posted

sinceramente a TV para mim é algo inútil, ou seja não vejo a mínima utilidade em ter uma tv em casa a não ser que esteja ligada a um leitor de dvds ou a uma rede de canais externos. Ou seja, quando vejo tv normalmente vejo os programas que dão no canal História, Discovery, Odisseia, People and Artes, National Geographic, Biography (tive o cuidado de os colocar todos juntos para ser mais facil de fazer o zapping :p ), pois estes são os únicos canais que me trazem algo que interessante para casa. Normalmente nestes canais a arquitectura é falada, sugerida ou enunciada, mais do que em qualquer outro canal, se bem que por vezes há programas que se limitam mais na decoração do que na arquitectura, mas mesmo assim há alguns documentarios sobre arquitectos, arquitectura e aspectos que possam estar relacionados com a arquitectura. Fora isto não conheço mais nenhum canal que tenha algo que se relacione com a arquitectura

Posted

asimplemind acho que estás a pensar apenas em ti embora quando tiveres que exercer uma profissão verás que serás mais bem sucedido se a sociedade em geral estiver sensibilizada para a sua importância

Posted

estou a pensar apenas em mim como? quando digo que a televisao é inutil? Eu não estava a defender que a arquitectura não deveria ter lugar na tv muito pelo contrário, o nosso reconhecimento pode também passar por aí, agora é preciso é saber o que mostrar porque nós não somos decoradores

Posted

Arquitectura na TV portuguesa?... hoje em dia só se for o sr. Siza... mas só se ele se lembrar de desenhar uma televisão para juntar à colecção de objectos "seus" em Serralves... :p

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

muito do meu interesse por arquitectura foi alimentado por um belissimo programa da rtp2, chamado, se a memória não me falha, artes e letras, onde eram apresentadas, entre outros, boiografias de arquitectos extinta a rtp2 , a nova 2, nunca soube suprimir essa lacuna a sicnoticias tem tentando, como excelente canal de informação generalista, apresentar programas que entrem no tema da arquitectura, das artes e cultura, mas não me parece que esse programa de imobiliária, seja a resposta nesse mesmo programa, assiti a uma mini entevista com Manuel Aires Mateus onde (a propósito da Vila Utopia) dizia que as pessoas só gostam daquilo que conhecem, e com esse mesmo "projecto" as pessoas agora dispunham de uma base, já podem conhecer o bom, e quere-lo para as suas casas e arquitectura em geral (palavras minhas,pois sou capaz de decorar uma ideia mas nunca exactamente como foi dita) o programa necessário de arquitectura cabia perfeitamente em canais como a 2, sicnoticias e rtpn, um programa de noticias contemporaneas sobre obras construidas e projectos (corrdenação de um arquitecto) e uma entevista, digamos,meia hora para cada parte mas intercalada a entrevista, em jeito de conversa informal, em estúdio, cafés, obra ou atelier, deveria ser conduzida por um jornalista generalista, que fazia perguntas não especializadas de forma a que o publico, pouco conhecedor de arquitectura, pudesse melhor compreender esta disciplina, e o arquitecto convidado responderia também de uma forma geral, contando histórias, sem usar a típica linguagem arquitectónica. as notícias deveriam ser de ambito nacional e internacional, as entrevistas com arquitectos nacionais (conceituados e jovens), internacionais de nomeada, e internacionais a construirem em portugal não é necessário programas para nós arquitectos, para isso temos os nossos professores, as revistas e os livros especializados, é preciso um programa para incitar no público em geral a questão de arquitectura, a sua necessidade...

Posted

1º estás num país cujo interesse a nivel de lazer, não passa pela cultura 2º estás num país k nao investe na cultura 3º estás num país em k ´pões programas culturais, k supostamente deveriam interessar pessoas, mas k as faz mudar rapidamente para os canais do cancro visual!! vendo o joão kleber, flori*****s, etc etc.... 4º um estudo recente mostrou k portugal é dos países k menos adere e menos se mostra interessado em trocar programas de m.........a em uteis, e a nivel de artes e agora especificamente falando em arquitectura, esses seriam dos programas k eles classificariam como pura perda de tempo!!! BOM.... olha tens aí o pakete da RTP, o tal programa k podes expor o caso, para k a tv tenha mais qualidade, tenta!!! P.S- para ver coisas de arquitectura, sempre dos mesmos arquitectos, e sempre os mesmos videos de há 5 anos atrás, então nem sei o k te dizer!!!

Posted

Em comentario sintese, e com um pouco de veia artistica axo que está quase tudo o correcto que foi dito. Nao há interesse em apostar num programa de arquitectura, mas será que nao ha espaço em canais como rtp2 SIC N e RTP N ? Será que seria tão utopico pensarmos em fazer uma "maquete" assinada pelos users da arquitectura.pt, onde fosse expressa as intencões do programa, possiveis patrocinadores, possiveis beneficios, explicando pelos olhos de quem sente o que isto poderia mudar? Eu penso que com uma boa maquete a explicar o programa e todas as suas caracteristicas, poderia de certa forma sensibilizar um dos canais referidos, pois patrocinios penso que com um pouco de tempo entre todos nao será dificil, a nivel de criar uma maquete atraente também me parece muito possivel, e entre todos é capaz de ser um tempo que todos podemos investir quanto mais nao seja para podermos apresentar a tal maquete aos tais canais e ai sim podermos concluir se o mal é das televisoes ou também dos proprios arquitectos( e estundantes ) que se acomodam no seu canto. Desculpem se tou a ser utopico, mas penso que entre todos até seria bem divertido. Se gostarem da ideia começem a pensar como tratar das coisas e deiam ideias do genero... Quem trata do que? Datas? Local e dias de encontros? Cada pessoa teria um papel importante nesta ideia utopica talvez Cumprimentos

Posted

Já não sou tão novo como isso para certas andanças mas no entanto gostaria de deixar uma ideia que me parece fundamental: Assim como várias áreas de interesse capital ( ambiente, saude, justiça etc...) penso que se deveria tentar de alguma forma fazer entender o cidadão comum que o facto de edificar algo mesmo que na sua propriedade, está a interferir com o bem comum e que que se fizer tábua raza desse interesse comum, será posteriormente afectado na sua vida de alguma forma. daí que, salvaguardando as devidas distâncias, a medicina (legalmente) é apenas exercida por médicos.

Posted

Nao vejo utopia nenhuma nisso.....mas se é para serem feitas ao menos k seja como deve ser!!!! para fazer ás 3 pancadas e de um modo atafalhoado, só para dizer k fomos fazer barulho, nem vale a pena... Uma coisa k é de salientar é k lá fora existem canais só de arte, e no entanto não se cansam de mostrar museus e obras de portugal e elogiar, mesmo k neste momento nao estejamos em pé de igualdade com as superstars europeias da arquitectura. Eles na europa k até têm tudo mais próximo, não ligam muito ao k está á volta deles, porque é todos os dias debatido e exposto duma maneira k até os olhos adoecem...isso é um factor que faz com que eles se voltem para outras culturas....Não percebo esta postura de cada vez mais injectarem na grelha televisiva portuguesa porcaria....não tem outro nome para defenir....é mesmo porcaria.... é a tal coisa o pessoal não adere a esse tipo de programas, e o canal francês "arte da Tv cabo é uma prova disso, acabou proque havia pouca adesão do mesmo, e no entanto dava coisas interessantissimas.....

Posted

...podemos sempre ver os cenários delirantes do taveira no jornal nacional da tvi, ou dos magníficos estádios espalhados pelo nosso enorme portugal, isso é que é arquitectura para as pessoas em geral. "isso os arquitectos é só para decorar, eu quero é um engenheiro ou mesmo um desenhador, é mais simples, tiram o projecto da gaveta, é só escolher e alterar a legenda" ouvi eu várias vezes.

Posted

Lembro-me do sucesso que os programas do Hermano Saraiva tiveram e continuam a ter, pura e simplesmente passeando por portugal divulgando a nossa cultura muita dela baseada na arquitectura tanto popular como vernacular. Acho a ideia de propor uma matriz de programa uma ideia perfeitamente real.