Jump to content
Arquitectura.pt


kaz

Membros
  • Posts

    231
  • Joined

  • Last visited

Redes Sociais

  • Website
    http://arquipixel.blogs.sapo.pt/ & http://modern_4_us.blogs.sapo.pt/

Meio Académico

  • College (International Users)
    lusiada

kaz's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Ia-me dando uma coisinha má, lá me lembrei ser dia das mentiras...mesmo assim quase cego ao escrever aqui!! :p
  2. O que mais me choca no meio da situação corrente, é que temos de sair para nos valorizarmos e ter também alguma condição e estabilidade económica. Os ateliers estrangeiros adoram a arquitectura portuguesa e gostam bastante dos jovens arquitectos portugueses, infelizmente o nosso quadro nacional já é outro. O jovem arquitecto não existe, existem sim os mestres e end of story. Supostamente esta crise deveria servir para colocarmos todos a pensar, temos de desenvolver técnicas novas e inovativas com base na sustentabilidade. É mais fácil fechar as portas ao novo a dizer "vamos inovar"... Dps vê-se as disparidades que vemos. Há uns tempos tive que voltar ao mercado de trabalho e posso afirmar que a crise não bateu á porta de todos. Vi muitos com trabalho atrasado e atolados de encomendas e vi outros a colocarem, aluga-se espaço para escritório ou atelier, porque não tinham encomendas...quase todos no último caso, jovens arquitectos. O país não investe nos jovens e agora são os jovens que têm de virar costas ao país, para investir na vida deles. Sempre houve foi uma crise de mentalidades que nos fizeram chegar ao topo da cereja que estamos.
  3. Alcatifex em Almada. preços relativamente mais baixos e levas os metros que quiseres. Convém ligar antes para saber se têm disponivel a espessura que queres. Quem vem da rotunda do centro sul o acesso é fácil...safei-me várias vezes com eles tanto na faculdade como já em atelier.
  4. .Fnac .Ordem dos Arquitectos Só para visionar e não o comprar, na videoteca de Lisboa. (Se morares por estes lados claro)
  5. Esta semana contaram-me duma situação, de um rapaz que já estava no mesmo atelier á coisa de 4 anos. Enquanto estudava lá esteve, quando estagiou idem idem, e quando acabou ficou lá mais 2 anos. Chegou a uma determinada altura e teve uma conversa normal com a chefe e falou abertamente que gostaria de ganhar 900 euros, até porque a experiência dele já o justificava. Ao que diz a Srª Arquitecta prontamente: "900euros??" Isso era antes da crise, agora levam 4euros á hora e já gozam. Há que ser solidário com o estado do país". Isto para te dizer RoseRed, que o normal é remunerarem-te de acordo com a tua experiência e os teus conhecimentos. Outra coisa, é estipularem eles próprios o que te querem dar. É triste mas é assim que funcemina. 800 euros p/ 1º ano dps do estágio acho normal. Agora tb depende do teu background, se já tinhas experiência profissional antes do estágio e se entretanto tb te formas-te em algo que possa ser bastante útil ao sitio onde pretendes ir trabalhar. São sempre pontos a favor. Boa Sorte
  6. O Bolonha aqui em Portugal ainda vai levar muitas restruturações. Já estava de saída da faculdade quando o bolonha entrou a 100%. Por exemplo no nosso curso até estavam a pensar implementar a questão ensino mais prática profissional td ao mesmo tempo. Mas é como digo, pensam, comentam e 1º que se realize leva anos ou até nem chegam a concretizar. Então lembro-me que era uma coisa que estavam a pensar fazer pelas faculdades, que era : hipótese 1- chegares ao 3º ano e logo aí decidires qual a tua vertente na arquitectura, se era mais urbanismo, reabilitação, sustentabilidade, para depois fazeres os 2 anos seguintes dentro já da tua área especifica + trabalho. E pensou-se até em implementar créditos á tua formação final de faculdade se durante esse período estivesses a trabalhar na área e a estudar ao mesmo tempo. Éra uma espécie de parceria entre faculdade e o arquitecto responsável por ti no atelier. hipótese 2 - logo á partida no 1º ano se já tivesses uma licenciatura e só te interessasse ir até ao 3º ano Bolonha, ou seja a recente chamada de licenciatura em Ciências da Arquitectura, poderias fazê-lo e em 3 anos iriam "modelar" o teu ensino para seres auto- suficiente num gabinete e ter noções de projecto, etc etc. hipótese 3 - Chegar ao 4º ano e começar o estágio com o curso ao mesmo tempo, chegares ao final e não andares ás aranhas como muitos neste momento com os 5 anos ás costas. Como vês estas hipóteses eram coisas que foram pensadas como forma de melhorar o estado actual das coisas, ou mesmo adaptar-se a decisões da vida ou acontecimentos inesperados. Foram coisas faladas, logo que nasceu o Bolonha e como te digo, mal foram faladas já foram esquecidas e devem estar mortas. Mas isso só demonstra que o Bolonha ainda precisava de umas refinações valentes, quando se deu o seu inicio... Eu tive um colega do Brasil num atelier que workei enqnt estudava e embora sendo um país do 3º mundo como muito se fala, eles no 3º ano ou 4º ano começavam os estágios. Bolonha nem era ainda imaginado na época que ele se licenciou. Mas como afirmei antigamente uma pessoa com o curso a meio era no registo curso inacabado, nem consideravam ser bacharel ou não, é inacabado. Hoje se te ficas pelo 3º tens uma qualificação de curso acabado mas que pode ir em frente para auferires outras regalias, tais como a que foi mensionada assinar projectos e ter outras responsabilidades de obra e legislação.
  7. Esqueçam a palavra Bolonha, é um curso normal de 5 anos, Licenciatura. 3 anos, é como um Bacharel se assim se pode dizer. A única diferença é, antigamente ficavas-te pelo 3º ou 4º ano por razões várias, ias trabalhar e constava curso inacabado, agora dão um estatuto a isso. Ou seja podes trabalhar, mas não assinas como os que o fazem até ao fim. Estatuto no centro de emprego também muda ou uma instituição estatal. (Escalões)
  8. Já é a 2ª ou 3ª vez que este tópico descamba!! Este tópico já deu o que tinha a dar, foram tiradas as dúvidas e ponto final. Agora opiniões pessoais sobre quem e troca de galhardetes, sinceramente não acho bonito... Cada um que encare a vida como quer e pode e como acha que melhor se adapta á sua maneira de ser. Já foram tiradas todas as dúvidas no tópico? SIM... Passem á frente.
  9. 3 anos de curso (Regime Bolonha) é Licenciatura em Ciências da Arquitectura e não Arquitectura, algo muito diferente. Podes trabalhar num atelier como todos os outros, assinar não podes. Isso só para quem fez os 5 anos normais de uma licenciatura que agora adaptado ao Bolonha é grau de Mestrado. É grau de mestrado pelo Bolonha, porque na prática e realidade é uma licenciatura complecta e nada mais.
  10. Olá, podes sempre dirigir-te á Câmara Municipal da Zona com papel assinado e com carimbo da secretaria da tua faculdade com o requerimento que necessitas desses elementos. Normalmente trabalhos da faculdade não se paga. ÁH, e um requerimento feito e assinado pelo teu prof dessa cadeira. Não moro nem trabalho no Porto, mas quando estava na faculdade alguns elementos eram conseguidos assim junto da Câmara. Penso que funcionam quase todas assim... Boa sorte
  11. Sim. Isso já foi discutido aqui no forum algures...foi num tópico com o assunto em paralelo a este. Mas é como já afirmei e questionei, se somos selectivos a escolher desde a peça de roupa, até aos relacionamentos, porque também as pessoas não tomam a mesma atitude com o futuro delas? Não é? Ás vezes existe uma contradição enorme em certas atitudes... Como também há que respeitar os casos de extrema necessidade que se submetem a certas condições porque têm responsabilidades a seu cargo. Mas o ou a lllARKlll (não fui ver o perfil), também tem razão quanto ao estado das coisas. E isto também está um pouco assim, devido aos jovens que têm os pais como background, porque quando essa ajuda desaparecer, só aí as pessoas vão acordar e revoltar-se. Quando essa consciência já deveria ter vindo á tona há muito tempo. O curso é uma ajuda a subir certos degraus, porque a luta e a batalha para se ter uma vida estável e digna, só nos cabe a nós. E presentemente assiste-se a uma certa apatia em relação a esse caso. "Deixámo-nos" adoecer pelo sistema doente... E depois andam todos apregoar em entrevistas, "AI, os nossos jovens estão a ir todos embora para fora" porque será?
  12. Sputnik, desculpa se te vou parecer um pouco arrogante...mas de estudos da treta já chega. Tenho uma opinião muito própria porque sempre trabalhei desde cedo, no mundo tanto da arquitectura como fora. Até posso dar uma vista de olhos nesse estudo, mas vai-me passar ao lado... Preocupo-me mais com as coisas do dia a dia e que tenho de enfrentar, que conclusões de terceiros. A afirmação, a Ordem irá sempre defender os Consagrados, espelha bem o que se vivencia neste momento. Todos querem ser consagrados para ganhar e impor respeito, como tal, andamos nos dias de hoje na selva do quem pisa primeiro a quem, para atingir os objectivos sem olhar a meios. A questão não é a jovialidade, mas sim a sede desenfreada em ser super star para auferir estatuto. É por essas e muitas outras coisas que a coisa vai mal... Este tópico já nasceu, já deu de espernear e até já acabou por cair no esquecimento... O que designas de ruído, veio do exterior e tentou-se clarificar aqui, não foi uma coisa nascida no forum. E depois como é óbvio cada um deu a sua opinião, uns mais efusivos outros menos. Os gabinetes que se preocupem mais em dar formação decente, que angariar mão de obra escrava, para não acabarmos todos com um estágio feito sm saber 70% das coisas. E depois dá nisto, jovens com o titulo, mas sem formação suficiente.
  13. dmarch, vou discordar contigo nesta afirmação. Simples, para quem usa somente o CAD em 2D e usa as ferramentas básicas no Photoshop, precisas de boa memória e bom processador. Agora para Renders de Alta qualidade, uso de Photoshop em mode expert bastante avançado, mas essencialmente software de renders, se não tiveres uma placa gráfica boa o PC arrasta-se até morrer. Se experimentares colocar o 3DsMax num PC em que a placa gráfica é uma treta pelo menos o 9, nem te instala. E se te deixar instalar ou não faz os renders, ou se o faz vem com falhas de qualidade e demoras 1Séc. para um render mais realista. Falo isso porque os 2 Pc's que tive, as placas gráficas eram boas para a altura, mas como eram sistematicamente usadas em programas de Renders, PUUUMM chapéu. Jogo, meti um durante 1 mês e tirei, não tinha tempo. Além disso os Renders puxam tudo do PC consomem todo o hardware que te permite ter uma boa imagem e resposta por parte da máquina. Por isso além de Memória e processador a placa tb dita as regras.
  14. Depois de estoirar com 2 portateis cá em casa, todos unica a exclusivamente no meu poder, digo e afirmo entre Desktop e portatil, sem dúvida Desktop. Aconselho pq acabei o curso com os 2 Pc's completamente estoirados, com o esforço de fazer renders, trabalhos pesados, bla bla bla.... Enquanto estás na faculdade, compra um portatil de preço médio e boa placa gráfica, pq o software que usamos assim o exige. Um de 600euros ao preço a que andam os portateis vais bem servida. Com o tempo podes adquirir um desktop Bom, e é como dizes, Desktop se alguma coisa der o berro em entregas safas-te a comprar a peça, qq coisa fazes tu propria o upgrade...Além disso são muito mais estáveis e fiáveis. Os fixos hoje em dia com 400euros levas um para casa com uma capacidade boa. 600euros + 400euros »» dá-te para levar 2 máquinas (tens 1 para workar na fac e trabalhos e outro para te acompanhar em casa net trabalhos e afins). Tudo dá 1000euros, não vás atrás das marcas sonantes nem do PC bomba isso é mt relativo devido ao uso a que cada pessoa dá ao software...Dirige-te a pelo menos 3 casas de informática, explicas os requesitos dos teus programas e qual maquina te aconselham. Uma coisa digo-te já HP never, não andes atrás dos Mac's e Sonys que ao que parece andam na moda. Mac's sim para quem está habituado aquele ambiente e sabe como a coisa funciona, além disso matas a cabeça atrás de software compativel para a máquina. HP nem te digo nem te conto, é de fugir, lançam productos com defeito sabem-no e não informam o cliente, além disso a maior parte das motherboard nunca casa a 100% com a placa gráfica, o que significa que em fase mais apertada de entregas podes ficar arder com a máquina e é dinheiro ao lixo. Uma óptima alternativa é ASUS, pela simples razão, as peças todas são a um preço acessivel, encontras cá, não tens de mandar vir da coxichina, são estáveis e são preparados para receber constantemente upgrades. Em 1000euros compras 2 máquinas e não te arrependes. Até porque passado 5 anos o portatil já não vai aguentar os futuros CAD's/ Max/ Photoshop/ Corel etc etc ... 1 para o curso outro para workares em casa. Eu depois de acabar o curso optei de novo pelo Desktop. O Aconselhamento de marcas que te dei, foi um breve feedback á minha experiencia e de pessoas próximas. Como te digo deves sim procurar em lojas de informática qual a melhor opção, ou até mesmo nas marcas eles dizem. Em Superficies comerciais apenas te vão impingir o producto que lhes intressa despachar. Boa Sorte para a escolha.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.