Jump to content

Recommended Posts

Posted

Não é um livro, mas é algo que vale a pena ver.

http-~~-//www.laranja-azul.com/fotos/siza-anim.gif
O Arquitecto e a Cidade Velha
Catarina Alves Costa | 2003
Betacam Digital | 72'

[sinopse]
Um arquitecto, Álvaro Siza, e a sua equipa, são chamados a coordenar o projecto de recuperação da Cidade Velha, na ilha de Santiago, em Cabo Verde. O objectivo final é a candidatura desta cidade a Património Mundial da UNESCO. A Cidade Velha é um local histórico: anteriormente chamada Ribeira Grande, foi a primeira cidade fundada pelos portugueses em Cabo Verde (1462). Todo este processo suscita na população local grandes expectativas quanto à melhoria das suas condições de vida. Este filme conta a história do encontro entre estes dois mundos, o do arquitecto e o da população, acompanhando ao longo de três anos algumas das histórias que aconteceram…

[Ficha Técnica]
Realização: Catarina Alves Costa
Imagem: João Ribeiro/Catarina Alves Costa
Som: Olivier Blanc
Montagem: Dominique Paris/Pedro Duarte
Música: Tito Paris
Mistura de som: Jean-Marc Schick
Étalonage: Philippe Couteux
Produção: Laranja Azul
Co–produção Jour J Productions
Produtora executiva: Catarina Mourão
Produtora associada: Sylvie Randonneix
Apoios financeiros: ICAM, RTP, Media Distribuição, IA, Instituto para o Desenvolvimento, CNC, UNESCO, DAPA, Ministério dos Negócios Estrangeiros Francês, Voisénart, RAI SAT, Câmara Municipal do Porto

[Prémios e Exibições]
Prémio do Público, Melhor Documentário Caminhos Cinema Português, Coimbra, 2004
Nordic Anthropological Film Festival, Estonia, Maio 2004
Gottingen International Film Festival, Alemanha, Maio 2004
Visual Cultures Festival, Finland, Outubro 2004
Rassegna Internatzionale Filme Etnografici, Sardegna, Italia, Outubro 2004

Link:
http://www.laranja-azul.com/filmes-pt/arquitecto.html

Há venda via ordem dos arquitectos por 22,00€, em:
http://64.233.183.104/search?q=cache:lR2oVENznt0J:www3.arquitectos.pt/%3Fno%3D10101194,022+%22o+arquitecto+e+a+cidade+velha%22&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=7&gl=pt

Comprei na FNAC por 10,00€ numa edição da colecção da MIDAS FILMES, "Documentários Portugueses"

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Ia sugerir esse filme, comprei-o ontem na fnac também. Estou muito curioso para ver esse documentário, vou fazê-lo nos próximos dias. Já agora dessa série de documentários que a MIDAS FILMES editou em DVD recomendo também o "a dama de chandor" sobre a vida nos restos da Goa colonial portuguesa. Custa os mesmos 10 euros que o arquitecto e a cidade velha. não será com certeza tão direccionado a arquitectura mas vale mt a pena

Posted

Parece interessante esse que recomendas, vou ter de ver isso... :D Não vou cometer a infedelidade de te contar o documentário, mas posso dizer que dá uma perpectiva muito real da interacção entre arquitecto Vs. população Vs. poder político... vale bem a pena...

Posted

João Neves, na capa fala do DOC Lisboa, por isso concerteza que passou, apenas não fala do ano, apenas que o filme é de 2003. João Sousa, eu comprei-o no sábado à noite, o Rui Resende ontem, por isso quase de certeza que ainda deve estar ao mesmo preço :D

Posted

asimplemind sim ainda deve haver de certeza. Os 10euros nem sequer são preço verde fnac. é mesmo o preço dessa série de dvds, que eu pessoalmente só vi na fnac a venda nos ultimos 2 ou 3 dias. com certeza arranjas. Dreamer, logo verei e deixo de correr o risco que me contes o "final" :D

Posted

Cum camandro, eu paguei 20 € há uns tempitos atrás... dava para comprar dois agora... bah! Mas também tenho feito bom uso do dinheiro investido. Já vi o documentário umas 30 vezes, e fico sempre com vontade de ver mais. Muito bom. cya l8r

• 4 months later...