Arq.to Posted July 16, 2007 Report Posted July 16, 2007 I Concurso do Arquitectura.pt - Espaços Habitáveis terminadoE com ele terminado anunciam-se os vencedores...........suspence.............. Após deliberação dos júri os vencedores são.............[tambores]............Vencedores:1º Delly - Park Rubiks Cube2º Norman - Propuesta3º thaisgoes - Concurso Espaços HabitáveisMenções Honrosas: Cataluna - Apropriação do Objecto Híbrido Nuno Capêlo de Sousa - Espaços Habitáveis f_4 - Entrega de proposta do grupo F4Menção Especial: cadfre - ZigZag Para-Site Parabéns aos vencedores! Os vencedores serão contactados pela administração brevemente. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Seraph Posted July 16, 2007 Report Posted July 16, 2007 Ah...pois...ja pensava que tinha k ser internado...keria postar uma mensagem num tópico k tinha visto 1hora atrás e nao conseguia encontrar o maldito:p de qualquer das formas postei em http://www.arquitectura.pt/forum/f113/park-rubiks-cube-6771.html quem viu este tópico antes do problema percebe o meu apontamento:icon_pistoles: Quote
Arq.to Posted July 16, 2007 Author Report Posted July 16, 2007 Algumas mensagens foram recuperadas...hurray! Por favor copiem a mensagem e voltem a publicar por favor. Para que se possa recuperar as mensagens que estavam aqui anteriormente, por favor não desliguem o browser, apenas cliquem no botão "Back" ou "Voltar" até encontrarem a vossa mensagem. Copiem-na e respondam ao tópico. Obrigado. Márcio Ferreira: Parabéns!!!Dreamer: Parabéns aos vencedores. Tenho de dar uma vista de olhos atenta para perceber melhor os projectos...Vera Silva: vira o disco e toca o mesmo. à excepção de um dos trabalhos, entre todos só muda o tipo de apresentação. apesar disso, os 3d's estão impecáveis. parabéns aos vencedores.Vera Silva: vira o disco e toca o mesmo. tenho pena de todos os vencedores terem projectos onde a diferença reside apenas na 'apresentação'. à excepção de um deles, onde é que está um conceito que não explore sempre o mesmo fim?Peter: parabéns aos vencedores e também ao Arquitectura.pt pela iniciativa!dj_cunha: Desde já queria dar os parrabens ao Cataluna, pelo conceito diferente do "raio" do cubo! E tambem ao Nuno pelo subtil facto da mobilidade do Objecto, ao ser atrelado a um vaículo e emporrado para o deixar em "terra". Parabens aos restantes.asimplemind: Parabéns aos vencedores!!! Parabéns também a todos os participantes que fizeram deste concurso algo especial!joaoandiascarvalho: Estão todos de parabéns! Venham mais iniciativas destas para por estas cabecinhas a trabalhar. Vamos ter oportunidade para ver todas as propostas? Acho que depois devia ser colocado um post para os membros do Arquitectura.pt votarem na proposta que mais gostaram e justificarem o seu voto... lllARKlll: Achei as propostas um pouco "insípidas", apesar das apresentações estarem a bom nível...bom concurso. Esperemos que o próximo seja mais susceptível de obter propostas com um cunho inovador.teigas: Parabens aos vencedores e ás menções honrosas, principalmente ao Cataluna - Apropriação do Objecto Híbrido e ao cadfre - ZigZag Para-Site. Parabéns ao site pela excelente iniciativa. Agora a critica... o que raio é que voces pertendem da Arquitectura quando apenas escolhem quem melhor domina os renders? É isso que querem para o nosso futuro? Sinceramente pensei haver algum fundo inteligente por detrás da competição, mas recaem no cliché das revistas da moda, que querem imagens bonitas, e se é arquitectura ou não, isso vem depois...mais tarde. Parabéns aos modeladores 3d pelas propostas, que demonstram um dominio extremo do software da especialdidade. Nunca me vi como um real vencedor, mas confesso ser uma decepção o que vi agora. Não é isto que quero para o futuro da arquitecta portuguesa...faz-me lembrar como por chantilly para disfarçar um bolo horrivel! Gostava de ter visto empenho nos júris como vi nas particicipações e se realmente gostam de arquitectura, ponham todas as entradas em votação no fórum e se os resultados forem os mesmos, peço desculpa e retiro-me. Embora o dramatismo possa, para alguns ser exagerado, sei que outros que deambularam neste site com alguma esperança de uma boa imagem da nossa arte ser passada, estão tão desiludidos como eu. Obrigado ao Arquitectura.pt pela opurtunidade de participação e vemo-nos na próxima...vou só tirar um curso de 3d para finalmente poder ser arquitecto! Com cumprimentos João Teigasafclobo: Parabéns aos vencedores, pena que estes conceitos recaiam em grande maioria na velha historia do "cubo mágico"..... No entanto acho que está mais que visivél o sucesso deste concurso. Parabéns.. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
JAG Posted July 16, 2007 Report Posted July 16, 2007 Parabens a todos, incluindo a organização!!! Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
3CPO Posted July 16, 2007 Report Posted July 16, 2007 Parabéns a todos os participantes! Foi um bom começo e os resultados foram também fantásticos e motivo de orgulho para todos aqueles que organizaram o concurso. Abraços! :p Quote
Delly Posted July 16, 2007 Report Posted July 16, 2007 Parabéns a todos, desde a iniciativa do arquitectura.pt pela organização, coragem e empenho, e a todas as horas de trabalho que todos deram para a concretização das suas ideias. Com estes trabalhos, todos nós somos vencedores, pois só temos a ganhar com fóruns como este. Espero participar em mais iniciativas como esta, venha a segunda edição. Obrigado a todos Delly Quote
Rui Rodrigues Posted July 16, 2007 Report Posted July 16, 2007 não percebo muito bem aquele coração vermelho Quote
MartaMoreira Posted July 16, 2007 Report Posted July 16, 2007 Muitos parabéns aos vencedores. Muitos parabéns á equipa e à organização.Gostei muito de ter participado continuem! Quote
Gonçalo Cardoso Dias Posted July 16, 2007 Report Posted July 16, 2007 Parabéns a todos os que participaram no concurso, o nível geral das propostas foi bastante elevado. E não queria deixar passar a oportunidade para congratular os vencedores. É de realçar a quantidade de participações e a qualidade das mesmas. Assim vale a pena organizar coisas. Quote
Zakarella Posted July 16, 2007 Report Posted July 16, 2007 Muitos parabéns aos vencedores! :wink: Quote
Ivo Sales Costa Posted July 17, 2007 Report Posted July 17, 2007 Como pessoa que de alguma maneira participou do evento devo dizer que a forma como tudo se processou me deixa verdadeiramente orgulhoso, não deixo no entanto de verificar que o arquitecto em portugal insiste em devorar o espaço dos outros por temer ver o seu próprio espaço devorado. Enquanto autor do AspirinaLight.com acredito que de alguma forma o pequeno contributo que vou dano à quase inexistente critica de arquitectura em Portugal ajudou a que a organização entendesse que a minha opinião sobre os trabalhos a concurso pudesse ser relevante. Participei com o maior dos prazeres e a consciência fica tranquila. Existe da nossa parte (e aqui generalizando) uma profunda falta de respeito pelo limite do trabalho do colega do lado. De alguma forma se pretende que o nível se encontre por baixo, que o barómetro da execução seja tido e achado perante o que o minimo se consegue alcançar e nunca perante o alcance da excelência, ou pelo menos de alguns requisitos que atestem a maior competencia na resposta a um determinado problema. O concurso não foi de modo algum exigente. Uma mera apresentação de imagens ou montagens que fossem suficientemente expressivas para garantirem a eligibilidade de uma ideia perante as outras, com uma memória descritiva a acompanhar e justificar o desenvolvimento do processo. Aqui a porca torce o rabo. Projecto, enquanto actividade, enquanto um somatório de ideias apelidadas de conceitos, será sempre, na sua primeira e mais importante instância, o resultado do envolvimento intelectual com um assunto. Com a sua essência. Com aquilo que o fervilhar ao longo do tempo se consiga fazer expressar num resultado, e neste caso a concretização era, repito, muito pouco exigente. A questão do render não é, ao contrário do que se possa dizer, um dilema interminável. Com o tempo (e com os resultados também) acabará por se entender o quão fundamental é a aproximação do resultado à sua futura concretização prática e material. Construída. A tectónica simulada que se insiste em desconsiderar mas cuja valência neste tipo de processos é fundamental para o resultado. Entendo como absurdamente paradoxal que se continue a acreditar na essência do desenho e da maquete bem fotografada como garante de trabalho acima de qualquer suspeita e em vantagem sobre outra plataforma de trabalho. Não é. É parte e não todo. Por si só não se sustenta. Venham as alegorias Miesianas de que "God is in detail" e outros romances do género, cuja importancia na nossa profissão muito estimo mas cujo acompanhamento ao tempo moderno se mostra como desajustado. É insuficiente. O tempo anda a uma velocidade bestial. Em todas as profissões se assiste a um acelerar permanente da velocidade e dos métodos. Não se opera hoje um rim como há 50 anos. Nem como há 5 anos. Não deixo de lamentar a falta de tacto na abordagem à critica do trabalho alheio. Pode não se ter dirigido na direcção que se desejasse e pode ter tido uma avaliação final discordante da esmagadora maioria, pessoalmente não faço ideia daquilo que se possa apontar a quem elegeu os trabalhos distinguidos, mas acredito que no fim de contas possa vir a imperar o bom senso de entender que neste espaço de concurso, a aposta na concretização da ideia, expressa através de uma boa apresentação ao nível daquilo que era a substância dos elementos requeridos se venha a entender como fundamental na escolha de um vencedor. Pode ter sido apenas uma opinião isolada no meio de tantas outras que se dirigiram a todos nós de forma elogiosa, mas não deixo de assinar a minha resposta. Da minha parte foi um enorme prazer... Quote
metrocubico-fede Posted July 17, 2007 Report Posted July 17, 2007 Me parecen muy buenos todos los proyectos, pero creo que los que se apegan a las bases del concurso son los proyectos de Cataluna y el de f_4, ya que el concurso, además de crear un espacio para habitar temporalmente, consistía en cómo y de qué manera ocupar las ciudades, era una reflexión critica sobre los modos en que los individuos podrán apropiarse temporalmente de un espacio, supuestamente de las ciudades. Creo que los proyectos anteriormente nombrados lo lograron, estando de acuerdo o no con su diseño, mientras que los otros son espacios (excelentes desde ya) que no se integran a las mismas, están como sueltas, y mas aun, en los fotomontajes que presentaron se pueden observar que están en espacios abiertos como parques o playas, no en ciudades.Creo que lo difícil y los más importante del concurso era cómo apropiarse de “un “ espacio de la ciudad para convertirlo en un espacio habitable; y no como solucionar o diseñar un objeto arquitectónico. Quote
SkyMaster Posted July 17, 2007 Report Posted July 17, 2007 PARABÉNS A TODOS pela organização, aos participantes... adorei ver os trabalhos... para mim todos vencedores só pelo facto de terem participado e dedicado tempo para este concurso que sem vocês nunca teria sido possível... Gostaria também de ver os outros trabalhos não premiados, pois de certeza que teriam muito a mostrar a todos nós... Deixo aqui uma sugestão, creio que todos os participantes merecem destaque... Abraços e CONTINUAÇÃO DE EXCELENTE TRABALHO :p Quote
Sitowo Posted July 17, 2007 Report Posted July 17, 2007 Muitos parabéns... Gostei muito dos trabalhos no geral... :p Quote
Handprint Posted July 17, 2007 Report Posted July 17, 2007 Sinceramente sempre pensei que este concurso passa-se pela experimentação, como se tratasse de um exercício abstracto de arquitectura. Penso que as propostas que ganharam não contém nenhum tipo de inovação quanto ao conceito( já Le Corbusier tinha concebido o Cabanon em 1952). Não vejo grande progresso a não ser uns renders bonitinhos para colocar na capa de uma "revista de arquitectura" qualquer. Quote
arq.jose.lourenco Posted July 17, 2007 Report Posted July 17, 2007 Não consigo deixar de criticar a organização deste concuro, visto terem mudado as condições de entrega e o proprio prazo, pouco tempo ante do inicialmente estipulado. Penso que não é correcto para quem trabalhou de modo a entregar na primeira data, não se mudam as regras a meio... pelo menos quando se trata de um concurso sério. Mesmo assim acho que esta iniciativa é de louvar e que o tema do concuroso era bastante interessante. Quote
lmorgado Posted July 17, 2007 Report Posted July 17, 2007 Parabéns aos vencedores, aos vencidos e à organização. Venham mais concursos deste género: Com desafios relevantes para a contemporaneidade e grande liberdade de intervenção. Quote
malaise Posted July 17, 2007 Report Posted July 17, 2007 Relacionada com a crítica acima gostaria que a organização na próxima edição impedisse que o screen name dos participantes não coincidisse com o seu nome real, podendo ser feito um registo só para entrega da proposta, poupavam-se algumas críticas quanto ao desempenho do júri, que considero isento e imparcial. De resto, parabens. Quote
malaise Posted July 17, 2007 Report Posted July 17, 2007 Concordo completamente Fede. Não só o âmbito urbano não foi respeitado frequentemente com transparece muitas vezes uma compreensão literal do que é habitável, interpretada no sentido do residencial e não do sentido de apropriação do espaço como referes. Muitos dos projectos partem mesmo do tema da adaptabilidade e da mobilidade para justificarem a colocação da sua proposta num vácuo branco quando deveria ser ilustrada a integração que pretendiam... Quote
Arq.to Posted July 17, 2007 Author Report Posted July 17, 2007 Não consigo deixar de criticar a organização deste concuro, visto terem mudado as condições de entrega e o proprio prazo, pouco tempo ante do inicialmente estipulado. Penso que não é correcto para quem trabalhou de modo a entregar na primeira data, não se mudam as regras a meio... pelo menos quando se trata de um concurso sério. Mesmo assim acho que esta iniciativa é de louvar e que o tema do concuroso era bastante interessante. Caro Arq. José, Posso garantir que nenhuma data de entrega foi mudada, nem o próprio prazo. O Concurso terminou dia 16 de Junho, não houve extensão de data, nem as regras foram alteradas a meio. Penso que está equivocado. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Arq.to Posted July 17, 2007 Author Report Posted July 17, 2007 Relacionada com a crítica acima gostaria que a organização na próxima edição impedisse que o screen name dos participantes não coincidisse com o seu nome real, podendo ser feito um registo só para entrega da proposta, poupavam-se algumas críticas quanto ao desempenho do júri, que considero isento e imparcial. De resto, parabens. Caro malaise, O júri não considerou qualquer nome para o concurso, nem conheciam os participantes. Os parâmetros para a avaliação estão disponíveis no regulamento e foram esses os levados em conta para a avaliação. O júri é formado apenas por arquitectos, alguns dos quais professores e todos de considerada reputação que disponibilizam amavelmente do seu tempo para avaliar todas as propostas. Pode não ter sido a melhor opção para alguns, mas foram as opções que o júri preferiu tendo em conta a sua opinião. No entanto vamos ter particular atenção à apresentação das entradas a concurso, aliás o novo software já faz isso mesmo. Obrigado Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
ass_lopes Posted July 17, 2007 Report Posted July 17, 2007 :clap::clap::clap: Parabens! :clap::clap::clap: Quando é que servem o bolo?! :p Quote
cataluna Posted July 17, 2007 Report Posted July 17, 2007 Oi pessoal!Primeiro, penso que devo agradecer aos organizadores deste concurso, e como já disse antes, se não forem concursos originais e livres como este dificilmente os jovens por ai espalhados darão o salto. Um sincero obrigado a todos.Tenho também de dar os parabéns a todos os vencedores, desde os mais inovadores aos mais tradicionais, as propostas têm qualidades e isso é indiscutível. Também tenho de agradecer o feedback por parte dos frequentadores deste site acerca da minha proposta e que tem sido bastante positivo. Isso desde logo demonstra que é uma proposta que suscita interesse e também que há espaço para todo o tipo de propostas, não podemos defender que esta ou aquela arquitectura é que é boa, "assim é que se faz", ou "isso não está correcto, é errado", penso que temos de ser mais inteligentes que isso... Estamos todos no mesmo barco, o continuo progresso da arquitectura em Portugal e do bem estar das pessoas, é que deve ser o mote de trabalho, e não os super egos de este ou de aquele arquitecto. Para além do mais, penso que devemos saber reconhecer valor intrínseco a cada projecto, não obstante da sua linguagem ou tendência, devemos identificar os pontos positivos e os pontos negativos e a partir daí trata-se de questões identitárias de cada um, também todos nós temos uma cara, temos olhos, boca nariz, etc., mas somos todos diferentes...Obrigado pela Menção Honrosa, sem dúvida que é algo positivo e também algo que ajuda a divulgar ideias, que é um dos intuitos principais deste tipo de concursos, um espaço para partilhar e comentar ideias sem complexos. Não se esqueçam todos que a arquitectura é uma profissão de dúvidas que nos conduzem a soluções originais mas que nós não sabemos se funcionam ou não antes de serem usadas e vividas. Muito obrigado a todos, e lutem pela arquitectura de qualidade, independentemente dos estilos, deve é ter qualidade!!!Abraços Vítor Cataluna Ribeirovitor.ribeiro@netcabo.pt Quote
malaise Posted July 18, 2007 Report Posted July 18, 2007 Caro Connecty, Foi bastante esclarecedor, obrigado. Qualquer critica não tem como objectivo minar o esforço feito mas pretende contribuir para melhorar ainda mais este tipo de eventos. Como disse, não est´de modo nenhum para mim em causa o desempenho do júri. Cumprimentos Quote
Recommended Posts