Jump to content

Recommended Posts

Posted
Michael Wolf and the Architecture of Density

Imagem colocada German-born photographer Michael Wolf documents the extreme densities of Hong Kong. His series ‘Architecture of Density’ rarely contain images of people, instead letting the extreme scale of the buildings remain as the focus. The images are stunning, though I’m not quite sure how to react. It’s overwhelming to view the scale and enormity of the buildings, and then realize that people live there. The post-modernist in me wants to decry the lack of humanity in the high rises. But these images aren’t hopeless. After all, we created those buildings, right?
Imagem colocada Says Rebecca Walker (.pdf):

A close look at one of Wolf’s architectural images uncovers irregularities such as plants, laundry and scaffolding that interrupt the orderly design of monolithic apartment buildings.

Imagem colocada

The monotonous regularity of each façade is given a distinct personality through human details.

Imagem colocada Adds Kenneth Baker (another .pdf):

Various images describe the facades of monstrously tall and repetitive residential highrise buildings, views cropped to make the structures appear as if they might extend indefinitely, upwards and down.

Link via design industry. More after the jump
Imagem colocada

The camera eye appears to hover, nearly causing us to lose the sense of which direction is earthward, even in the images that include the tops of street lights. These structures seem almost to float free of the planet and extend themselves in space without constraint.

Imagem colocada I’ll chose not to view these images as overwhelming or hopeless. After all, pull far enough out of any setting and you’ll realize just how small each of us are. I’m in there, somewhere.

margarida duarte

Posted

Morar?? será que esta é a palavra correta para quem vive nestes locais?? ou melhor, sobrevive nestes locais... Nós profissionais da Arquitetura MUNDIAL temos obrigação de criar soluções quer transforme não somente o local onde moramos, mais o nosso planeta!! Abraços a todos ERJKILLER-2007 SJCAMPOS-SP-BRASIL

Posted
sim claro...mas a expressao "nao sobrevivia ali nem que me pagassem" nao existe :) lol
uma coisa, nao percebi bem a ultima parte do teu comentário...achas que, como arquitectos devemos transformar o local onde moramos bem como transformar o planeta? é isso?

margarida duarte

Posted

sim claro...mas a expressao "nao sobrevivia ali nem que me pagassem" nao existe :) lol
uma coisa, nao percebi bem a ultima parte do teu comentário...achas que, como arquitectos devemos transformar o local onde moramos bem como transformar o planeta? é isso?

Criar soluções que integrem o ser humano à natureza, acredito que isso é o melhor a ser feito.. sei que existem muitas pessoas e pouco espaço em alguns países, mais soluções como estas acima, ninguém merece!
Porque não melhorarmos onde vivemos?
Posted

estive a ver os vossos comentários e não se se viram que todas estas imagens são montadas ou seja a questão da densidade é aqui reconhecida pelo autor e intensificada pela adição e repetiçao de padrões repetitivos infinitamente. O trabalho de Michael Wolf é bastante interessante de ser analisado, já vi uma exposição dele e é fascinante

Posted

estive a ver os vossos comentários e não se se viram que todas estas imagens

...bem a primeira foto não aparenta de todo isso.

Mas se olharmos para as outras imagens, a ofuscação é tal, que serem montagem ou não, a densidade está patente nelas e a sua realidade é perfeitamente credivel.
Posted

oh my goodness... realmente no mínimo falta espaço para albergar os "famosos 200 japoneses por metro quadrado". enfim... é pois, fundamental o nosso trabalho, criar "espaços vivíveis" para todos. Até Le Corbusier criou bairros sociais... o atelier Miguel Saraiva também apresenta soluções muito pertinentes.... Lutar pela "igualdade" de direitos e lutar para que toda a gente possa viver...ao invés de sobreviver.

Posted

Segui o Joandiascarvalho e fiquei apaixonado pelos projectos do fotógrafo Michael Wolf. Grande fotógrafo. Os trabalhos que mais me marcaram foram:

Multiples http://www.photomichaelwolf.com/china_multiples/index.html
100x100http://www.photomichaelwolf.com/100x100/index.html

Ou de como a "densidade" que é quase uma estratégia obrigatória nas abordagens contemporâneas da arquitectura e do território, se pode tornar um pesadelo...
Mas que passada pelo filtro do fotógrafo é ao mesmo tempo terrível e bela.

Posted

Ou de como a "densidade" que é quase uma estratégia obrigatória nas abordagens contemporâneas da arquitectura e do território, se pode tornar um pesadelo...

Diria também que, a "densidade" poderá ser o inverso da abordagem do contemporaneo.

Refiro-me ao super puritanismo que vemos hoje em dia, o perfeito, o sublime, a beleza do vazio e "do nada"...que é de todo eliminado com a densidade fisica destas imagens.

:)

essas fotos 100x100 são demais.
Posted

Segui o Joandiascarvalho e fiquei apaixonado pelos projectos do fotógrafo Michael Wolf. Grande fotógrafo. Os trabalhos que mais me marcaram foram:

Multiples http://www.photomichaelwolf.com/china_multiples/index.html
100x100http://www.photomichaelwolf.com/100x100/index.html

Mas que passada pelo filtro do fotógrafo é ao mesmo tempo terrível e bela.

100x100 - Espaços habitáveis! Quem será que ganhou o concurso?:)
Posted

Bem apanhados. Também podia ser obrigatório incluir uma ventoinha... A propósito, podia-se mudar o nome do concurso para "100x100 - Espaços INhabitáveis". Se eu fosse júri dava um prémio colectivo aos habitantes: "Mudança imediata para espaços habitáveis".

• 2 weeks later...
Posted

já agora fica aqui uma foto de um prédio em Santos, Brasil.... numa escala bem mais pequena, mas já se nota o "sufocar" de ali se viver. http://img259.imageshack.us/img259/1528/dsc01415pf3.jpg