Jump to content

Os softwares deveriam ter mais peso no ensino da Arquitectura?  

46 members have voted

1. 1. Os softwares deveriam ter mais peso no ensino da Arquitectura?

• SIm, sem dúvida alguma
      19
    • Talvez, considerando cuidadosamente os primeiros anos
      9
    • Talvez, com peso e medida
      11
    • Não
      6
    • Outro. Indicar em mensagem a opção
      1

Recommended Posts

Posted

Que softwares são utilizados nas diferentes universidades? De que forma esse ensino diversificado de programas nos pode facilitar? Existe também um desleixo do desenho "conceptual" em prol do desenvolvimento de diversos softwares que permitem desenvolver diagramas. Existem software/s que deveria/m ter mais/menos peso nas cadeiras de Representação Gráfica? Abraços

Posted

Ora nem mais... A faculdade deveria provir um leque que daria a noção global dos softwares disponiveis... Por outro lado existem alguns estudantes que só sabem trabalhar como o que lhes é posto à frente e bem ensinado passo-a-passo. Existe ainda pouca receptividade por parte de alguns estudantes...e parece existir também necessidade de "dominar" um software deixando os outros todos de parte...

Posted

epa é verdade o que dizes e isto acaba por ser um ciclo vicioso, porque o pessoal tem a tendencia para se encostar, e vai-se encostar no software q é dado passo a passo na faculdade, que acaba por criar uma habituação a software X, e assim por diante. Se não houver coragem de um lado (neste caso da faculdade) para quebrar esse ciclo, ele vai-se perpetuar indefinidamente. E quanto as necessidades dos estudantes... epa para mima universidade não como uma forma de satisfazer as necessidades dos estudantes, mas sim algo que vai criar situações aos estudantes que estes vão ter que superar como puderem...

• 3 months later...
Posted

Eu acho que deveria sem dúvida que existe uma falta no que toca à aplicação de certos programas que podemos usar nos projectos e ao seu ensino durante a universidade. Embora haja uma péssima tendência para as pessoas se encostarem a estes para negligenciarem o desenho conceptual à mão isso é um defeito dos alunos. Sempre vi os meus professores a exigirem e salientarem bastantes croquis dos trabalhos. Se os alunos optam por não os fazerem é algo que apenas têm a culpar a si mesmos e não por falta de exigência dos professores. Entretanto existe falta de preparação. A menos que o aluno tenha iniciativa para pegar num novo programa e aprender a mexer nele o mais provável, e vejo isto muito na minha universidade, é ele ficar preso a esse programa indefinidamente. Existem cursos, mas além de caros pouco ensinam além do muito básico sobre os programas (embora, por outro lado, também dêm as raízes necessárias para o aluno ter onde se apoiar e seguir a partir daí com a sua aprendizagem). Eu, com o programa anterior, tinha apenas CAD no primeiro ano. Agora com o Processo de Bolonha sei que foram inseridos no 4º ano de arquitectura da ULHT duas novas cadeiras relacionadas com desenho assistido por computador: -desenho assistido por computador (que provavelmente será mais sobre CAD...), cadeira opcional do primeiro semestre -projecto assistido por computador, cadeira opcional do segundo semestre. Este último talvez vá mais de encontro àquilo que gostaria de ver nos programas de arquitectura... Por outro lado o programa mais básico - Autocad - também já evoluíu muitissímo desde que andei no primeiro ano, e a última versão, o autocad 2007, tem capacidades de modelação e rendering que ficam muito além daquilo que era anteriormente possível com este programa. Resta agora saber se as respectivas cadeiras irão começar a ter em conta estas mudanças e a integrá-las nos respectivos programas. Esperemos que sim.

Posted

Vejam so isto, com a bolonhesa na lusofona, não há nenhuma cadeira de CAD no primeiso ciclo, como é possivel. So aparece CAD no 3º ciclo e como opção. A não ser que estejama pensar em usar projecto como via para aprender a mexer nesses coisas...

Posted

Não sei se fará grande diferença, a ser honesto, não ter cad no primeiro ciclo... O meu professor no primeiro ano não era propriamente dos melhores. O que aprendi de CAD e que o professor já tinha dado nas aulas aprendi eu com um amigo meu numa só tarde e explicou-o bem melhor que o professor foi capaz de fazer. O resto aprendi por mim mesmo: consultando o help, net, livros, etc... Grande parte do processo de se aprender a trabalhar com um programa de desenho passa pela iniciativa que depositamos, porque se formos a depender do que o nos ensinam... Mas sim, é um bocado estranho ter havido essa alteração.

Posted

Muitos colegas meus chegaram ao primeiro ano sem saber o que era um disco rigido ou como desligar o computador... isto porque as aulas de cad para uns foi aulas de informatica no inicio, para essas pessoas foi importante teram CAD, principalmente para depois saberem mexer no estupido do AutoCAD.

Posted

Hummmm... Eu tenho AutoCad... no primeiro e segundo ano. Deram-nos tb um cheirinho de CorelDraw, acho que foi mais para 'encher' que outra coisa. Concordo aí com quem diz que devia ser dado um 'cheirinho' de diferentes softwares, e cada um optar por aquele que prefere trabalhar.

Posted

Eu continuou a dizer que devia haver uma cadeira especifica no curso de arquitectura sobre computação gráfica (onde aprenderiamos a mexer com os mais variados programas) e tb devia haver uma cadeira de Design Gráfico e Comunicação, porque, sejamos realistas, mtos de nós e dos nossos colegas, não sabem comunicar a partir dos paineis que apresentamos...

Posted

No dARQ so temos Autocad no 3º ano e dado por uns profs manhosos.....! e nada mais de cadeiras dessas! eheh :p

Pedrucci não concordo muito, acho que há coisas mais importantes para acrescentar ao curso de arquitectura! Se precisares de fazer um cartaz entregas o trabalho a um Designer! É para isso que eles servem :p

Posted

LOL Mas quem é que tem dinheiro para entregar o trab a um designer durante o tempo em que tas a estudar? Não te esqueças que o projecto tem de ser comunicativo, e que mais e melhor do que um painel ou um outro formato qq para te apresentar o trab com um design atraente? Eu pelo menos vejo as coisas desta forma, visto que durante os 5 anos do curso, todos os profs insistiam mto na apresentação gráfica... O mesmo se passa para os trabalhos teoricos... Eu via com cada coisa na minha turma... de fugir mm... nem parecia estudantes de arquitectura...

Posted

Então desculpa dizer.te isto, mas tens uns maus professores.... Se só avaliam os trabalhos pela cara e não pelo conteudo.... É logico que a apresentação também conte, mas que? meio valor? 1 se tanto? E cria-se uma disciplina por causa disto? inda para mais no caso de 5 anos (tempo do curso). Acho que é mais importante, por exemplo uma disciplina sobre arquitectura sustentavel (entre outras)....

Posted

Entao não percebeste o que quis dizer, ou então estou a expressar-me mal... Os profs, obviamente, vão avaliando durante a orientação do trabalho, mas depois, pelos menos na minha turma e na univ que frequentei, na entrega final = apresentação oral, o painel devera comunicar, alem de saberes defender o trabalho (e ja n vou entrar pela questão da comunicação com os outros)... Disciplinas sobre arquitectura sustentavel? Eu aprendi muita coisa sobre arquitectura sustentavel e bioclimática, alem de fazer projectos na cadeira de Tecnologias, cadeira essa que te acompanha desde o 1º ano ao 5º ano do curso...

Posted

Na minha faculdade temos uma cadeira de comunicação visual, eu ainda não fiz.. mas pelo que vi é principalmente noções teóricas e domínio de alguns programas de edição como photoshop e corel.. eu particularmente ja corri atrás da parte gráfica e ja domino corel e photoshop.. um pouco de um curso de webdesign que fiz e bastante auto-aprendizado.. eu acho importante que um bom arquiteto consiga criar pranchas agradávei e boas apresentações gráficas.. porque não lembrar que o arquiteto não deixa de ser um artista? uma prancha bem feita respeitando a hierarquia ajuda a compreender melhor o projeto e agrada mais ao cliente. E acho que deixa esse trabalho para um designer é perca de tempo... assim como deixar cálculos estruturais simples para engenheiros se você sabe como fazer os tais.. além do mais.. pra quem passa bons anos da vida estudando arquitetura para entendender a complexidade de um projeto.. qual é a dificuldade de se criar um simples layout de prancha?

Posted

Tens razao!! Td bem deveríamos ter mais disciplinas na base da tecnologia informatica ligada á arquitectura e qnd falo arquitectura falo também no aspecto grafico do trabalho k tem k saber comunicar por si só, para kem vem de fora, do k se trata td akilo! Eu só tive CAD e foi mt mal dado, td o k sei fazer até hj 3D renders, mexer em photoshop, corel, edição de filmes e por aí a fora, partiu de um proprio interesse meu em saber essas coisas.....axo k nao era mal nenhum implementarem uma disciplina de software ligado ao calculo de estruturas!! Alias o percurso da minha AUTO-aprendizagem deveu-se ao facto de eu ter um projecto e nao baixar os braços só pq nao sabia mexer neste ou nakele software para fazê-los....

• 4 months later...
Posted

Acho que as universidades deveriam exercitar bastante o uso do traço, o croqui, as perspectiva a mão, claro ensinar o autocad é fundamental mas não so focalizar em um programa, na minha faculdade so tem 3d max o Viz e autocad. e não o sketchup que é bastante util?

Posted

Tens razao!!
.....axo k nao era mal nenhum implementarem uma disciplina de software ligado ao calculo de estruturas!!

Não vejo a utilidade disso...queres ser desenhador/ operador de software de estruturas? ou ser Arquitecto...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

vejo do mesmo modo calculo de estruturas nos arquitetos temos apenas que ter uma noção, pois somos arquitetos, se quer calcular estruturas seja engenheiro pois aqui no Brasil não se pode calcular estruturas sendo arquiteto

• 1 month later...
Posted

uma vez questionei a minha prof de CAD, se por acaso iriamos aprender outro software se não o AutoCAD... Reposta:" Pois, na minha opinião tb acho que se deviria ensinar o ArchiCAD, por exemplo, mas além de não ser possível (burocracia e interesses, provavelmente).... é muito matemático... mas gosto muito do archiCAD!!"... :tired: :)

• 2 weeks later...
Posted

Falo do meu caso qd digo que tive um cadeira de DAC ( desenho assistido computador) e so dems Cad, Resultado: nao aprendi nada do que ja nao sabia, ou seja, o que interessa pa min é ter cadeiras estimulantes o suficiente para me manter interessado em aprender a mexer nesses programas, nao sao nenhum bixo de 7 cabeças, eu aprendi por min mm Corel Draw e PPaint, Photoshop, AutoCad, Revit, etc..., nao foi preciso ninguem m ensinar. É como diz o meu prof, desde que s mantenham interessados voces até fazem um foguetao... Até pq o Bolonha é auto aprendizagem

Posted

ora bem..por cá temos autocad no 1º e 2º ano e archicad no 2º ano tambem...por outro lado agora no 4º ano a professora de estruturas vai-nos ensinar a mexer num programa de calculo de estruturas, para termos apenas uma noçao, e uma parte de um trabalho que será para entregar daqui a 15 dias terá de ser feita com isso. eu acho muito bem a tudo isso...acho inclusivé que as faculdades deveriam ter workshops que ensinassem a mexer noutros tipos de programas, que nao fossem os leccionados nas aulas... mas eu confesso, sou old school e nada me tira as minhas maquetas... agora, que todos deveriam saber, nem que fosse, mexer o básico em 3 ou 4 programas variados isso sem duvida!! no que me diz respeito só sei mexer no autocad, coreldraw e photoshop.... e sinto imensa falta de saber trabalhar num programa do genero do 3d studio max...mas estou a começar a "explorar" essa área... ora como "ainda" estou no 4º ano....se tudo correr bem, acabo o curso a saber trabalhar nele tb:D e a minha teoria dos 3 ou 4 programas vem a confirmar-se:p

margarida duarte

Posted

ora bem..por cá temos autocad no 1º e 2º ano e archicad no 2º ano tambem...por outro lado agora no 4º ano a professora de estruturas vai-nos ensinar a mexer num programa de calculo de estruturas

...:tired: ..ambas universidade lusiada, e com diferente tipo de ensino (refiro-me ao software aprendido)

confesso que apesar de não me ensinarem na univ, não vou deixar de saber trabalhar cm eles, plo contrário, agora no verão pretendo fazer 1 workshop de archicad, ou corel draw, ou coisa do genero.
Bem diziam os "+ velhos", a universidade implica atitude autodidata.
(concordo, mondrian, apesar do belo do CAD, as maquetes e esquiços ajudam mt..lol)