haha... ja percebi que quando for pra portugal vou é discutir muito com o povo dai, nas antigas quando participava mais ativamente aqui ja era um arranca rabo tremendo!
Primeiro, todo bom arquiteto ao meu ver é auto-didata, não existe uma fórmula certa para a arquitetura como se tem para engenharia por exemplo, como vamos saber se tal espaço vai funcionar como se quer? a arquitetura tem muito de intuitivo, e as vezes são de gestos racionais, ou mais raros, porém sempre mais apetitosos, os formais (vide Niemeyer e até alguns famosos masterplans). E para lembrar que Nie era um péssimo aluno, notas horríveis, que só foi se descobrir quando foi fazer o que a intuição mandava. Ah.. e o Tadao que de formação tem lhufas.
A casa ao meu ver tem alguns problemas sim, com as conecções, com algumas áreas que ficaram imcompreensíveis, algumas formas que não se justificam.
vamos lá.. a fachada norte é um problema sério na região de Santa Catarina por causa dos altos níveis de insolação, e faltou o autor nos dar a pista do norte.. fica para cima da planta mesmo?
Não vejo muitos problemas em ter as portas dos quartos virados para a sala de jantar, não me agrada a porta do banheiro virada para a sala de jantar, penso que a utilização do banheiro seria de total constrangimento em uma situação formal, não podemos esquecer de tais situações que fazem parte de nossa sociedade, que aqui no Brasil não é muito diferente de Portugal. Quando se adentra o quarto, temos os corredores longos que viram circulação pura, por que não apêndice residual? Talvez o arquiteto tenha se prendido muito em uma situação de plantas de apartamento no desenvolvimento dessa área, são vícios comuns que observo nos arquitetos aqui de Balneário Camboriú que projetam casas como apartamentos, sem aproveitar a qualidade de espaços que uma implantação como essas poderia conseguir.
Não consegui compreender a real função do mezanino e do terraço, ficaram vagos demais os espaços, talvez se conectassem pontos importantes.
A realidade do Brasil é que não existe arquiteto que consiga projetar soluções viáveis para a baixa renda, um baita nicho de mercado visto que são a maior porcentagem da população de uma nação imensa.
Gosto da solução para as esquadrias do banheiro da suíte master, estéticamente fica interessante.