-
Posts
1670 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
7
Content Type
Profiles
Forums
Events
Everything posted by Pedro Barradas
-
... mas depois a plataforma tem de estar colocada em obra...
-
Maré alta, O mercado é livre. As propostas de honorários explicitam (OU DEVERIAM EXPLICITAR) o que está ou ou não incluido. Quanto às "asneiras" do seu arquitecto... já lhe colocou a questão, já as cobrou? Não cobro valores fixos para a elaboração das Telas Finais ( existem câmaras que as dispensam se não houver lugar a alterações durante a obra)... depende das horas e do número e tipo de impressões a efectuar (tanto podem ser 10€ como 600€)
-
...com o equipamento vendido pela EXPORLUX.
-
... mas nãO É PARA FORNECER Á CONCORRÊNCIA!!!! LOLOL... O conhecimento é um bem escasso e VALIOSO
-
qual a área da zona de venda? > ou < que 1500m2 O supermercado é para ser licenciado ao abrigo da Lei 12/ 2004? Tem fabrico proprio de pastelaria/ padaria? Tem talho? Tem Peixaria? ... Não existem estudos tecnicos para os supermercado (pelo menos que eu conheça), é tudo fruto do KnowHow dos Logistas... Posso te ajudar mas tens de ser mais concreto. Outro conselho é tirar as dúvidas com fornecedores de equipamento ( DISOTEL e afins...) eles ajudarão a compor o layout das zonas técnicas. Atenção ao SCIE, Acessibilidades e salvaguarda a questão do RSECE/ RCCTE
-
... Mais uma razão, se é engenheiro/a... apenas se pode e deve cingir ao cumprimento da Lei. Se tiver problemas peças apoio juridico à OA.. é para isso que se pagam as Quotas. Também deve ser responsabilizado o chefe/director/a de departamento... pois o parecer mereceu o seu aval.
-
Muito interessante... poderia colocar o contacto da empresa no forum apropriado. PS: Gostaria de saber qual foi o comportamento das escadas com os tirantes verticais.. o revestimento do tecto, conceerteza, deverá ter rachado todo em volta dos apoios... ou compensaram os esforços com algum tipo de solução...??!
-
Legislação.. não deve haver... mas de certeza que casos semelhantes foram parar a tribunal.. pelo que deve haver Acordãos sobre o assunto. criando os precedentes necessários a deitar por terra "opiniões de gosto"
-
.. tem duas soluções: - Rebate convenientemente a sua pretenção de manter a solução construtiva proposta... se realmente acredita na mesma. - Faz a alteração de acordo com o parecer da Câmara
-
É um assunto delicado... na memória descritiva justificou a utilização do material? ... O Tecnico camarário (presumo arquitecto) rebateu a sua justificação, como?... Qual foi o motivo para "chumbar" o revestimento? foi um motivo objectivo? PS: Eu não gosto de cor-de-rosa... não podes pintar a casa desta cor!!!!
-
E aqui, mais um tópico também sobre escadas... http://www.pushpullbar.com/forums/showthread.php?t=2358
-
quanto ao passadiço sobre a via pública... é uma questão a colocar à autarquia. Emque condições esse passadiço será executado: a via pública é pedonal... ou também apresenta circulação automóvel?; O acesso a veiculos de combate a incêndios... é necessa´rio o acesso através dela?; a altura livre mínima a deixar a esse passadiço? 4,5m, 5m!?!?... É legitimo um privado construir por cima de uma zona publica?, se sim em que termos? Não se esqueça das implicações do projecto relativamente a outros critérios/ legislação complementar ( Incêndios, RCCTE/ RESECE, Acústica, Condições de trabalho...) Seja pragmático... e insista para ser recebido pelos técnicos. Se o Lar existe, pertença de uma IPSS... fale com a direcção para ser marcada uma reunião com a segurança social... Faça o trabalho de casa. Boa sorte.
-
são 3m de pé-direito... tenho a certeza. em edificos existentes, adaptados, poderá considerar os 2,70m. Como mínimo... são os 2,40m - O decreto-Lei das acessibilidades, também é claro nesse ponto.... Já teve uma reunião com os técnicos da Segurança Social?... o Projecto tem de obter aprovação dos mesmos.... antes da Câmara municipal. Informe-se, reúna... para não perder o seu tempo... e .. dinheiro.
-
O complexo de Ponte da Barca... também é interessante.
-
Não sei o que pretendes.. que queres te digam?!?!.. assim à 1ª vista... sem mais iformação sobre a implantação e plantas de piso...parece-me incorrecto o acesso previsto às garagens. Que tal o plano laranja ser um grande portão (laranja) basculante!?
-
revestimentos com calcários
Pedro Barradas replied to A Agressão da Beringela's topic in Arquitectura
Tens AQUI um link de um documento sobre pedras naturais... Vai estudar... -
revestimentos com calcários
Pedro Barradas replied to A Agressão da Beringela's topic in Arquitectura
queres travertino!?!? vai ao Porto, à casa da musica... aquele revestimento de pavimento no exterior... patologias é que não faltam... Algumas fotos AQUI -
As telas finais, são obrigatórias, ( mesmo sem alterações ) é justo o recebimento pela sua elaboração. Se as mesmas não constam da proposta de honorários inicial, é para serem cobradas ao dono de obra. No meu gabinete, normalmente são cobradas através de nota de honoráios, referentes a nº de horas dispendidas (tec. superior + desenhador) e nº de impressões/ copias + outros consumíceis.. se houver.
-
... e relacionar a nossa arquitectura contemporânea com os valores historico-partimoniais, vernaculares, sociais e climáticos... as influências da arquitectura Árabe e Romana ( Sul portugal)... etc... Interrelações interessantes é que não faltam...
-
Julgo que não está isento... visto não haver processo de entrada de projecto (apenas é um processo de intenção.. e não uma concretização) de licenciamento ou comunicação prévia.
-
Pois, cada cabeça sua sentença... Eu costumo utilizar este critério, para escalas 1:100 e 1:50: 0,07; 0,13, 0,18 e 0,25 para Linhas em vista (consoante esteja mais longe/ mais perto do observador) 0,35 para linhas de corte ( paredes, pavimentos, etc) estas espessuras, podem fazer ou não sentido.. depende de como é a abordagem gráfica dos desenhos técnicos... se são ou não complementadas com hatchs ( e que tipo de hatchs), com cores ou tons de cinzento.. etc não existem receitas... mas eu pessoalmente gosto dos desenhos com uma expressão mais fina. O melhor é olhar para exemplos de representações em publicações e dos colegas... imprimir e experimentar.
-
O VectorWorks architect.. faz as curvas de nível, é quase automático... a pertir de qq tipo de ficheiro.. até mesmo de listagens de pontos.
-
Ok, marco. Não cumpre o 163/2006 no acesso ao QUARTO... BASTA TROCAR a designação de compartimento do quarto com o escritório. OU colocas a porta do quarto de correr, ou alteras o sentido de abertura da mesma ( de modo a teres a área livre para manobra da porta)... de resto parece-me bem.
