Jump to content

Pedro Barradas

Líderes de Equipa
  • Posts

    1670
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    7

Everything posted by Pedro Barradas

  1. ... mas depois a plataforma tem de estar colocada em obra...
  2. Maré alta, O mercado é livre. As propostas de honorários explicitam (OU DEVERIAM EXPLICITAR) o que está ou ou não incluido. Quanto às "asneiras" do seu arquitecto... já lhe colocou a questão, já as cobrou? Não cobro valores fixos para a elaboração das Telas Finais ( existem câmaras que as dispensam se não houver lugar a alterações durante a obra)... depende das horas e do número e tipo de impressões a efectuar (tanto podem ser 10€ como 600€)
  3. ...com o equipamento vendido pela EXPORLUX.
  4. ... mas nãO É PARA FORNECER Á CONCORRÊNCIA!!!! LOLOL... O conhecimento é um bem escasso e VALIOSO
  5. qual a área da zona de venda? > ou < que 1500m2 O supermercado é para ser licenciado ao abrigo da Lei 12/ 2004? Tem fabrico proprio de pastelaria/ padaria? Tem talho? Tem Peixaria? ... Não existem estudos tecnicos para os supermercado (pelo menos que eu conheça), é tudo fruto do KnowHow dos Logistas... Posso te ajudar mas tens de ser mais concreto. Outro conselho é tirar as dúvidas com fornecedores de equipamento ( DISOTEL e afins...) eles ajudarão a compor o layout das zonas técnicas. Atenção ao SCIE, Acessibilidades e salvaguarda a questão do RSECE/ RCCTE
  6. ... Mais uma razão, se é engenheiro/a... apenas se pode e deve cingir ao cumprimento da Lei. Se tiver problemas peças apoio juridico à OA.. é para isso que se pagam as Quotas. Também deve ser responsabilizado o chefe/director/a de departamento... pois o parecer mereceu o seu aval.
  7. Muito interessante... poderia colocar o contacto da empresa no forum apropriado. PS: Gostaria de saber qual foi o comportamento das escadas com os tirantes verticais.. o revestimento do tecto, conceerteza, deverá ter rachado todo em volta dos apoios... ou compensaram os esforços com algum tipo de solução...??!
  8. Legislação.. não deve haver... mas de certeza que casos semelhantes foram parar a tribunal.. pelo que deve haver Acordãos sobre o assunto. criando os precedentes necessários a deitar por terra "opiniões de gosto"
  9. .. tem duas soluções: - Rebate convenientemente a sua pretenção de manter a solução construtiva proposta... se realmente acredita na mesma. - Faz a alteração de acordo com o parecer da Câmara
  10. É um assunto delicado... na memória descritiva justificou a utilização do material? ... O Tecnico camarário (presumo arquitecto) rebateu a sua justificação, como?... Qual foi o motivo para "chumbar" o revestimento? foi um motivo objectivo? PS: Eu não gosto de cor-de-rosa... não podes pintar a casa desta cor!!!!
  11. E aqui, mais um tópico também sobre escadas... http://www.pushpullbar.com/forums/showthread.php?t=2358
  12. ... O que gosto mais é do pormenor da unidade de A/C no auditório...
  13. quanto ao passadiço sobre a via pública... é uma questão a colocar à autarquia. Emque condições esse passadiço será executado: a via pública é pedonal... ou também apresenta circulação automóvel?; O acesso a veiculos de combate a incêndios... é necessa´rio o acesso através dela?; a altura livre mínima a deixar a esse passadiço? 4,5m, 5m!?!?... É legitimo um privado construir por cima de uma zona publica?, se sim em que termos? Não se esqueça das implicações do projecto relativamente a outros critérios/ legislação complementar ( Incêndios, RCCTE/ RESECE, Acústica, Condições de trabalho...) Seja pragmático... e insista para ser recebido pelos técnicos. Se o Lar existe, pertença de uma IPSS... fale com a direcção para ser marcada uma reunião com a segurança social... Faça o trabalho de casa. Boa sorte.
  14. ... muito mau... os edificios.. e o urbanismo (se é q existe algum!!!!...) É uma tristeza... parecem os "cogumelos" chineses...
  15. são 3m de pé-direito... tenho a certeza. em edificos existentes, adaptados, poderá considerar os 2,70m. Como mínimo... são os 2,40m - O decreto-Lei das acessibilidades, também é claro nesse ponto.... Já teve uma reunião com os técnicos da Segurança Social?... o Projecto tem de obter aprovação dos mesmos.... antes da Câmara municipal. Informe-se, reúna... para não perder o seu tempo... e .. dinheiro.
  16. O complexo de Ponte da Barca... também é interessante.
  17. Não sei o que pretendes.. que queres te digam?!?!.. assim à 1ª vista... sem mais iformação sobre a implantação e plantas de piso...parece-me incorrecto o acesso previsto às garagens. Que tal o plano laranja ser um grande portão (laranja) basculante!?
  18. Tens AQUI um link de um documento sobre pedras naturais... Vai estudar...
  19. queres travertino!?!? vai ao Porto, à casa da musica... aquele revestimento de pavimento no exterior... patologias é que não faltam... Algumas fotos AQUI
  20. As telas finais, são obrigatórias, ( mesmo sem alterações ) é justo o recebimento pela sua elaboração. Se as mesmas não constam da proposta de honorários inicial, é para serem cobradas ao dono de obra. No meu gabinete, normalmente são cobradas através de nota de honoráios, referentes a nº de horas dispendidas (tec. superior + desenhador) e nº de impressões/ copias + outros consumíceis.. se houver.
  21. ... e relacionar a nossa arquitectura contemporânea com os valores historico-partimoniais, vernaculares, sociais e climáticos... as influências da arquitectura Árabe e Romana ( Sul portugal)... etc... Interrelações interessantes é que não faltam...
  22. Julgo que não está isento... visto não haver processo de entrada de projecto (apenas é um processo de intenção.. e não uma concretização) de licenciamento ou comunicação prévia.
  23. Pois, cada cabeça sua sentença... Eu costumo utilizar este critério, para escalas 1:100 e 1:50: 0,07; 0,13, 0,18 e 0,25 para Linhas em vista (consoante esteja mais longe/ mais perto do observador) 0,35 para linhas de corte ( paredes, pavimentos, etc) estas espessuras, podem fazer ou não sentido.. depende de como é a abordagem gráfica dos desenhos técnicos... se são ou não complementadas com hatchs ( e que tipo de hatchs), com cores ou tons de cinzento.. etc não existem receitas... mas eu pessoalmente gosto dos desenhos com uma expressão mais fina. O melhor é olhar para exemplos de representações em publicações e dos colegas... imprimir e experimentar.
  24. O VectorWorks architect.. faz as curvas de nível, é quase automático... a pertir de qq tipo de ficheiro.. até mesmo de listagens de pontos.
  25. Ok, marco. Não cumpre o 163/2006 no acesso ao QUARTO... BASTA TROCAR a designação de compartimento do quarto com o escritório. OU colocas a porta do quarto de correr, ou alteras o sentido de abertura da mesma ( de modo a teres a área livre para manobra da porta)... de resto parece-me bem.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.