Argos
Membros-
Posts
664 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
1
Content Type
Profiles
Forums
Events
Everything posted by Argos
-
sim, mas existe um certo tipo de contractos chamado Construcao, muito utilizado pelos oorganismos publicos onde o arquitecto perde o poder sobre a obra no momento em que entrega o porjecto de execucao. a partir dai o contractante (geralmente um grande empreiteiro) pode fazer o que quiser da obra desde que a entregue ao seu cliente em pleno funcionamento. na verdade a especilizacao de competencias esta a servir nada mais nada menos que estes tipos que despoi entregam obras fraquissimas, sem que niguem de por ela, enquanto fazem um dinheirao.
-
Milão | Projecto urbanístico para Milão | Alvaro Siza Vieira
Argos replied to Peter's topic in Arquitectura
O siza tem a partida 4 obras em Lisboa, 2 no chiado, mais o Pavilhao de Portugal e um edificio de habitacao e escritorios na Rua do Alecrin. De resto nao tem muitas obras no Sul, nao sei se por opcao propria ou se por mero acaso. -
deinhac, parece que o grande problema aqui esta na questao da genuinidade do edificado, a verdade e que o desdem que nos temos pela "Arquitecura Rustica" se deve em grande parte ao facilitismo, industrializacao e afins a que tal Arquitectura se propoe na generalidade dos casos sem ter em conta a qualidade do processo e metodologia e cedendo a cliches e "tiques" muitas das vezes despropositados. Basicamente uma aplicacao de receitas generalizadas e que hoje em dia pouco de rustico tem. Por isso se a senhora tiver o capital disponivel para fazer uma verdadeira reabilitacao usando na generalidade tecnicas ancestrais, e se propuser a pagar a um gabinete especializado em reabilitacao para isto, sim aprovo a sua decisao. agora se o sentido for fazer uma estrutura interna de betao armado, misturar a cal com o cimento, e fazer uma copia barata do antigo cheia de tiques sem sentido nenhum certamente terei de desaprovar. aconsselho assim a contactar ateliers e perguntar que experiencia tem e reabilitacao, mais quem em "estilo rustico", e desta forma consultar o portfolio dos mesmos para compreender que experiencia terao na area.
-
nao me levem a mal mas pessoalmente, nao acho piada nenhuma. nao que pense que seja mau terem os Arquitectos, mas acho mal removerem os outros smiles, porque eles sao muito importantes na exposicao de ideias, ou sentimentos. por isso, se conseguirem meter o Calatrava nervoso, o Siza exterico, o Souto a chorar e por ai a fora, se calhar ate ganhavam alguma coisa, mas assim, acho que nao se tornam muito uteis. seria tambem engracado ver o foster a porrada com a Zhaha ou com o Rogers, qqr coisa desse genero, ai, acho que se tornariam mais interessantes.
-
deste objecto em especial, realmente nao vejo utilidade, mas e com certeza um bom objecto de estudo e uma boa experiencia...
-
O grande problema aqui e que parte daquilo que nos consideramos trabalho de arquitecto, sera no futuro considerado trabalho do designer de interiores, cada vez mais o arquitecto e o tipo que mete um edificio em pe, ou que proporciona (no sentido de proporcao) uma fachada e assegura que o edificio respeita normas e leis. Se se continuarem a separar as aguas como se esta a separar, nao havera possiblidades de conjugar exterior com interiores, porque o cliente tera a possiblidade de entregar os interiores a um Designer, que desde que respeite as tipologias dadas por um arquitecto, podera adulterar todo o sentido de qualificacao de espaco que um arquitecto criou. Imaginemos que o cliente quer apenas criar uma loja de telemoveis a esquina, mas que ao mesmo tempo ambiciona criar uma boa imagem de inicio, com logotipo, decoracao, estudo de cores etc... sera de supor que este trabalho seja levado por duas ou tres pessoa no maximo, mas se continuar-mos a separar aguas, serao precisas 10 pessoas para elaborar um projecto, designer Grafico, designer de interiores, web designer (se existir um site) designer de equipamento, arquitecto, e provavelmente engenheiros para especialidades, e a verdade e que um cliente pequeno nao pode pagar isto (agora imaginem que e um Restaurante). Conheco um atelier especilizado em Hospitais com uma equipa de 6 ou 7 Designers de interiores, e no fim o que acontece e que a Arquitectura e negligenciada porque os responsaveis se fiam no design de interiores, ao mesmo tempo que isso vende muito mais o projecto que a arquitectura em si. a meu ver, a Arquitectura e a confluencia des diversas areas, e o design (interiores e equipamento) sao especializacoes dentro da mesma area, mas decidir quando e que uma comeca e acaba e algo de muito complicado.
-
eu tinha um colega que queria ser reformado :D
-
Maior plano urbano do país nasce em Laborim (Vila Nova de Gaia)
Argos replied to Dreamer's topic in Arquitectura
em relacao as cidades, existe uma questao que todos nos conhecemos, mas de que raramente nos lembramos. nao tenho a certeza quanto a definicao de ares metroplitanas em Portugal, nem como Politicamente se "destribuem/definem", mas a verdade e que nas duas principais areas metroplitanas de Portugal (Lisboa e Porto), ha uma lacuna de poder a nival da area metroplitana, que possa com poderes acrescentados em relacao as autarquias gerir um um conjunto de cidades cujo aglomerado urbano nao tem fronteiras definidas. A verdade (e por muito bons autarcas que tenhamos) e que os interesses politicos colidem quando a gestao de um territorio tao vasto e disperso e feita de uma forma quase exclusivamente local. Em relacao a Lisboa posso dar o exemplo do Satuo e que a primeira tentativa de criar um meio de tranporte nao viario circular a cidade. No entanto e projecto e um fracasso, porque estupidamente nao vai sequer ao Cacem, nem tem plano de se estender para alem deste. O projecto e caro, e (para variar) nao exitiu coordenacao entre as Camaras de Oeiras e Sintra. E este e por fim um dos grandes probelmas deste pais, as decisioes sobre urbanismo, Geografia, e arquitectura, estao nas maos de advogados, economistas, gestores, e engenheiros electrotecnicos... -
Villarrica, Chile | Termas Geométricas | German del Sol
Argos replied to Dreamer's topic in Arquitectura
Dreamer, satisfaz a minha curiosidade, Geometricas ou Geotermicas? ups, vi agora meso que a culpa nao e tua, lol... pronto, peco desculpa, presumo que seja um trocadilho de pormocao.... -
se o terreno e grande ou nao depende de uma serie de factores, localizacao, indices de ocupacao impostos pelo PDM , tipo de casa e jardim /terreno agricola que possa ambicionar. acho que um projecto feito hoje devera prever um destaque desde o primeiro momento, nestas coisa, quanto mais cedo se comecar a pensar melhor, ate por uma questao de acesso, esgotos, permiablidade dos solos, indice de ocupacao, e imposicao de um respeito pelo edificado. Por isso, mesmo que nao faca ja o destaque, acho que sera de bom tom pedir opiniao aos tecnicos com que esta a trabalhar ou mesmo junto da camara, prevendo o destaque do terreno. A vantagem sera obviamente uma maximizacao do interesse comercial da parcela a destacar, imposicao dos limites de implantacao, cercea etc...
-
mais alguem a pensar em Paint Ball ?:(
-
Haaksbergen, Holanda | Villa Meindersma | Architekten Cie
Argos replied to Dreamer's topic in Arquitectura
clima porreiro para disfrurtar? na Holanda? -
Haaksbergen, Holanda | Villa Meindersma | Architekten Cie
Argos replied to Dreamer's topic in Arquitectura
a envolvente e um tipico bairro habitacional do Norte da Europa, nada de mais, e nada de menos. a questao e que na verdade, este e mais um daqueles edficios que poderiam estar em qualquer outro sitio (aparte dos acabamentos que nitidamente se enquadram com a envolvente). os espaços interiores, sim sao deveras interessantes, e fazem lambrar a sala principak do milenium Falcon :( -
por isso mesmo se pensares sempre em milimetros tudo se torna directo, ate a escalas em layout se tornam directas. no entanto nada te obriga a ir pelos milimetros quando cotas ,podes cotar em metros ou em milimtros reduzindo a precisão. mas na verdade e tudo uma questao de habito, so acho que nao me habituaria ao sistema Imperial (mas que grande confusão).
-
e tambem da jeito se quiseres ir para fora :(
-
Haaksbergen, Holanda | Villa Meindersma | Architekten Cie
Argos replied to Dreamer's topic in Arquitectura
eu tambem queria fazer uma casa redonda quando tinha 12 anos :( -
O Dubai esta a fazer uma aposta alta, nao tinha, nada que fazer ao dinheiro do petrolio, mas tem uma situacao geografica excelente, entra a Asia e a Europa esperam ser a cidade que ira fazer a "ponte" entre as potencias asiaticas e acidentais, ou, porque nao, tornaren-se uma Las Vegas com Praia. E deixem, estar se tiverem falta de gente, eles "importam"... nao estou a dizer que e bom (principalmente porque terao a capacidade de tirar turistas ao Mediterranio), mas a verdade e que eles estao a apostar tudo nisso....
-
por paixao, e sem algum relacionamento com arquitectura, Historia, para ir com a arquitectura, tenho uma quantas opcoes desde os mestrados aos cursos em si, e pode parcer-vos estranho mas acho que um curso de Gestao dava um jeitao... neste momento estou a oensar ir fazer um mestrado em eficiencia energetica de edificios.
-
Being lazy? pessoalmente acho que uma cidade so se conhece a la pata, ou quando muito (e aconcelho para Paris), de bicicleta, infelismente a dispersao territorial das cidades Portuguesas (ou monte acima monte abaixo), impossiblitam estas opcoes em Portugal. admito que nao a nada como o conforto do automovel, mas a verdade e que estes nao nos permitem viver a verdadeira cidade.
-
Casa de Retiro Espiritual | Sevilha, Espanha | Emilio Ambasz
Argos replied to Dreamer's topic in Arquitectura
pessoalmente abomino o excessivo simbolismo da forma neste projecto, parece-me realmente barato a forma com que se lidou com a imagem do edificio, e parece-me ir demasiado no encontro a simetria de uma igreja. basicamente (e ja que temos falado tanto deles), parece-me do ponto de vista da paisagem um verdadeiro mamarracho.:( -
peco desculpa pelo meu lapso, nao reduzes a velocidade, neste caso aumentas, deminuirias se fosse para fotografar a luz das velas.
-
bem, eu sou de Lisboa, mas estou actualmente a viver em Londres, por isso votei fora de Portugal
-
pela minha experiencia, o melhor ate sera trabalhar em milimetros....
-
Beijing | Estadio Olimpico | Jacques Herzog e Pierre de Meuron
Argos replied to ARA's topic in Arquitectura
:bash::icon_evil_laugh::bash::icon_evil_laugh::bash:
