Ema.enm Posted June 19, 2008 Report Posted June 19, 2008 Não vi nenhum tópico com trabalhos da FAL, de 1º ano, o que me motivou a ser a primeira! É sempre bom ver as diferenças e semelhanças do tipo de trabalho pedido e resultados. Assim, muito resumidamente, explico o enunciado da última fase deste ano (2º semestre): Pretendia-se, como uma alusão à história dos 3 porquinhos, uma habitação individual ou colectiva para três porquinhas. E, como dita a história, existem 3 materiais diferentes: um mais frágil (foi-nos sugerido o vidro para que não usássemos palha ); um outro que remete-se à madeira; e, por último, um de masssa, resistente (betão, tijolo...). As três personagens seriam artístas (uma música, uma artísta plástica e uma bailarina) e, como tal, requeriu-se uma área mínima que serviria de atelier para cada uma das profissionais, atentando às condições óbvias e essenciais a cada uma das actividades (como por exemplo a luz indirecta para a artísta plástica). O terreno escolhido foi perto do cais do Ginjal, junto a Cacilhas, é numa encosta virada quase a Norte, pelo que passámos algum frio quando o visitámos . O meu projecto responde a estes problemas ou requesitos, talvez menos na parte dos materias... Mas isto vai lá um dia!:icon_pistoles: Quote
tatlin Posted June 23, 2008 Report Posted June 23, 2008 :)Assim por alto parece ser um bom projecto Quote
Ema.enm Posted June 23, 2008 Author Report Posted June 23, 2008 :) obrigada... sei k podia tar mais perfeito, pensado ou acabado mas acabei por gostar também! Quote
lllARKlll Posted June 24, 2008 Report Posted June 24, 2008 Assim de repente, volumetricamente, pareçe uma sucessão de Dólmens...que não pareça depreciativo, já que gosto do conjunto/aglomerado... Quote
Ideal is boa? Posted June 25, 2008 Report Posted June 25, 2008 Grande Nela!Assim é que é!!A desbravar caminho e a mostrar como é que se faz!Parabéns pelo trabalho e pela “ousadia”!! Quote
Ema.enm Posted June 25, 2008 Author Report Posted June 25, 2008 ahah! eu ainda não sei como se faz. Já agora mostravas o teu para não ficar sozinha Isso sim seria ousadia! Quote
Leal Posted July 29, 2008 Report Posted July 29, 2008 Bem pelo que vi deu para perceber que é um projecto bastante interessante... Eu estudo na Universidade Lusíada de Angola, 1º ano, e cá nós no final do ano teremos de fazer um projecto que até certo ponto assemelha-se ao vosso ("A casa atelier"). Parabéns pelo projecto. Quote
Ema.enm Posted July 29, 2008 Author Report Posted July 29, 2008 obrigada pois o nosso projecto requeria mais algumas coisas e, infelizmente, o tempo disponível foi pouquinho. Podes também postar o teu ! :) Quote
Mark Posted July 31, 2008 Report Posted July 31, 2008 nao consigo abrir as imagens podes tentar anexar uns ficheiros mais pequenos? as vezes tb me acontece o mesmo com algumas imagens q ponho aqui. Quote
AnaS Posted July 31, 2008 Report Posted July 31, 2008 eu tambem nao consigo abrir as imagens e gostava de ver... Quote
Arq.to Posted August 2, 2008 Report Posted August 2, 2008 Os problemas dos anexos já estão corrigidos. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
dos Santos Posted August 29, 2008 Report Posted August 29, 2008 parece-me um projecto porreiro (tirando o facto de partir da história dos 3 porcos). axo k está bem integrado no espaço e gosto da maneira como os volumes se relacionam entre si e com o lugar Quote
ricardo Posted September 22, 2008 Report Posted September 22, 2008 é possivel meter as imagens com maior resolução, ou entao maiores? É que quando faço zoom para ver melhor ou ler o texto fica tudo pixelizado....:rolleyes: Quote
Ema.enm Posted September 24, 2008 Author Report Posted September 24, 2008 Aqui estão as imagens um pouco mairores... penso eu. :rolleyes: Quote
ricardo Posted September 25, 2008 Report Posted September 25, 2008 obrigado pelas imagens, eu não conseguia ver antes, mas pelos vistos era tava td ok...desculpa o trabalho extra... Quanto ao teu trabalho, achei piada á tua ultima frase, quase em forma de confissão dizeres k a parte dos materiais, nao foi alcançada. Era isso mesmo que te ia perguntar, de que forma isto se inspirou na história, e qual a distinção entre as habitações, penso que era de um potencial muito grande... Mal vi a foto do local comecei a me questionar porquê que não deste continuidade á lógica de desenvolvimento horizontal do que parecem ser armazens de pesca ou coisa do tipo, e optaste pela subida da escarpa, desde a cota 6 á 19...tens mais ao menos 110 degraus, até pode ser justificável com o teu desejo de privacidade, e a provavel vista... Mantendo as tuas ideias se calhar alterava duas coisas, em vez de ter umas escadas monumentais ( desculpa estudo em coimbra), podias usar pequenas praças como patamares e mesmo deixares de ter as escadas alinhadas, quase um pouco como acontece em alguns lugares em lisboa, onde sobes umas escadas, tem uma praceta, depois outras escadas etc... Nessas pracetas poderias ver a conseguir reforçar os jogos que fazes com as coberturas e desniveis, e cada artista poderia usar esse espaço para mostras pessoais. Não consegui perceber se as coberturas eram acessiveis, o que a meu ver tem todo o sentido que sejam... De alguma forma este projecto faz-me lembrar a habitação do Arq. Alvaro Leite Siza, a CASA TOLÓ, como é de 1º ano não me preocupa tanto ver se está tudo a funcionar, se bem k é fundamental, mas procura sempre pensar, se partires uma perna, ou se trazes 10 sacos, ou uma tela de 2 metros, ou se simplesmente tens um amigo em cadeira de rodas... Acredito sinceramente que com alguns ajustes seria um belissimo lugar para trabalhar e mesmo ir beber um copo ao fim do dia...gostei também do facto de trabalhares a luz zenital, e pensares em formas de tornares mais dinamicos os espaços de trabalho... Quote
Recommended Posts