3CPO Posted May 28, 2007 Report Posted May 28, 2007 Voluntários para a TrienalPretende-se que estes Guias de Exposição tenham a capacidade de acompanhar e elucidar os visitantes constituindo assim uma experiência formativa complementar ao percurso académico. Pretende-se que cada voluntário assegure uma disponibilidade mínima de 5 dias por semana durante um mês (Junho ou Julho). Para cada voluntário está previsto o pagamento do passe social; das refeições durante o horário de trabalho; a atribuição de dois livre-trânsito (com acesso a todos os eventos da Trienal excepto a Conferência Internacional) e ainda o Kit Especial Trienal, que inclui todos os materiais gráficos editados. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A organização da Trienal de Arquitectura de Lisboa vem por este meio convocar todos os incritos no programa de voluntariado para uma reunião no próximo dia 30 de Maio, 4ª feira, pelas 11h, no Pavilhão de Portugal (Parque das Nações, Lisboa). Devem dirigir-se à entrada do Pavilhão, onde serão recebidos por Cláudia Castelo e Rita Sobreiro. Esta reunião consistirá numa visita à exposição, formação para voluntários e constituição de equipas. Seria interessante saber quem vai para o pessoal se conhecer... :icon14: Quote
asimplemind Posted May 28, 2007 Report Posted May 28, 2007 a altura não é nada boa para este tipo de acções, no entanto gostaria imenso de participar... Mas pedir estudantes de arquitectura nos meses de junho e julho é complicado porque estão todos em hibernação :) Quote
Vampir0 Posted May 28, 2007 Report Posted May 28, 2007 Kandinsky, isso quer dizer que vais como voluntário? Eu inscrevi-me para as conferências, mas ainda não paguei (caloteiro *coff*). Os voluntários vão estar presentes nas conferências para orientar a malta? Quote
3CPO Posted May 28, 2007 Author Report Posted May 28, 2007 Kandinsky, isso quer dizer que vais como voluntário? Eu inscrevi-me para as conferências, mas ainda não paguei (caloteiro *coff*). Os voluntários vão estar presentes nas conferências para orientar a malta? Sim, inscrevi-me apenas para o mês de Julho... tal como o asimplemind referiu, a altura de Junho e Julho é a pior para nós, daí o prolongamento dos prazos de inscrição para voluntários. As maioria dos estudantes das faculdades de Lisboa têm entregas e exames em Junho ... alguns até Julho... Os voluntários não farão serviço nas Conferências Internacionais... Ainda não pagaste? Então algo me diz que já não consegues vaga... :) Quote
Ivo Sales Costa Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 Perdoem-me a ignorancia, mas vão para lá em missão voluntária porquÊ? Que beneficios se vão retirar dessa experiência, mais uma vez, e de novo, e mais uma, e repita-se outra, NÃO REMUNERADA????? Mas isto agora instituiu-se o regime de exclusão ao vencimento de todos quantos estejam ligados à arquitectura? Ou só vão ganhar verdadeira consciência das coisas quando estiverem num estágio não remunerado inscrito na ordem e ainda assim os tubarões vos vão exigir 150 euros por módulos de formação onde, por exemplo, em deontologia, se mete gente de nível curto dizendo que nao cobram por projecto porque ganham à comissão das marcas de material utilizado? Perdoem-me o desabafo mas parece-me que este notável, porque é notável, espirito de sacrificio dos nossos jovens é absolutamente inconsequente e ninguém se presta a um protesto convincente. Lastimável na minha opinião, perdoem-me o desabafo. Quote
3CPO Posted May 29, 2007 Author Report Posted May 29, 2007 Quando decidimos ir a um parque, pagam-nos? Quando vamos a um museu ou ao teatro, pagam-nos para ir? Do meu ponto de vista, faço-o por prazer e não o vejo como uma obrigação ou sacrifício... :happy: Quote
piroclasto Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 Do meu ponto de vista, faço-o por prazer e não o vejo como uma obrigação ou sacrifício... Caro Deisler, as inscriçoes para voluntariado do Euro 2004 nao s esgotaram num flash por acaso. Quote
Dreamer Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 Ser voluntário é diferente de ser escravo... Pode-se fazê-lo por gosto e por prazer de ajudar e aprender, mas estámos a prestar um serviço a alguém... e isso conta... ou pelo menos devia contar... Tanto quanto sei, o voluntariado do EURO 2004 era pago, assim como são pagas outras iniciativas similares mas a escalas mais pequenas, claro que ninguém está à espera de ficar rico a fazer voluntariado, mas uma remuneração para fazer face às despesas é profundamente recomendável... Posso dizer que durante 2 anos fiz voluntariado numa recriação medieval em Santa Maria da Feira. Lá pagam qualquer coisa como 2,50€ por hora... que julgo ser um valor aproximado daquilo que foi pago durante o EURO 2004... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
mrc64 Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 Esperem sentados... trabalhar para aquecer é mesmo só para quem pode, não é para quem quer.. Quote
3CPO Posted May 29, 2007 Author Report Posted May 29, 2007 Para cada voluntário está previsto o pagamento do passe social; das refeições durante o horário de trabalho; a atribuição de dois livre-trânsito... Quais despesas? :) Quote
Dreamer Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 Era precisamente desee tipo de despesas que eu estava a falar Só esses livre-trânsito já são "aquela coisa" :D Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
3CPO Posted May 29, 2007 Author Report Posted May 29, 2007 Só não percebo o porquê de dois livre-trânsito... Enfim... :) Quote
Ivo Sales Costa Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 Dois livres trânsito que custam o quê à Trienal ? Quantos Livres Transito serão necessários, para pagar justamente com o devido custo para a organização, o vosso trabalho? A questão aqui não é o pagar, a questão é o quanto se paga e qual a implicação do gasto na gestão do evento. Em Portugal a coisa funciona da seguinte maneira: o empregador tem lucro de 100, paga 20%, tem custos de 10% e fica com 70% para si. Os 70% que ficam para si são invariavelmente fundos que se não chegam a aplicar a não ser em beneficio próprio criando uma estagnação do capital ganho fazendo aquilo que em economia se caracteriza por regressão do investimento, é ridiculo. Mas com patrocinios na ordem dos 10 mil euros, entradas ao preço que todos sabemos e ainda mais participações da ordem, do estado e mesmo da propria camara de Lisboa, alguém duvida que poderia ser pago algo condigno? com um minimo de dignidade? Não estou a falar em 1000 euros, falo nuns miseros 400 euros cuja saída do bolo de receitas da trienal teria uma implicação minima nas contas finais e que resultariam em injecção do lucro na economia do país, isto não é raciocinio dificil, são factos. Depois o rebuçadinho do termo "voluntários"... uma organização de milhões a precisar de voluntariado é por demais ridiculo. E eu quando vou a um museu, exposição, concerto geralmente pago, e bem! Mas se por lá andasse a trabalhar de certeza que me pagariam qualquer coisinha.... Quote
m a r g a r i d a Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 quem me dera ter sabido disso mais cedo. se assim fosse também me teria candidatado ao voluntariado :) Quote margarida duarte
Pedro_Ribeiro Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 deisler tem bem rezão.... quer dizer...em 150euros para se inscreverem nas conferências precisam de voluntários...com os apoios financeiros, que não devem ter sido tão poucos, precisam de voluntários... há qualquer coisa mal aqui... e sim, os "voluntários" do euro2004 eram pagos! o meu irmao trabalhou no algarve e não foi para lá por caridade... e neste caso, em meses que, tal como já foi referido, tá tudo com entregas... estes gajos aproveitam-se da boa vontade das pessoas... que cara de pau... Quote
3CPO Posted May 29, 2007 Author Report Posted May 29, 2007 estes gajos aproveitam-se da boa vontade das pessoas... Penso que assim os que lá andam vão por gosto... evita-se o ambiente da faculdade... A maioria anda por lá com ar de sacrifício e obrigação... :) Quote
m a r g a r i d a Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 agora é que disseste tudo kandinsky! de facto, quem corre por gosto nao cansa! é necessario voluntários, seja lá por que for? então quem quiser realmente que se candidate. os que nao se candidataram, seja por que motivo for, então que não torçam o nariz, que não digam mal.....oh tipico português! :) Quote margarida duarte
joaoandiascarvalho Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 Esta situação faz-me lembrar os estágios não remunerados... só vai quem quer, e só não paga quem não tem vergonha. Se não houvesse voluntários tinham que contratar a alguem. Quote
Vampir0 Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 pimba... na mouche! :clap: P.S.: No entanto, tenho a certeza que no fim, ou até mesmo durante, surjam umas surpresas bastante agradáveis para os voluntários. Quote
3CPO Posted May 29, 2007 Author Report Posted May 29, 2007 Bem, acho que o propósito do tópico não era bem saber se era lícito ou ilícito participar no voluntariado, mas saber se haveriam membros do Arquitectura.pt a participar de modo a podermos combinar um café ou qualquer coisa... Agora fiquei curioso... Qual seria a remuneração que consideram a mais justa para este tipo de actividade? :) Quote
m a r g a r i d a Posted May 29, 2007 Report Posted May 29, 2007 acho que não tem nada a ver com o que foi dito anteriormente...uma coisa é o estagio nao remunerado, em que estamos meses a fazer trabalho escravo sem vermos uma recompensa por isso, outra coisa, completamente diferente é estarmos 3 ou 4 dias, a fazer sabe-se lá o quê (duvido que seja trabalho de atelier ou de faculdade!!). para um existe a necessidade, para outro a curiosidade! Quote margarida duarte
joaoandiascarvalho Posted May 30, 2007 Report Posted May 30, 2007 Prestação de serviços pagos à hora. Neste caso, o cliente seria a organização do evento. Acho que seria mais justo, e mais digno(principalmente) para todos. Considero um abuso essa coisa de recrutar voluntários. De qq forma a ideia do café e da qq coisa parece-me fantástica!:) Quote
joaoandiascarvalho Posted May 30, 2007 Report Posted May 30, 2007 Olá Mondrian! A minha crítica vai para quem tem a lata de se lembrar que de certeza existe sempre alguém, estudante ou não, que não se importa de, durante esses dias (não sei qtos), trabalhar gratuitamente, e não para quem se oferece para o fazer. Cada um é livre de optar da forma que entender, e eu com isso não tenho nada. Considero até um acto de coragem para o fazer... eu não era capaz. Em relação ao estágio, não pagam nem passe social nem refeições, por isso...vamos todos vestir a camisola da Trienal! Estou a brincar contigo!:) Quote
m a r g a r i d a Posted May 30, 2007 Report Posted May 30, 2007 lol tenho de concordar contigo, a questão é que é este o mundo em que vivemos...por isso, temos de saber lidar com isso e ai cada um veste a camisola que quiser :) Quote margarida duarte
Recommended Posts