Jump to content
Arquitectura.pt


DWG em "Powerpoint"


Seraph

Recommended Posts

Boas, Gostava de saber a vossa opinião quanto à melhor forma de exibir plantas, cortes, alçados, etc (dwg), neste caso são desenhos com alguma dimensão e detalhe, numa apresentação de powerpoint... Já experimentei de diversas formas, export para metafile, plot em jpg e em eps. O último foi o que mais me agradou, foi o que melhor resolução consegui imprimir, no entanto, quando abro a imagem no powerpoint há cores que alteram inexplicavelmente :) Não sei se será por estar a usar o openoffice aqui no atelier, vou experimentar em casa no powerpoint. Saudações

Link to comment
Share on other sites

O illustrator é um software de desenho vectorial similar ao autocad, se lhe retirares a parte técnica da coisa. Se importares um eps ou um dwg para o illustrator ficas com o trabalho de linhas resolvido, depois é só dares expressão ao desenho quer pelo dominio das espessuras de linhas, quer pelo dominio das tramas. As tramas no illustrator são várias (podes até usar uma imagem por exemplo). Se alguém conhece o Corel a abordagem é a mesma. Delimita-se a zona da trama (não temos é o pick point do autocad, mas temos snaps que ajudam) e depois escolhe-se as propriedades fill dessa figura. É simples mas trabalhoso quanto baste. É a opção a escolher para os que querem elevar a qualidade gráfica dos desenhos de arquitectura.

Link to comment
Share on other sites

caro michaeloureiro o layout nao consegues o WMFOUT, tens que escolher as entidades que queres exportar, nesse caso se queres colocar o layout tens que fazer uma impressão para .pdf ou .jpg, mas ai perdes qualidade (.jpg) A grande vantagem do WMFOUT é que se mandares o ficheiro que normalmente é muito pequeno, podes cola-lo em AutoCAD e converte-lo para entidades de desenho, mas todas as entidades são convertidas em linhas, nada de circulos arcos ou polilinhas, passa tudo a linhas.

Link to comment
Share on other sites

Pois com o WMFOUT (exportar para metafile :)), mantem-se a qualidade vectorial da coisa, podendo posteriormente editar-se a espessura das linhas como já foi dito e até que é levezito... agora mete-se o problema dos hatches... não tendo o Illustrator, nem o Corel, nem grande margem de tempo para estar a editar o metafile, como resolver os hatches? Questiono porque no caso dum hatch sólido, o metafile divide-o, e depois no powerpoint (possivelmente se for para impressão não se notará) surge a mancha de cor com linhas a fraccioná-la... Horrível! Cumprimentos Seraph

Link to comment
Share on other sites

Seraph
Quanto aos hatches o truque é passar do solid para dots.... o que nem sempre resolve pk a densidade dos dots convem ser grande... mas é uma possibilidade.
Outro pormenor importante é que ao selecionar a imagem convem fazer um regen antes de fazer o WMFOUT, e adaptar a area grafica ao tamanho da imagem, ajustando a linha de comandos por exemplo.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.