Jump to content

Recommended Posts

Posted

Abro este tópico de forma a criar outro tipo de dinamismo nesta secção do fórum, desafiando outros users a fazer o mesmo. Não há que ter receio, a arquitectura agrada a uns e desagrada a outros... é a lei da vida! O objectivo primário de abrir este tópico é o de fazer um "diário de bordo" de um projecto até à fase de construção e finalização da obra. Provavelmente irá durar uns longos tempos até chegar ao fim, mas penso que será interessante de acompanhar. Trata-se de um projecto de recuperação de uma habitação para férias na Ilha de Santa Maria nos Açores. Uma casa típica desta ilha com todas as características rurais de uma casa de campo, forno, espigueiro (demolido)... O projecto foi-me encomendado no inicio deste mês e está apontada a visita ao local para o inicio de Novembro. Para já o que se pode adiantar acerca das pretensões do cliente para o projecto, é a criação de uma tipologia T3. Pretende ainda uma cozinha/sala, vulgo kitchnet. A ideia inicial por parte do cliente era a demolição total da habitação, opção que recusei de imediato uma vez que seria uma má opção por motivos que devem compreender. Foi aceite! Para já fica então umas fotos do local e uma planta feita à mão pelo cliente.

Posted

Muito bem Pedro. Parabéns pelo trabalho e pela sã atitude de o apresentar aqui no fórum desde o início. O local parece muito interessante e realmente o pior que podia acontecer era uma emolição completa da existência. Fiquei intrigado, como é que o teu cliente chega à casa? Tens ali um belo de um caminho de cabras :O fico à espera de mais imagens e dos desenvolvimentos :)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Espero que deste, advenham criticas construtivas... e NÃO DESTRUTIVAS

Também o espero! Boas ou más, que sejam proveitosas.

Fiquei intrigado, como é que o teu cliente chega à casa?

Não é só a ti que intriga! Também não faço a minima ideia. Só quando for lá é que vou tirar essa dúvida!
Posted

De facto, parece ser um bom topico. Acompanhar o desenvolvimento de um trabalho. O local e programa é interessante, colocar de lado a demolição é um principio base para fazer um exelente trabalho. Força!

Posted

Vai ser uma festa para levar os materiais e maquinas até lá....lol... O local parece-me belissimo, vai ser interessante as opções dos materiais, por causa da humidade.. Por mim vais ter sempre mensagem no topico, parece-me interessante... Parabens pela iniciativa...

• 1 month later...
Posted

Este projecto neste momento está em "banho maria". Foi apresentada a proposta de honorários e claro... ai ai que "pensei que era de borla". Como tal par já não existem mais novidades!

Posted

Apesar das criticas (nem sempre maliciosas!) que faço a alguns trabalhos como já o fiz ao Peter , fico mais revoltado com a "sociedade" que não respeita os arquitectos do que me insultarem. Preocupa-me o cidadão comum ,que numa consulta médica que não dura mais do que 10 minutos e pagar 80 Euros (às vezes por uma simples receita) e não questionar, e depois pensar que os arquitectos trabalham de "borla" ou são "careiros" por fazer meia duzia de "bonecos"! Por isso Peter, espero que os teus clientes voltem atrás ou então que apareçam projectos novos!;)

• 2 weeks later...
Posted

Respondendo um pouco a todos...

Gupina, de facto esta situação é bastante comum. É engraçado que o argumento do médico como referes, é por mim utilizado com alguns clientes. Neste também foi o caso. O que eles fazem, é encolher os ombros e dizer "pois". Contudo o projecto não esta de todo "enterrado". Vamos ver o que o futuro nos reserva.

Daniel, infelizmente nada me surpreende nesta sociedade de "fachada".

Sérgio, a intervenção que pretendia fazer e após algumas conversas com o cliente, era manter a casa conforme original. a única alteração era a abertura de um vão no alçado voltado ao mar, que serviria uma zona de mezanine onde funcionaria a sala/cozinha e uma zona de estar. De resto era redesenhar o espaço colocando o restante programa que contemplava três quartos. Também era intenção manter toda a estrutura em madeira, substituindo o necessário.

Saliento que inicialmente não era intenção do cliente manter a casa, mas sim demoli-la. Consegui convencer a não o fazer. Servi de base para esse argumento um pequeno estudo sobre a arquitectura popular nos Açores, com a ajuda do livro que todos devem conhecer. Ele respeitou e compreendeu admitindo que se o fizesse estaria a cometer uma asneira.
Agora resta esperar por novas noticias :)

Posted

Felicito-te pela tua sensibilidade em preservar estas construcções, assim como a paciência e argumentos que por vezes temos que apresentar para mudar a opinião dos proprietários, mas este na minha opinião é um trabalho que cabe a nós, enquanto arquitectos, sensibilizar os donos e nao só, pois os entendidos na matéria somos nós e somos pagos, ou neste caso, voçês são pagos para fazer o melhor trabalho. Eu como estudante de arquitectura ainda no 2º ano, preocupo-me em conhecer mais de perto a talvez futura actividade, e circulo aqui no forum, ainda que ás vezes menos atento a algumas respostas, para tentar perceber o tipo de soluções equacionadas, o que na minha opinião irão talvez me ajudar a mim próprio na vida académica e profissonal. A tua solução parece ser interessante, contudo o resultado final é mais susceptivel a criticas. Espero que esse e outros trabalhos que tenhas na "gaveta" sejam tornados obra! Parabéns Cumprimentos

• 2 weeks later...