Jump to content

Recommended Posts

Posted

pois, é é algo que não consigo viver. e penso que ninguém conseguem viver sem. mas tenho uma pergunta curiosa, será a música inspiradora, alteradora ou modeladora de projectos? podem dois estilos de música diferentes definir um projecto, ou elementos do mesmo? falando por mim, adoro ouvir música quando trabalho, e principalmente na altura que estou a ter a ideia do projecto, no desenvolvimento do mesmo, em estabelecer pormenores,etc. será que ela tem efeitos? ou será que sou só eu com esta paranóia?

Posted

a música, sem duvida que influencia o nosso estado de espírito. e o nosso estado de espírito influencia de certeza o resultado dos nossos projectos. para mim a influência da música sobre os projectos processa-se desta maneira, porque não creio que um determinado tipo de música nos leve a seguir determinado caminho num projecto, enquanto que outro estilo nos leva por outro. penso que não há uma influencia directa da música sobre os projectos.

Posted

Música só quando é pa 'esbandalhar' projectos, ou seja, para entregá.los ;) lool até assobia o rato! Lol Porque para relax, não há nada como o silêncio! Isso sim, é um bom som! :)

Posted

não estás a falar mal, não...há alturas em que o silêncio é o melhor som possível! mas na maior parte das vezes, tenho que ter música para me fazer companhia, se não até me sinto mal...

Posted

bem eu nõa passo nunca sem musica! é a trabalhar é a descansar é a desenhar é a ler é a tocar.... basicamente eu vivo com música sempre a dar... também gosto do silêncio nas devias alturas, principalmente músicas que incluam silencios :)

Posted

Pois é Pedro, concordo contigo! A musica tem influencia...mas até k ponto?? perguntamo-nos cada um de nós. O tipo de musica k ouvimos diz muito de nós e do tipo de universo a que pertencemos! é claro k de certo alguem k ouve uma musica em k o cantor nao se cale do principio ao fim, nao terá mta concentração e nao se deixará afundar nakele universo arquitectonico k tenta projectar! irá se distrair com recordações k ela traz, virão pensamentos e mais pensamentos bloqueando um momento de criatividade. mas acabo por ser um pouco suspeita, pois nao sou adepta, de musicas constantemente faladas, prefiro outros estilos k nos embriagam num ambiente proprio nosso em k a mente se dilua nele. enfim adoro criar arquitectura dum modo mt coreografo na mente!! sim a musica tem influencia...aliás a arquitectura acaba por ser uma musica. tanto temos introdução, cmo temos momentos em k exploramos a rapidez e a pausa, rasgos sonoros e visuais e todo um jogo de movimentos e velocidades...

Posted

A cada área do meu trabalho correponde um estilo que música diferente.;)

P.e :
>> Para projectar e criar...vou-me embeber em silêncio ou música clássica, caso contrário estaria a saltar, a cantar e a ter comportamentos anómalos :).

>> Na fase da criação de uma maquete, vai tento um percurso do genero: Bossa Nova ( fase inicial ) e acaba em Samba, Mettalica ( Fase final, música a abrir, para despaxar ).

>> A música tem de facto efeito nas pessoas psicológicamente. Por exemplo nas escolas de marketing, um dos fantásticos exemplos que dão é que, numa grande superficie alimentar de fast-food, como o MDonald's...quem é que já reparou que 90% da música é bem mexidinha, nas horas de ponta ( almoços ) ??
( Objectivo: Fazer com que as pessoas se MEXAM a comer e dêm lugar a outros consumidores bem rápidos )

Posted

Tal como a música, também a cor influencia a arquitectura e leva a determinados comportamentos ou vivencias... Nao digo que tenha uma influencia directa ou instantanea, mas mexe com os sentidos, tal como outras coisas... PS: Há quem não passe sem uma velinha de insenso no seu quarto... :) Abraços

Posted
Cinaminaminamina não é só a musica, como disse o |Kandinsky| (a cor) o vermelho e amarelo do Méque não é por acaso assim como o mobiliário um tanto ou quanto desconfortavel, para as pessoas não se ficarem a 'refastelar' depois de comer.
Posted

Eu adoro ouvir música...Penso que devemos saber ouvir música, assim como apreciar o silêncio...por vezes nada soa melhor!
(Por vezes a música estimula/motiva estados de espírito...)

• 2 weeks later...
Posted

uhm, ja tive conversa com um de meus mestres.. e ele me citou a influência das cores no fast-food.. a influência do amarelo como uma cor que desperta a criatividade e a cor vermelha que torna a pessoa ativa, essas cores aceleram a movimentação das pessoas no caso do Mac Donald's.. creio que a música tb tenha a sua influência.. aqui na minha cidade todos os restaurantes ou sorveterias que tem fachada azul estão a falir ou ja faliram :p para mim a música funciona bem.. quando quero ter um insight qualquer para resolver algum problema projetual, coloco um som calmo (clássico, bossa ou MPB) depois que consigo de olhos fechados visualizar o ambiente e andar por ele ponho-me à rabiscar no papel tudo o que me vem. Os rabiscos são filtrados e, quando chega a hora de realizar a planta baixa com a idéia pré definida, eu costumo ouvir algo que imponha ritmo.. dai entra um Motörhead, Korpiklaani, Rappa, Johnny Cash, Helloween..:s dessa forma o tempo passa e eu não percebo as pernas dormentes de ficar sentado. :p