Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá! Decidi ingressar no curso de arquitectura, porque sempre me interessei por esta área e porque acho que apesar de tudo, ainda é um curso que vale a pena, tanto pelo ordenado como pelas saídas profissionais que por escassas que sejam ainda existem e vão dando conta do recado. Afinal de contas, não conheço nenhum arquitecto desempregado.. Eu já tenho uma licenciatura em Design multimédia, mas a partir do momento em que ingressei no mercado de trabalho cheguei a uma triste conclusão.. Se quero realmente investir no design (mais propriamente, modelação e animação 3d) tenho de ir forçosamente para o estrangeiro. Em portugal o que se faz nesta área é parco em apoios e inovação, os designers passam fome, acabam a dar aulas de educação tecnológica aos putos ou a trabalhar como freelancers a fazer sites, e eu considero que não foi para isso que tirei o curso. A minha questão, directamente para arquitectos a exercer é esta. Será que vale a pena investir em arquitectura durante mais 5 ou 6 anos? Porque no fim de contas o que todos queremos é a garantia de um trabalho estável, que nos dê segurança e se possivel, que nos agrade. E sempre existem certos cursos que nos perspectivam melhor esse futuro, em detrimento de outros..

Posted

O mercado está saturado. Arquitectos desempregados há ai aos pontapés. A profissão está a render mais no estrangeiro. As universidades estão a formar arquitectos como caem maças num pomar. Principalmente as privadas. É assim que vejo as coisas. Eu gosto muito por isso ca estou eu...

Posted
acho que a resposta poderá ser um pouco mais "completa". há uns tempos falavamos disso...houve alguem que perguntou o mesmo, embora quisesse seguir arquitectura como primeiro curso (saia agora do 12º ano).
enfim...arquitectos desempregados, haverá concerteza..assim como professores desempregados, psicologos a trabalhar no macdonalds, advogados debaixo de cada pedra, etc,etc...infelizmente o desemprego é o que mais ha por ai...curiosamente mais em cursos relacionados com artes e letras (ja dizia a minha mae: "letras sao tretas!")

curiosamente ainda à uns dias li que de facto existem cursos que tem mais saidas profissionais e, surpresa das surpresas (ou talvez nao) arquitectura ocupava um bom lugar! (suplemento do jornal de noticias - julho 2007) referia arquitectura como um dos cursos com mais saidas ao lado de outros cursos como engenharia do ambiente, florestal, civil, informatica, electrotecnica e de computadores, medicina, enfermagem. mais curioso ainda referia tambem que os cursos com saidas "a meio gas" seria arquitectura paisagistica, biologia, comunicação e design, marketing e publicidade e psicologia.. (que me perdoem os psicologos..mas nao fiquei surpreendida)

penso que hoje em dia, mais do que se ir para o que se gosta ou para o que se tem jeito, deve se ir para o que o mercado de trabalho exige...senao ja se sabe qual o resultado final!
mas uma coisa é certa: se fores bom/boa tens emprego, tenhas tirado o curso numa publica ou numa privada...até porque hoje em dia isso pouco importa...

o facto de teres conhecimentos noutra area que, com inteligencia poder-se-á ligar perfeitamente com arquitectura (nos factores que mencionaste) ira ajudar te bastante a teres algum sucesso...o resto para completar os 100%, digamos, é aquilo que ja todos nos sabemos: trabalho, esforço e dedicaçao :D mas isso nao sera novidade

portanto...o meu concelho (que vale o que vale) se realmente queres seguir arquitectura, força! e boa sorte
>:(

margarida duarte

Posted

É caso para dizer, os renders rendem mais lá fora! Agarra-te ao curso e tira partido dos conhecimentos que já tens. Esse know-how pode trazer-te algumas vantagens em relação a outros colegas teus. Mas não te esqueças que primeiro vem o bloco e a caneta e só depois o teclado e o rato! ....digo eu....

Posted

Obrigada pelos vossos conselhos e pela força, Margarida e João. Está difícil para todos, mas arquitectura há-de me abrir algumas portas, porque com dedicação tudo é possível. Resta esperar os resultados das candidaturas :D

Posted

Olá. Para ser honesta, também não conheço arquitectos sem emprego. Aliás, todos aqueles que conheço queixam-se por ter trabalho em demasia... enfim uns com tanto e outros sem nenhum. Eu não seria capaz de seguir um curso porque é aquilo que tem mais saídas profissionais... Até porque não acho que uma pessoa só possa tirar um curso durante toda a vida.. por isso acho que se não estás contente com o teu curso, se não pretendes ir para o estrangeiro... Então tira outro curso pelo qual te interesses, sejqa ele arquitectura ou outro qualquer... Quanto mais formação, melhor. Eu também escolhi um curso em que metade do país menospreza mas enfim... Escolhi aquilo que acho que devia escolher.

Posted

E é aquilo que realmente gostas?

Sim, Kandinsky. Eu sou uma pessoa que não gosta apenas de uma profissão.. Gosto de muitas. E, por isso, tive que escolher uma delas... :) E acho que fiz uma boa escolha. É pena é que as pessoas ainda continuem a achar que os psicólogos não servem para nada... É uma profissão tão importante como todas as outras mas enfim...

:icon_chick:
Posted

Concordo com a Ana. Isso do que realmente se gosta é muito subjectivo. Eu também tenho as mais variadas áreas de interesse e podia ter optado por muitas profissões e ser feliz a desempenhar qualquer uma delas.. Mas como disse a Margarida, há que saber conciliar os gostos com aquilo que o mercado de trabalho pede.

Posted

É pena é que as pessoas ainda continuem a achar que os psicólogos não servem para nada... É uma profissão tão importante como todas as outras mas enfim...

:icon_chick:

Mas como disse a Margarida, há que saber conciliar os gostos com aquilo que o mercado de trabalho pede.

pois... todas as profissões são importantes..mas a verdade é que, por baixo de cada pedra existe um professor, o psicologo e um advogado...:nervos:

margarida duarte

Posted

Pois, Margarida, mas também existem advogados, professores e psicólogos bem sucedidos. E não pudemos entrar para um curso logo a pensar que não vamos ter emprego, porque senão nem vale a pena...:)

Posted

Pois, Margarida, mas também existem advogados, professores e psicólogos bem sucedidos. E não pudemos entrar para um curso logo a pensar que não vamos ter emprego, porque senão nem vale a pena...:x

AnaS, tens toda a razao! a minha mae por exemplo, é professora e é uma excelente profissional! acontece é que depois ao fim ao cabo, por algum motivo existira todas aquelas piadas de voltas dessas profissoes, como por exemplo: "o que é que diz um psicologo empregado, para o psicologo desempregado? - menu ou macMenu ? " :)

agora fora de brincadeiras, uma coisa é certa! nunca se ira dizer " os engenheiros informaticos nao tem trabalho...os medicos nao tem trabalho... " porque é infelizmente assim. bons profissionais há em todas as areas, agora há profissionais em demasia em certas areas... e isso nao se pode negar!
" ah e tal, fui para o que gostava, estudei durante 5 ou 6 anos e agora sirvo cafés... " é uma frase mais do que batida hoje em dia, principalmente na area de letras!

continuo a achar que devemos conciliar os nossos gostos em relação ao que o mercado de trabalho pede ;)

margarida duarte

Posted

Simplesmente posso dizer, que a arquitectura vale sempre a pena, quando se realmente gosta e se sente bem, quando se olha para ela ou se imagina algo que se possa fazer. Quer acha trabalho, quer não... acho que qualquer arquitecto, se devera sentir feliz, por poder ter o "poder" de desenhar algo que possa ver de pé e ao seu gosto, mesmo que nunca possa vir a realizar... isso ja sera uma realização saber que tem essa capacidade! Muitos que gostam de arquitectura... ja nao podem dizer o mesmo... Quem tem esse "poder"... aproveite!

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

Simplesmente posso dizer, que a arquitectura vale sempre a pena, quando se realmente gosta e se sente bem, quando se olha para ela ou se imagina algo que se possa fazer.

Quer acha trabalho, quer não... acho que qualquer arquitecto, se devera sentir feliz, por poder ter o "poder" de desenhar algo que possa ver de pé e ao seu gosto, mesmo que nunca possa vir a realizar... isso ja sera uma realização saber que tem essa capacidade!

Muitos que gostam de arquitectura... ja nao podem dizer o mesmo...
Quem tem esse "poder"... aproveite!

Exactamente! Tanto em arquitectura como em qualquer outra profissão, é importantíssimo o gosto que se tem pela área, assim como o empenho... :happy: Sentirmo-nos concretizados profissionalmente é mesmo isso... Ver o nosso trabalho valorizado e gostar do emprego que temos! x(
É claro que estar 5 anos a estudar para ir para o desemprego é no mínimo frustante, mas não se pode abandonar a esperança de conseguir alcançar aquilo que queremos...
Posted

...se há profissão em que o conceito de "emprego" pode ser irrelevante é a do Arquitecto! O Arquitecto pode criar o seu próprio emprego, inclusivamente dando emprego a outros... Não se faz um curso de Arquitectura para ter "um emprego": para isso vai-se para os cursos técnico-profissionais, para a Marinha ou para o Exército! A Arquitectura é um curso vocacional e uma formação abrangente, que nos habilita a uma pleiade de hipóteses de trabalho e de exercício profissional, algumas ainda por inventar. O Arquitecto sabe manusear o espaço, transformar conceitos abstractos em formas objectivas e materiais, é simultaneamente filósofo, poeta e artista, cujos conhecimentos técnicos desenvolve ou adquire à medida da sua solicitação. Não há nem haverá nunca "arquitectos a mais"! Basta olhar à nossa volta e verificarmos a infinidade de coisas que estão por fazer e que estão para fazer... Quem quizer reduzir a Arquitectura à mera concepção de edifícios tem toda a África, a Índia, a China, a Amora, a Cruz de Pau e a Brandoa pela frente! É tudo uma questão cultural e financeira... ...senão lembremo-nos que alguns dos melhores cenógrafos, designers de automóveis e de barcos, coreógrafos, estilistas e realizadores de cinema, tiveram como formação académica de base a Arquitectura... Não reduzamos a formação académica à busca de um emprego. Os empregos constroem-se, não se procuram... para quem verdadeiramente queira ser Arquitecto, ou ter outra profissão congénere... Isto tudo, na perspectiva corrente de que ter emprego é ter um patrão que paga um salário ao fim do mês... mas ter emprego, etimologicamente, é também e sobretudo ter "utilidade"! E não há nada de mais útil do que a nossa formação - criativa, abrangente, humana, actuante, exacerbadamente transformadora (vidê o sentido profundo desta palavra) e coinformadora! O Arquitecto inventa, também, a sua razão de existir...