Jump to content

Recommended Posts

• Replies 65
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Posted

Nós somos todos muito brandos! Não há o que temer! :s Eu julgava que já estava tudo dito sobre esta casa! Os WC parecem dos de uma estação de serviço, já ouvi comentários de pessoal a quem eu mostrei este post e acharam uns "caixotes" feios. :horrible: Longe de mim estar a criticar os "caixotes" ou o tipo de arquitectura que se faz hoje em dia com os ditos "caixotes", até porque resultam obras muito interessantes. Mas este não é um desses casos. Pena, porque podia ter sido explorado de outra maneira. Há coisas que parace que foram mesmo a despachar e o resultado final está á vista. :bash2:

Posted

Por exemplo (o que conheço melhor porque conheço um dos moradores), a casa que Siza desenhou para o irmão, penso que fica na povoa de varzim. O quarto do filho mais novo tinha uma parede curva e era muito dificil encontrar mobilia para aquele local!

>>Referindo-me novamente ás aberturas, gosto bastante da forma como Siza é sensivel à luz e há forma como a inteoriza. Mas por exemplo, eu pessoalmente nao gostei desta solução de penetraçao solar ( Casa Beires )...e gostava que me dissesses quais sao as soluçoes de aberturas duvidosas de Siza que referias :s

http://homelessmonalisa.darq.uc.pt/sampling/alvarosiza.htm

>>Agora mudando de assunto, para paredes, paredes curvilineas...não vejo entrave! Por exemplo imagino, uma parede curvilinia pontuada de um vão que a percorre...não vejo porque nao seria uma soluçao interessante. Sabes, na sociedade oriental, o mobiliário nao é colocado enconstado à parede, como nós, ocidentais fazemos! Por isso também cabe aos habitantes procurar novas formas de habitar os espaços e integrar essas diferenças curvas como algo a tirar partido de...:p

Isso se as paredes curvilineas sao um pesadelo, dá um saltinho pelas Cubic Houses que o |Kandinsky| aconselhou!x(
Posted

No meu bairro há uma casa, inspirada na ruína de um moinho que havia no local, que é totalmente redonda. Os seus habitantes tiveram que mandar fazer todos os móveis por medida, mas julgo que o resultado final valeu bem o esforço. Já vi mais que um exemplo de moinhos aproveitados para habitação que me parecem interessantíssimos. Eu mantenho algum interesse neste projecto. Admito que possa ter havido algum exagero na procura de quebrar o standard ortogonal, mas não me parece que tenha ficado inabitável. ZM

• 1 month later...
  • 2 weeks later...
Posted

E se em vez de limitar-nos a criticar, cada um tivesse a coragem do Kandinsky e apresentasse neste espaço um trabalho seu escolar ou realizado. Aí sim, as críticas seriam válidas. E Kandinsky, apesar de ainda não ter analisado o teu projecto, admiro a tua iniciativa.

Posted

Caro Manuel, O projecto apresentado não é do |Kandinsky|, mas de José Carlos Nunes de Oliveira e Paulo Costa, dois arquitectos profissionais que projectaram a habitação do inicio do tópico. Admiro a sua frontalidade e espero que um dia também possamos ver um seu trabalho aqui publicado. Obrigada :p

Posted

Desculpem... este é o meu segundo dia com registo no site e como tal ainda não estou familirizado com os nomes, mas penso que a minha mensagem foi percebida independentemente do erro.

Posted

Lanço aqui o desafio aos utilizadores que tanto criticaram esta obra. "Tico" tal como está no teu perfil, já és arquitecto certo?Então tem a coragem de colocar aqui um trabalho teu, ou caso ainda n tenhas nenhum executado, coloca um desenvolvido durante o curso. "Fishe", pelos teus comentários, de quem está tão certo do que diz, deves ser arquitecto, por isso lanço-te o mesmo desafio... Agora vamos ver se estes dois elementos, "mostram" a cara, ou se escondem como uns ratinhos... Quanto ao projecto em sim, parece pacifico, mas amanha irei analisar com mais calma e dar o meu comentário... Cumprimentos p.s. Tico e Fishe, aguardo ansioasamente pelos vossos trabalhos!

• 2 months later...
Posted

:nervos: Aserio, ja tou fartos de ver " caixotes" por todo lado,,, Parecem um virus, que se está a alastrar a todo o territorio portugues! :icon_pistoles: :icon_pistoles:

eu não percebo nada de arquitectura, a minha área é outra, mas gostei do projecto, certo que a questão dos 90º pode ser muito dificultadora da boa organização espacial.
No entanto e quanto aos "caixotes", acho, enquanto potencial cliente, que os mesmos poderão ser utilizados para uma disposição interessante do espaço interior, jogando com o exterior, bem como sobretudo, mais uma vez acho eu, com um factor interessante no custo final da obra (construção), estarei errado?

cumprimentos
Bruno
Posted

Não gosto muito do projecto, é a minha opinião. aquelas escadas são optimas para dar um trambolhão pois é preciso ter cuidado quando se desenha uma escada um tanto ingreme e se encaminha o olhar no preciso momento para aquele quadro na paisagem através da janela. aquela wc é uma pena ser tão claustrofóbica. já agora, angulos com sentido ou por capricho pela diferença apenas?

Posted

Eu acho que o facto de se criticar é saudável e quem tem a humildade ou a falta de coragem para mostrar os seus trabalhos não pode ser cerceado nas suas opiniões. Eu por exemplo quando aqui mostrar um trabalho meu, estarei preparado para todo o tipo de criticas pois isso para mim será aprender alguma coisa, caso não esteja não o farei.

Posted

Sem duvida, a critica é sempre bem vinda, desde que fundamentada (com os quais até podemos não concordar) pois a critica pela crítica, falar mal por falar não tras nada de novo à discussão, e sabendo que é da discussão que nasce a luz.... de qualquer forma, é verdade que uma construção tipo "caixote" faz baixar os custos da mesma? P.S. ângulos com sentido, naturalmente! Abraços

Posted

Gostei muito do projecto e ainda bem que existem clientes com esta mente aberta no nosso país... são raros mas existem! Não entendo porque é que algumas pessoas falam em "caixote" porque o que eu vejo é um edifício com espaços arquitectonicos com momentos, materiais e rasgos de luz muito interessantes. O facto das paredes não fazerem um ângulo de 90º, julgo que é uma questão de habito... e quanto à mobilia, também não há inconveniente nenhum, faz-se por medida.

Posted

O facto das paredes não fazerem um ângulo de 90º, julgo que é uma questão de habito... e quanto à mobilia, também não há inconveniente nenhum, faz-se por medida.

Não há inconveniente se houver dinheiro. Ainda agora para alterar os roupeiros do meu apartamento (T3) do básico 1 varão e 2 gavetas custou-me 1115€.
E agora na alteração de uma porta, que o morcão do carpinteiro devia ter reparado e eu devia-me ter lembrado de falar antes, de abrir para correr vai-me custar mais 300€.

Para alguns pode não ser muito mas para mim, 1415€ só para o carpinteiro, é bastante.