Jump to content
Arquitectura.pt


PANICdarko

Membros
  • Posts

    30
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by PANICdarko

  1. fogo, o rui resende leu-me o pensamento! Eu ia referir que viana de lima colaborou com o niemeyer no projecto para o hotel-casino do funchal. Sou um atrasado. Para o publico em geral, o unico arquitecto que merece destaque é o Santo senhor Siza. O resto é absolutamente desconhecido. O unico pós-siza que podem conhecer é o Cotinelli Telmo ou o Cassiano Branco. Tristeza de país. Acho que o Siza e o Niemeyer são o contrario do vinho do porto! Acabam por azedar! Tiago7000, eu adoro o siza e acho que como todas as figuras publicas, gastamos muito tempo a falar delas!
  2. O bairro da Lapa era do projecto SAAL e não tinha sido acabado. Agora por altura da construção da linha do metro, decidiram reconstrui-lo. Lembro-me de quando era pequeno e os meus pais comentarem o estado daquele bairro. Hoje esta completamente diferente, esta mais limpo e aparentemente muito mais habitável. Tive o prazer de ver as plantas e tenho algumas dúvidas quanto aos acessos, penso que existem demasiadas escadas, if you know want I mean.
  3. Sim, nisso tens muita razão, aprende-se imenso discutindo com outras pessoas.
  4. Eu percebo que era necessário uma remodelação por causa do metro, mas pronto, é aquela coisa. Lol, estou a tornar-me repetitivo.
  5. não arranjas plantas? http://www.galinsky.com/buildings/sbenedetg/index.htm
  6. O projecto é do Mario Botta. Esqueçeram-se de referir isso. (acho eu, já me enganei uma vez, pode acontecer outra vez)
  7. Isto está confuso. Ao clicar no link que deste abre uma página, mas as fotos são tão pequenas que não vejo nada! Oh o edificio do Pardal Monteiro vai deixar de ser a Biblioteca? estou triste...
  8. Oh kandinsky, desculpa se te ofendo, mas muito tu gostas de responder aos meus comentários! hihi
  9. Não é o EN, embora o EN tambem seja do Leite Siza. Não me lembro do nome, mas já estive lá, é numa rotunda. Fogo estou a ficar velho!
  10. É engraçado ver fotos de Serralves em obras. Parece outro edificio. Quanto ao texto, ou à obra, apenas acho que é uma das maiores referências da arquitectura Portuguesa contemporaneo (se não a maior). abraço
  11. Mas a qualidade tem preço! Mas uma vez ouvi um designer a dizer que o bom design não é caro! Acho que isto tambem se pode adaptar à arquitectura.
  12. A foto parece-me da cozinha. Se for esse o caso, um copo com escovas de dentes demonstraria uma enorme falta de higiene, mas também de uma certa habitabilidade! Desculpa, estou a treinar para cómico.
  13. Supostamente a fonte já existia. Aquilo é apenas a "reedição". Deitar a baixo e construir de novo acho que é muito exagerado, tambem não concordo. Concordo com a ideia de que as cidade são para ser vividas, mas não aceito a ideia de destruir um ex-libris da cidade. Acho que os parisienses não iam gostar da ideia de deitar abaixo a sua adorada torre eiffel! Pois da mesma maneira que não irias gostar da ideia de destruir a Torre de Belém para construir uma mais moderna! Se calhar estou a exagerar ou a levar a situação ao ponto mais extremo. Defendo a modernidade, mas tenho o terrivel problema de não aceitar bem a mudança (mesmo na minha vida emocional). Não concordo com a ideia de destruir uma das minhas memórias de infância! Ok, ok, já estou a levar para o lado emocional. Já alguma vez foste a algum evento que decorre-se na nova avenida do aliados? Se calhar não. Pois, nunca reparaste nos enormes buracos com grades (acho que se chamam respiradoros)? Quando o FCP ganha algo, eles vedam aquela zona, porque é perigoso! Agora diz-me, o Siza e o Souto Moura abriram a avenida dos aliados, ou fecharam-na? Aquela avenida era conhecida pela sua calçada portuguesa e agora que existe? Concordo com a ideia de aumentarem os passeios. Concordo com quase tudo que disses-te, seriam coisas que eu diria, mas não concordo com a destruição de um legado histórico e até turistico como a Avenida dos Aliados! abraço e desculpa se te ofendi, às vezes exagero!
  14. Ok, tens razão. Mas esse "arriscas-te" não suou muito bem. Pareceu mais, ah e tal gosto daquilo branco mas as pessoas tem sempre que por la um quadro! desculpa, mas tem a sua piada.
  15. Não sabia que o edificio da afonso V do Francisco Pereira da Costa era um projecto de habitação social, ando mal informado (shame on me). Bem eu tenho uma opinião muito política acerca do problema da habitação social. Se calhar os governos querem que as classes mais baixas vivam em condições com o mínimo de qualidade. Se calhar os governos querem que as classes baixas tenham dificuldades economicas. É certo e sabido que são as classes mais baixas que produzem o queijo que comemos ao pequeno almoço, que guiam os nossos filhos as escolas, que constroem as casas onde vivemos. Resumindo, é esta gente, esta faixa da população que nos dá os meios básicos e alguns luxos (importantes para a existência humana). E mesmo assim moram em bairros degradados, sujos, incompletos e sobretudo, feios! Os exemplos que são apresentados pertencem a uma altura posterior ao projecto SAAL, e são apenas exemplos! Ou seja projectos interessantes que não foram seguidos. Por vezes acho que o pior sego é aquele que não quer ver. O governo tem tantos bons exemplos de construção de habitação social em Portugal e no estrangeiro e não os usa como base! Porquê? Falta de iniciativa? Falta de dinheiro? Ou falta de olhos na cara? Considero-me comunista e acho que as classes baixas deveriam organizar-se e fazer algo por si! Sem trabalho nada feito. Precisamos de alguem no poder que perceba o que esta gente passa, para que no fim seja feito algo! (desculpem as minhas ideias politicas e desculpa se ofender alguem)
  16. É sem dúvida um projecto muito interessante. Gosto da ideia da casa girar à volta da luz. Mesmo assim, a cor branca por muito bonita que seja (e é, não estou a por em causa), dá uma sensação de entrar num espaço frio e impessoal, onde não existe calor humano. Ah! Gostaria de ver a planta do edificio! Não sei onde a posso arranjar, alguém me ajuda?
  17. Ah...bem...tipo...isto é tudo mais um negócio! A publicidade, o arquitecto, a descrição do projecto, é tudo publicidade. Cristiano só la vai morar 3 meses, depois vende por preços "do outro mundo". Nojento, mas estou ancioso para ver as plantas! hihihi
  18. Concordo plenamente com o Pedro Ribeiro. No principio, ESM, inspirava-se imenso na obra de mies, as janelas longas e casas terreas. Agora tornou-se um arquitecto mais "moderno", muito mais integrado com a arquitectura actual. Não acho que ESM fosse um arquitecto descontextualizado, mas usava muito a sua interpretação da obra de Mies. Com o passar dos anos descubrimos um arquitecto (ou artista) versátil e talentoso (já o era, apenas se revelou ainda mais). Siza pode ser o maior arquitecto Português, mas a meu ver, Eduardo Souto Moura é sem dúvida o mais talentoso.
  19. eu já tinha lido sobre essas casas de Roterdão e acho que tambem tinha lido que fizeram mobilia expecifica para as casas. Não tenho a certeza, não me quero enganar outra vez! aha
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.