m a r g a r i d a Posted March 28, 2007 Report Posted March 28, 2007 nao se trata de uma novidade a nível arquitectónico (como objecto) mas merece destaque e é um exemplo para o país... são os primeiros passos, que mais tarde poderá vir a ser, quem sabe, aplicado na arquitectura ecológica Maior central solar do mundo será instalada em Serpa General Electric escolheu Portugal para desenvolver o projecto A General Electric vai implementar o seu projecto de energia solar em Portugal, tendo escolhido a zona de Serpa para instalar aquela que irá ser a maior central fotovoltaica do mundo e que representará um investimento na ordem dos 60 milhões de euros. Conforme noticiou o Diário Digital, o projecto que será implementado num terreno de 60 hectares resulta da iniciativa de duas empresas norte-americanas e de uma portuguesa. A construção da central arranca já no próximo mês, prevendo-se que esteja a funcionar em pleno em Janeiro de 2007, revelaram a GE Energy Financial Services, a PowerLight Corporation e a Catavento Lda. A nova unidade de produção contará com uma potência de 11 megawatts e 52 mil módulos fotovoltaicos e irá permitir fornecer electricidade a oito mil lares portugueses, permitindo poupar mais de 30 mil toneladas anuais de emissões de gases com efeito de estufa, quando comparada com uma produção equivalente a partir de combustíveis de fósseis. mais pormenores em:http://www.catavento.pt/PT/Press/SerpaPressRelease_PT.pdfhttp://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/5055 Quote margarida duarte
3CPO Posted March 28, 2007 Report Posted March 28, 2007 Central solar de Serpa é “passo importante” para Portugal atingir metas nas renováveis 28.03.2007 - 16h37O ministro da Economia, Manuel Pinho, apontou hoje a central solar de Serpa – a maior do mundo –, como um "passo importante" para Portugal atingir as metas traçadas para a utilização de fontes de energias renováveis. "Estamos na linha da frente, na União Europeia e mesmo a nível mundial, no que diz respeito às energias renováveis", afirmou Manuel Pinho, salientando que o objectivo de Portugal nessa área é "um dos três mais ambiciosos" a nível comunitário. Na cerimónia de inauguração da central solar de Serpa, no distrito alentejano de Beja, Manuel Pinho relembrou que as metas portuguesas implicam que, em 2020, "45 por cento da energia nacional" tenha que ser produzida a partir de renováveis, como "a água, o vento, o sol e a biomassa". Elogiando a infra-estrutura fotovoltaica que foi instalada na zona de Brinches (Serpa), o governante considerou que o projecto resulta da "capacidade de execução dos empresários nacionais e internacionais" que estão a "olhar, de forma muito positiva para tudo o que está a ser feito" na área das renováveis em Portugal. Manuel Pinho salientou que o "entusiasmo" pelas fontes de energia limpa é "tão grande" que o Governo "já aumentou" os objectivos relativamente à produção de energia solar (de 150 para 200 MW) e de biocombustíveis (de cinco para dez por cento). "Temos de aproveitar as nossas riquezas nacionais para produzir energia cada vez mais limpa e barata para benefício das populações", disse. A central solar de Serpa resultou num investimento de 61 milhões de euros para a instalação de 52 mil painéis fotovoltaicos, que permite uma capacidade instalada de 11 megawatts, quase o dobro da anterior maior central situada na Alemanha. A central vai produzir 20 gigawatts/hora de energia por ano para a Rede Eléctrica Nacional, o suficiente para alimentar oito mil habitações e poupar mais de 30 mil toneladas em emissões de gases de efeito de estufa. Kevin Walsh, director-geral e responsável pela área da Energia Renovável da General Electric (proprietária do projecto), qualificou a central como "um sucesso", justificado pelas "excelentes condições solares" da região (uma das áreas de maior exposição solar da Europa) e pelo "apoio das políticas" do Governo para o sector. "A central é o trampolim para futuros investimentos na área da energia solar que a GE está a desenvolver na Europa", acrescentou. Em contrapartida, Sérgio Costa, da Catavento (controlada pela GE), disse esperar que o Governo "remova os obstáculos ainda existentes para que a energia solar possa, verdadeiramente, irradiar por Portugal". Fonte: Publico.pt Quote
m a r g a r i d a Posted March 28, 2007 Author Report Posted March 28, 2007 eu cá estou radiante :) Quote margarida duarte
Dreamer Posted March 28, 2007 Report Posted March 28, 2007 Esta política nas energias renováveis é uma aposta que onde é impossível ficar a perder. Portugal tem características físicas, enquanto país, para a obtenção de energia limpas, seja eólica, das marés, centrais de queima de resíduos não poluentes, ou através do sol, como é este caso... por isso sou completamente a favor... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
m a r g a r i d a Posted March 28, 2007 Author Report Posted March 28, 2007 tambem eu! aliás, em principio adoraria fazer a minha tese sobre esse tema..já comecei a recolher todas as informações que me possam interessar :) Quote margarida duarte
Gonçalo Cardoso Dias Posted March 28, 2007 Report Posted March 28, 2007 Mondrian: sobre energias renováveis ou sobre arquitectura bioclimática? Quote
m a r g a r i d a Posted March 28, 2007 Author Report Posted March 28, 2007 tendo em conta que a arquitectura bioclimática consiste em projectar um edifício tendo em conta o clima e características ambientais do local em que se insere, eu diria que são relacionaveis diria melhor: construção sustentavel :) Quote margarida duarte
Gonçalo Cardoso Dias Posted March 28, 2007 Report Posted March 28, 2007 sim mas imagina que queres abordar a energia solar na arquitectura. Tens livros especificos só sobre isso. Quote
m a r g a r i d a Posted March 28, 2007 Author Report Posted March 28, 2007 a questão é que eu ainda nao sei sobre o que exactamente irei fazer..por enquanto tenho, digamos, o tema e a vontade. depois de falar com, aquele que será o meu orientador, é que irei decidir sobre que área expecifica irei fazer. energia solar é sempre uma optima opçao..mas ainda estou indecisa.. acho que esteria inclinada para algo mais acessivel para todos, talvez a niveis de construção mesmo, a estrutura em si... a ideia dos paineis solares em habitações por exemplo, ja existe e nao é acessivel a todos... penso que gostaria de englobar a vertente economica também. repara que isto é só pensamento por alto, estou ainda confusa e indecisa..ha tanto por onde escolher.... Quote margarida duarte
TiCo Posted March 28, 2007 Report Posted March 28, 2007 A maior está a ser acabada de construir em Mora ou Moura! Esta é a segunda, salvo erro! Quote
KyoS Posted March 28, 2007 Report Posted March 28, 2007 Meus amigos, a fixação desta central solar será para nós um convite para o desenvolvimento enquanto povo português. Somos o países a nível europeu com melhores condições pra se apostar nas energias renováveis, nas energias alternativas como a aeolica, solar, energia das marés e do vento, como acima mencionado, por tal atrevo-me a dizer, temos o dever de apostar nestas alternativas pois estas farão parte tambem do desenvolvimento da arquitectura bioclimática, como disse a nossa colega mondrian. Quote
Dreamer Posted March 28, 2007 Report Posted March 28, 2007 Tico, é mesmo em Mora... Mouros diz-se que ficam abaixo do Mondego :icon_poke: Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
KyoS Posted March 28, 2007 Report Posted March 28, 2007 " A segunda maior central de energia solar do Mundo foi inaugurada hoje em Brinches (Serpa), no Alentejo. A central tem 52.300 painéis solares e terá uma potência máxima de 11 megawatts, permitindo abastecer 10 mil clientes. " fonte: SIC / Lusa Quote
TiCo Posted March 28, 2007 Report Posted March 28, 2007 Dreamer lol Deixa lá, estou extremamente cansado, esta semana tem sido dura! Já não estou a pensar direito (daí que nem me dei ao trabalho de pesquisar a noticia) :\ E inda por cima, amanha vou ter com os mouros! as 6 da matina saio daqui para ir la pa baixo... quem cá dera sexta á noite ou sabado de madrugada, já não digo nada... :) Quote
JPMR Posted March 29, 2007 Report Posted March 29, 2007 A zona do Alentejo é sem duvida uma zona privilegiada para este tipo de investimentos, temos no Algarve na Costa Vicentina um parque eólico e por todo o país focos de produção de energia alternativa.Este tipo de iniciativas e investimentos são sem duvida bem vindos, mas já repararam ao que acontece ás paisagens naturais onde são implantados estes equipamentos?È discutível, pode haver quem gosta ou quem não gosta, eu pessoalmente não me parece que as “Aventuinhas” de 20m de altura se enquadrem no meio do nada, que os painéis solares todos montados e alinhadinhos no meio do nada, são um deslumbre. A minha critica vaia apenas para o aspecto estético da coisa, este tipo de infra estruturas são pensadas por técnicos específicos que apenas se focam em retirar o maior rendimento dos equipamentos, podendo muitas das vezes tomar decisões que tecnicamente não altera o rendimento e esteticamente fica melhor, mas, não o fazem. Quote
m a r g a r i d a Posted March 29, 2007 Author Report Posted March 29, 2007 simk, de facto pode ser um contra...não será esse o preço da evolução (no inicio)? Quote margarida duarte
SVA Posted March 29, 2007 Report Posted March 29, 2007 Este tipo de iniciativas e investimentos são sem duvida bem vindos, mas já repararam ao que acontece ás paisagens naturais onde são implantados estes equipamentos?È discutível, pode haver quem gosta ou quem não gosta, eu pessoalmente não me parece que as “Aventuinhas” de 20m de altura se enquadrem no meio do nada, que os painéis solares todos montados e alinhadinhos no meio do nada, são um deslumbre. A minha critica vaia apenas para o aspecto estético da coisa, este tipo de infra estruturas são pensadas por técnicos específicos que apenas se focam em retirar o maior rendimento dos equipamentos, podendo muitas das vezes tomar decisões que tecnicamente não altera o rendimento e esteticamente fica melhor, mas, não o fazem. Sou completamente apologista das energias alternativas. Por acaso as ventoinhas eolicas não me têm incomodado estéticamente, muito antes pelo contrário, ás vezes são uma rotura na monotonia de uma paisagem neutra (e ninguém pode ficar indiferente à sensação de estar junto delas em funcionamento, é algo único!). Mas concordo contigo quando dizes que é preciso ter cuidado com o aspecto estético das energias alternativas... quando estas são feitas em grande massa como tem estado a acontecer, à que começar a pensar também na sua estética e planeamento. Quote
tiagobarbosa Posted March 29, 2007 Report Posted March 29, 2007 mondrian, ainda hj estive na lusiada do porto numa palestra com o arquitecto nuno grande sobre teses de licenciatura, que agora sao as teses de mestrado. vão haver mais palestras com outros arquitectos, fica atenta. Segundo ouvi portugal é um dos países com melhroes condições para a produçao de energia atraves de paineis solares, por isso é bom que se invista :) Quote
m a r g a r i d a Posted March 29, 2007 Author Report Posted March 29, 2007 mondrian, ainda hj estive na lusiada do porto numa palestra com o arquitecto nuno grande sobre teses de licenciatura, que agora sao as teses de mestrado. vão haver mais palestras com outros arquitectos, fica atenta. Segundo ouvi portugal é um dos países com melhroes condições para a produçao de energia atraves de paineis solares, por isso é bom que se invista poxa...uma palestra?! nao ouvi nada sobre isso.... se soubesse tinha ido também!! vou estar mais atenta, visto que a minha prof de projecto nao nos informou de nada...dam!! Quote margarida duarte
Dreamer Posted March 29, 2007 Report Posted March 29, 2007 A zona do Alentejo é sem duvida uma zona privilegiada para este tipo de investimentos, temos no Algarve na Costa Vicentina um parque eólico e por todo o país focos de produção de energia alternativa.Este tipo de iniciativas e investimentos são sem duvida bem vindos, mas já repararam ao que acontece ás paisagens naturais onde são implantados estes equipamentos?È discutível, pode haver quem gosta ou quem não gosta, eu pessoalmente não me parece que as “Aventuinhas” de 20m de altura se enquadrem no meio do nada, que os painéis solares todos montados e alinhadinhos no meio do nada, são um deslumbre. A minha critica vaia apenas para o aspecto estético da coisa, este tipo de infra estruturas são pensadas por técnicos específicos que apenas se focam em retirar o maior rendimento dos equipamentos, podendo muitas das vezes tomar decisões que tecnicamente não altera o rendimento e esteticamente fica melhor, mas, não o fazem. Não será um pequeno preço a pagar por uma melhor ecologia, funcionando como alternativa aos fatídicos combustíveis fósseis?... É pesar os prós e contras... na minha opinião ganha a energia "limpa", até porque as torres eólicas não são assim tão feias quanto isso e uma "plantação" de painéis solares numa pequena área, ainda menos impacto causa... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
m a r g a r i d a Posted March 30, 2007 Author Report Posted March 30, 2007 Não será um pequeno preço a pagar por uma melhor ecologia, funcionando como alternativa aos fatídicos combustíveis fósseis?... É pesar os prós e contras... na minha opinião ganha a energia "limpa", até porque as torres eólicas não são assim tão feias quanto isso e uma "plantação" de painéis solares numa pequena área, ainda menos impacto causa... foi o que eu já tinha perguntado..mas ninguem me liga aqui... :tired: Quote margarida duarte
luiscons Posted April 1, 2008 Report Posted April 1, 2008 Sr. Será que sabe o endereço ou o nome da empresa que está a fazer a montagem da central. Qual é a empresa que vai explorar a central, sabe? Faço esta pergunta por um motivo! estou á procura de emprego e em tempos tive formação na área da energia solar. Fico agradecido se me responder algo. Obrigado.Constantino.serra@gmail.com Luis. Dreamer lol Deixa lá, estou extremamente cansado, esta semana tem sido dura! Já não estou a pensar direito (daí que nem me dei ao trabalho de pesquisar a noticia) : E inda por cima, amanha vou ter com os mouros! as 6 da matina saio daqui para ir la pa baixo... quem cá dera sexta á noite ou sabado de madrugada, já não digo nada... Quote
Arq.to Posted April 2, 2008 Report Posted April 2, 2008 luiscons este fórum apenas serve para discussão de projectos, para perguntas ou emprego pode utilizar os seguintes fóruns:http://www.arquitectura.pt/forum/emprego.htmlhttp://www.arquitectura.pt/forum/d-vidas-de-arquitectura.html Para perguntas desse género o melhor será perguntar por mensagem privada. Obrigado Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Recommended Posts