Marius Posted December 7, 2006 Report Posted December 7, 2006 olá a todos!estou a fazer um levantamento de uma habitação almadina no Porto e gostaria d saber mais sobre alguns pormenores construtivos, ao nivel de tabique, coberturas e mesmo sobrados...conhecem algum site que disponibilize esse tipo de informação?ou podem disponibilizar aki no fórum alguma informação?obrigado...abraços Quote
WoodWard Posted December 7, 2006 Report Posted December 7, 2006 Eu tenho um amigo na minha faculdade que percebe muito, só que ele não usa Internet nem sabe o que é um fórum , por isso mesmo que quisesse não te posso ajudar .Fica bem Quote
Bruno_Rosa Posted December 7, 2006 Report Posted December 7, 2006 Deve ler muito esse teu amigo. Quote
Pedro Barradas Posted December 7, 2006 Report Posted December 7, 2006 Pois talvez seja melhor ir a uma biblioteca de faculdade de arquitectura... ou comprar uns livritos na livraria... sobre tecnicas de construção tradicional Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Bruno_Rosa Posted December 7, 2006 Report Posted December 7, 2006 Qual achas que seja a melhor Biblioteca para pesquisar Arquitectura ? Quote
asimplemind Posted December 7, 2006 Report Posted December 7, 2006 Marius: suponho que sejas do porto, na biblioteca da FAUP encontrarás seguramente bastante informação sobre reabilitação. Também seria bom se consultasses a biblioteca da FEUP que está bem equipada com material de reabilitação. Quote
Pedro Barradas Posted December 8, 2006 Report Posted December 8, 2006 Marius: suponho que sejas do porto, na biblioteca da FAUP encontrarás seguramente bastante informação sobre reabilitação. Também seria bom se consultasses a biblioteca da FEUP que está bem equipada com material de reabilitação. DITTO... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
vitor nina Posted December 8, 2006 Report Posted December 8, 2006 Marius, Que eu conheça, em termos de publicações recentes, existe um livro de João Appleton , " Reabilitação de Edifícios Antigos, Patologias e Tecnologias de Intervenção", das Edições Orion, que eu recomendo vivamente. O LNEC tem também um outro, mais descritivo das antigas tecnologias construtivas, que me parece importante para quem está ligado à reconstrução ou reabilitação de património edificado, e que se chama "Paredes de Edifícios Antigos em Portugal", de Fernando Pinho. Eu, volta e meia, quando faço intervenções em edifícios antigos, socorro-me de um pequeno manual prático dos anos 50 do século passado, denominado "Acabamentos das Construções" editado pela Bertrand (Biblioteca de Instrução Profissional). É um livro que só poderás encontrar numa bibiloteca, mas que tem a vantagem de indicar de forma simples e bem fundamentadas as tecnologias construtivas e os materiais correntemente usados na época (tabiques, paredes de taipa, estafes, telhados de ardósisas, etc). Quote
Pedro Barradas Posted December 8, 2006 Report Posted December 8, 2006 Vitor, essa bibliografia é mesmo de referência obrigatória... aqui complemento com mais alguns títulos da minha biblioteca e que podem ser úteis a toda a comunidade: "BIBLIOTECA DE INSTRUÇÃO PROFISSIONAL" editado pela Livraria Bertrand, autoria original do Eng.º João Emilio dos Santos Segurado, dividido em 3 temas: -Alvenarias, Cantarias e Betão; -Edificações; -Trabalhos de carpintaria civil. De 1955 série de fasciculos editados da autoria de F. Pereira da costa, Portugália Editora, entitulada "Enciclopédia Prática de Construção Civil", (vide anexo com indice) De 1976, de Gabriel Lopez Collado, "Las ruinas en construciones antiguas" Mais recente, um livro muito bom do Eng.º e mestre em arquitectura, João Mascarenhas Mateus, "Técnicas Tradicionais de Construção de alvenarias", Editora Livros Horizonte. De qq modo vale a pena dar uma olhada à livraria do LNEC, pois têm muita literatura de interesse e investigação publicada... Ver "caderno Edificios" O site do GECORPA, tembém é interessante e dispõe de livraria on-line e a revista pedra e cal, muito interessante... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
vitor nina Posted December 8, 2006 Report Posted December 8, 2006 Pedro, A enciclopédia do Pereira da Costa é de facto um trabalho notavel para compreender a construção daquela época. Eu herdei alguns fascículos do meu pai (talvez uns 10) e já procurei em alguns alfarrabistas para ver se arranjava mais, mas sem sucesso. O livro do Mateus!... já tinha estado com ele nas mãos mas não sei porquê não o comprei. Hoje passei pela Bertrand cá do burgo ...e nada... tenho que procurar melhor. Em tempos passou-me pelas mãos um livro da Gustavo Gili cujo nome, infelizmente, não recordo e que tinha bastantes coisas sobre recuperação de património. Era um livro relativamente pequeno, dirigido essencialmente a arquitectos, mas que tinha abordagens de intervenção não muito usuais em literatura da área (incluíndo reabilitações estruturais em zonas sísmicas, respeitando as alvenarias existentes e o princípo da reversibilidade - sem meter a treta do betão e do aço) e reportando, ao mesmo tempo, técnicas construtivas que hoje já estão em desuso. Foram utilizadas argamassas compatíveis com os suportes existentes (foi outra luta...) As lombadas dos teus livros talvez dêem para perceber o esforço dispêndido... . Quote
kaz Posted December 8, 2006 Report Posted December 8, 2006 Dá uma olhadela na biblia " arquitectura popular em portugal", e vai ao LNEC peskisar, neste ultimo encontrarás de certeza.... Quote
Legrias Posted December 9, 2006 Report Posted December 9, 2006 Subscrevo...este livro tambem para alem do preço ser bastante acessivel.. Reabilitação de Edifícios Antigos, Patologias e Tecnologias de Intervenção, das Edições Orion de João Appleton Quote
Pedro Barradas Posted December 9, 2006 Report Posted December 9, 2006 Legrias... ainda não tive oportunidade de ver o livro, mas já tinha conhecimento do lançamento... Deve ser interessante e obra a adquirir. Muitos destes livros técnicos estão disponiveis também na Livraria A+A, na sede da OA nos Banhos de São Paulo - Lx. Excepto claro... os mais antigos A "Arquitectura Popular Portuguesa" não é o melhor para pesquisar tecnicas construtivas... é bom para compreender as tipologias, modos de vida da época de cada região e aborda muito sumáriamente questões tecnológicas... Aconselho também uns manuais do CRAT - "Dialogos de Edificação - Tecnicas trad. de construção", este sobre alvenarias e seus revestimentos. também existe um número sobre "Gramáticas de Pedra. Levantamento de Tipologias de Construção Murária" Outra bibliografia a não perder são a série ESTUDOS do IPPAR e outras publicações do mesmo. Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Recommended Posts