Jump to content

Andas / Andaste em que Universidade?  

778 members have voted

1. 1. Andas / Andaste em que Universidade?

• Faculdade de Arquitectura de Lisboa - FAUTL
      95
    • Faculdade de Arquitectura do Porto - FAUP
      73
    • ISCTE - Lisboa - Arquitectura
      21
    • Instituto Superior Técnico - Lisboa
      21
    • FCTUC - Coimbra - Arquitectura
      41
    • Universidade da Beira Interior - Arquitectura
      38
    • Universidade de Évora - Arquitectura
      19
    • Universidade Lusófona
      48
    • Universidade Moderna - Lisboa, Setúbal
      15
    • Universidade Autónoma - Lisboa
      14
    • Escola Universitária Vasco da Gama
      5
    • Universidade Fernando Pessoa
      7
    • ISMAT - Portimão - Arquitectura
      17
    • Escola Superior Artística do Porto
      34
    • ARCA / EUAC
      26
    • Escola Superior Gallaecia
      12
    • Universidade Católica
      3
    • Universidade Independente
      1
    • Outra Universidade
      24
    • Universidade Lusiada - Lisboa
      122
    • Universidade Lusiada - Porto
      102
    • Universidade Lusiada - VN Famalicão
      49

Recommended Posts

Posted
Ricardo (posso tratar-te pelo teu nome?) não quis ser de forma nenhuma, arrogante a responder-te mas há coisas que tens de aceitar... não estamos a falar do ensino da arquitectura em geral, nas faculdades portuguesas, sejam elas publicas ou privadas... estamos a falar de um caso especifico. duma faculdade onde, como é sabido, entram demasiados alunos por ano.

tu próprio referiste que as salas são pequenas para tanta gente (quando chegares ao 4º ano não te preocupes porque vais ter 2 ou 3 estiradores só para ti.. e no 5º ano então, arrisco a dizer que tens a sala só para ti...) e quando assim é, é necessário tomar medidas.

se não as tomam logo de inicio, entenda-se, reduzir o numero de vagas, então internamente essa "selecção" terá de ser feita. é óbvio!

um aluno de 10 no 1º e no 2º ano há aos pontapés... um aluno de 9 é um aluno que simplesmente merecia o 9 e o mesmo acontece com as notas pela escala a baixo. por vezes acontecem injustiças, é obvio... mas porquê o escândalo do 9? a mim escandaliza-me muito mais o discurso: "merecias mais, mas não pude dar mais do que isso" ou "vem cá para exame que te dou a nota que mereces"

isso sim é discurso de "máfia" que para angariar mais uns trocados, mete o pessoal para exame, que paga (e bem!) para ter mais um valor (as vezes dois).. ridículo!

não sei em que ano estás, mas se achas que é conversa de selva é porque ainda não te deves ter apercebido onde é que estás....

existe e sempre existirá uma "selecção" seja ela natural, da selva..... e por norma, nunca passa à etapa seguinte quem não se faz à vida. mas isso, é em tudo, não só na faculdade, onde acredita.. os problemas são bem pequeninos!

margarida duarte

• Replies 319
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Posted
em itálico aparece apenas a escolha de cada pessoa, ou seja a minha escolha está em itálico, a tua também, etc...

logo, a moderna só aparecerá em itálico se alguem a escolher :) não tem nada a ver com o facto de ainda existirem ou nao, como é o caso da independente :(

margarida duarte

Posted

“Isto td para dizer que eu ando na Lusiada de Lisboa, aquilo é sabido k é o antro dos lobbys, do papá que tem uma construtora ou é arquitecto ou é construtor e os profs ajoelham-se aos pés desses, a agora anda lá a manada dos morangos com açucar etc etc...."N" maus vicios da sociedade como todas as outras, mas a questão é que há umas que são discretas na podridão que mexem e há outras que é á descarada. Mas isso só nos compete a nós tirar-mos o curso, borrifarmo-nos para esse Darkside da sociedade e sermos alguém que nos podemos orgulhar mais tarde...” kaz

Não posso concordar mais, ando na lusíada de Lisboa, e posso garantir que dos muitos alunos que por lá andam poucos são os que corroboram a suposta fama da faculdade
Não creio que a instituição faça o aluno, enquanto se pensar que é o professor ou aquilo que ele transmite que nos faz só por si melhores arquitectos, está tudo muito mal, a procura pessoal é que deve reger o curso,ou o saber tomar decisões sem esperar que o professor as tome por nós… até porque Bolonha não é contabilizar as faltas por semestre como muitos professores da lusíada nos querem fazer acreditar… :(

Posted

“Isto td para dizer que eu ando na Lusiada de Lisboa, aquilo é sabido k é o antro dos lobbys, do papá que tem uma construtora ou é arquitecto ou é construtor e os profs ajoelham-se aos pés desses, a agora anda lá a manada dos morangos com açucar etc etc...."N" maus vicios da sociedade como todas as outras, mas a questão é que há umas que são discretas na podridão que mexem e há outras que é á descarada. Mas isso só nos compete a nós tirar-mos o curso, borrifarmo-nos para esse Darkside da sociedade e sermos alguém que nos podemos orgulhar mais tarde...” kaz

Não posso concordar mais, ando na lusíada de Lisboa, e posso garantir que dos muitos alunos que por lá andam poucos são os que corroboram a suposta fama da faculdade
Não creio que a instituição faça o aluno, enquanto se pensar que é o professor ou aquilo que ele transmite que nos faz só por si melhores arquitectos, está tudo muito mal, a procura pessoal é que deve reger o curso,ou o saber tomar decisões sem esperar que o professor as tome por nós… até porque Bolonha não é contabilizar as faltas por semestre como muitos professores da lusíada nos querem fazer acreditar… :(

• 1 month later...
  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...
Posted

Eu só queria deixar uma nota....na (grave) lacuna, na omissão de um dos estabelecimentos públicos de ensino de arquitectura.. o grandioso e fabuloso Departamento Autónomo de Arquitectura da Universidade do Minho. Esta escola, é recente (acabou de celebrar o XII aniversário), mas na minha (modesta) opinião tem muito mais lógica ser referida, em relação a muitos desses estabelecimentos. Além de ter um excelente (e jovem) corpo docente, que vai com certeza dar muito que falar, "possui condições físicas ao melhor nível nacional (e internacional)" segundo o recente discurso de João Luís Carrilho da Graça, aquando da celebração do aniverário do DAAUM. Contando com a colaboração e cooperação de alguns dos maiores intervenientes da Arquitectura (e seu ensino), na segunda metade do século XX, no seu aparecimento e consolidação (como por exemplo Álvaro Siza Vieira e Sérgio Fernandez),soube desde cedo tirar partido da sua proximidade à Galiza, "recrutando" docentes espanhóis (como por exemplo: Fernando Blanco e Luís Pita). Hoje, encontra-se numa vagarosa, mas deliciosa, fase de crescente dinamização e amadurecimento. Sendo, sem dúvida, uma das instituições em que mais se procura...."produzir"! Nada é perfeito, mas há determinados casos que parecem ter todas as condições para o serem!!! ;) (por favor, desculpem-me a parcialidade) mas...é assim que defendo a minha camisola, seguindo os concelhos do desconhecido professor do (mestre) Bruno Rosa (s alunos fazem a universidade em que andam, dizer mal da sua universidade vai provocar acontecimentos em cadeia que provocam a reclusa da mesma por mais pessoas, entidades e patrões.")