Jump to content
Arquitectura.pt


Paulo Takimoto

Membros
  • Posts

    31
  • Joined

  • Last visited

Paulo Takimoto's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. henriquealves, é difícil encontrar plantas e cortes desse projeto na internet, mas aqui vai um link com mais informações e análises sobre o MASP: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq084/arq084_02.asp
  2. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônimo MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 1968, na avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um famoso edifício projetado por Lina Bo Bardi para ser sua sede. Célebre pelo imenso vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo. Instituição particular sem fins lucrativos, o museu foi fundado em 1947, por iniciativa de Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi. Ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artística, bem como por sua forte atuação didática. Foi também um dos primeiros espaços museológicos do continente a atuar com perfil de centro cultural, bem como o primeiro museu do país a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial. O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul, em que se notabilizam sobretudo os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa. Possui também extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana e asiática, artes decorativas, peças arqueológicas etc., totalizando aproximadamente 8 mil peças. O acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O museu também abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país. http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Arte_de_S%C3%A3o_Paulo Vídeo que fiz sobre o museu: [ame="http://br.youtube.com/watch?v=dKERcrM5ycY"]YouTube - MASP - Lina Bo Bardi - architecture[/ame]
  3. Linda casa. Apesar de achar as casas do Kogan lindíssimas, não gosto desse aspecto "show room" presente em quase todos os projetos dele. Casas pra mim são lugares pessoais e não impessoais; são lugares verdadeiros e não vitrínes.
  4. As fotos publicadas no site Arcoweb são de um fotógrafo brasileiro formado na FAU-USP(faculdade de arquitetura da universidade de São Paulo) chamado Nelson Kon. Seu trabalho é 90% focado em arquitetura. www.nelsonkon.com.br
  5. Olá amigos portugueses; gostaria de divulgar uma prática no Brasil e saber se algo parecido existe em Portugal ou em outros países mundo a fora. No Brasil, no último ano da graduação, realizamos um trabalho de conclusão do curso. Isso acho que existe em todas as faculdades do mundo. Porém, há 20 anos foi criado um concurso que premia os melhores trabalhos relacionados diretamente com arquitetura. Chama-se Opera Prima. Todas as faculdades de arquitetura do Brasil enviam anualmente os melhores trabalhos de conclusão do curso realizados por seus alunos. A cada ano grupo diferente de arquitetos(sortados/selecionados) não atuantes no meio acadêmico avalia esses trabalhos e os melhores são premiados. Além de um incentivo para realizar um trabalho legal; ganhar ou participar deste concurso já é um ponto positivo na carreira do recém-formado. Inclusive, caso haja o interesse de alguma empresa/insituição; os projetos premiados podem ser construidos(acho que até hoje isso nunca aconteceu, mas a possibilidade existe). Aqui estão os premiados na 20ª edição do concurso que ocorreu neste ano. http://www.arcoweb.com.br/especiais/especiais31.asp
  6. Uma coisa interessante, é o fato dos dois arquitetos mais votados serem de Portugal e do Brasil. Isso seria um bairrismo(é como chamamos no Brasil atitudes puramente nacionalistas, sem nenhum embasamento crítico ou argumentação consistente por trás) ou seria apenas o fato de conhecermos melhor a obra dos nossos próprios arquitetos e olharmos pouco para a arquitetura estrangeira?
  7. www.arcoweb.com.br Portal das revistas Projeto Design e Finestra. Neste site, há uma GRAAANDE reportagem com muitas fotos do projeto.
  8. Achei a cerimonia de Atenas mais bonita... Mas os tambores Fou da abertura valeram a festa inteira. O estádio tava lindo.
  9. O primeiro edifício realmente é de gosto duvidoso. Muita gente acha bonito, e muita gente acha feio. Eu gosto dos dois projetos.
  10. Mostro aqui dois vídeos de minha autoria sobre dois edifícios comerciais que fogem do padrão mercadológico de São Paulo. O primeiro é um projeto do arquiteto Ruy Ohtake. Ele foi contratado por um amigo seu, dono de uma indústria farmacêutica(Roche) que queria investir no setor imobiliário. Ele deu total liberdade ao arquiteto que é bastante conhecido no Brasil por suas obras extravagantes e polêmicas. O complexo possui uma parte cultural, que leva o nome da mãe do arquiteto, Tomie Ohtake(famosa artista plástica brasileira), e dois edifícios comerciais. [ame="http://br.youtube.com/watch?v=msoEoG3MAJk"]YouTube - Ohtake Cultural - Ruy Ohtake - architecture[/ame] O segundo projeto é resultado de uma situação rara no Brasil. Os próprios arquitetos são os proprietários do edifício. Eles fizeram a incorporação, o projeto e são responsáveis pela locação dos conjuntos. Incluive o escritório deles fica em um dos 6 conjuntos. Assim como no caso anterior, o edifício foge dos padrões comuns(International Style em seu pior momento ou pseudo "neo-clásicos"). [ame="http://br.youtube.com/watch?v=L1Pcs_mFsBQ"]YouTube - EdifÃ*cio Santonina - Reinach Mendonça - architecture[/ame] Espero que gostem dos vídeos:)
  11. Mostro aqui dois vídeos de minha autoria sobre dois edifícios comerciais que fogem do padrão mercadológico de São Paulo. O primeiro é um projeto do arquiteto Ruy Ohtake. Ele foi contratado por um amigo seu, dono de uma indústria farmacêutica(Roche) que queria investir no setor imobiliário. Ele deu total liberdade ao arquiteto que é bastante conhecido no Brasil por suas obras extravagantes e polêmicas. O complexo possui uma parte cultural, que leva o nome da mãe do arquiteto, Tomie Ohtake(famosa artista plástica brasileira), e dois edifícios comerciais. [ame="http://br.youtube.com/watch?v=msoEoG3MAJk"]YouTube - Ohtake Cultural - Ruy Ohtake - architecture[/ame] O segundo projeto é resultado de uma situação rara no Brasil. Os próprios arquitetos são os proprietários do edifício. Eles fizeram a incorporação, o projeto e são responsáveis pela locação dos conjuntos. Incluive o escritório deles fica em um dos 6 conjuntos. Assim como no caso anterior, o edifício foge dos padrões comuns(International Style em seu pior momento ou pseudo "neo-clásicos"). [ame="http://br.youtube.com/watch?v=L1Pcs_mFsBQ"]YouTube - EdifÃ*cio Santonina - Reinach Mendonça - architecture[/ame] Espero que gostem dos vídeos:)
  12. Mostro aqui dois vídeos de minha autoria sobre dois edifícios comerciais que fogem do padrão mercadológico de São Paulo. O primeiro é um projeto do arquiteto Ruy Ohtake. Ele foi contratado por um amigo seu, dono de uma indústria farmacêutica(Roche) que queria investir no setor imobiliário. Ele deu total liberdade ao arquiteto que é bastante conhecido no Brasil por suas obras extravagantes e polêmicas. O complexo possui uma parte cultural, que leva o nome da mãe do arquiteto, Tomie Ohtake(famosa artista plástica brasileira), e dois edifícios comerciais. [ame="http://br.youtube.com/watch?v=msoEoG3MAJk"]YouTube - Ohtake Cultural - Ruy Ohtake - architecture[/ame] O segundo projeto é resultado de uma situação rara no Brasil. Os próprios arquitetos são os proprietários do edifício. Eles fizeram a incorporação, o projeto e são responsáveis pela locação dos conjuntos. Incluive o escritório deles fica em um dos 6 conjuntos. Assim como no caso anterior, o edifício foge dos padrões comuns(International Style em seu pior momento ou pseudo "neo-clásicos"). [ame="http://br.youtube.com/watch?v=L1Pcs_mFsBQ"]YouTube - EdifÃ*cio Santonina - Reinach Mendonça - architecture[/ame] Espero que gostem dos vídeos:)
  13. Dubai é quase uma palhaçada... Um verdadeiro circo de horrores. Não acho estranho que a maioria das obras deste local seja de arquitetos como a Zaha, o Gahry e a SOM... Quero ver obras do Rafael Moneo, Enric Miralles, Renzo Paino, Rem Koolhaas, Eduardo Souto de Moura, Foster, Herzog & de Meuron; Fumihiko Maki neste lugar... Se houver, é uma ou outra. Esses arquitetos não se vendem por qualquer coisa.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.