3CPO Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Nas minhas viagens pela Holanda tive oportunidade de passar pelo projecto do Siza Vieira. Mais tarde obtive algumas informações extra...fotos não existem porque as pilhas não deixaram... Alguem sabem mais alguma coisa sobre este projecto?Localização: Parallelweg - Schilderswijk Den HaagArquitectura: Alvaro Siza Vieira Carlos Castanheira, Van den Broek en BakemaRealizado em: 1985 - 1989Bibliografia extra: Architectuur in Nederland - Jaarboek 1988-1989 Abraços Quote
3CPO Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 Outro projecto de Siza Vieira e Carlos Castanheira em Den Haag, desta vez em colaboração com o atelier Mecanoo: Housing - 1989 A. Siza / C. Castanheira / Mecanoo Van der Vennestraat, Schilderswijk, Centrum A ver se volto lá para ver com outros olhos... Quote
3CPO Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 Alguém conhecia estes projectos? O segundo parece-me interessante... Quote
pinTas Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 também desconhecia tais projectos. mas sim, o segundo parece ser bem interessante! :s Quote
Rui Resende Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Conheço de publicações (não ao vivo) os dois projectos, mas eu acho que o primeiro é muito mais interessante que o segundo, que até nem aprecio muito, por me parecer mais descontextualizado. Quote
PANICdarko Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Conheço o segundo trabalho, é de 1984-1988. Quote
André Moraes Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 deconhecia os dois... mas gostei do primeiro achei interessante o ritmo das janelas.. mas gostei mais ainda das hierarquias de vias que tem ali.. com cores e material diferente(?) vou usar esse princípio em um projeto de Urbano que estou a desenvolver... aqui no Brasil não existe isso. Quote
3CPO Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 Amanha vou a outra zona de Den Haag...talvez passe lá para tirar umas fotos e olhar com mais atenção... Depois coloco aqui mais informaçao... Quote
asimplemind Posted September 22, 2006 Report Posted September 22, 2006 fogo... tive em Den Haag e não vi isso! Conheço bastante bem o segundo projecto mas nunca me lembrei que era la! enfim... fica para a próxima! Acho que o siza se integrou bem no ambiente holandes! Quote
3CPO Posted September 22, 2006 Author Report Posted September 22, 2006 Ora aqui ficam mais dados do primeiro edificio:Localização: Parallelweg - Schilderswijk - Den Haag - 1985Arquitectura: Alvaro Siza Vieira Carlos Castanheira, Van den Broek en BakemaBibliografia extra: Architectuur in Nederland - Jaarboek 1988-1989 Uma fotoaérea dos dois quarteirões... Abraços Quote
sonia_lusis Posted September 22, 2006 Report Posted September 22, 2006 Eu já tinha visto o 1º, o segundo não... está muito à frente po siza! Perdeu a cabeça.. devia perder mais vezes.. o tijolo dá sempre um ar muito mais térreo aos edificios e ao mesmo tempo é dos poucos materiais que está sempre em voga, pelas suas caracteristicas térmicas, construtivas, técnicas .. conosco desde o tempo dos romanos.. n é brincadeira! Eu por exemplo adoro os arredores de Madrid .. todos em tijolo.. Quote
Marius Posted September 22, 2006 Report Posted September 22, 2006 conheço o primeiro projecto...tive uma aula sobre ele este ano..."Alvaro Siza & Broek en Bakema - Den Haag - Netherlands ". trata-se d habitação social. esta zona habitacional na altura (anos 80) era habitada por grupos de pessoas de variadissimas etnias, e kandinsky se tiveste acesso ás plantas ou s no futuro tiveres irás notar que o "noxo" siza vieira, atento a este problema resolve a questão de acessos e distribução para os diversos apartamentos de modo a que as diferentes familias que la habitavam não tivessem k s cruzar ou encontrar nas escadarias, digamos. Deste modo ele cria diferentes acessos em que cada familia tem uma caixa de escadas so para ela...ta muito bem elaborado...pode parecer estranho e complicado mas no contexto faz sentido, e s tiverem acesso a plantas irão perceber ixo!!! Quote
3CPO Posted September 23, 2006 Author Report Posted September 23, 2006 Aqui fica o exemplo: Ao nivel térreo existem acessos para as habitações, existem também esses acessos que dão para três apartamentos: A única coisa que os moradores partilham é uma escadaria exterior comum... Todas as outras tipologias têm acessos independentes exteriores sem necessitar de escadas ou corredores interiores. Abraços Quote
Recommended Posts