Jump to content

Recommended Posts

Posted
Cinaminaminamina é! :(

Com muito orgulho para todos nós! Basta leres algumas linhas do codigo da praxe que ja postei mais atras :p Daí não nos identificarmos com nada dessas barbaridades que se vêem naquilo a que vocês dizem ser praxe! :)
E o mais engraçado é que um caloiro pode praxar um doutor/veterano! Assim como os professores podem ser praxados! Tudo não passa de jogos e brincadeiras de integração e não de humilhação! E, na minha opinião, tudo a ver com a influencia do 'Direito' na UC, o nascimento do código, do tribunal, das vestes (dos alunos, aos professores), dos rituais a cumprir, digo.te é um ambiente magnifico!
Depois ires a uma serenata na Sé Velha é qualquer coisa de arrepiante, uma sensação de união do pessoal fantástica, os caloiros riem por começarem a usar capa e batina, os veteranos choram emocionados, é Lindo Lindo Lindo :')

Duas frases mais que conhecidas que resumem muito:
'Coimbra é uma lição de sonho e tradição...'
'Coimbra tem mais encanto na hora da despedida...'
  • Replies 100
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Posted

AH AH AH. E a sacana da minha cunhada contribui para essa decadência! Isso sim são praxes engraçadas! *quere-se mudar para o iscte*

• 6 months later...
Posted

ora bem...isto já vai tarde certamente...mas quero deixar aqui escrito como foram as minhas praxes...preparados para ler? lol bom, as praxes sao durante 1semana e depois, podendo ser durante o ano todo até à queima, mais precisamente terça, onde os caloiros passam a tribuna. (um grande momento para mim by the way) durante toda a semana houve actividades. já nao me lembro bem da sequencia, e em qual dos dias foi o que, mas lembro me perfeitamente de que no 1º dia levei com ovos, farinha, pintaram me e andei de mao dada com os caloiros, a cantar cantigas alusivas ao curso, ao taveira (LOL), ao porto e à universidade... foi bom? nao...ninguem gosta de levar com ovos no cabelo, ainda por cima nesse dia tava a chover e a farinha fez uma reação no meu cabelo engraçada...mas foi o unico dia que à vinda embora para casa no autocarro, ninguem se aproximou de mim, e fui à larga :) eh eh eh depois houve o raly paper (muito muito giro) e o raly das tascas (muito melhor!!ah ah ah) tambem houve a latada (nem imaginam o que se pode pendurar nos tornozelos que seja de lata AH AH ) e o baptismo, com o tipico juramento e corte de cabelo, e claro...a aguinha fria pelas costas a baixo, quando de gatas, se recebe esse liquido pelo "cachaço" a baixo vindo de um penico, que por sua vez mergulha num recipiente (muito badalhoco por sinal). tenho madrinha de curso, nome de praxe e uma integraçao mt boa na minha universidade, tendo em conta que estou 450 km longe de casa e morando sozinha! ha exageros, claro que os há! há coisas mal feitas? certamente..... não gostei de ter andado a saltar à corda...onde a corda eram os tenis dos caloiros atados uns aos outros, habilitando me a levar com uma sapatilha na cabeça... mas guardo excelentes momentos, e acreditem que se havia coisa que eu detestava na altura era ouvir: "onde é que tá a alentejana?! toca a cantar as meninas da ribeira do sado para os teus colegas aprenderem!" .... enfim! mas depois, o cortejo, a tribuna, a queima.....o poder trajar!! :p:) (o que eu adoro o meu traje!!) vale por tudo isso e por muito mais... agora que já posso praxar é engraçado..eh eh eh ve-los tao "pequeninos" cheios de medo :p nao é preciso ter medo...mas tambem nao é para se armarem em galo de corrida.. as praxes são para ser respeitadas, vividas e transmitidas.. quem nao gosta nao participa, é simples! ninguem obriga e cada um está no seu direito de fazer o que quiser :)

margarida duarte

• 4 months later...
Posted
Ora bem, ou eu tenho uma péssima noção de integração ou as praxes não são nada disso... Eu não sinto qualquer tipo de integração por andar de mão dada com um pessoa que não conheço na rua a subir e a descer ao sol, obrigarem-nos a comer com o cabo dos talheres e a sopa sem mãos (eu não como com as mãos desde os meus 3 anos), andar a passar palitos de boca em boca (partilhar fluídos é integração?), andar de cara pintada e com as unhas pintadas até ao cotovelos ("é para não vos perdermos caloiros" diziam eles, ainda bem que as minhas alergias não me deixam usar produtos de beleza do chinês da esquina), andar a gritar a altos berros só para gritar mais alto que os gajos do outro curso, cantar musicas insultuosas e por norma insultarmo-nos a nós mesmos, não podermos olhar para mais lado nenhum que o chão (pois só assim é supostamente sabem quem manda...), fingirem actos sexuais com outros colegas ou contra a parede; e isto foi só parte do primeiro dia porque deixei de ter paciência para ao resto e fui para casa, e escusado será dizer que não fiz nada disto. Provavelmente a minha ideia formada que praxe é má (em todo lado menos em coimbra :icon_chick:) não ajudou ao espírito da coisa, mas fazer como eles dizem "leva isto na calma" depois de eu me ter recusado a ajoelhar perante uma pseudo-doutora, já queriam que a partir desse momento me declarasse anti-praxe…
Sim, isto é, sem dúvida alguma, integração. Ora vejamos a definição de integração que vem no dicionário: “do Lat. Integratione,s. f., acto de integrar; assimilação; reunião.” E agora vejamos o que aparece em humilhação: “do Lat. Humilitatione,s. f., acto ou efeito de humilhar; rebaixamento moral; vexame; afronta.”. Pois bem, onde é que será que isto tudo se enquadra? :icon13:
Ah, e acabei por não aprender o nome de nenhum colega de curso, nem a rapariga que se veio embora comigo por também já não ter paciência…
A minha teoria que a maior parte do pessoal que praxa é porque não tem mais nada que fazer, ou que se sentem "mais importantes" por exercerem algum tipo de poder sobre alguém que a partida é mais "frágil". :tired:
Posted

Olá. Concordo que nos possam pintar a cara, nada de exagero... Agora humilhar não! É que nem pensem os doutores que eu vou ajoelhar-me perante eles ou fingir actos sexuais com colegas... As brincadeiras têm de facto limites... Não é para ser piegas, nem desmacha prazers, mas tenho a minha opinião que, sendo correcta ou não, tem que ser respeitada. E este ano, nas praxes, só vou fazer aquilo que me apetecer... :s

Posted

Pois é, as praxes voltaram !

Cada vez mais penso que deixaram de fazer sentido, ou fazem algo realmente diferente ou então a imitação de uma suposta tradição que eu mesma nunca conheci ( mas que me foi dada a conhecer uma espécie de...) , não vai incentivar ninguem.

Veja-se que cada vez mais, os caloiros são menos. (?) Mas as entradas para as faculdades nao diminuiram...humm, falo pelo menos na minha.

Posted

Só la vai quem quer...

É bem verdade, mas acredito que muito do pessoal que alinha é porque quer andar de "fato de treino" e a única forma é mesmo passar pela praxe.
Aguentem-se... Até tremem quando vêem os "pinguins" á espera deles...lol
Posted

So a uma maneira de parar estas "parvoices"... é o simples facto daqueles que nao gosta, não aceitarem fazer e se unirem durante o ano, e depois e nos anos seguintes, tambem nao fazerem aos outros e apoiarem todos aqueles que tambem nao querem fazer! Se nao e sempre a mesma coisa!!! Acho que isso, ja é um pouco vergunhoso para as universidades portuguesas! E nao tem piada nenhuma... hoje era 8.30 no metro, em Lisboa, ja andavam la uns com coisas na cabeça e latas amarradas aos pes... epa... nao tinha piada... nao sei onde é que eles vem piada nisso! Acho que caso e tive-se estado nessa situação, quem seria humilhado nao era eu... mas sim quem me estava a fazer as praxes... sou maluco de mais, para aprofundar muito aquilo de forma a gozar com quem me esta a fazer as praxes!

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted
ora aqui está uma coisa muito interessante :s

Caloiros em Beja praxados com trabalhos de limpeza da mata municipal
Alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja (ESTIG), uma das quatro do Instituto Politécnico da cidade, vão ser praxados quinta-feira com trabalhos de limpeza da mata municipal.

César Teixeira, da Associação de Estudantes da ESTIG, explicou hoje à agência que se trata de "uma praxe original", que vai ser aplicada, este ano, a alguns caloiros das licenciaturas da escola.
A partir das 10:00, acrescentou, cerca de 40 caloiros, acompanhados de professores e alunos veteranos e equipados com luvas, máscaras e sacos de plástico, vão limpar a mata municipal de Beja, que está "relativamente suja".
"É um exemplo do espírito construtivo das praxes do Instituto Politécnico de Beja (IPB, que, longe de humilhar os novos alunos, procuram sempre ter uma componente cívica e inserir os caloiros na vida académica e na cidade", salientou.
Nesta lógica, no ano passado, alunos do IPB foram praxados com trabalho voluntário no canil municipal, lembrou César Teixeira.
"As praxes no IPB pretendem estimular a cooperação e a fraternidade entre os caloiros e os alunos veteranos", disse, salientando que "os alunos só são praxados se quiserem".

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

muito bem!!! :clap::clap:

margarida duarte

Posted

Pronto, esses estiveram a fazer qualquer coisa de útil. E os profs estiveram envolvidos. Agora quando os outros vêm com a história de "Isto serve de integração" é que tem uma piada do catano... O meu prof de projecto quer acabar com os pinguins, ele diz que isto do degelo é muito perigoso porque eles acham que mandam... E olhem que o homem é grande!:s Cambada de ursos!:tired:

Posted

ora aí está uma boa "praxe" para fazer aos presos que estão nas prisões sem nada para fazer... ou então aqueles que recebem o "rendimento mínimo garantido" ou lá como se chama agora. Haja juízo... só o fazia se me pagassem e bem...

Posted

Tudo começa nas Universidades! Os que estão na Associação aprendem desde o inicio a 'comprar papel higiénico com rótulo da malboro', os 'doutores' a obrigar, os noviços a obedecer e a calar, faz tudo parte da aprendizagem :s

Posted

A cara deles quando o pessoal não se cala a eles é que é gira! É mesmo de pessoal que não tem nada que fazer. Eu não tinha paciência para andar ali com o rebanho atrás... Cambada de pastores são o que eles são!:s

• 2 weeks later...
Posted

é sem dúvida uma ideia original! :s comentanto um pouco de tudo o que disseram, acho que a praxe não é necessáriamente algo mau, para mim foi bastante engraçada, e estando agora quase no topo da dita hierarquia da praxe o máximo que faço e chatear os semi-putos quando fazem mal as coisas... tenho pena q existe por aí muita gente que faça da praxe um coisa ma, mas como ja disseram por ai, os meninos e meninas que entram na universidade ja tem 17 e 18 anos, alguns mais... ja tem mais q idade para fazer escolhas e acima de tudo saber dizer não, quando lhes fazem algo que não querem ou gostam...