I love távora Posted June 25, 2008 Report Posted June 25, 2008 Boa Tarde! Estou neste momento a realizar a minha entrega final do 4º ano. A solução foi projectada em betão aparente por razoes construtivas, estruturais e projectais. Gostaria de criar uma trama para os alçados que fosse bastante realista e demonstrasse a textura e cor do betão. Já tentei importar uma imagem em JPEG, mas sem concretização. Pois teria que converter JPEG para PAT (ficheiro de tramas). Também não queria importar imagens como raster image. Se alguém me pudesse ajudar como uma solução miraculosa (que ainda não descobri) agradecia imenso. Quote
nunomiguelneto Posted July 25, 2008 Report Posted July 25, 2008 isso é no CAD ou é noutro? Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
marco1 Posted July 25, 2008 Report Posted July 25, 2008 Se isso for em autocad, realmente a melhor solução é mesmo importar a imagem que pode muito bem ser recortada conforme a figura no alçado, é a mais realista. Em termos de uma solução com esse realismo e aplicada tipo hatch, não conheço. Quote
nunomiguelneto Posted July 25, 2008 Report Posted July 25, 2008 se quiseres ter mais trabalho podes sempre passar por cima de um imagem (atraves do raster image) e depois de tere um bocadinho feito, é só copy with a base point e paste, paste, paste...;) Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
Rui Rodrigues Posted July 26, 2008 Report Posted July 26, 2008 "Gostaria de criar uma trama para os alçados que fosse bastante realista e demonstrasse a textura e cor do betão. Já tentei importar uma imagem em JPEG, mas sem concretização. Pois teria que converter JPEG para PAT (ficheiro de tramas). Também não queria importar imagens como raster image" acho interessante a pergunta, mas como se faz isso da conversão do JPEG para PAT, alguem me sabe explicar? Quote
nunomiguelneto Posted July 26, 2008 Report Posted July 26, 2008 eu nao sei... nunca ouvi falar de tal coisa... Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
Legrias Posted July 26, 2008 Report Posted July 26, 2008 Eu acho que não é possivel fazer conversão de jpeg para .pat, segundo sei a extensão pat é vectorial logo não será possivel convertar uma imagem para vectorial. Mas posso estar estar engano... O que podes fazer é trabalhar em viewports separadas ou em layout e subrepor a imagem da textura por de traz do alçado, dá um bocadinho de trabalho mas fica com uma apresentação razoavel. Quote
ruivenda Posted July 26, 2008 Report Posted July 26, 2008 É impossivel converter jpg em pat. Para isso é necessário um programinha que permite criar fichieros pat, ou então fazer a programação dos fichieros pat através do bloco de notas. Uma pesquiza no google dá-te as bases para fazer esses padrões. Outra coisa que podes usar é o super-hatch do autocad, que permite fazer um hatch usando uma imagem, sendo que a imagem é duplicada e recortada pela zona de hatch. Esta ferramenta é uma express tool disponivel nas últimas verões do autocad. Outra questão que me preocupa e isto acaba por ser uma crítica à falta de dedicação que o desenho de projecto tem tido. Hatch??? O que é isso? Os únicos hatch que eu usava no autocad eram os quadrados ou rectângulos, usando para isso os hatch user defined com dimensões precisas. Todas as outras estereotomias eram desenhadas à mão para garantir o acerto que eu pretendia e os alinhamentos correctos e as dimensões correctas. Ainda para mais tratando-se de placas de betão acho até estranho estar à procura de um hatch que as faça de forma automática, quando com uma série de copy-paste resolve o problema de forma rápida e eficaz. Enfim... Quote
I love távora Posted July 27, 2008 Author Report Posted July 27, 2008 Quando falo em hatch, não falo daquelas horrendas tramas que tornam o desenho maçudo e "kitch"! a minha ideia era bastante diferente, por isso queria importar imagens para tornar o desenho realista e tentar introduzir um sentido de dimensão! O problema aqui não é a concretização da trama, ou do hatch ou la do que lhe quiserem chamar, mas sim dar ao desenho uma imagem realista!e de certeza e devido ás experiências que fiz que com copy e paste não vou la de certeza! e como tudo na vida a arquitectura evolui e os suportes gráficos evoluem e gostaria de evoluir também. Parece que é um crime eu não querer usar os quadrados ou rectângulos das "hatch user defined". Mas enfim... Quote
ruivenda Posted July 28, 2008 Report Posted July 28, 2008 Não foi isso que eu quis dizer. Infelizmente ou felizmente há coisas na vida que dificilmente irão mudar... O desenho técnico é uma delas. É incontornável. E desenho técnico é desenho técnico. Os holandeses é uqe gostam muito de "abonecar" os seus desenhos no photoshop, mas isso não quer dizer que sejam esses os desenhos que enviam para obra. A técnica que estás a tentar fazer resolve-se com o super-hatch tal como te disse anteriormente. O super-hatch usa uma imagem (jpeg ou tif) e aplica-a como se fosse uma trama normal, pudendo ser-lhe atribuida a escala e o ponto de inicio da trama. A minha crítica era geral e não à tua pessoa, já que é cada vez mais recorrente uma despreocupação com o desenho técnico e uma maior preocupação com o desenho artistico. Se este último faz sentido em algumas situações, não deve ser usado de forma recorrente como se de uma "evolução técnica" se tratasse. Na minha opinião não é nem será nunca uma evolução, mas sim de uma outra forma de representação. Quote
miesogeno Posted July 28, 2008 Report Posted July 28, 2008 depende, há desenho técnico de execução e há desenho técnico de concurso. o desenho académico é na maioria dos casos um desenho de concurso. aqui no atelier ainda perdemos alguns à pala da objectividade do desenho. até que deixámos de ser velhos do restelo. Quote
I love távora Posted July 28, 2008 Author Report Posted July 28, 2008 Exactamente! A minha experiência não é vasta em arquitectura, até porque ainda estou aprender. Mas vejo pelos anos que passei em projecto, que o arranjo gráfico é importantíssimo para fazer passar a mensagem das nossas ideias. Como é óbvio as entregas de projecto na faculdade têm que ser cuidadas a esse ponto e daí a importância das tramas ou das montagens em photoshp, corel, etc. Na cadeira de projecto é importante sofisticar o desenho com estes "acessórios" para que sejam apelativos. No caso de outras cadeiras tentamos que o desenho seja objectivo e de fácil compreensão. Quando falo em evolução falo disto mesmo, de criar várias formas de representar o projecto. Quote
ruivenda Posted July 28, 2008 Report Posted July 28, 2008 É... Infelizmente esta discussão até podia ser interessante se os resultados não fossem viciados... O problema não está na necessidade de sofisticar os desenhos. O problema está na avaliação dos projectos. Cada vez mais se avaliam as coisas pelo seu aspecto e não pela sua qualidade. Por isso é que cada vez se faz pior arquitectura e cada vez mais brilharetes nas paresentações de projecto ou de concurso público - é igual. Afinal o que é a arquitectura??? Desenhos bonitos??? Desenhos??? Tenho muitas dúvidas, mas são as minhas dúvidas e não necessáriamente verdades absolutas. O que me preocupa isso sim é ver as pessoas preocupadas a queimar tempo em grafismo em vez de pensarem em projecto. A preocuparem-se com a quantidade e não com a qualidade. É uma problemática que não é nova mas que se está a agravar. É nestes momentos que percebo a necessidade de projectar à mão... Pensa-se no que se faz, e as coisas não são gratuitas. Se alguém perdeu concursos porque falhou no grafismo das duas uma. Ou a avaliação foi incorrecta e altamente discutivel - e por isso reclama-se - ou a qualidade do trabalho não estava à altura de ganhar (comparativamente ao vencedor). Não se deve contudo confundir uma boa apresentação com os floriados que vão aparecendo por aí. Defendo sempre que os projectos devem saber comunicar e as peças técnicas devem reflectir todos os aspectos do projecto e comunicá-los sem que restem dúvidas. Mas hoje em dia camufla-se o projecto por detrás de um floriado excessivo e desnecessário. Há quem defenda que é uma evolução, que é um mal necessário, que as coisas são mesmo assim. Mas eu discordo (é apenas e só uma opinião pessoal, de quem já teve desse lado - estudante - e também se sentiu injustiçado com a excessiva obcessão pelos "bonecos" dos painéis ao invés de avaliarem os projectos pela sua qualidade arquitectónica - onde está a imparcialidade disso???). É por isso que penso que cada vez mais se vêm as coisas camufladas por juízos de gosto em vez de juízos de valor. A culpa??? Esta está dos dois lados: dos que avaliam que mudaram de prioridades, e dos que são avaliados porque tiveram de se adaptar aos "gostos" do sr. avaliador. Quote
I love távora Posted July 29, 2008 Author Report Posted July 29, 2008 Qual é o mal de um boa apresentação do projecto? Quem disse que isso é camuflado? Quem disse que perco mais tempo com hatches que a pensar no projecto? E eu só pedi umas tramas... imaginem se eu pedisse o tutorial do photoshop! Quote
ruivenda Posted July 29, 2008 Report Posted July 29, 2008 Volto a referir e para que não hajam equivocos.... Não é uma critica dirigida a ti. É uma critica dirigida ao que se tem passado nos últimos anos no ensino da arquitectura e não só. Referi uma opinião critica não com o objectivo de ferir susceptibilidades, mas com o objectivo de fazer as pessoas pensar no assunto. Tu pediste umas tramas e a resposta foi-te dada, mais do que uma vez até. Resolvido o teu problema levantei questões que me preocupam enquanto profissional de arquitectura. É uma critica geral e não particular (eu não sei se tu camuflas as coisas ou se perdes mais tempo a representar do que a pensar, mas sei que há quem o faça). Voltamos ao mesmo... Não tem mal uma boa apresentação do projecto. Só não se confunda boa apresentação/representação com show-off (que é mais o que se tem observado). Eu defendo uma boa apresentação do projecto por via de uma boa representação sem floriados e excessos. Tudo o resto é ruido e uma forma de camuflar o que não se fez ou não se pensou. Não é uma critica é uma reflexão. Há quem concorde, há quem discorde. É este o benefício de vivermos numa sociedade livre, e como tal esta é a minha opinião. Não te sintas perseguido por esta critica, e se te sentes levas-me a concluir que estás dentro daqueles aos quais esta critica faz sentido. Quote
I love távora Posted July 29, 2008 Author Report Posted July 29, 2008 Mas a minha resposta não é dada por pensar que a crítica é dirigida a mim! Tal como disseste vivemos numa sociedade livre e como tal eu não tenho a mesma opinião que tu. E se há show off ou não isso cabe aos críticos decidirem quando observam um projecto. E na minha experiência da faculdade não vejo os professores a dar mais ênfase ás apresentações do que à qualidade do projecto. Até lá irei continuar a trabalhar no projecto, a desenhar a mão, em 3d, no desenho de execução e no desenho de apresentação. Quote
jotas Posted July 30, 2008 Report Posted July 30, 2008 comecei a ler este tópico e tenho um comentário a fazer. Uma BOA imagem vale mais que mil palavras. Mas adiante, a apresentação é deveras importante, pois capta o sentido da curiosidade, (chama atenção para um conteúdo) na arquitectura, mais ainda já que o desenho é a sua forma de expressão. Como afirmaste, existem os desenhos técnicos ou seja, os de obra simplificados com um objectivo e um leitor. E existem os outros desenhos, que obrigatoriamente tem um leitor desconhecido ou não, mas com a sua interpretação, desenhos onde o arranjo gráfico é importantíssimo como afirmas. O arranjo gráfico é algo pensado como a arquitectura, com um objectivo e um função com bases de partida, que neste caso é o teu já projecto de arquitectura, discutível, se tiver essa hipótese, nada melhor que a apresentação para ter hipótese de o ser. Para fecho julgo que o grande problema da sr. arquitecta Zaha Hadid não é esse, mas está no topo. Boa sorte para o teu trabalho: Quote
Recommended Posts