Jump to content

Recommended Posts

Posted
O arquiteto Dr. David Fisher anuncia o lançamento do Dynamic Tower, o primeiro edifício em movimento do mundo

Ter, 24 Jun, 02h22

O primeiro arranha-céu giratório terá energia própria e será completamente pré-fabricado

NOVA YORK, 24 de junho /PRNewswire/ -- O Dr. David Fisher, arquiteto italiano visionário, anunciou hoje o lançamento do revolucionário Dynamic Tower, o primeiro edifício em movimento do mundo, que será construído em Dubai e em Moscou, tendo também planos para outros locais no mundo todo.

A Rotating Tower Technology Company, liderada pelo Dynamic Architecture Group, anunciou que a abertura da lista de reservas para o primeiro Dynamic Tower em Dubai será no dia 24 de junho. A empresa também revelou o design e a planta principal do edifício giratório, que terá 80 andares e 420 metros de altura. Os apartamentos terão uma área média a partir de 124 m2 chegando às villas com 1.200 m2, que já vêm com uma vaga para automóvel dentro do próprio apartamento.

Dr. Fisher também anunciou que o segundo Dynamic Tower planejado para Moscou já está na fase avançada do projeto. A pré-estruturação das unidades terá início no 4º trimestre de 2008 e a conclusão da obra está programada para 2010. A construtora é a Mirax Group, administrada pelo importante construtor internacional Sergei Polonsky. A torre em Moscou, que terá 70 andares e 400 metros de altura, estará localizada na cidade de Moscou, a nova área prestigiada da capital russa.

"Nossa intenção é construir o terceiro Dynamic Tower em Nova York", declarou Dr. Fisher. "Outros Dynamic Towers serão construídos no mundo todo após um interesse demonstrado por parte de construtores, governos e representantes oficiais públicos para construir um Dynamic Tower no Canadá, Alemanha, Itália, Coréia e Suíça".

O Dynamic Tower oferece infinitas possibilidades de design já que cada andar gira de maneira independente para criar um edifício que muda de forma constantemente, resultando em uma estrutura arquitetônica singular e cada vez mais distinta.

"O Dynamic Tower é ecológico e o primeiro edifício projetado para ter energia própria, com a capacidade de gerar a sua própria eletricidade, bem como para outros edifícios nas mediações. O edifício atinge esta proeza utilizando turbinas eólicas ajustadas entre cada andar giratório. Um edifício de 80 andares terá até 79 turbinas eólicas, tornando-o uma verdadeira usina de energia 'verde'", informou Dr. Fisher.

O Dynamic Tower também é o primeiro arranha-céu a ser totalmente construído a partir de peças pré-fabricadas que são personalizadas em oficinas, resultando em economias de pelo menos 20%. Esta abordagem, conhecida como o Método Fisher, também exige bem menos trabalhadores no local da construção, reduzindo drasticamente os custos com a construção.

"Cada andar do edifício pode ser concluído em apenas sete dias. A partir de agora, os edifícios serão construídos em uma fábrica", disse o Dr. Fisher.

Ao combinar movimento, energia verde e construção eficiente, o Dynamic Tower mudará a arquitetura que hoje conhecemos e introduzirá uma nova era de "moradia dinâmica".

Dr. David Fisher, renomado arquiteto italiano, é o criador do Dynamic Tower, um edifício em movimento. Ele passou mais de 30 anos trabalhando com a finalidade de redefinir os extremos técnicos e tecnológicos de edifícios em cidades como Londres, Nova York, Moscou, Hong Kong, Paris e Dubai.

FONTE Dynamic Architecture Group

Mais informação aqui: http://www.dynamicarchitecture.net/
Posted

Creio que o efeito visual seja mais interessante que o prórpio conceito. tenho algumas dúvidas quanto ao funcionamento, manutenção e custos... só o tempo o dirá se este tipo de edifício giratório é uma boa aposta...

Posted

Essa efeito visual é muito empulado pelo marketing que se quer fazer, levando atrás os orgãos de comunicação social. De todos os vídeos que vi, os pisos estavam sempre em rotação, quase sempre em momentos coordenados para se criar essa interessante imagem que referes, quase como se supostamente existisse um programa prévio de movimento geral do edifício, fluído e grassioso. Não vejo o edifício dessa forma, porque cada proprietário vai mover o seu piso como e quando pretender, alguns quando vazios vão ficar parados por maiores ou menores períodos... em vez de movimentos dinâmicos, o edifício tenderá a ser uma amálgama de pisos descoordenados. Vejo tudo isto como uma imensa campanhã de marketing valorizando em demasia uma característica que será sempre um extra quanto a mim desnecessário...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Como conceito acho interessante, como resultado (a ver pelas amostras) poderá funcionar com maior ou menor dificuldade, e no inicio com custos avultados. Pessoalmente não gostava de viver num edifício rotativo....tenho vertigens! ainda por cima sendo uma torre e giratória!! Teria que programar a "rotação" quando não estivesse em casa! O Santiago Calatrava projectou a torre "torcida" para a Suécia, salvo erro, com o conceito idêntico. A diferença é que não é giratória!!!!

Posted

estamos a entrar na numa nova fase da arquitectura, a "fast-arquitectura"! fazem um projecto para o dubai e ja o venderam para mais duas cidades, isto é completamente idiota e vai contra tudo o que a arquitectura defende!

Posted

O Santiago Calatrava projectou a torre "torcida" para a Suécia, salvo erro, com o conceito idêntico. A diferença é que não é giratória!!!!

o turning torso do calatrava tem um conceito completamente diferente da torre giratória. o calatrava basesou-se na escultura dum torso humano para desenhar a torre e criar assim uma analosia entre os dois.

http-~~-//blog.miragestudio7.com/wp-content/uploads/2007/07/santiago_calatrava_turning_torso.jpg

tens ai uma imagem do torso e da torre onde da para ver a analogia!
Posted

Então e o mal-estar, enjoo, náusea, entontecimento?
Será possível habitar um ambiente destes?

Dificilmente chegará a esse ponto. A rotação será lenta o suficiente para não causar mal-estar. Pior que isso é andar de carro e ninguém se queixa.

Contudo, eu dispenso uma habitação num edifício assim...
Posted

"anjo da morte", quando referenciei o projecto do Calatrava, referia-me à imagem que a torre giratória poderia adquirir em diferentes situações. Pessoalmente gosto do "turning torso, do Calatrava, e que está a ser construído, penso eu!??

Posted

Projectos destes já se falam a um montão de tempo na pratica ainda não foi contruido nenhum a não ser os dos metabolitas japoneses, do qual este é o maior exemplo
Imagem colocada

e ouvi dizer que infelismente o vão demolir por não corresponder as expectativas.

Posted

independentemente das aplicações, este conceito de rotação tem interesse. Imaginem uma moradia...e as potencialidades quer em termos energéticos ( "acompanhar o sol") assim como tirar partido de determinadas vistas. Enfim é mais um contributo na busca de inovação e progresso.

Posted

"anjo da morte", quando referenciei o projecto do Calatrava, referia-me à imagem que a torre giratória poderia adquirir em diferentes situações.

Pessoalmente gosto do "turning torso, do Calatrava, e que está a ser construído, penso eu!??

ahh peço desculpa por nao ter percebido, mas sim, em alguns momentos vai-se parecer com o turning torso. Eu penso que ate ja esta construido mas nao tenho a certeza!
Posted

há uma coisa que não parece que vai funcionar bem no Dubai. As supreficies horizontais, este edificio é todo ele superficies horizontais que são optimas para acumular areia do deserto (razão pela qual o burj tem superficies tão planas e verticais), e esta deve ser optima para encravar as pás das helices da energia eolica.

Posted

independentemente das aplicações, este conceito de rotação tem interesse. Imaginem uma moradia...e as potencialidades quer em termos energéticos ( "acompanhar o sol") assim como tirar partido de determinadas vistas. Enfim é mais um contributo na busca de inovação e progresso.

Fínalmente alguêm acha o emsmo que eu!!!

O que me xoca nos comentários é ver toda a gente a dizer mal e nem se deram ao trabalho de saberem como realmente irá funcionar o edificio e a sua mecánica...

...Já para não falar da auto-sustentação...

enfimmm!!!
Posted

Pelo menos estas torres têm um aspecto positivo, funcionam a energia eólica. Entre cada piso tem ventoinhas para produzir electricidade. Só não sei se produzem energia só para a rotação (provável) ou para todos os sistemas e equipamentos eléctricos do edifício

Posted

Arquitectura dinâmica no Dubai

Habitualmente não fico muito entusiasmado com arquitectura - é um tema que normalmente deixo para o seven - pelo facto de ser um completo outsider no assunto. Independentemente da minha pré-disposição para o tema, algo que me atrai nesta arte é a componente puramente estética de algumas obras simplesmente fantásticas e funcionais.

Posso dizer com segurança que, poucas vezes houve, em que fiquei absolutamente deliciado com um projecto de arquitectura, ao ponto de me levar a escrever e telefonar compulsivamente a um conjunto de amigos chegados, descrevendo com excitação a obra em questão. Esta foi uma dessas vezes.

Quando vi pela primeira vez - no inicio da semana - este revolucionário edifício do arquitecto Italiano David Fisher, fiquei sem palavras. Foi recentemente anunciado que irá ser construído no Dubai - onde mais - e tem a particularidade de se movimentar. A construção é na verdade uma torre, com andares rotativos, que adquire diversas configurações em função da posição dos diversos andares.

A "Rotating Tower" do Dubai terá 80 andares com uma altura total de 420 metros. Os apartamentos são um verdadeiro luxo, cujas dimensões variam dos 124 metros quadrados até Villas (1 apartamento por andar) com 1200 metros que possuem até uma garagem para o automóvel no próprio apartamento. Adicionalmente, entre cada um dos andares, o edifício possuirá ainda 77 geradores eólicos que permitem a total autonomia eléctrica do empreendimento.

Segundo informações no site do projecto, este edifício será o primeiro a ser feito com módulos pré-fabricados, já com pré-instalação eléctrica e sanitária, reduzindo o tempo de construção drásticamente. A única palavra que me ocorre para descrever este conceito é "uau!".

Fiquem com o vídeo, com as fantásticas fotografias, e não deixem de consultar mais informações no site do projecto.

http://www.youtube.com/watch?v=RzQazjw-4jI

Link:
http://blog.uncovering.org/archives/2008/06/arquitectura_di.html

Posted

Torre Dinámica (Dubai, Moscú y Nueva Iorque) / David Fisher

El italiano David Fisher sigue adelante con su proyecto de torre giratoria y ha anunciado que ya hay una tercera ciudad en la que se construirá una de estas torres: Nueva York, tras las anteriormente anunciadas para Dubai y Moscú.
- Primer diseño: Rascacielos giratorio en Dubai
- Video funcionamiento: Dubai Rotating Towers / David Fisher

El arquitecto asegura que la torre supondrá un antes y un después en cuanto a la construcción de grandes edificios ya que se basa más en la colocación de piezas prefabricadas que en la construcción tradicional. Esto permitirá reducir considerablemente el nº de personas que se necesitan para levantar un edificio, además del tiempo, los residuos generados (escombros y demás), ruidos, etc…

El edificio además está pensado para tener cierta eficiencia energética. Quizá hubiese sido interesante que este modelo de construcción se probase en algún edificio de media altura antes de lanzarse directamente a hacerlo tamaño rascacielos, pero el hecho es que el primero de los que se construirá medirá 450 metros (en Dubai), y el segundo alrededor de 400 (en Moscú).

Link:
http://urbanity.blogsome.com/2008/06/25/torre-dinamica-dubai-moscu-y-nueva-york-david-fisher/

Posted

Algumas palavras chave para este projecto: 1 . Arquitectura = Concepcao de Objectos Decorativos da Cidade ? 2 . Simbolo de Novo Riquismo e de Falta de Gosto 3 . David Fisher estah para Arquitectura como a BMW estah para o Automovel? Enfim. Hoje eh uma torre que gira. Amanha serah um Estadio como Ninho em qualquer parte do Mundo. Depois vai ser uma Torre Andante... Assisto impavido a uma morte lenta da arquitectura. A Arquitectura tem vindo a perder aquele processo de concepcao e de construtividade materializante e a ganhar um aspecto da ideia, do conceito unico e da forma unida com dois ou tres materiais para ficar fotogenico e para aparecer nas revistas... Hoje vi o Centro Comercial da Fonte Nova e aquele complexo de habitacao e toda aquela envolvente do parque de estacionamento e antes de pensarem: Mais um centro comercial! Sugeria que fossem ver, observar com os vossos proprios olhos porque aquele Edificio eh arquitectura. Revela materialidade. Coisa que hoje em dia os edificio perderam completamente. A arquitectura de hoje em dia explica-se com diagramas, faz-se de forma fastfoodiana com aquela treta do conceito... que usa-se muito nos concursos. E depois representa-se com fotomontagens irreais com as pessoas transparentes... E este projecto ... isto para mim nao eh arquitectura. Nao eh. Isto eh Design. Design Urbano. Nem isso. Este projecto faz-me lembrar aqueles objectos que se compram naquelas lojas de brindes e de prendas inuteis em que se vem os objectos a mexerem-se de forma perpetua e as pessoas gostam muito porque eh "giro".

Posted

Ao ler o teu comentário lembrei-me que no passado da antiguidade clássica, também a linguagem arquitectónica era exportada pelo império...

Posted

Tanto pelos gregos depois de Alexandre Magno como pelos Romanos no Imperio Romano. Era uma forma de marcar presenca. Enquanto houve Imperios que centralizavam numa cidade ou em duas houve ouros que foram mais inteligentes como foi o caso do Imperio Romano. Exportaram pequenas Romas pelo Imperio para tornar os cidadaos e povos conquistados em romanos. Foi uma estrategia politica. Podemos tambem ver que Gustave Eiffel fazia o mesmo. Muitos mercados e muitos edificios foram exportados pela empresa dele. Hoje em dia verificamos algo estranho. Os EUA exportam tecnologia dos arranha ceus para paises asiaticos e islamicos. Ou seja para quem paga mais e para oferecer um estatuto de pais com capacidade tecnologica de construir Arranha Ceus... quando na realidade nao foram eles que fizeram. Muito controverso.

Posted

Foi precisamente esse tipo de questão me que foi suscitada... como dizes e bem, eram os romanos que "exportavam" a tenologia para se fazerem essas pequenas Romas com o objectivo de uniformalizar o império... agora pergunto eu, não estaremos nós a viver uma época de "arquitectura imperial"?...