Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

A arte está intrínseca á arquitectura porque ao projectar um espaço proporcional, confortável, belo, estamos a criar arte, estamos a praticar o "saber fazer" e jogamos com o lado emocional das pessoas. No entanto não é esse o único objectivo, nem mesmo o proncipal objectivo da arquitectura. Daí a afirmação do GinSoakedBoy penso;) Mas este é um assunto que se discute há demasiado tempo para chegarmos a uma conclusão hoje. Por muito racionalista que sejas nunca vais arranjar argumentos que cheguem a uma única conclusão neste assunto.

por todas essas razoes a arquitectura é uma arte... :)
  • Replies 210
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

o dificil nao é entrar em eng. civil, de facto qq palerma entra... o dificil é sair... de facto é dificil entrar em arquitectura... mas qq palerma sai desse curso... de facto acho que voces nao tem a

loool provoca dor de cotovelo pois... a voces... pk nao sei porque raio, continuam incesantemente a atacar os engenheiros... gabas te de desenhar mil vezes melhor que eles? wooow incrivel, nao fosse e

GinSoakedBoy

Concordo.
Arquitectura tem uma maior responsabilidade social.
Arquitectura é um compromisso entre o arquitecto e o dono, não é simplesmente o que o arqutiecto quer.
Mas em que é isso invalida que seja uma obra de arte?? Não percebo...

cada um puxa a brasa á sua sardinha... vai dizer a um musico que a nmusica nao é importante ou a um pintor que as suas telas sao futeis... vao ter a mesma reacça que voes aqui tiveram quando o aqui disse. no entento entendem o que digo mas nao aplicaDO ao vosso trabalho.

ps - peço desculpa aos moderadores por varias respostas separadas, mas nao consigo fazer copy/paste.

@ARK - acho que nao conseguis te entrar na fac de engenharia e por isso odeias tanto os engenheiros... :icon_pistoles:

@ARK - acho que nao conseguis te entrar na fac de engenharia e por isso odeias tanto os engenheiros... Imagem colocada

Rake de Rama, vê as médias de acesso em Lx, desde os 12 para cima, qualquer pessoa entra em Engenharia Cívil...aliás, vai para Eng. Cívil, pela banalidade do discurso que tens apresentado até aqui, imaginação e capacidade de conjecturar (coisas essencias em Arquitectura) são coisas que não abundam na tua cabeçinha...:nerd:

@ARK - acho que nao conseguis te entrar na fac de engenharia e por isso odeias tanto os engenheiros... :icon_pistoles:

Até porque isso é bastante difícil e tudo... tens sequer noção da mé[r]dia de civil em lx? Nova ou Técnico?
Eu não entrei para arquitectura na estatal por .34 e com isso entrava a brincar no técnico porque tinha fisica e matemática lá em cima. Mas que maravilha é essa da eng. civil? É possivel seres mais ridículo?

o dificil nao é entrar em eng. civil, de facto qq palerma entra... o dificil é sair... de facto é dificil entrar em arquitectura... mas qq palerma sai desse curso... de facto acho que voces nao tem a noçao de que arquitectura nao seria possivel sem engenharia... idiotas... tenho pena daquelas pessoas que tem a vossa profissao e que provavelmente sao mal tratadas por eng. pela vossa estupidêz. de facto ja vi muitas pessoas parvas... mas como tu ARK, es unico... talvez seja melhor voltares á primaria e aprender a comportares te e a respeitares os outros, pk em casa, claramente nao te ensinaram essas coisas!

Calma lá, a todos, com acusações e insultos não se vai a lado nenhum... e não é que ache que esta conversa vá dar a algum lado...

Rake, se tu achas que os arquitectos pensam que podem fazer arquitectura sem os engenheiros, estás muito enganado. Mas pior que isso é pensares que os engenheiros podem fazer arquitectura sem os arquitectos, porque não fazem arquitectura... simplesmente projectam... e sem querer generalizar, muitas vezes sabe-se como...
Costuma-se dizer, "cada macaco no seu galho" e neste caso aplica-se que nem uma luva... uns são formados para fazer arquitectura e devem fazê-lo... outros são formados para calcular e executar os projectos de especialidades e é a isso que se devem remeter...

Como diz o Ark e com razão, tal como os engenheiros têm, até ver, o direito de efectuar determinados projectos de arquitectura, os arquitectos também o podem fazer em relação a algumas das especialidades. Se a grande maioria dos arquitectos se desse ao trabalho de fazer esses projectos específicos e não os entregassem a engenheiros, tu vias como é que a revogação do 73/73 andava mais depressa... mas isto sou eu a dizer...

Quanto ao mundo universitário, até pode ser difícil sair de um curso de engenharia, não contesto isso, mas é no mínimo imoral pensares que é fácil sair de um curso de arquitectura... simplesmente não imaginas o que é um curso de arquitectura, aliás, não imaginas o que é arquitectura... para te dar uma ideia, imagina o que é ver os nossos colegas estudantes de engenharia com mais do que tempo para sair e divertir-se, mas os estudantes de arquitectura ficam invariavelmente em casa, a fazer noitadas, a trabalhar, sem dormir às vezes dias a fio... e eu sei isso porque também já passei por lá...

Não sei se os dados são correctos, mas estima-se que saiam 1000 arquitectos formados todos os anos dos 30 cursos nacionais de arquitectura. Fazendo as contas, 1000/30=33.33333(3), ou seja, em média temos 33 arquitectos formados por ano em cada curso... acreditas que apenas entram esses 33 para cada curso todos os anos?...
A verdade é que grande parte das pessoas que entram neste curso, não sabem para onde vão, os sacrifícios que têm de fazer, etc, etc, etc... depois, acabam por desistir do curso pelo caminho, ou então andam a penar anos a fio sem o conseguir acabar...

Já agora dá uma vista de olhos por este tópico Boa arquitectura um direito ... Lê os artigos deste senhor no JN e pode ser que aprendas alguma coisa...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

o dificil nao é entrar em eng. civil, de facto qq palerma entra... o dificil é sair... de facto é dificil entrar em arquitectura... mas qq palerma sai desse curso... de facto acho que voces nao tem a noçao de que arquitectura nao seria possivel sem engenharia... idiotas... tenho pena daquelas pessoas que tem a vossa profissao e que provavelmente sao mal tratadas por eng. pela vossa estupidêz.

de facto ja vi muitas pessoas parvas... mas como tu ARK, es unico... talvez seja melhor voltares á primaria e aprender a comportares te e a respeitares os outros, pk em casa, claramente nao te ensinaram essas coisas!

Calado és um poeta.
Da minha turma de primeiro ano posso dizer que se 10% terminou o curso foi muito. O restante ou se iluminou acerca da incapacidade em o concluir, ou ainda lá anda a bater com os costados e a gastar balurdios todos os anos.
Ninguém questiona o papel do engenheiro no exercício de projecto, mas acreditar que a coisa se resolvia com o mero conhecimento técnico é puro autismo. Um senhor autismo por sinal.
Mas isto é conversa de surdos porque em discussões como esta ou se tem classe ou se não tem. Não tens, acho que se pode perfeitamente fechar a discussão.

Rake, só para rematar, não sei se te dás conta, mas ao contrário daquilo que no início afirmavas, estás a revelar uma estranha aversão à arquitectura...

Se te queixas porque há alguns arquitectos que supostamente não reconhecem o valor dos engenheiros, tu que até ver nem és uma coisa, nem outra, mostras um "ódio" à arquitectura, como se só os engenheiros é que valessem alguma coisa no mundo da contrução... convém ter sempre muito cuidado com essas generalizações...

Cabe-me aqui reconhecer que à luz de toda esta conversa, num dos meus primeiros comentários fui profundamente injusto contigo. Disse então que devias tirar primeiro um curso de arquitectura e depois de engenharia, mas permitam-me alterar o que disse, porque pelo que mostras aqui, não darias um (razoável) arquitecto, já que não consegues reconhecer minimamente a importância desta profissão, nem sequer te dás ao trabalho de entender, ou sequer ouvir quem sabe um pouco mais do que tu, nem darias um (razoável) engenheiro civil, porque também estes têm de reconhecer as competências do arquitecto, tal como o arquitecto tem de a reconhecer no sentido inverso...

Neste momento só me apetece citar o João Pedro Silva:

caso perdido...

O meu novo conselho é, se continuares a pensar assim, que te dediques a outra coisa que não a construção, ou pelo menos não à fase de projecto em qualquer uma das suas vertentes... se é que me entendes...

E para concluir, gostava sinceramente que daqui a alguns anos me mostrasses que estava enganado, que acabaste por ser um bom arquitecto, um bom engenheiro, ou uma boa mistura dos dois... receio é que com a forma de pensar que hoje demonstras isso não seja possível, mas o tempo pode fazer milagres e quem sabe se até lá não acabas por mudar...

Dou assim por terminada a minha participação nesta conversa... I´m out...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

o dificil nao é entrar em eng. civil, de facto qq palerma entra... o dificil é sair... de facto é dificil entrar em arquitectura... mas qq palerma sai desse curso... de facto acho que voces nao tem a noçao de que arquitectura nao seria possivel sem engenharia... idiotas... tenho pena daquelas pessoas que tem a vossa profissao e que provavelmente sao mal tratadas por eng. pela vossa estupidêz.

de facto ja vi muitas pessoas parvas... mas como tu ARK, es unico... talvez seja melhor voltares á primaria e aprender a comportares te e a respeitares os outros, pk em casa, claramente nao te ensinaram essas coisas!

Rake de Rama, realmente pareces estar dentro do assunto, eu de facto não respeito de nenhuma forma a estupidez, eu podia chamar-te idiota, palhaço ou simplesmente estúpido, mas fico pelo sinónimo acéfalo, não causa tanto estardalhaço.

1. Eu não gosto de repetir-me, mas à luz, da lei actual, um Arquitecto com alguma vontade de aprender e interessado, pode para edifícios mais simples, realizar todos as especialidades referidas para instruir um projecto simples.

2. Eu não sei se o curso de Arquitectura é mais fáci/difícil, sei sim, que marrar não basta (como em Eng.), há demasiado trabalho, das disciplinas mais dispares e diferentes a somar à disciplina de Projecto. Neste sentido Eng. é mais fácil, basta ser efectivamente bom em Física e Matemática, em Arquitectura, tens que ser bom em muita coisa, a exigência é outra.
Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.