Jump to content

Recommended Posts

Posted

Nao sei se viram um doc que deu na RTP2 sobre as grandes obras publicas de Portugal. A primeira grande obra dum pais tao pequeno e tao pobre foi no sec. XV quando o rei D. Joao I decidiu conquistar Ceuta aos mouros...:D... Mas vamos ser mais contemporaneos... A primeira foi o CCB desenhada pelo amigo de Arq. Alvaro Siza e pelo Arq. Manuel Salgado. Importante referir que esta incompleto. A segunda foi a Expo 98 onde muitos arquitectos puderam saborear um pouco de gloria e um pouco de capital dentro dos bolsos ... por acaso nao concordo com aquele cantor que provavelmente deve meter muitas notas no bolso... mas a Expo 98 deve ter enriquecido nao so os empreiteiros como tambem deu de alimento muito arquitecto, muito servente, muito engenheiro, muitos comerciantes, muitos vendedores de materiais como tambem os donos dos terrenos... portanto eu gostaria de perguntar ao Nelo Monteiro: - O dinheiro que voce ganha... partilha com os pobres? A terceira obra foi a Ponte Vasco da Gama... mas essas deve estar nas contas da Expo 98... A quarta foi o Euro 2004 com dez estadios de Futebol. Nem a Grecia foi tao longe e esta tambem falida e nem sabe o que fazer com tanto pavilhao desportivo. Dez estadios novos... um pouco exagerado mas muita gente deve ter ganho dinheiro e nao foram so os ricos como tambem os pobres... A quinta obra eh a Casa da Musica... e perguntaram no filme... para que serve a Casa da Musica? A resposta nao justificava a fortuna que foi gasta... enfim... mais valia dizer a verdade... verdade essa seria: Porque sim. A Sexta... perguntam os leitores: E qual serah a sexta? E a Setima? A sexta eh o Aeroporto Internacional de Lisboa. E a setima eh o TGV. Ha que referir na Barragem do Alqueva que ainda esta incompleto, e tambem no Terminal Maritimo de Sines... Daqui a 40 anos depois de verem finalmente a reportagem na SIC 2 um doc a dizer mal do Aeroporto Internacional de Lisboa e das Gigantescas Estacoes Ferroviarias do TGV desenhadas por grandes arquitectos nao se supreendam com o proximo mega hiper empreendimento ah portuguesa... pois bem... eu vou dizer que empreendimento eh esse... : 1 . Programa Espacial Portugues Vai consistir em colocar o primeiro homem portugues em Marte. Na Lua nao porque todos os paises do mundo ja la estarao. Depois vai ser uma Lua Artificial para ser habitada exclusivamente pelos PALOP e vai ser patrocinada pelo Petroleo de Angola e pelo Etanol Brasileiro e construida pelos empreiteiros portugueses que ganharam experiencia na Lua. Varios espacoportos em cada cidade portuguesa. E depois vai ser colocar o primeiro ser humano fora do sistema solar. Eh este o mega hiper super megalomano projecto que vai comecar a ser referido pelos politicos em 2040. Ja foram avisados.

Posted

O PEP vai ser talvez a maior aventura portuguesa que alguma vez foi vista pelos portugueses. Todos os ateliers de Portugal irao ter trabalho para o resto das vidas deles. Os projectos que vao levados a cabo para o PEP sao: 1 . Centro Espacial Portugues Este complexo cientifico vai ser construido no Alentejo. 2 . Lua Artificial chamada Luso World com grandes cidades incorporadas na superficie e subterraneas Uma lua que estaria em Marte. 3 . Estacoes Espaciais Portuguesas Estas estacoes estariam espalhadas desde a Lua, Marte, Jupiter, Saturno, Neptuno e Plutao. 4 . Espacoporto de Lisboa, do Porto, do Algarve, dos Acores e do Funchal. Cinco espacoportos.

Posted

Grande viagem JVS... hehehe... Portugal, nem que quisesse tinha dinheiro para uma coisa dessas... e daí... se se hipotecar o país aos chineses (nova potência mundial) pode ser que dê... ou talvez não... hummm... Gostava de acrescentar os milhares de euros que a Expo 98 injectou em gabinetes (arquitectura e design) menos sérios, vindos de empresas de materiais, qual polémica com a história das comissões dos medicamentos de marca/médicos... sei que os houve... sei que houve gabinetes que se negaram a entrar nesse sistema... Pode vir daí a explicação para pelo menos alguns dos Porshes e outros que se vê por aí... ou talvez não...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

JVS... o Siza esteve envolvido no CCB? Não era so o Manuel Salgado e o consórcio liderado pelo Gregotti (que por acaso desenhou o CCB )? Bom em relação ao PEP, na minha modesta opinião ja estás a sonhar muito alto. Até porque neste momento programas espaciais, a acontecer na europa, são vistos como europeus e não propriamente de um pais em especifico. Com o actual ritmo de subida das aguas do oceano, ainda antes do PEP, apostaria é que vão haver projectos na area de contenção e talvez conquista de terrenos ao mar.

Posted

Ginso, pois... o JVS disse o amigo do Siza, que é exactamente o Vittorio Gregotti. Provavelmente o JVS referiu o Gregotti como o amigo, porque foi este o escolhido pelo Siza para o prémio que foi entregue no passado dia 27 no Museu da Electricidade.

PEP??... eu acho que isso tem pernas para andar, tem um espírito mesmo tuga, até a sigla parece o nome de um jogador de futebol. Portanto a ideia é coerente. :D

Posted

Ginso, pois... o JVS disse o amigo do Siza, que é exactamente o Vittorio Gregotti. Provavelmente o JVS referiu o Gregotti como o amigo, porque foi este o escolhido pelo Siza para o prémio que foi entregue no passado dia 27 no Museu da Electricidade.

PEP??... eu acho que isso tem pernas para andar, tem um espírito mesmo tuga, até a sigla parece o nome de um jogador de futebol. Portanto a ideia é coerente. :D

Nem mais.

Ginso:

A ideia pode ser muito extremista... pode ser impossivel... mas alguma coisa ha-de ser... nem que seja uma Brasilia na Ota ou coisa parecida... ou varios programas polis para colonizar o interior de Portugal... alguma coisa ha-de ser.

Entao e a nova travessia do tejo ? Portugal é como os portugueses: viver a grande com o que nao se tem, viva ao crédito!

E nao vai ser uma ponte mas sim um tunel.
Posted

A quinta obra eh a Casa da Musica... e perguntaram no filme... para que serve a Casa da Musica? A resposta nao justificava a fortuna que foi gasta... enfim... mais valia dizer a verdade... verdade essa seria:

Porque sim.

para que serve a casa da música... isto é cada pergunta. deves pensar que o país em que vives tem a concentração de equipamentos e de programação de Lisboa... Que gastaram com el dinheiro a mais em relação ao planeado toda a gente sabe (como com a expo, a ponte, etc.) agora que foi feita "porque sim" é de quem não sai da toca.
Posted

para que serve a casa da música... isto é cada pergunta. deves pensar que o país em que vives tem a concentração de equipamentos e de programação de Lisboa... Que gastaram com el dinheiro a mais em relação ao planeado toda a gente sabe (como com a expo, a ponte, etc.) agora que foi feita "porque sim" é de quem não sai da toca.

Nao lances a tua ira sobre mim... simplesmente citei o documentario que deu na RTP 2 de Edgar Pera... :D