Jump to content
Arquitectura.pt


Luís Conceição candidato à Ordem dos Arquitectos


Vampir0

Recommended Posts

Imagem colocada

Luís Conceição candidato à sucessão de Roseta na presidência da Ordem dos Arquitectos

Ricardo Batista
26 de Julho de 2007
O arquitecto Luís Conceição é o primeiro candidato confirmado à sucessão de Helena Roseta na presidência da Ordem dos Arquitectos, num processo eleitoral agendado para o próximo dia 18 de Outubro.
Ao que o Construir apurou, está praticamente definida a equipa que vai acompanhar o actual coordenador do Departamento de Arquitectura, Urbanismo, Geografia e Artes Plásticas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, sendo esta a primeira lista conhecida para suceder a Roseta, recém-eleita vereadora na Câmara Municipal de Lisboa e estatutariamente impedida de se recandidatar à liderança da Ordem por ter cumprido dois mandatos consecutivos.

Sabe o Construir que uma das prioridades defendidas por Luís Conceição passa pela criação do sindicato nacional dos arquitectos portugueses e a integração profissional dos jovens arquitectos, quer no âmbito da dignificação remunerativa dos estágios, quer na busca de novas frentes e territórios de trabalho. Conceição entende que estas medidas são "extremamente necessárias", "dado que a maioria dos arquitectos portugueses são jovens e enfrentam desafios de integração no mercado de trabalho de forma a garantir a sua estabilidade profissional".

Sob o lema "Por uma Ordem de Valores", Luís Conceição vai ainda apostar na criação de colégios da especialidade na Ordem dos Arquitectos e na descentralização dos mecanismos burocráticos da Ordem de forma a aproximá-la eficazmente dos arquitectos.

O arquitecto pretende ainda estabelecer uma comunidade de associações profissionais de Arquitectura do espaço lusófono, no âmbito da CPLP, e implementar uma visão de Ordem que passa por ser um espaço de encontro, lazer e lobbying que defenda os reais interesses duma profissão marcante para o desenvolvimento nacional, carente de uma acção mais determinada e pragmática.
O arranque da campanha está agendado para meados de Agosto.

Fonte: http://www.construir.pt/2007/07/26/lus-conceio-candidato-sucesso-de-roseta-na-presidncia-da-ordem-dos-arquitectos/


Se eu pudesse votar, votava nele... :clap:

Link to comment
Share on other sites

Não alcanço a história da criação do SINDICATO... Que é que,questões laborais de relação patrão/ empregado, têm a haver com as competências Estatutárias da O.A.? O resto... assim a "frio" parece-me consensual... excepto na Descentralização... já não chega a ORDEM, ser composta por 3 ORDENS... ainda descentralizar mais!!! bom, fica a questão no ar.... Há que alterar os Estatutos... que infelizmente já não irá acontecer no presente mandato....

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Parece-me urgente a fixação de renumeração por escalão no ramo da Arquitectura. Por outro lado, parec-me também necessário fixar cotas de trabalho numa relação M2/tipo de construção/ano/nº de arquitectos envolvidos. Se um empreiteiro tem que assegurar um certo nº de empregados para realizar dado tipo de obras, porque não terão os arquitectos de fazer o mesmo?

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

"Não alcanço a história da criação do SINDICATO... Que é que,questões laborais de relação patrão/ empregado, têm a haver com as competências Estatutárias da O.A.?" Da minha leitura, e do que ouvi da intervenção do Luís Conceição no Congresso da Ordem em Almada, o que ele propõe é que a OA incentive e ajude à criação de um Sindicato Nacional de Arquitectos, já que uma parte substancial da classe trabalha por conta de outrém, por vezes a recibos verdes e com salários inferiores aos de mulher-a-dias. É claro que a OA não tem nada a ver com sindicatos, mas pode auxiliar e incentivar a sua formação.

Link to comment
Share on other sites

Parece-me absurdo... misturar galhos com bugalhos... sindicatos... Existe a lei geral do trabalho, se o patronato ou o trabalhador não cumpre com as suas obrigações de lei... Inspeção geral do trabalho e Tribunal do Trabalho...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Parece-me absurdo... misturar galhos com bugalhos...

sindicatos... Existe a lei geral do trabalho, se o patronato ou o trabalhador não cumpre com as suas obrigações de lei... Inspeção geral do trabalho e Tribunal do Trabalho...



Sim mas a lei em Portugal é igual à da China ... Explorar e explorar ... para quê uma comunidade europeia ... o €uro ... se isto continua uma republica das bananas ?
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Parece-me absurdo... misturar galhos com bugalhos...

sindicatos... Existe a lei geral do trabalho, se o patronato ou o trabalhador não cumpre com as suas obrigações de lei... Inspeção geral do trabalho e Tribunal do Trabalho...


Percebemos bem a tua opiniao...:D... es patrao.
Link to comment
Share on other sites

jovemrafeiro, essas tuas observações parecem-me mais uma reacção magoada pelo facto do Manuel Vicente não se poder candidatar. Como ele não pode então mais ninguém deve poder. Não me parece que essa questão que levantas possa enriquecer alguma coisa na "avaliação" que os arquitectos têm que fazer aos candidatos à OA. Fico muito mais curioso acerca de uma entrevista ao Luís Conceição no jornal Construir, mas ainda não consegui ter acesso a isso. Se alguém tiver essa informação agradecia.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Sou plenamente a favor do apoio à formação de um sindicato dos arquitectos. Tenho Atelier e sou eu que mando ali e no entanto, continuo a apoiar a formação do sindicato. Qual o meu interesse? É que como eu pago aos meus colaboradores e pago honorários decentes, concorro com fulanos que simplesmente nem decentes nem indecentes, não pagam (ponto final). Ora isso subverto totalmente a mais básica lei da concorrência que é a de não a fazer à custa de outrem. Certo?
Quanto, à questão do que tem a OA a ver com os sindicatos, eu direi, nada. Mas a dita Lista C que refere o assunto, não diz que vai fazer um sindicato, mas que vai "apoiar a formação", o que é bem diferente. Na verdade se não for ela a fazê-lo, gostava de saber quem o fará? Os arquitectos que trabalham por conta de outrem? correndo o risco de serem postos na "alheta", com genéricas desculpas de que "não há trabalho". Deixemo-nos de hipocrisias, todos nós, de uma forma ou de outra, numa altura ou noutra da nossa vida, já estivemos sobre a alçade de um patrão e todos nós conhecemos a pressão psicológica da chantagem, por isso venha esse sindicato.

Link to comment
Share on other sites

Não é permitido às Ordens profissionais o estabelecimento de valores de Honorários mínimos e/ ou de referência...


Em relação aos honorários, não estou tão certo como isso:icon_pistoles:. A lei da concorrência que agora manda em tudo, >:(não refere a impossibilidade de criação de tabelas de referência. O que aliás seria um contrasenso, pois já existem as tabelas MOP de obras públicas. A questão é que aquelas tabelas não estão actualizadas, sobretudo no que se refere às categorias. Por isso, seria sempre bem vindo um conjunto de tabelas de referência que ajudassem ao estabelecimento de honorários mais justos e/ou ajustados.
:clap:
Link to comment
Share on other sites

Faz parte duma Directiva da Comunidade Europeia... Houve algumas ordens profissionais em Portugal que foram multadas por Bruxelas... Não queremos mais multas e despesas na OA... Certo?!!.. Mas já mudámos de tópico, este é o tópico do Luis Conceição.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Então e o avental? Mais um maçon com poder em Portugal? Será que já não chega?!

http://visao.clix.pt/default.asp?CpContentId=326677


O avental? poder em portugal? Caro colega, não sou maçon, disso te posso dar a palavra de honra, mas não tenho nada contra a maçonaria. Devem existir maçons de todos os tipos, a própria maçonaria ao que sei (mas sei pouco) tem diversas tendências internas, os regulares os irregulares, etc. Por isso estou com o vampiro, que é que isso tem que ver com a discussão? Não vou julgar ninguém pela cor da pele, pela camisola do clube que apoia, e menos ainda por pertencer à maçonaria.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.