Jump to content

Recommended Posts

Posted
"Remodelação do celeiro dos cónegos"

O espaço em causa, antigamente denominado de "tulha", localiza-se no mosteiro de São Salvador de Moreira da Maia. Este edifício servia para se armazenarem diversos tipos de cereais e farináceos que os monges cultivavam.

Pelas suas características e dimensão, há cerca de uma década, foi possível transformá-lo numa casa de casamentos.

Pretendeu-se recentemente remodelar parte do edifício, nomeadamente o salão de festas.

A proposta partiu do pressuposto que se deveria conservar e manter visível a estrutura da cobertura pela sua beleza, originalidade e pela existência de uma panóplia de formas únicas sem repetição. Alguns destes elementos estruturais remontam a finais do século XIX, estando em bom estado de conservação, existindo também outros elementos mais recentes e não tão elaborados “naturalmente”.

No entanto, pela sua diferença, sentiu-se necessidade de homogeneizar a estrutura, respeitando sempre a forma “única” de cada asna. Para tal propôs-se pintar toda a estrutura à cor branca.

A cor escolhida deveu-se também à necessidade de clarear o espaço.

antes

durante

final

final

final

por: loposaopayo
www.vsarquitectura.com.sapo.pt
loposaopayo@gmail.com
Posted
Caros membros:

Gostava de ter mais opiniões e críticas vossas sobre a solução encontrada para esta intervenção. Pois penso que uma obra nunca é perfeita. Devemos sempre aprender com outros pontos de vista.
Posted

Pois... a luz é muito fria... devem ser iodetos metálicos com cerca de 5000K Eu tinha apostado em projectores/ apliques com luz indirecta também para a cobertura, mas com lâmpadas economizadoras, no mínimo 26W com temperatura de cor a rondar no máximo os 4000K... gastava-se menos electricidade, menos carga térmica e o ambiente ficava mais acolhedor... se tivermos em conta os apliques já existentes... combinava melhor... Não me choca a solução escolhida, pintar tudo de branco... se bem que eu talvez não optasse por isso... Mas por esse motivo existem várias cabeças... cada uma com a sua sentença. Parabéns... menos na solução de iluminação.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

As asnas são fabulosas, grande trabalho naquela época sem dúvida... (haverá por aí um engenheiro que consiga calcular os esforços em asnas desas?) Acho que se perde muito em pintá-las de branco, perde-se em materialidade e na riqueza estética destes elementos... principalmente por terem este tipo de formas... A iluminação parece-me também um ponto fraco, porque não consegue transmitir a espacialidade que as restantes opções sugerem...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Este trabalho está interessante, mas como já foi dito a luz deixa a desejar... Eu queria acrescentar uma crítica que a mim me parece importante. É que anteriormente a sala, mesmo estando velha, era bastante mais "calorosa" que agora. Penso que tal se deverá ao excesso de branco, é nas paredes, é nas asnas (eu pessoalmente deixaria as asnas sem pintura e até aplicaria um verniz escuro para aumentar o contraste) e é também a tijoleira. Quando olho para as fotos da sala já estou a imaginar um espaço que no inverno vai ser frio e húmido e que reflectirá bastante os sons, através das cerâmicas e pinturas. Penso que para um local de casamentos se deveria ter mais em atenção a propagação do som de uma forma menos excessiva como o que antevejo pelas imagens. Mas está bem melhor que antes :)

Posted

Caros membros:

Gostava de ter mais opiniões e críticas vossas sobre a solução encontrada para esta intervenção. Pois penso que uma obra nunca é perfeita. Devemos sempre aprender com outros pontos de vista.

O colega ainda é novo... comete "erros"... é a falta de experiência... mas os mais velhos também as cometem, em maior ou menor quantidade.

a experiência é importante, a humildade ainda mais, porque, já diz o velho ditado "nada sei do que já sei..."

Para a próxima... estará mais atento... é estudar, é ser auto didata em várias matérias, é partilhar ideias e soluções, é aprender a receber contributos de outros... enfim, dar e receber e fazer uma análise critica das opções existentes... ai fará um projecto/ obra melhor...

A questão da acústica... é deveras pertinente num espaço destes... talvez a decoração da empresa exploradora do espaço, através da inclusão de panejamentos permitam diminuir a reverberação acústica neste espaço...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

As asnas brancas na minha opiniao ficou "falsificado"... o facto de ja estarem distorcidas com o tempo e a tentativa de integrar as asnas atraves do branco nao resultou muito bem. Penso que se tivesses mantido a autenticidade das asnas tais como elas sao terias tido um resultado muito mais interessante.

• 1 year later...
Posted

boas, eu nao sou um expert na matéria, talvez daqui a três anos a correr bem se acabar o curso, e o meu comentário até pode ser não muito bem aceite, mas cá vai... na minha opinião as asnas perderam vida ao serem pintadas em branco, deram-lhe um ar mais plástico, o qual retira, no meu ver, toda a história, características únicas, valor e sentido que anteriormente tinham, apesar de estar ocultadas. - A escolha do branco é uma cor acertada, pois é a cor ligada ao evento. - O pavimento parece surgir como um elemento à parte da intervenção, pois certamente o proprietário da obra exigiu que não fosse alterado este elemento devido à despesa. - A iluminação vem reforçar ainda mais o "exagero" do branco e penso que não existe um grande resultado final com a junção dos dois tipos de iluminação. Na minha opinião, mantinha as asnas na cor natural, até porque davam mais sentido à estrutura e assim estas não pareceriam um elemento decorativo, o qual nos leva a pensar que terão sido introduzidas após a intervenção e reforçavam também por elas próprias a ligação com a cor do pavimento. Quanto á iluminação, optava por luz indirecta, e de tom mais quente, tornaria o espaço mais aconchegante, confortável e simpático. Mas a minha ideia pode não estar correcta, eu apenas dei a minha critica... Contudo não quero dizer que não goste do resultado final, mas cada um tem o seu próprio pensar, pois se assim não fosse iriamos andar a clonar os trabalhos! Parabéns e que trabalho nunca nos falte!