Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

Bem, como sabem, gostava imenso de entrar para o curso de arquitectura. Ora, nas universidades públicas, a média ronda os 18 valores e atingir essa cotação é complicado porque: - Eu entrei para o 10º ano logo quando entrou a nova reforma de ensino e, infelizmente, a disciplina de educaçao física agora também conta para a média. - Ora a minha média é de 16,6. isto devido á maldita disciplina de educação física. Não tenho grande jeito para a coisa, nunca tive, por isso mereço um 12, mesmo que no teste escrito tenha tido 18. Para quem não sabe, os testes de educação física são apenas um pretexto para tornar a disciplina mais formal... - Decidi fazer a média sem a disciplina de educação física. A média deu 18,2. - A minha pergunta: como podem pessoas entrar com média de 19? Será que sao bons a tudo? - Uma pessoa que não saiba fazer o pino não pode ser médico?... ou outra coisa qualquer? - Isto pode ser um tópico que não interessa muito, mas esta situação está a comprometer muita coisa. E tenho a certeza que não é só a mim. O que acham acerca desta situação?Concordam?

• Replies 61
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

É mais uma disciplina para os alunos se empenharem... treinarem em casa... Lembro-me de colegas meus dizerem à boca cheia ao professor: "Não me importo que me dê 10... não conta para a média!" Agora já conta... Mas repara que não é só a ti que te desce a média.. é a muitos outros... Veremos se a nota dos últimos colocados se mantém nos 18... :)

que eu saiba a média de ED fisica nao conta para a média do secundario. Pelo menos quando fui eu isso não contava. Eu tinha média de 16 e constantemente tirava 20s a DGD. No exame com uma distracção tirei 18.8 fiquei com média de 17.4 por isso não entrei na publica. Vivi frustrado uns meses depois passou. O que custa é sacar do bolso os 200 e tal € todos os meses...

Pois, eu ainda pertenço à cauda da ultima reforma, em que educação física (infelizmente para o meu caso) não interfere na média. Mas Ana, o exame de geometria, nas públicas, costuma valer 50%. Ora, se a tua média com Ed. Física é 16,6...os 50% dá 8,3 Com os 50% da nota de DGD (esperemos que seja um 20)... dá os 10 valores. Portanto, 8,3(50% nota d aula) + 10(50% exame específica) = 18,3 (((isto se ainda não fizeste o exame de DGD)))) com esta média não deves entrar na FAUP, mas pode ser que entres numa pública. Eu o ano passado tinha média 15,3 de nota do secundário (cientifico-natural)...tive 1ª fase o exame de DGD correu mal...tive 16.. concorri à 2ª fase tive 20. Fiquei com média de 17,65 (arredondando 17,7 :)). Como é óbvio, vagas 2ª fase são escassas, nem no ISCTE consegui entrar. Tembém não sobraram vagas da 1ª fase e so houve 1 ou 2 desistências. Isto das médias è uma dor de cabeça. Mas tenta aproveitar o "resto" do ano lectivo para aumentares as notas, esforça-te mais um pouco. Por experiência própria, "+ vale 1 passaro na mão que uma cagadela na cabeça", e eu apanhei uma bem grande quando me candidatei ás univ. públicas. Depois cheguei à privada, a pensar que tinha bolsa. Mas como só atribuem bolsa aos alunos que tinham nota e secundário 16, eu tinha 15,3 (se tivesse 15,5 arredondava pa 16 e tinha bolsa)...nem a ***** da bolsa tive direito. Mas pronto, estou a gostar muito da faculdade onde estou e não faço intenções de mudar (só se o vento mudar de direcção, e começar a ficar sem "tempo") mas tdo controlado :p Quanto à tua média, esforça-te ao máximo até acabar o ano e boa sorte para os exames!

Eu acho que devia contar há mais anos! Mente sã num corpo são! Aliás, não se compreende como no Sec. XXI e com os estudos que há sobre os beneficios do desporto para a saúde, não so fisica como mental, não se lhe dá no Ensino o devido respeito a uma disciplina tão importante ao nosso desenvolvimento salutar! Se calhar é mais bonito o estudo acompanhado e aulas de substituiçao :) E serve para depois não se verem enjeitadinhos a caminhar como o 'nosso' Guterres que aparece o macaco Adriano! (por alguma razão ficamos conhecidos pelo pais das bananas :p )

TiCo, ..concordo contigo, mas sabes que há pessoas que embora se esforcem muito, as vezes mais que alguns atletas da turma, não conseguem atingir os objectivos do professor de ed. física. E por aí não deveriam ser prejudicadas. Por mim não me importava nada que contasse, na altura para a média, (tinha 18...dá sempre jeito..lol)... e eu também concordo, o desporto escola faz-te libertar toxinas que acumulas durante a semana..seja pelo cansaço seja pela alimentação. Infelizmente estou na universidade sem qualquer desporto escolar (existem algumas modalidades na faculdade mas não me interessam) e sinto falta daquele exercício físico regular, ainda que fosse apenas 1 vez por semana. Mas é certo que prejudica nalguns casos... mas os prof's costumam ter em conta o esforço e recompensam-te por isso Ana, vais ver (depende de ti, do prof, e do teu esforço) :)

joaoneves numa turma de Ed Fisica não tens só nota pelas tuas aptidões fisicas :) Antes pelo contrario conheço muitos alunos que têm dificuldades motoras e tinham a mesma nota que eu pelo esforço demonstrado! Olha o Socrates, não é nenhum atleta de competiçao, mas vai fazer uma perninha ás corridas, esforça-se! E conheço casos contrarios também! Alunos muito bons fisicamente mas depois a nivel de comportamento, ajuda do pessoal etc, etc estraga.lhes a nota! :p

É como teres matemática ou outra disciplina! Também sempre detestei Filosofia, não tenho jeito para aquilo e tive de grama.la para a média! E Filosofia nunca me serviu para nada, prefiro mandar uns murros na mesa, qunado é preciso, que andar com falinhas mansas e filosofias baratas :)

e sinto falta daquele exercício físico regular, ainda que fosse apenas 1 vez por semana

o pessoal fala, fala mas depois, nem que seja começa tudo nas suas caminhadas :p por isso nada melhor que incutir isso desde cedo, como se faz nos 'paises civilizados' (aliás lá anda.se de bicicleta em x do carro :p ) Ou então as empresas já incluem a respectiva disciplina de Ed Fisica, porque, mais uma vez, os estudos indicam um maior rendimento dos empregados, por exemplo a Intel faz isso!

(aliás lá anda.se de bicicleta em x do carro :) ) Ou então as empresas já incluem a respectiva disciplina de Ed Fisica, porque, mais uma vez, os estudos indicam um maior rendimento dos empregados, por exemplo a Intel faz isso!

Acredita, se tivesse uma garagem aqui em lisboa, onde pôr a bike... trazia-a. Até pensei po-la no quarto, mas não tenho espaço! :)

Acho que me ponho no carro até à Expo e vou pra lá correr.
É a única solução, excluido os 150€ de ginásio mensal aqui em lisboa :p

=) mente sã, corpo são... afirmação 100% verdadeira! :p

Eu agora vou trocar a ida a pé para o atelier pela ida de bicicleta :p vamos mudar para mais longe, já me tramaram :) [O prob é no verão, muito calorzinho ui ui ] O único momento que uso carro é mesmo qunado vou treinar, porque ao fim de quase 3 horitas de puxar o lustro ao cabedal vir a pé para casa (moro no alto) era obra :p Mas de resto é sempre a pé a cidade é pequenissima faz-se bem! E uma pessoa ainda encontra uns amigos para dois dedos de conversa, sabe sempre bem :)

Olá. Bem o problema é que eu até me esforço bastante em educação física... Não sou gorda... lol Não tenho nenhum problema motor... Eu até acho que não faço as coisas mal. Só não sou muito boa em atletismo. Não se compreende as notas que o professor me deu em ginástica e nalguns desportos como volei, basket, etc... As notas na minha turma, em ed. física, não passam do 14. O professor diz que ninguém é perfeito e que por isso não existem 19 e 20 em educação física, o que acho um absurdo, pois port exemplo em matemática, não somos nenhum Einstein, mas se respondermos ás perguntas do teste todas correctamente e fizermos o que nos é exigido nas aulas temos 20. Contudo, não somos perfeitos na disciplina... E espero que a média este ano baixe!... Pode ser que arquitectura passe para 17... já era bom!

- Eu entrei para o 10º ano logo quando entrou a nova reforma de ensino e, infelizmente, a disciplina de educaçao física agora também conta para a média.

Na medida em que todos os alunos do secundario estão na mesma situação de avaliação, acho justo. Afinal, é uma disciplina igualmente válida e importante como as restantes.

- A minha pergunta: como podem pessoas entrar com média de 19? Será que sao bons a tudo?

Não são bons a tudo, mas decerto que são pessoas muito dedicadas

- Uma pessoa que não saiba fazer o pino não pode ser médico?... ou outra coisa qualquer?

Continuo com a opinião de que todos os alunos têm igualmente as mesmas possibilidades.
Afinal será que, eu por não ter a destreza inata de "interpretar correctamente" um poema de Sophia de Mello Breyner, não poderei ser arquitecta ?

:icon_chick: Apenas te posso desejar um bom trabalho e acreditar que tudo é possivel, quando se quer muito :icon14:

quem me dera que educação fisica contasse no meu tempo.... de qualquer maneira, sempre tens a universidade de evora, que plo menos no meu tempo a media rondava os 15.5 (na altura entrei na fautl e em evora) de qualquer forma concordo a 200% com a maxima corpo sao em mente sa.....alias, tenho imensa pena que nao haja ed fisica na faculdade.... :)

margarida duarte

Tico: tens razao no que dizes, mas na prática nunca vi a acontecer dar notas pelo esforço mesmo que para isso a pessoa não conseguisse jogar volei ou basquete... Eu sempre tive boas notas a ed. fisica porque sempre fiz desporto para além da escola, agora para aquelas pessoas que não fazem desporto nenhum a ed fisica é absolutamente e sem sombra de dúvidas essencial na medida em que permitirá ter uma noção de como cuidar do corpo. No entanto sempre vi a dar notas de ed. fisica àqueles que marcavam mais pontos nos variados desportos... Mas concordo com o que dizes! e deveria ser sempre assim

Concordo que devemos fazer exercício físico regular. Também concordo com a disciplina de educação física nas escolas. Não concordo que esta conte para a média. Não concordo que não sejam atribuidos 20´s na disciplina mesmo a colegas que o merecem. É verdade que não preciso saber interpretar um poema de Sophia de Mello Breyner para ser arquitecta. Mas sabendo interpretar textos vou conseguir interpretar exercicios pedidos na faculdade, etc... Mas são opiniões. Sei de uma colega minha que estuda numa escola particular e o professor de educação atribuiu-lhe nota 19 para não lhe dexer a média. Por isso mesmo, não acho que seja justo. Se é para contar para a média, então que seja igual para todos.

AnaS...nao é so a ed fisica que isso acontece nem é so nas privadas....no meu liceu, na altura, a minha professora de frances fez o mesmo a alguns alunos que queriam entrar para cursos de medias elevadas: "ahh...tenho 15 a frances mas precisava de 16" e a prof deu o 16.... agora se é correcto? cada um que diga o que acha...a verdade é que tb pela tua logica de ideia, nas faculdades nao se ensina em frances... :)

margarida duarte

Para o curso que quero não, mas para muitos sim, como para as pessoas que seguem Turismo, etc. Os unicos que precisam de ed. fisica para a faculdade são os alunos de Desporto, que frequentam o agrupamento de Desporto. As opiniões são variadas e respeito todas! :) concordo quando o asimplemind diz: "na prática nunca vi a acontecer dar notas pelo esforço mesmo que para isso a pessoa não conseguisse jogar volei ou basquete".

alias, tenho imensa pena que nao haja ed fisica na faculdade.... :)

:tired:agree 100%...

...nem de propósito, mas ontem numa conversa de amigos começamos a falar de desporto nas universidades..todos concordámos que uma cadeira não avaliada e facultativa de Ed.Fisica não era nada mal pensado.
Volta e meia já combinamos uns quantos para começar a frequentar a piscina e o ginásio da cidade universitária. :)
com ppl a coisa até se faz melhor :p

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.