asimplemind Posted April 22, 2007 Report Posted April 22, 2007 This building is to be plotted in a compact and consolidated urban front, although each one of the narrow buildings has its particularities. The intervention proposal intends to assume and consolidate the drawing structure of the urban front, adapting the building to uses and behavior of contemporaries’ life. However it is tried to reinvent the drawing approach, in the redesign of the balconies. While, traditionally balconies are elements projected to the street, in this intervention proposal balconies are removed from the construction volume. The common and socialization spaces of the building and the apartments, are sent backwards, foreseeing the increase significant of the permeable area (currently practically inexistent), that will provide one better use of these spaces as gardens.http://img294.imageshack.us/img294/1836/1352866099gy1.jpghttp://img294.imageshack.us/img294/7940/451937974sx8.jpghttp://img294.imageshack.us/img294/9551/929376391qy8.jpghttp://img254.imageshack.us/img254/978/815034433uv4.jpghttp://img254.imageshack.us/img254/7613/1676759944jm5.jpghttp://img87.imageshack.us/img87/8931/1780135778kp2.jpghttp://img87.imageshack.us/img87/2002/81368772qq8.jpghttp://img297.imageshack.us/img297/626/2102142014ag1.jpg fonte: europaconcorsi.com Quote
mrc64 Posted April 26, 2007 Report Posted April 26, 2007 Gostei da solução para o estacionamento, falta saber se é prático! Quote
asimplemind Posted April 26, 2007 Author Report Posted April 26, 2007 concerteza que será bastante mais prático e economizador de espaço que os esatcionamentos tradicionais, a questão que coloco é se realmente vale a pena o investimento num edificio tao pequeno.. Quote
mrc64 Posted April 27, 2007 Report Posted April 27, 2007 Duvido que seja prático, imagina que falta a luz... Quote
TiCo Posted April 27, 2007 Report Posted April 27, 2007 Com um investimento destes, não me digas que não pagam uns simples geradores... Quote
JAG Posted April 27, 2007 Report Posted April 27, 2007 Gostei das escadas. A garagem tambem esta interesante. Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
rui.dinis Posted April 27, 2007 Report Posted April 27, 2007 parece-me uma solução bem desenvolvida e interessante. gotsei do estacionamento... por acaso ja tinha desenhado um parecido com este num trabalho para a faculdade. Quote
lobão Posted April 30, 2007 Report Posted April 30, 2007 só é pena que na aparente procura de espaços minimizados se tenha desvalorizado alguns aspectos funcionais, por exemplo na área referente a quartos e w.c`s de serviço. Isto para não falar de outros aspectos não menos importantes mas tb. Cada vez mais somos seduzidos pela imagem e nos esquecemos do essencial! O espaço em si e o vazio. Quote
Dreamer Posted May 7, 2007 Report Posted May 7, 2007 por fora soa a caixote. Até pode ser, mas no entanto este caixote é bem mais conseguido que a maioria dos caixotes que encontramos por aí... Tem uma imagem que a mim me agrada particularmente, associada a alguns elementos interessantes, como os já atrás descritos... O que me parece mais interessante é a forma como se chega ao interior do edifício. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
mrc64 Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 E há alguma coisa que não seja um caixote/caixa? Quote
Dreamer Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 Há uns que são mais caixotes do que outros... se tivesse, mostrava-te fotos da contrução da Vila D´este, em Vila Nova de Gaia... dizer que aquilo são caixotes é pouco... basta ver actualmente o estado dos edifícios e imaginar os caixotes interiores... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Kinetica Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 E há alguma coisa que não seja um caixote/caixa? Julgo que há, sem dúvida, coisas que não são caixotes. A solução interior pode estar muito boa e merecer elogios, mas na minha humilde opinião, isto porque os olhos também comem, penso que está demasiado despersonalizada. Quote
NVA Posted May 9, 2007 Report Posted May 9, 2007 Em termos de forma parece-nos interessante tendo em conta o minimalismo que lhe está associado. Tanto o conceito da caixa de escadas como o da garagem foram bem explorados fugindo do tradicionalismo, no entanto, a garagem levanta algumas duvidas sob o ponto de vista funcional na medida em que podera criar situações de conflitualidade no uso por parte dos moradores (ordem de chegada e tempo de espera) porém isto é um comentário de quem não conhece o projecto na integra. Parabens Quote
joaoneves Posted May 10, 2007 Report Posted May 10, 2007 Em que zona de Lisboa fica este edifício? ...pela inclinação e pelas linhas do eléctrico parece na Ajuda.. será? Quote
mrc64 Posted May 10, 2007 Report Posted May 10, 2007 Julgo que há, sem dúvida, coisas que não são caixotes. Mostra um exemplo. Quote
joaoneves Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 se alguém souber a localização exacta deste edifício que se manifeste sff tks!:) Quote
Guest carlos.pedro Posted May 15, 2007 Report Posted May 15, 2007 1. Rua das Amoreiras, perto do Largo do Rato. ver em MAPS.GOOGLE 2. O estacionamento é prático. Já vêm de fábrica com geradores (2). Chamam isso de sistema redundante. Caso falhe a luz, têm 2 sistems de backup. 3. O preço por estacionamento normal é de cerca de 5000€ por vaga. Este custa mais 20% e ocupa metade do espaço. Sei porque utilizamos para o Silo das portas do Sol e o sistema é idêntico. É da WOHR, é alemão (no caso do Silo depois passou a ser italiano mas feito pela mesma empresa) e a própria empresa assume que se o carro ficar retido por mais de 30minutos pagam um táxi à pessoa e por mais de 2horas pagam um autmóvel alugado, tal é a confiança que têm no sistema. 4. A funcionalidade é idêntica e os tempos de espera tb. quando num estacionamento de rampa num prédio destes há um vizinho a entrar e sair, também temos que ficar à espera, não? 5. O tempo de entrega de um automóvel é de 3-5 minutos. Parece muito mas é idêntico a ter que descer até ao carro, entrar, ligar, e sair pela rampa... 6. Estes sistemas não servem para todas as ocasiões. Por exemplo, a servirem uma zona com um cinema ou teatro...onde o coeficiente de simultaneadade é muitissimo mais alto por causa das horas de término das sessões....ai faz mais sentido a tradicional rampa.... Abraço, CP Quote
3CPO Posted May 15, 2007 Report Posted May 15, 2007 Num edifício de habitação na Holanda ( [ver aqui]) um dos moradores do 32º andar queixava-se do tempo de espera do elevador durante as primeiras horas do dia ... os hórarios eram todos bastante semelhantes e isso originava tempos de espaera entre 10 a 15 minutos... Há que ter em conta as situações que permitem uma melhor utilização desse tipo de sistema de parqueamentos... :) Quote
Guest carlos.pedro Posted May 15, 2007 Report Posted May 15, 2007 Não sei quantos elevadores têm esse prédio, mas há fórmulas para calcular..... Aqui estamos a falar de um prédio com meia dúzia de casas, se tanto.... Quote
joaoneves Posted May 15, 2007 Report Posted May 15, 2007 Um sistema inteligente e curioso. Uma forma interessante de resolver o problema dos acessos necessários aos parques de estacionamento subterrâneos. Resta acreditar na sua veracidade, quanto funcionalidade e em caso de problemas tecnicos, a sua resolução imediata. Fora isto, considero que seja uma invenção que cada vez mais será utilizada Quote
Orpheusmyth Posted March 13, 2008 Report Posted March 13, 2008 Sei que este tópico é antigo mas não consigo deixar de opinar. Com todos os comentários que li, resta apenas uma questão. Será que alguém se deu ao trabalho de olhar para o que está à volta? Penso que este edifício está completamente descontextualizado. Não se quer certamente um edifício igual ao que está ao lado, nem parecido, mas a verdade é que isto não tem nada a haver com nada. Cada vez mais vejo que os arquitectos portugueses limitam-se a uma pseudo-arquitectura teórica. Não posso mudar isso, mas posso tentar não ser um deles. Leiam os livros do Graça Dias sobre a cidade que referem isto que falo. Quote
asimplemind Posted March 13, 2008 Author Report Posted March 13, 2008 orpheus: não entendo bem essa tua crítica... Que aspectos críticas? E quanto ao teu exemplo tenho sérias dúvidas se realmente o Arq. Graça Dias será o melhor exemplo para aquilo que pretendes sugerir. Quote
arklab Posted March 21, 2008 Report Posted March 21, 2008 é um bom projecto! uma boa imagem de alçado e na minha opinião bem integrado com a envolvente! mas a questão que ponho centra-se nas acessibilidades... levantaram a questão do monta-carros como o tendão de aquiles do projecto, e eu pergunto e se, se retirassem as escadas.....afinal já não vão à garagem!! Quote
Recommended Posts