Jump to content

Recommended Posts

Posted

16 DE ABRIL DE 2007

O QUE VALEM AS PRIVADAS?

O descrédito da Independente.
Quem fiscaliza o ensino superior privado em Portugal?
Como funcionam as universidades privadas?
Onde estão as inspecções?
O que valem os cursos?
As respostas às dúvidas levantadas pela convulsão na Independente são dadas no regresso do “Prós e Contras”.
O maior debate da televisão portuguesa, Segunda-feira à noite, na RTP.

Fonte: RTP.pt

Posted

O caso Independente voltou a lembrar o Caso Moderna... São demasiadas polémicas em torno de Universidades Privadas em tão pouco tempo... Isso levanta algumas questões... É bom que hajam estes debates... estou certo que também irão abordar o ensino público...

Posted

o problema é que não se pode por os problemas das universidades públicas a público (passo a redondancia) porque isso obrigaria ao governo, investigar-se a si próprio....LOL é óbvio que isso nunca irá acontecer.... estou muito curiosa para ver esse debate.

margarida duarte

Posted

afinal...as conclusões que eu retirei do debate foi:

- que é de facto necessário separar o trigo do joio...tanto no que diz respeito ao ensino privado, como publico...
- nao fazia a minima ideia que o tao conceituado MIT era privado, o que coloca outras questões, a nivel de credibilidade e de ensino de excelencia..afinal, o ensino privado tem bastante credibilidade, ainda que no estrangeiro, mas tambem em portugal..
- gostei muito de ouvir falar o reitor da universidade fernando pessoa...já o da lusiada, pareceu-me que aproveitou para fazer propaganda à universidade...
- no final, a "mascara" de um dos convidados caiu, ao afirmar que nunca iria por um filho seu numa universidade privada...o que eu achei exagerado e ridiculo...
- e que é primordial, uma fiscalização ao ensino...seja privado ou publico

que conclusões retiraram voces?

margarida duarte

Posted

nenhuma! a conclusao que tirei é que somos um país de bananas e perdem-se horas em debates para nao chegar a lado nenhum! havia alguma conclusão a tirar ou fui eu que não percebi? sinceramente aquele debate para mim valeu ZERO

Posted

Eu não tive paciência para ver o debate... ainda passei por lá a vista, mas o tipo de conversa/discussão deixou algo a desejar...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Eu achei o debate bastante interessante e, também como a Mondrian, gostei muito de ouvir o reitor da Fernando Pessoa. O reitor da Lusíada é que deixou muito a desejar, os "lusidíacos" que me perdoem (eu também já fui um), o tipo tinha um ar um bocado "campónio" não? Puxou-se muito, bastante, a brasa à sardinha do universo de universidades não estatais face às estatais. O que até se compreende, uma universidade 'privada' é uma empresa e, como qualquer empresa, tem que vender um produto, gerir recursos, melhorar constantemente a sua estratégia de marketing, etc., é um negócio. O problema é que o produto que vendem tem um peso moral e social muito grande, não pode ser tratado como um saco de batatas ou uma enciclopédia de 50 livros com actualizações anuais. É aí que as universidades privadas (as estatais só têm é que acompanhar o ritmo) têm que pensar com muito cuidado em como é que vão vender o produto, tal como se disse no debate o MIT é uma das melhores universidades do mundo, e é privada. No entanto, tenho a certeza que não oferecem tão pouco, sob o ponto de vista de conteúdo, como o que se oferece em Portugal. Ou seja, é muito bom comprar por 5€ e vender por 500€, mas quando se trata da formação e transmissão de conhecimento de uma sociedade é preciso muito cuidado... e ética, acima de tudo. cya l8r

• 2 weeks later...
Posted

Não vi o debate, foi pena! Em relação a esta questão tanto existe um ensino mau nas privadas como nas públicas não me venham com conversas, além disso já comparei trabalhos e olha que por vezes as publicas deixam bastante a desejar, depende tudo das universidades e dos docentes!!1 Essencialmente dos docentes...

Posted

[...] além disso já comparei trabalhos e olha que por vezes as publicas deixam bastante a desejar, depende tudo das universidades e dos docentes!!1 Essencialmente dos docentes...

A virtude está nos autores dos trabalhos... seja pública ou privada, há bons e maus alunos...

:)