3CPO Posted April 14, 2007 Report Posted April 14, 2007 16 DE ABRIL DE 2007O QUE VALEM AS PRIVADAS? O descrédito da Independente. Quem fiscaliza o ensino superior privado em Portugal? Como funcionam as universidades privadas? Onde estão as inspecções? O que valem os cursos? As respostas às dúvidas levantadas pela convulsão na Independente são dadas no regresso do “Prós e Contras”. O maior debate da televisão portuguesa, Segunda-feira à noite, na RTP. Fonte: RTP.pt Quote
asimplemind Posted April 14, 2007 Report Posted April 14, 2007 tenho curiosidade em ver este debate!! já agora quem é que vai lá estar? Quote
Gonçalo Cardoso Dias Posted April 14, 2007 Report Posted April 14, 2007 tb era bom fazerem a pergunta "o que valem as públicas?", afinal até parece que as universidades públicas estão num patamar de qualidade intocável... Quote
3CPO Posted April 14, 2007 Author Report Posted April 14, 2007 O caso Independente voltou a lembrar o Caso Moderna... São demasiadas polémicas em torno de Universidades Privadas em tão pouco tempo... Isso levanta algumas questões... É bom que hajam estes debates... estou certo que também irão abordar o ensino público... Quote
lllARKlll Posted April 14, 2007 Report Posted April 14, 2007 Eu já vi cada coisa numa certa privada, que nem falo por vergonha... Quote
m a r g a r i d a Posted April 14, 2007 Report Posted April 14, 2007 o problema é que não se pode por os problemas das universidades públicas a público (passo a redondancia) porque isso obrigaria ao governo, investigar-se a si próprio....LOL é óbvio que isso nunca irá acontecer.... estou muito curiosa para ver esse debate. Quote margarida duarte
José Martins Posted April 18, 2007 Report Posted April 18, 2007 Concordo com mondrian! lol Ainda vai demorar muito tempo! Quote
m a r g a r i d a Posted April 18, 2007 Report Posted April 18, 2007 afinal...as conclusões que eu retirei do debate foi: - que é de facto necessário separar o trigo do joio...tanto no que diz respeito ao ensino privado, como publico... - nao fazia a minima ideia que o tao conceituado MIT era privado, o que coloca outras questões, a nivel de credibilidade e de ensino de excelencia..afinal, o ensino privado tem bastante credibilidade, ainda que no estrangeiro, mas tambem em portugal.. - gostei muito de ouvir falar o reitor da universidade fernando pessoa...já o da lusiada, pareceu-me que aproveitou para fazer propaganda à universidade... - no final, a "mascara" de um dos convidados caiu, ao afirmar que nunca iria por um filho seu numa universidade privada...o que eu achei exagerado e ridiculo... - e que é primordial, uma fiscalização ao ensino...seja privado ou publico que conclusões retiraram voces? Quote margarida duarte
asimplemind Posted April 18, 2007 Report Posted April 18, 2007 nenhuma! a conclusao que tirei é que somos um país de bananas e perdem-se horas em debates para nao chegar a lado nenhum! havia alguma conclusão a tirar ou fui eu que não percebi? sinceramente aquele debate para mim valeu ZERO Quote
Dreamer Posted April 18, 2007 Report Posted April 18, 2007 Eu não tive paciência para ver o debate... ainda passei por lá a vista, mas o tipo de conversa/discussão deixou algo a desejar... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Vampir0 Posted April 19, 2007 Report Posted April 19, 2007 Eu achei o debate bastante interessante e, também como a Mondrian, gostei muito de ouvir o reitor da Fernando Pessoa. O reitor da Lusíada é que deixou muito a desejar, os "lusidíacos" que me perdoem (eu também já fui um), o tipo tinha um ar um bocado "campónio" não? Puxou-se muito, bastante, a brasa à sardinha do universo de universidades não estatais face às estatais. O que até se compreende, uma universidade 'privada' é uma empresa e, como qualquer empresa, tem que vender um produto, gerir recursos, melhorar constantemente a sua estratégia de marketing, etc., é um negócio. O problema é que o produto que vendem tem um peso moral e social muito grande, não pode ser tratado como um saco de batatas ou uma enciclopédia de 50 livros com actualizações anuais. É aí que as universidades privadas (as estatais só têm é que acompanhar o ritmo) têm que pensar com muito cuidado em como é que vão vender o produto, tal como se disse no debate o MIT é uma das melhores universidades do mundo, e é privada. No entanto, tenho a certeza que não oferecem tão pouco, sob o ponto de vista de conteúdo, como o que se oferece em Portugal. Ou seja, é muito bom comprar por 5€ e vender por 500€, mas quando se trata da formação e transmissão de conhecimento de uma sociedade é preciso muito cuidado... e ética, acima de tudo. cya l8r Quote
MartaMoreira Posted May 2, 2007 Report Posted May 2, 2007 Não vi o debate, foi pena! Em relação a esta questão tanto existe um ensino mau nas privadas como nas públicas não me venham com conversas, além disso já comparei trabalhos e olha que por vezes as publicas deixam bastante a desejar, depende tudo das universidades e dos docentes!!1 Essencialmente dos docentes... Quote
3CPO Posted May 2, 2007 Author Report Posted May 2, 2007 [...] além disso já comparei trabalhos e olha que por vezes as publicas deixam bastante a desejar, depende tudo das universidades e dos docentes!!1 Essencialmente dos docentes... A virtude está nos autores dos trabalhos... seja pública ou privada, há bons e maus alunos... :) Quote
Márcio Ferreira Posted May 2, 2007 Report Posted May 2, 2007 sinceramente, acho que se fala, fala, e continua tudo na mesma, e na minha opinião devia era se investigar o ensino em geral... e não só o ensino superior, mas também os restantes... Quote
Recommended Posts