_andre_ Posted April 2, 2007 Report Posted April 2, 2007 Olá, eu gostaria de saber a vossa opiniao acerca da Faculdade de Arquitectura de Lisboa e a Faculdade de Arquitectura do Porto. Para vocês qual é a melhor? E qual a média que estas exigem? Se quiserem podem indicar outras universidades de arquitectura que sejam boas...para eu ficar bem informado, é que actualmente ando no 10º ano e estou a tentar pesquisar o maximo dem informaçao acerca das universidades, para quando chegar o momento de decidir, não existirem duvidas. E outra coisa que me preocupa é a media, eu acabei o 2 periodo com media de 18:tired:, mas tenhu esperanças de vir a subir no 3º, pois tenhu receio que a media nao seja suficiente, pois ouvi dizer que no porto ronda 19..agradecia rsp, obrigado PS: em relação á Faculdade de Arquitectura do Porto, ouvi dizer que a disciplina de geometria nao é tao boa como a de Lisboa, é verdade? PS2: com a nova reforma só se pode optar por Historia da Arte ou Matematica, eu optei por Historia da Arte, acham que fiz bem? Estou a espera dessas respostas!!:icon14: Quote
3CPO Posted April 2, 2007 Report Posted April 2, 2007 Olá, espero que reformules a tua pergunta: "Quais as diferenças curriculares entre a FAUTL e a FAUP..." Qual é que é melhor, "Bife com batatas" ou "Bife com arroz" ? :) Quote
joaoneves Posted April 3, 2007 Report Posted April 3, 2007 nem + (kandinsky).. pelo que sei, as médias de entrada na FAUTL são sensivelmente mais baixas que as da FAUP. Mais info's vou tentar saber, depois posto Quote
Rui Resende Posted April 3, 2007 Report Posted April 3, 2007 Olá andre_ e bem vindo ao fórum. Eu estudo na FAUP. Naturalmente todos puxam a brasa à sua sardinha. Com certeza conheces, se não passas a conhecer, a história por trás do surgimento da faup segundo o modelo de ensino e princípios pedagógicos e de arquitectura que ainda hoje pratica. Foi o modelo criado por várias pessoas, notavelmente o arq. Fernando Távora, e que produziu e continua uma vaga de arquitectura de alta qualidade, corrente e de excepção, com pontos altos nos mais conhecidos Siza Vieira e Souto Moura. Muita coisa mudou lá desde que a escola começou a funcionar segundo esse método de ensino. Tudo evolui e hoje já não está tão fielmente agarrada a essa ideia por força da renovação de professores que, sendo quase todos arqutiectos ali formados trazem naturalmente novas influências das diversas experiências profissionais e não só que têm. Por isso o que te digo é, hoje na faup, ainda recebes em grande medida os ensinamentos daqueles que lá estão desde o início (com vários professores que desde há muito são o suporte pedagógico da escola, o arq Alves Costa, António Madureira, Francisco Barata, M.Fernandes de Sá, Pedro Ramalho, Sérgio Fernandez, Domingos Tavares, Jacinto Rodrigues) e que te ensinam segundo tudo isto que acabei de te descrever (que poderei explicar melhor, só não quero ser mais longo do que já estou a ser). Para além disso vais ter contacto com toda uma geração (ou várias) de arqutiectos mais novos dos quais vais receber novas influências, como o Nuno Lacerda Lopes, O João Pedro Serôdio, o João pedro xavier, o Carlos Prata, o Adalberto Dias, o Nuno Brandão Costa ou o Camilo Rebelo, entre outros. Para mim existem duas componentes pedagógicas teóricas e pedagógicas que procuro conhecer quando avalio uma escola: 1- O método de ensino geral que ela adopta (a esmagadora maioria das escolas em Portugal pura e simplesmente não adopta nenhum, vai com a maré, à vontade individual dos docentes que a compõem) 2- As pessoas que operam esse método. Por estes dois pontos te digo que voltasse atrás agora e soubesse o que já sei sobre o ensino da arquitectura em Portugal, escolhia outra vez a faup. Para mim é a melhor das escolas que já pude conhecer. Isto é discutível, muitos membros deste fórum contestarão; é a minha opinião (e tenho um conhecimento relativo, não profundo, por terceiros, do funcionamento da fautl, o que não quer dizer que a inclua nas críticas gerais que fiz acima). Em relação às tuas dúvidas, digamos mais burocráticas, a média não é exigida, muda todos os anos como tu saberás. Na faup este último ano não te sei precisar mas terá andado à volta de 18,1. Mas é variável, de qualquer maneira se concorreres com um mínimo de 18.5 não deverás ter problemas (e a frequência 18 é uma boa nota, era a minha média de frequência quando concorri, o exame vale 50% da nota não te esqueças, ou pelo menos era assim). História de arte não faz falta nenhuma na faculdade, o que tiveres a aprender podes aprender lá (ou melhor ainda fora das aulas, em casa, a ler). Eu escolhi matemática, dá-ta mais opções de concurso e sempre te faz puxar mais pela cabeça . Mas também não é nenhum drama. Em relação a geometria, não te posso comparar, não sei como funciona na fautl, mas na faup é um disciplina completamente secundária. Tem-la no primeiro ano, mas aí há 3 disciplinas principais: Projecto, desenho e TGOE (teoria geral da organização do espaço). As duas primeiras vão ocupar 80% do teu tempo (livres incluídos:P ) Tgoe é a que te abre a porta dum mundo chamado arquitectura. Se tiveres mais dúvidas pergunta, aqui ou por MP se quiseres. Abraço Quote
_andre_ Posted April 3, 2007 Author Report Posted April 3, 2007 Obrigado pelo esclarecimento. Por acaso a FAUP é a minha primeira opção, estou a tentar tirar a melhor media possivel para nao ter problemas a entrar e isto tambem ainda é so o segundo periodo, posso subir. Em relação a matemática e historia, eu escolhi historia, porque pensava que era mais importante, porque no curriculo da FAUP existem varias disciplinas relacionadas com historia e matematica pensava que era mais fisica e nao tanto matematica. Na tua opiniao a matematica que estas a dar tem alguma coisa a ver com a matematica que deste no secundario? Se sim, quais os programas, é que assim eu poderia ir estudando ou ir para uma explicação dar esses programas, sempre era alguma ajuda. Agradecia a tua resposta e mais uma vez obrigado pelo esclarecimento. PS: Eu adicioneite no MSN, para eu te fazer perguntas sobre a FAUP, se quiseres aceita. Quote
3CPO Posted April 3, 2007 Report Posted April 3, 2007 A matemática dá-te um empurrão forte para Estática e Estruturas... :) Quote
tiagobarbosa Posted April 3, 2007 Report Posted April 3, 2007 eu acho historia da arte importante. faup é a melhor opção, concerteza. Basta teres uma media de 16 pelo menos e tirares 20 no exame de geometria descritiva :) Quote
3CPO Posted April 3, 2007 Report Posted April 3, 2007 eu acho historia da arte importante. faup é a melhor opção, concerteza. Basta teres uma media de 16 pelo menos e tirares 20 no exame de geometria descritiva Se tirar média de 16 e no exame tiver 200, fica com 180,00. Este ano a nota do último colocado foi 181,00... É melhor jogar pelo seguro e entrar à vontade... ;) Quote
asimplemind Posted April 3, 2007 Report Posted April 3, 2007 _andre: onde moras? se morares perto do porto aposta na faup, se fores pós lados do sul é pra fautl. Caso nao entres pensa em privadas.. mas com média de 18 entras sem problemas. a geometria na faculdade nao te serve para nada basicamente, não é isso que interessa para o projecto Quote
_andre_ Posted April 3, 2007 Author Report Posted April 3, 2007 eu sou do algave, é por isso que estou em duvida se vou para uma ou para outra...mas ja ouvi falar em bolsas de estudo, e dizem que tb dao alojamento se formos de longe, agora n sei se e vdd...mas eu estou mais inclinado para o porto, logo se ve...tiago barbosa, isso do exame de geometria so se aplica a FAUP, pk a FAUTL ja exige exame de historia e geometria ou matematica e geometria, e como eu optei por historia, nao e facil tirar vinte no exame:S...mais vale jogar pelo seguro e tirar logo uma boa media no secundario, pk dps os exames podem correr mal, tb se correrem vou a 2 fase ... Quote
m a r g a r i d a Posted April 4, 2007 Report Posted April 4, 2007 A matemática dá-te um empurrão forte para Estática e Estruturas... nao tive matematica no secundario e terminei estatica com 15...estruturas este ano tb vai no mm caminho...por isso..a matematica nao é muito importante... é importante para puxar pela cabeça, claro...para teres mais elasticidade tambem..mas é mais facil tirar um 17 a historia de arte do que um 17 a matematica by the way...faup :nerd: Quote margarida duarte
TiCo Posted April 4, 2007 Report Posted April 4, 2007 mas é mais facil tirar um 17 a historia de arte do que um 17 a matematica Não concordo, acho que se tira mais facilmente uma boa nota a Matemática que a Historia! Até porque 20's a Matemática há muitos PS. o dARQ é muito melhor :) Quote
m a r g a r i d a Posted April 4, 2007 Report Posted April 4, 2007 bem...acho que depende de cada um... eu terminei historia de arte com 17...por isso é que eu acho mais facil :) Quote margarida duarte
_andre_ Posted April 4, 2007 Author Report Posted April 4, 2007 Eu tb acho que consigo tirar melhor nota a Historia do que a Matematica. Para o ano logo vejo, começo com historia:D...e acho que quem n tem matematica no secundario nao implica que depois venha a ter más notas ás disciplinas que estao relacionadas com mat. na faculdade, por exemplo a mondrian PS: Mondrian, o exame de historia da arte foi muito dificil?! Quote
m a r g a r i d a Posted April 4, 2007 Report Posted April 4, 2007 nop. foi muito acessivel! tambem importa a "bagagem" com que tu vais fazer o exame. de qualquer forma sou apologista do "entender" ao contrario do "decorar"..e foi isso que eu fiz durante os 3 anos de secundario. lembro me de estudar (para alem dos livros claro) exames de anos anteriores, pois as perguntas baseiam-se quase sempre no mesmo. tambem falei com a minha professora de historia de arte na altura, para que me dissesse o tipo de perguntas e materias que mais poderiam sair. por isso, maos à obra e bom sorte! tambem ajuda ter uma estrelinha que nos ajude de vez enquando lol Quote margarida duarte
mAsteRQ Posted May 4, 2007 Report Posted May 4, 2007 olha, eu da FAUP tenho má opinião em relação ao "coordenador do curso". Não sei se ainda é o mmo!!! A 1ª coisa que me disse quando me fui matricular e falei com ele por causa do estatuto de trabalhador/estudante foi: Trabalhas? Ah..esquece...não vais conseguir tirar o curso. Eu fiquei... de tal maneira desmotivado que só frequentei as aulas durante 2 ou 3 meses. Penso que tu não terás este problema, não trabalhas.... prq se fores pra FAUP vai com vontade de trabalhar....trabalhar.... e trabalhar ate não poderes +, e não fazer + nada, achei mta exigência por parte dos prof's!!! Talvez seja a melhor a nivel nacional, mas as escolas "não fazem os alunos", mostram-nos caminhos, uma licenciatura é uma licença para estudar, o que significa que ao teres o canudo tas apto pra começar o teu trabalho, um longo percurso, no qual poderás ser bom profissional ou não!! não um arquitecto de qualidade por teres tirado o curso na FAUP....n sei se me fiz entender??!! Qto ao ambiente com o pessoal, não posso informar mto prq só ia 2dias por semana, mas n era o melhor;) Acho que a FAUP devia ter um horário pós laboral, pra dar oportunidade ao pessoal que trabalha, como tem a LUSIADA por exemplo;) Agora estou na LUSIADA e é como se fosse a minha 2a casa...Ambiente do melhor e nada de rivalidades entre colegas;)..... Quote
Recommended Posts