Thinker Posted March 19, 2007 Report Posted March 19, 2007 Alguém me pode indicar algum livro ou link em que se fale da filosifia no urbanismo, como por exemplo, o "porquê filosófico" de haverem espaços com mais iluminação, outros mais escuros, espaços mais amplos, outros mais estreitos... o motivo que leva a essa constituição dos espaços e o que eles provocam nas pessoas que os percorrem... e já agora algo também relacionado com os ditos efeitos luminosos e o que estes podem proporcionar.. Já tentei pesquisar sobre isto mas encotro muito pouco ou nada. se alguém me poder ajudar agradeço (exemplo...: a baixa pombalina..tem espaços(ou largos) amplos e com bastante iluminação e tem percursos mais estreitos, mais sinuosos e escuros...). Quote
Dreamer Posted March 19, 2007 Report Posted March 19, 2007 No livro "As cidades Invisíveis" de Italo Calvino, tens muitas prespectivas de "cidades", lidas de um ponto de vista mais teórico... não se baseiam em nada real, mas no imaginário das cidades... um pouco ao estilo do "Utopia" de Thomas More... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
lllARKlll Posted March 19, 2007 Report Posted March 19, 2007 Os vários livros do "O Método" de Edgar Morin... Quote
Vampir0 Posted March 19, 2007 Report Posted March 19, 2007 Talvez o livro "Paisagem Urbana" do Gordon Cullen te possa ajudar. Se não ajudar, ao menos é uma boa leitura Edit: esqueci-me de escrever... o livro é da Edições 70, o preço está entre os 10€ e os 13€. Quote
asimplemind Posted March 19, 2007 Report Posted March 19, 2007 "Poetica do Espaço" - Gaston Bachelard http://www.arquitectura.pt/forum/f24/bachelard-gaston-a-poetica-do-espaco-3188.html Quote
oficina Posted September 25, 2007 Report Posted September 25, 2007 Também podes procurar Psicologia do Espaço e coisas afins. "A Dimensão Oculta" de Edward T. Hall é um bom começo. Quote
valter areias Posted September 28, 2007 Report Posted September 28, 2007 de facto o livro do gordon cullen é uma óptima leitura. Quote
Cinaminaminamina Posted September 28, 2007 Report Posted September 28, 2007 No livro "As cidades Invisíveis" de Italo Calvino, tens muitas prespectivas de "cidades"... ( tenho que ler a "Utopia", estou curiosa se será mesmo um bom livro ) Subscrevo esta sugestão:icon14:, a do Gordon Cullen :icon14:e acrescentava também:BOA FORMA DA CIDADE, A Autor: LYNCH, KEVIN Editora: EDICOES 70 Boas leituras! :s Quote
Recommended Posts