Jump to content

Recommended Posts

Posted
Arquitectos terão prémio regional

Alberto João Jardim disse, ontem, que o Governo Regional criou o prémio regional de arquitectura, mas o conteúdo desta resolução, que será feito por decreto legislativo, só irá materializar-se na próxima legislatura. O prémio consta da última acta antes do Executivo entrar em gestão.
Durante a tomada de posse da nova direcção da Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos, que agora é presidida por Elías Homem de Gouveia, Jardim anunciou também que o Governo Regional concorda com a revogação do Decreto 73/73 que permitia aos profissionais que não eram arquitectos assinarem projectos de arquitectura.
Perante uma plateia de arquitectos, composta por pouco mais de 30 pessoas, o presidente pediu a estes profissionais e aos que não compareceram que inovem nos seus projectos. «Não tenham receio, não tenham preconceitos. Façam, criem», desafiou, considerando que a Madeira «só tem a ganhar» se houver criatividade e diversidade na paisagem arquitectónica da ilha. Mas o desafio deve respeitar, como referiu, os planos e valores patrimoniais, ambientais, estéticos e paisagísticos.
Numa ilha que não tem matérias-primas ricas, oferece solos difíceis e padece de uma extrema densidade populacional, como enfrentar o desafio do progresso e manter os níveis de emprego e de desenvolvimento?, questionou-se Jardim. Com «harmonia» entre as diferentes variáveis, respondeu.
Por outro lado, o empossado presidente da delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos, Elías Homem Gouveia, anunciou a intenção de transferir as instalações da Ordem na Madeira para outro espaço. «Vamos tentar um lugar mais cómodo», justificou. Mas para isso espera uma transferência de dinheiro da Ordem no continente superior à actual. Homem Gouveia espera ainda conseguir trazer para a Madeira a reunião bienal dos arquitectos portugueses.
Quanto ao presidente da delegação cessante, Luís Vilhena lamentou não ter criado a 2.ª mostra de arquitectura da Madeira e Porto Santo e instituído o prémio de arquitectura

.

Fonte: Jornal da Madeira
:)
Posted

um comment um pouco fora de época, mas hoje apresentei o projecto CASA DAS MUDAS do Arq. Paulo David na aula de arquitectura 5€ também pr'o arquiecto paulo david! Um senhor no domínio do envolvente. Gostei!

Posted

eu iria bem mais longe...por acaso ja fiz uma exposição na verdadeira casa das mudas, a "casita" que está na cota superior. Vou sempre que posso ao centro das artes, e posso vos dizer que tem uma luz simplesmente fabulosa, faz-me lembrar o museu de serralves, com a relação interior exterior na abertura de vãos, o museu para minha surpresa apresenta uma dinamica muito interessante uma vez que se pode fechar alguns acessos e modificar por completo o percurso de exposição, ou seja há sempre o factor surpresa. a ligação dos materiais, o negro do exterior com o branco do interior, e de novo o negro de alguns elementos estruturais.os acessos verticais, o controlo da altura das salas de exposição, as escadas para o auditorio, o proprio auditorio com um ambiente muito sedutor...nem sei, há tanta coisa...sinceramente é um local que me faz continuar a deslocar aquela parte da ilha so para ver uma exposição.

Posted

Todo o confronto entre a monumentalidade da intervenção, a imperialidade da montanha/topografia, a cor negra da montanha e exterior da intervenção com o interior da mesma assim como a "antiga" Casa das Mudas, o diálogo dramático entre o céu e o mar que se combinam para elaborar espaços muito curiosos, como sofrem mutações dependendo dos ângulos em causa, da exposição luminosa, etc. Acho que foi muito bem conseguido, nunca la estive, mas pelo que pesquisei sobre ele e com o auxílio do livro do próprio projecto, está fabuloso. A prox. vez que viage até à Madeira, é um ponto incontornável na visita do arquipélago. Um bem haja para Paulo David e colaboradores! (não é de esquecer os 5 prémios que já levou pra casa, incluindo o prémio Mies Van Der Rohe 2005)

Posted

o próprio auditório está como dizes (Ricardo) sedutor, muito bem elaborado e com um elevado teor de requinte. Um dos colaboradores do mesmo foi uma professora da minha faculdade, com tenho o prazer de discutir por vezes determinados assuntos.

Posted

Eu pessoalmente já estive na Casa das Mudas - Centro das Mudas, sendo madeirense não teria outra alternativa! É um objecto arquitectónico bem integrado na encosta da montanha, e o seu interior é qualquer coisa de fenomenal, não se consegue explicar por palavras, só mesmo indo lá a ver poderemos ter uma ideia concreta do objecto. Penso que o Paulo David é um forte candidato a receber o prémio que vem aí, se é que vem! Para além de outros que estão a advir... mas tenho gostado do trabalho que o Paulo David tem vindo a fazer na Ilha da Madeira.

Posted

Eu pessoalmente já estive na Casa das Mudas - Centro das Mudas, sendo madeirense não teria outra alternativa!

É um objecto arquitectónico bem integrado na encosta da montanha, e o seu interior é qualquer coisa de fenomenal, não se consegue explicar por palavras, só mesmo indo lá a ver poderemos ter uma ideia concreta do objecto.

Penso que o Paulo David é um forte candidato a receber o prémio que vem aí, se é que vem! Para além de outros que estão a advir... mas tenho gostado do trabalho que o Paulo David tem vindo a fazer na Ilha da Madeira.

Vi recentemente o trabalho dele igualmente na Madeira, as piscinas do Atlântico.
Estão também muito interessantes e estão evidentes a materialidade que floresce do rochedo e todos os traços puros e geométricos que se geram numa harmonia com o local, com o mar e como ele contribui na configuração daquele espaço e com o propósito elaborado.
Gosto particularmente como aquele elevador se relaciona, por um lado, o confronto vertical do mesmo com a horizontalidade e infinidade do mar e a forma como ele é dotado de poder na ligação das piscinas com a topografia local.
Interessante!