bruta Posted February 22, 2007 Report Posted February 22, 2007 Eu desde o primeiro ano que tenho espaço (fora de casa) onde trabalho com um grupo de pessoas. Agora que tenho atelier, estou no mesmo sítio há 1 ano, mas já estive em 4 diferentes. E vocês? Têm sítio? Que características consideram mais importantes, para "o sítio ideal"? A localização? o número de pessoas com quem estão? a tipologia do espaço? Quote
asimplemind Posted February 22, 2007 Report Posted February 22, 2007 eu desde este ano que também tenho. é sempre bom para sair de casa e trabalhar noutro sítio, ainda por cima sendo mesmo no centro histórico do Porto, estamos junto a tudo. mais tarde digo mais coisas.. Quote
bruta Posted February 23, 2007 Author Report Posted February 23, 2007 Em que sítio do Porto? Eu acho porreiríssimo trabalhar no centro da cidade, agora estou na Rua Augusta. Melhor acho impossível, mas já estive na R. São José (atrás da Av. Liberdade), no Bairro Alto e no Campo Pequeno. Mais ninguém tem espaço de trabalho? Quote
Dreamer Posted February 23, 2007 Report Posted February 23, 2007 Eu tenho um belo :vomit2: escritório em dentro de casa... Como trabalho por conta doutrém, e os trabalhos particulares ainda não justificam, não me posso dar ao luxo de me meter a alugar/comprar um espaço... muito menos se fosse um espaço de sonho... como na ribeira do Porto, ou na ribeira de Gaia... num edifício antigo restaurado por mim... isso sim... mas como disse antes, é preciso haver trabalho que justifique esse investimento... ...um dia... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
3CPO Posted February 23, 2007 Report Posted February 23, 2007 É preciso ter alguma capacidade financeira para alugar um espaço para trabalhar. Tal como o Dreamer disse, actualmente não se justifica... Eu tenho uma divisão da casa por conta da Arquitectura... :) Quote
Vampir0 Posted February 24, 2007 Report Posted February 24, 2007 Eu também tenho um espaço... atelier ainda não colectado, mas está para breve. É um espaço porreiro e, por enquanto, o ideal. São 50 m² dentro de um armazém de, mais coisa menos coisa, 800 m². Resultado, dá direito a estacionamento privado, fora do horário de trabalho do armazém :) Quote
Cinaminaminamina Posted February 24, 2007 Report Posted February 24, 2007 " Ser Arquitecto/a não é uma opçao mas uma forma de vida" (: trabalho, penso, como e durmo...estas actividades todas possiveis no mesmo local. Uma forma de levar bem á letra a frase em cima citada:D ...principalmente um espaço em que nos sintamos bem. Que se enquadre connosco mesmos... Penso que a Bruta é bastante priviligiada quanto ao local em que trabalha, Rua Agusta...uma rua cheia de memorias:), uma priviligiada, uma priviligiada... Quote
Bruno_Rosa Posted February 24, 2007 Report Posted February 24, 2007 A lusofona dispõe de algumas salas para trabalhar .... a mais recente com plotter (não funcional la esta) pc's , mesas de corte e tal, onde se pode tar pela noite dentro, onde eu e mais 3 colegas ficamos a primeira vez este mês para a entrega final de projecto e que vamos continuar a usar, caso uma directa seja recomendavel.... Quote
bruta Posted February 24, 2007 Author Report Posted February 24, 2007 Ok, já percebi que sou mesmo privilegiada! Mas quanto ao factor financeiro.... o primeiro sítio onde estive não pagava renda porque era uma pensão abandonada (perto do campo pequeno), era surreal, cada quarto tinha bidé e lavatório, muito kinky! o segundo sítio, no bairro alto, era uma renda baixa a dividir por várias pessoas, dava 50 euros a cada um. o terceiro sítio (atrás do tivoli) era um prédio meio a cair de podre, do meu pai, por isso a condição era n pagarmos nada e fazíamos umas melhorias. agora, na rua augusta, pagamos e bem! Mas tb temos atelier, e acho que a localização de um atelier é muito importante. e se pensar bem, no tamanho do apartamento e no sítio onde se encontra, n é assim tão caro. Quote
Dreamer Posted February 24, 2007 Report Posted February 24, 2007 Bruta, sem dúvida que o local do atelier/gabinete (sinceramente nunca percebi a diferença) e a qualidade do próprio espaço, é importante, mas que ninguém pense que por abrir um espaço, num local interessante, e por colocar um placar todo bonito à porta, os clientes lhe vão cair aos pés... porque isso não acontece, pelo menos para a maioria... O nosso trabalho tem muito de relações públicas, de contactos, de conhecimentos, e numa primeira fase de trabalho por conta própria é difícil arranjar clientes que justifiquem o investimento nesse espaço... Até é usual dizer-se que normalmente o primeiro projecto de um arquitecto é para um familiar. Comigo isso não aconteceu, até porque neste momento não há ninguém na familia com pretensões de fazer casa própria... mas tenho a sorte de ter arranjado um ou outro trabalho... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
bruta Posted February 24, 2007 Author Report Posted February 24, 2007 Penso que um gabinete é apenas um compartimento. Um atelier pode ter vários gabinetes. Claro que quem está a passar na rua augusta não nos vem aqui bater à porta. Mas nós temos clientes na zona que se deslocam a pé (se tivéssemos atelier nos subúrbios onde a escala é a do automóvel, n seria possível). Nós existimos há 4 anos, só estamos na rua augusta há 1 ano, por isso n foi investimento inicial. Quanto aos clientes, sim é verdade o primeiro trabalho n foi para família mas foi para amigos, e actualmente, apesar de só termos um cliente que é da família de um de nós, os outros apareceram através de conhecidos que "passaram palavra". Quote
Vampir0 Posted February 24, 2007 Report Posted February 24, 2007 Julgo que o gabinete vem da malta do Porto e o atelier vem da malta de Lisboa... A revista ICON nº31 (Março de 2006) fala de um armazém na Holanda que alberga os escritórios de artistas, designers, arquitectos, fotógrafos, um editor, etc... Deve ser um ambiente porreiro para trabalhar. Gostava de ter um espaço assim um dia destes, para gerar uma grande massa criativa que mudasse o futuro do país para algo muito melhor... ...e depois acordo -> http://www.icon-magazine.co.uk/issues/033/rotterdam.html Quote
3CPO Posted February 24, 2007 Report Posted February 24, 2007 Julgo que o gabinete vem da malta do Porto e o atelier vem da malta de Lisboa... A revista ICON nº31 (Março de 2006) fala de um armazém na Holanda que alberga os escritórios de artistas, designers, arquitectos, fotógrafos, um editor, etc... Deve ser um ambiente porreiro para trabalhar. Gostava de ter um espaço assim um dia destes, para gerar uma grande massa criativa que mudasse o futuro do país para algo muito melhor... ...e depois acordo -> http://www.icon-magazine.co.uk/issues/033/rotterdam.html A famosa Van Nelle Frabriek... Mas apesar disso, existem fortes restrições na ocupação da fábrica...todos os espaços são obrigados a cumprir um pouco o conceito de "a caixa dentro da caixa", lidando de forma sensivel com o património... Algumas fotos da fábrica: :) Quote
Dreamer Posted February 25, 2007 Report Posted February 25, 2007 ...os outros apareceram através de conhecidos que "passaram palavra". Essa é certamente uma das formas mais eficaz de nos iniciarmos no mundo da arquitectura, mas o que tem de eficaz, pode também ter de difícil, porque em alguns casos custa aparecer o primeiro trabalho... É preciso uma grande dose de paciência e de preseverança... mas isso não é novidade nenhuma... Vampiro, esse conceito de trabalho também me fascina... desde que não existam outros arquitectos no mesmo espaço (just joking)... Agora a sério, o ambiente gerado num espaço desses deve ser imensamente gratificante, tanto para os "proprietários", como para os clientes... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
lllARKlll Posted February 25, 2007 Report Posted February 25, 2007 Bruta, sem dúvida que o local do atelier/gabinete (sinceramente nunca percebi a diferença) e a qualidade do próprio espaço, é importante, mas que ninguém pense que por abrir um espaço, num local interessante, e por colocar um placar todo bonito à porta, os clientes lhe vão cair aos pés... porque isso não acontece, pelo menos para a maioria...Isto é mesmo verdade, esta vida é uma questão de contactos... Fui ontem ver um espaço semelhante, para partilhar com um colega Arq.to. embora não coloque de lado, por enquanto, o meu trabalho por conta de outrém. O meu espaço tem cerca de 40m². Quote
Dreamer Posted February 26, 2007 Report Posted February 26, 2007 Esse salto é que deve ser complicado, porque o trabalho por conta de outrém dá-nos sempre algumas garantias, e como numa primeira fase o "nosso" trabalho nunca será muito... nem certo... o melhor é ir aguentando durante uns tempos essa situação e esperar pela oportunidade de dar o salto... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
asimplemind Posted February 26, 2007 Report Posted February 26, 2007 eu tenho atelier para trabalhar no porto mas é para trabalhar para a escola. a renda é 70€ e somos 6 pessoas, ou seja dá 11.65€ cada mes. é bastante acessivel, assim já não faço directas sozinho Mas no Porto há espaços incriveis com preços incrivelmente baixos, só é preciso procurar e estar atento. Tenho amigos que ocupam um andar inteiro de uma casa enorme com duas salas enormes mais uma marquise, duas casas de banho e dois quartos que lhes custa 200€ cada mes e são 12 pessoas a trabalhar lá e têm espaço de sobra! :) Quote
Dreamer Posted February 26, 2007 Report Posted February 26, 2007 Isso é muito bom asimplemind... tens de me dizer onde é que há disso... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Recommended Posts