wiedemann Posted January 31, 2007 Report Posted January 31, 2007 É verdade que o forum é sobre Arquitectura, mas creio que não é totalmente descabido colocar aqui este tópico, visto que o Design é o primo (o pobre, é verdadem mas primo!) da Arquitectura. Tenho visto que há por aí vários estudantes das universidades Lusíada e Lusófona, de Lisboa, pelo que aproveito para perguntar o que sabem sobre o curso de Design dessas duas faculdades, essencialmente da Lusófona, que é para onde em princípio irei. Se puderem dizer alguma coisa agradeço. É muito difícil obter informação sobre os cursos de Design em Portugal, vá-se lá saber porquê. Cheerz Quote
Dreamer Posted January 31, 2007 Report Posted January 31, 2007 Wiedemann, já existe um fórum sobre design dentro do arquitectura.pt, em http://www.arquitectura.pt/forum/forumdisplay.php?f=94. O que é preciso é que alunos e profissionais de design comecem a participar nesse espaço, para que num futuro próximo possa ser equacinada a sua ampliação. Para já este espaço é pouco mais do que um repositório de notícias de outros sites, mas com uma crescente participação pode se tornar bem melhor... Força aí, podes ser um dos primeiros a vitalizar esse espaço... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
3CPO Posted January 31, 2007 Report Posted January 31, 2007 Olá, Tomei a liberdade de adicionar informação relativa ao acesso superior para cursos de Design. Poderás consultar a informação neste endereço:http://www.arquitectura.pt/forum/forumdisplay.php?f=92 Os tópicos relativos a Design começam por [2006 - Design]. Abraços :) Quote
Dreamer Posted January 31, 2007 Report Posted January 31, 2007 Kan, parece que te esqueceste da ESAD, em www.esad.pt... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
3CPO Posted January 31, 2007 Report Posted January 31, 2007 Lapso da minha parte nos seguintes graus: [bacharelato + Licenciatura] [bacharelato] Novas instituições adicionadas para design:Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias de Lisboa [bac]Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa [bac+Lic]Univ. do Algarve - Escola Superior de Educação de Faro [bac+Lic]Escola Superior de Artes e Design - Matosinhos [bac+Lic] Abraços :) Quote
wiedemann Posted February 1, 2007 Author Report Posted February 1, 2007 Foi uma boa adição ao fórum, na minha opinião. É bom haver um diálogo entre estas disciplinas que estão em todo o lado e curiosamente acabam sempre por ser pouco reconhecidas, pelo menos na forma como acho que deveriam ser. No entanto o que eu procurava com este tópico era informação mais personalizada, de pessoas destas duas faculdades que conhecessem alguém dos cursos de Design e me pudessem transmitir o feeling dos mesmos em relação aos cursos. Quanto à ESAD, era para aí que iria, mas sou de Lisboa e para além de alojamento teria que pagar as propinas mensais e tudo mais. Insustentável. abraços. Quote
Dreamer Posted February 1, 2007 Report Posted February 1, 2007 Só falei da ESAD no seguimento da mensagem do Kandinsky, para que ele a adicionasse à listagem... Realmente falta um pouco de participação na secção de Design, mas é algo que com o tempo talvez possa crescer... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Arq.to Posted February 1, 2007 Report Posted February 1, 2007 É natural que pouco se fale de Design, afinal aqui fala-se de arquitectura. Apenas interessa aos interessados em design de interiores e pouco mais. Se és de Lisboa tens a IADE, a Etic, entre várias. Penso que não vale pena vir ao Porto para tirar um curso de design quando existem aí tantas boas escolas. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
tiagobarbosa Posted February 2, 2007 Report Posted February 2, 2007 Pelo que tenho ouvido acho que o curso de design da universidade de aveiro é dos melhores. Quote
Bruno_Rosa Posted February 2, 2007 Report Posted February 2, 2007 Sim, dizem que o curso de Aveiro é dos melhores ... Quote
wiedemann Posted February 2, 2007 Author Report Posted February 2, 2007 Bruno, e tu que és da lusófona não sabes se o da tua faculdade é bom? Era dessa que eu queria saber. Que o de aveiro e o da esad são os melhores todos o sabem, infelizmente estão ambos muito aquém das minhas possibilidades. Quote
lllARKlll Posted February 2, 2007 Report Posted February 2, 2007 Pelo que tenho visto, os alunos fazem as instituições e não o contrário... Quote
3CPO Posted February 2, 2007 Report Posted February 2, 2007 Pelo que tenho visto, os alunos fazem as instituições e não o contrário... Há sempre aquela coisa de que se andar na faculdade X, sou melhor do que se andar na Y... :) Quote
Gonçalo Cardoso Dias Posted February 2, 2007 Report Posted February 2, 2007 olha pelo que sei o curso de Design da Lusofona tem boas condições... Agora se é melhor que o da Lusiada não sei nunca pensei em ir para design portanto nunca me dei ao trabalho de tentar saber. Quote
Bruno_Rosa Posted February 2, 2007 Report Posted February 2, 2007 Boas condições tem, tem um bloco completo com salas de ar condicionado e varias oficinas, coisa que os de arquitectura não tem, nos passamos frio nas salas de aula e so agora la surgiu um espacinho dedicado a arquitectura com pseudo mesas de corte ..... Mas como ja ai diseram, sao os alunos que fazem a sua própria reputaçao, e a da universidade. Quote
wiedemann Posted February 3, 2007 Author Report Posted February 3, 2007 Isso é muito bonito de se dizer mas por muito que, por exemplo, os alunos de belas artes possam querer, a faculdade não tem as melhores condições e tem pelo menos um curso muito mal estruturado. Não está assim tanto nas mãos dos alunos. Os alunos não se ensinam a si próprios, precisam de condições para tal. Agradeço as informações relativas à Lusófona. Tenho de dar lá um salto. Quote
3CPO Posted February 3, 2007 Report Posted February 3, 2007 Os alunos não se ensinam a si próprios, precisam de condições para tal. Os alunos não se ensinam a si próprios? Mais com que nós pensamos... :) Quote
Bruno_Rosa Posted February 3, 2007 Report Posted February 3, 2007 Com bolonha até é essa a ideia ... aprendermos sozinhos Quote
wiedemann Posted February 4, 2007 Author Report Posted February 4, 2007 Têm razão. Para quê pagar propinas numa faculdade quando podemos passar cinco anos a aprender o ofício por nós próprios! O resultado há de ser o mesmo, já que de qualquer maneira o estudante está sozinho. :nerd: Quote
3CPO Posted February 4, 2007 Report Posted February 4, 2007 A auto-aprendizagem acompanhada está longe de se considerar auto-didactismo. Obviamente, o tempo destinado pelo estudante à realização de uma disciplina não se esgota na sala de aula, pelo que estas horas incluem o trabalho realizado pelo estudante sob orientação do docente, bem como o trabalho autónomo, conforme explicitado na informação sobre carga horária. O trabalho a realizar será dividido e avaliado de duas formas:Actividades de trabalho presencial - Aulas teóricas, Aulas práticas, Seminários, Orientações tutoriais, EstágioActividades de trabalho não presencial - Orientadas pelo docente, Trabalho autónomo do estudante E quanto ao autodidactismo, deixo algumas curiosidades: _Luís Barragan, formou-se como Engenheiro na Escola Livre de Engenheiros em 1923, sendo um Arquitecto autodidacta. _Nos anos 20, um arquitecto autodidacta chamado Gerrit T. Rietveld imaginou e construiu uma casa inspirada num quadro de Piet Mondrian. _Nascido em Osaka em 1941, Tadao Ando constitui um caso invulgar, na medida em que é um autodidacta no domínio da arquitectura, em grande parte graças às suas viagens.Na Arquitectura, ser autodidacta é a excepção. Abraços :) Quote
lllARKlll Posted February 4, 2007 Report Posted February 4, 2007 Eu a lusófona não recomendo muito, acho que há facilitismo na avaliação, premiando-se o esforço em detrimento da qualidade. Pouco importa as horas dedicadas a determinado assunto, se o resultado for um vácuo imenso. Na lusófona generalizou-se o teste de consulta (e quando não é, passa a ser por força da falta de estudo), fixar determinadas ideias base na cabeça, parece ser coisa em desuso. E o que irrita, é que há bons professores, mas na generalidade das disciplinas, não se consegue aproveitar isso. Não posso dizer que não se aprende ali, que não se formam bons profissionais pontualmente, mas afianço com toda a certeza que o sistema de avaliação é ridículo. P.S. Falo da minha experiência entre 1998-2003 em Arquitectura. Quote
Bruno_Rosa Posted February 4, 2007 Report Posted February 4, 2007 Pois eu ja la ando a 3 anos e nao é assim... Não há teste nenhuns de consulta, é difcicil passar a projecto por exemplo. É dificil ver ideias realmente boas e nao ha facilitismos, o ano passado foi tudo a exame, este ano poucos ha os que realmente vão acabar por passar e a nota mais alta ate agora foi de 13. Pode ja ter sido diferente....facilitismo na avaliação agora não! Que sistema de avaliação ridiculo há por lá ? Quote
lllARKlll Posted February 4, 2007 Report Posted February 4, 2007 Eu não acredito nisso, tanto que tenho colegas que acabaram o estágio profissional nos meses passados, e que afiançam que continua tudo na mesma, pessoas que sairam da lusófona à ano e tal... Quote
lllARKlll Posted February 4, 2007 Report Posted February 4, 2007 Eu não acredito nisso, tanto que tenho colegas que acabaram o estágio profissional nos meses passados, e que afiançam que continua tudo na mesma, pessoas que sairam da lusófona à ano e tal...(...) Quote
Recommended Posts