_egp Posted January 28, 2007 Report Posted January 28, 2007 Viva! Pretendo entrar no 2007/08 em Arquitectura, e desde sempre me aconselharam a FA da UTL... Mas ultimamente algumas pessoas têm-me dito que o IST oferece um curso mais «científico» e menos «artístico», e começa a ter mais prestígio. O curioso é que o IST é parte da UTL, também... Sendo assim, quais as principais diferenças entre os dois cursos de Arquitectura, ambos pertencentes a uma mesma Universidade!?!? Existem diferenças a nível de oportunidades de emprego? E a nível de professores, Erasmus (ambas proporcionam o programa, certo?), instalações e materiais, etc.?... Já agora, tenho outra dúvida... Sempre gostei muito de urbanismo, específicamente. De pensar e desenhar plantas de cidades, de ler e pesquisar sobre o assunto... E sei que há um curso específico de Urbanismo na FA... Mas ser-se urbanista impede-me depois de realizar outros projectos de arquitecto, certo? Além do mais posso especializar-me em Urbanismo como pós-graduação? Obrigado desde já , EGP. Quote
Pedro_Ribeiro Posted January 28, 2007 Report Posted January 28, 2007 epa... vou te responder a essa pergunta de um modo que um colega meu, que trocou de universidade, de um modo muito simples. as universidades basicamente são iguais, onde te sentires bem o teu trabalho irá correr e fluir melhor. e pensando bem, essa é a verdade, se gostas de urbanismo e sabes que podes "investir" mais nesse ponto, porque não ir para arquitectura e aí "dar" esse teu gosto pelo urbanismo a projectos de arquitectura?... és tu que vais fazer o curso, na universidade x ou y...o melhor modo é ires às universidades que te disseram e passares por lá, veres as instalações e ver se te satisfazem. abraço e boa escolha Quote
3CPO Posted January 28, 2007 Report Posted January 28, 2007 A faculdade é um meio para atingires o teu fim... não é por andares na faculdade X ou Y que serás melhor ou pior... Acredita também que não são os professores "estrelas" que te formam melhor ou pior... Não querendo exercer influências, cada curso tem a sua "tendência" e disciplinas de ensino. Aconselho.te a dares uma vista de olhos nas cadeiras lecionadas e a dares menos importância ao "que se fala por aí"... Se realmente gostas de estudos urbanos, dá maior importância a cadeiras como Projecto Urbano, Gestão Urbana, Técnicas de Planeamento Urbano, História e Teoria do Urbanismo... etc... Abraços :) Quote
_egp Posted January 28, 2007 Author Report Posted January 28, 2007 :) Ok, thks por todos as respostas... O farei. Quote
Bruno_Rosa Posted January 28, 2007 Report Posted January 28, 2007 Tens é que pensar como vais ser melhor ou tao bom como os outros teus colegas.... Quote
Ivo Sales Costa Posted February 13, 2007 Report Posted February 13, 2007 Se falamos em termos de melhor, então atira-te á Architectural Assotiation em Londres.......... É uma pergunta gasta e que já aqui foi bem respondida. O melhor orientador para um curso de arquitectura serás tu mesmo, o resto servirá como uma série de elementos de mediação entre o teu estudo particular e a arquitectura em si, e nesse sentido, a faculdade onde se anda vale muito pouco ou quase nada. Quote
lllARKlll Posted February 14, 2007 Report Posted February 14, 2007 Ou tens jeito, ou não tens... Quote
tiagobarbosa Posted February 14, 2007 Report Posted February 14, 2007 Ou te esforças, ou não te esforças Quote
mrc64 Posted February 16, 2007 Report Posted February 16, 2007 Na minha modesta opinião (cof), acho que devias colocar outra pergunta antes dessa... Se na actualidade vale a pena tirar Arquitectura...? é que da maneira que anda o mercado de trabalho não sei não, e não me parece que melhore tão rapidamente. Quote
m a r g a r i d a Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 ah ah ah ah ah ah ah ah do pior :p Quote margarida duarte
Cinaminaminamina Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 mais do que a universidade que escolhes... é a tua sensibilidade, é o teu empenho, e a tua dedicação, ...face a tudo o que farás de futuro na tua vida. Penso que são os 3 factores chave. Agora para dar a minha opinião concreta acho que sou um bocado suspeita face a dizer qual seria a faculdade que escolheria:D Boa escolha e força! Quote
lllARKlll Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 E depois não é só ter jeito, é saber muita coisa em simultâneo, preços, materiais, pormenorização, instrução de processos, coisas que a faculdade não dá cabalmente... Quote
3CPO Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 Uma vez falei de preços .. e o prof riu-se dizendo: "Ah, isto é só um projecto académico..." :) Quote
m a r g a r i d a Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 E depois não é só ter jeito, é saber muita coisa em simultâneo, preços, materiais, pormenorização, instrução de processos, coisas que a faculdade não dá cabalmente... depende da faculdade. Quote margarida duarte
Bruno_Rosa Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 A melhor é a Lusofona e acabou-se a conversa, nem que seja por eu estar la. Quote
Pedro Barradas Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 A melhor... não é em Portugal... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Pedro Barradas Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 Opiniões são opiniões... :) Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
m a r g a r i d a Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 a melhor escola é a do porto, desde o tempo do 25 de abril. para quem ainda tiver duvidas, recomendo o livro "arquitectura em questao" do arq manuel tainha...é ele que o diz, e diz fundamentando-se....nao sou eu que o digo, mas concordo com ele eh eh eh Quote margarida duarte
Bruno_Rosa Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 è a do porto nada, é a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Quote
m a r g a r i d a Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 lolol porque tas tu a refutar factos inrefutaveis?? le o livro 1º..fala depois uma coisa é o que gostas..outra coisa sao os factos Quote margarida duarte
Bruno_Rosa Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 Mas esse livro é o livro da verdade ? Tao has de ler o livro que vou lançar e depois ves se nao é a ULHT Quote
Pedro Barradas Posted February 17, 2007 Report Posted February 17, 2007 Uma coisa é o que sabes... outra é o que não sabes... Quem pensa que tudo sabe, ignora que afinal nada sabe... :haha: Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Recommended Posts