Jump to content
Arquitectura.pt

Qual a melhor faculdade de arquitectura?

Recommended Posts

Viva! :) Pretendo entrar no 2007/08 em Arquitectura, e desde sempre me aconselharam a FA da UTL... Mas ultimamente algumas pessoas têm-me dito que o IST oferece um curso mais «científico» e menos «artístico», e começa a ter mais prestígio. O curioso é que o IST é parte da UTL, também... Sendo assim, quais as principais diferenças entre os dois cursos de Arquitectura, ambos pertencentes a uma mesma Universidade!?!? Existem diferenças a nível de oportunidades de emprego? E a nível de professores, Erasmus (ambas proporcionam o programa, certo?), instalações e materiais, etc.?... Já agora, tenho outra dúvida... Sempre gostei muito de urbanismo, específicamente. De pensar e desenhar plantas de cidades, de ler e pesquisar sobre o assunto... E sei que há um curso específico de Urbanismo na FA... Mas ser-se urbanista impede-me depois de realizar outros projectos de arquitecto, certo? Além do mais posso especializar-me em Urbanismo como pós-graduação? Obrigado desde já ;) , EGP.

• Replies 56
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

epa... vou te responder a essa pergunta de um modo que um colega meu, que trocou de universidade, de um modo muito simples. as universidades basicamente são iguais, onde te sentires bem o teu trabalho irá correr e fluir melhor. e pensando bem, essa é a verdade, se gostas de urbanismo e sabes que podes "investir" mais nesse ponto, porque não ir para arquitectura e aí "dar" esse teu gosto pelo urbanismo a projectos de arquitectura?... és tu que vais fazer o curso, na universidade x ou y...o melhor modo é ires às universidades que te disseram e passares por lá, veres as instalações e ver se te satisfazem. abraço e boa escolha

A faculdade é um meio para atingires o teu fim... não é por andares na faculdade X ou Y que serás melhor ou pior... Acredita também que não são os professores "estrelas" que te formam melhor ou pior... Não querendo exercer influências, cada curso tem a sua "tendência" e disciplinas de ensino. Aconselho.te a dares uma vista de olhos nas cadeiras lecionadas e a dares menos importância ao "que se fala por aí"... Se realmente gostas de estudos urbanos, dá maior importância a cadeiras como Projecto Urbano, Gestão Urbana, Técnicas de Planeamento Urbano, História e Teoria do Urbanismo... etc... Abraços :)

• 3 weeks later...

Se falamos em termos de melhor, então atira-te á Architectural Assotiation em Londres.......... É uma pergunta gasta e que já aqui foi bem respondida. O melhor orientador para um curso de arquitectura serás tu mesmo, o resto servirá como uma série de elementos de mediação entre o teu estudo particular e a arquitectura em si, e nesse sentido, a faculdade onde se anda vale muito pouco ou quase nada.

mais do que a universidade que escolhes...
é a tua sensibilidade,
é o teu empenho,
e a tua dedicação,

...face a tudo o que farás de futuro na tua vida.

Penso que são os 3 factores chave.
Agora para dar a minha opinião concreta :) acho que sou um bocado suspeita face a dizer qual seria a faculdade que escolheria:D

Boa escolha e força!

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.