Jump to content

Recommended Posts

Posted

É a primeira vez que vou comentar aqui no Forum, e vou tentar ser breve, para mim não existe má Arquitectura, pode existir é mau gosto ou pouco jeito para Arquitectura e não é através de alguma perseguição ao Engenheiros, Desenhadores ou Agentes Técnicos que se vai passar a ter boa Arquitectura em Portugal, nem se vai resolver todos os problemas, porque quando estamos a criticar os trabalhos dos outros, temos que ter em conta que muita gente que faz projectos, faz aquilo que o requerente pede e não aquilo que se quer, porque estamos a prestar um serviço para determinada pessoa e não para nós: Eu estou a pensar fazer casa e se por ventura eu pedir a um Arquitecto para fazer o meu projecto, quem é que decide quantas janelas é que eu quero ou se uma casa tipicamente Portuguesa ou uma casa dita de "Arquitectura Moderna", ou se quero que seja vermelha ou azul, sou eu que pago o serviço ou é o Arquitecto que me está a prestar um serviço? Sou eu que decido!! apenas aceito opiniões!! Penso que é muito triste e fica muito mal aos Arquitectos passarem a vida a justificaram-se com a falta de trabalho baseando-se num famoso decreto Lei 73/73. Em vez de se andarem a justificarem-se metam mãos a obra e deem-se a conhecer não só nos centro grandes mas tambem por esse Portugal inteiro para assim poderem ter trabalho.

Posted

para mim a arquitectura tem de responder a certos items...

isto não por ordem alfabética...mas com relações constantes entre as mesmas,

.lugar, relação, influências,características tipologias,etc
.forma do objecto, como o nosso desenho pode criar uma linguagem coerente num espaço, criando a tal relação com o lugar,
.funcionalidade, desde o tamanho da porta à janela, relação, organização e mobilidade entre os espaços, conforto nos mesmos
.materialidade, quais os materiais, as cores, as texturas, tentar prevenir ao máximo problemas com a estrutura, porque a arquitectura não é só de revista.

se tiver a funcionalidade bem resolvida,a relação com o lugar, mas que materialmente deixa entrar chuva, temos frio dentro do quarto, do que nos serve?
má arquitectura existe(se podemos chamar a algumas coisa, ou a isso, arquitectura), mas acredito que não seja preciso pensar muito nisto, basta termos alguma coerência para percebermos que há coisas que não se fazem, aqui não é o gosto ou não, é apenas bom senso.

pode ser que me tenha esquecido de alguma coisa, mas isto são alguns "tópicos" que tenho em atenção no pensamento de arquitectura e , daí, tentar criar a melhor arquitectura possivel...

Posted

Acho que tudo inicialmente depende dos gostos. Ao longo dos tempos a arquitectura foi avançando, assim como avançou outras areas artisticas. E em cada movimento houve um estilo especifico e isso fez a arquitectura evoluir. Acho que visto estar-mos num momento de estatico a todos os niveis artisticos. Isso faz com que as pessoas peçam mais pelo os artistas (os arquitectos tambem o são). Má arquitectura!? Não... cada um tem o seu estilo, e bem sabemos que nem sempre é possivel fazer o que se gostava. Para mim, actualmente, so ha um aspecto que pode dizer se a arquitectura é boa ou má... o há ou não acessos para defecientes, boas condições para eles. Porque de resto, acho que toda a arquitectura é boa, na sua "categoria".

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

...temos que ter em conta que muita gente que faz projectos, faz aquilo que o requerente pede e não aquilo que se quer, porque estamos a prestar um serviço para determinada pessoa e não para nós...

:clap: :clap:

Esse é um dos pontos fundamentais! É fazer com que o cliente diga: 'É a casa dos meus sonhos!!' mediante as 'regras básicas' da arquitectura! Depois é cumprir com boa qualidade construtiva!
Posted

sou eu que pago o serviço ou é o Arquitecto que me está a prestar um serviço? Sou eu que decido!! apenas aceito opiniões!!

pagar um serviço é diferente de comprar um escravo. O arquitecto galego César Portela tem um ponto de vista relativamente a esta questão com o qual me identifico em larga medida, por isso vou citar algumas das palavras dele:

A democracia é uma coisa essencial, mas não chega, também faz falta a cultura. Porque a democracia é um pouco como os probleas: devem decidir os que são afectados por eles. As pessoas que vivem num sítio têm direito a decidir. Só que a decisão é muito melhor se as pessoas tiverem cultura. Se for perguntado às pessoas coisas que não sabem, a democracia deixa de o ser para se converter em populismo. É um puco o que fazem as democracias. Pedem às pessoas que se pronunciem sobre aquilo que não sabem e não lhes perguntam sobre o que sabe,. Deve perguntar-se se querem viver melhor, mas não se lhes pode perguntar como devem ser operadas, porque não sabem. Para que a democracia seja verdadeira há que perguntar tendo em conta o nível de conhecimetno das pessoas.

[...]

Nós, arquitectos, temos que, democraticamente, submeter muitas coisas à decisão das pessoas, mas noutras temos que assumir a nossa responsabilidade. Um arquitecto não pode decidir, democraticamente, +por votações, se a armadura de uma estrutura tem resistência suficiente, se vai pôr um pilar de 20 ou 40 centímetros; isto é responsabilidade do arquitecto e ele tem de a assumir. Também não deve perguntar aos que vivem numa casa como vai ser a fachada, pois isso implicava perguntar quer aos que estão dentro como aos que estão fora da casa.

[...]

Penso que a democracia não é uma coisa simples, tem técnicas e regras para que seja verdadeira. Senão, pode ser ditadura ou populismo, o que é uma perversão da democracia.

César Portela in Arquitectura e Vida nº 71 Maio 2006

Espero ter conseguido passar a minha opinião acerca das questões levantadas pelo user Rodrigues.
Posted

Concordo completamente com a citação aqui apresentada do César Portela, mas há uma coisa que importa também refletir, e nisso concordo com o Rodrigues. Como em todas as profissões, em arquitectura há bons e maus profissionais, e não é por o 73/73 ser alterado que o panorama vai mudar significativamente...

O que falta mudar, e se isso acontecesse nem sequer o 73/73 teria de ser alterado, e indo buscar a citação que o Rui nos presenteou, "também faz falta a cultura"...
Esse sim parece ser o maior defeito do povo português... se fossemos (no sentido geral) mais cultos, os bons arquitectos projectariam, assim como também os bons desenhadores, ensinados na arte da arquitectura pelo lento movimento dos anos, também poderiam projectar... os maus seriam eliminados pela selecção natural, maus arquitectos, maus desenhadores, maus projectistas, etc, etc, etc...

Só com essa mudança de mentalidades é que o urbanismo poderia realmente mudar para melhor... mas infelizmente para todos nós talves isso demore muitos anos... se é que algum dia irá acontecer...

Outra coisa é a posição do projectista (no sentido lato) no acto projectual... o pesar na balança entre cliente e projectista. O mal é que parece que todos sabem fazer "casas" e apenas lhes falta a "arte" de as "passar para o papel"...

O mau cliente vai para o projecto com a cabeça feita e cheio de ideias pré-concebidas... o mau projectista tira o "projecto tipo" da gaveta, adapta-o às ideias do cliente e ao terreno, sem perder sequer um dia, se possível... a balança cai para o lado do cliente...
O mau cliente entrega o trabalho à vontade exclusiva do projectista... o mau projectista faz o que lhe vai na cabeça sem pensar nas necessidades do cliente... o peso da balança cai para o lado do projectista...
O bom projectista ouve o cliente, procura perceber o seu modo de vida e aquilo que ele espera da casa, no entanto aconselha-o quanto às melhores soluções e opções... o bom cliente ouve o projectista e pesa os prós e contras das posições... o bom projecto será sempre um pesar desses dois lados, de tal forma que o pesar daquela tal balança seja equilibrado...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Exacto, a cultura provavelmente é a palavra chave nesta história. É um pouco como o que se falava em relação à casa Malaparte. Se todos os clientes fossem como o Malaparte podíamos hipoteticamente pensar que não seriam mais precisos arquitectos, pelo menos para fazer as casas das pessoas (aliás um pouco como já foi quando a habitação era autoconstrução e os arquitectos desenhavam palácios e edifícios religiosos). Mas não são todos (aliás quase nenhum) como o Malaparte. Agora a questão é que, não havendo cultura, é difícil explicar a uma pessoa para que serve de facto um arquitecto... as pessoas vivem o mesmo tempo recorrendo ou não a um arquitecto, e até vivem mais ricas, que sai mais barato não recorrer a ele... Portanto, para quê o arquitecto?... Por outro lado, há o arquitecto, que muitas vezes está-se perfeitamente nas tintas para o que o cliente na verdade quer, ou o que é melhor para o contexto onde vai construir.

Posted

Nesta altura estou a acabar um projecto de uma moradia unifamiliar (que espero poder colocar na secção de apresentação de trabalhos num futuro próximo) e a iniciar a preparação do processo de licenciamento... O projecto deu muitas voltas, devido às contingências do lugar, exigências minhas, exigências do cliente, pressões da família deste, etc, etc, etc... No fim o projecto não se parecia nada com aquelas primeiras opções... houve cedências de ambas as partes, compreensão quanto a determinadas opções tomadas, e houve sobretudo respeito e civismo de ambos os lados... Não sei se será a nível teorico melhor ou pior do que as "versões" anteriores, mas sei que desse salutar diálogo entre projectista e cliente acabou por sair um projecto mais maduro e mais adequado às necessidades de quem dele se vai servir durante toda a vida...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Porventura a medicina, a justiça e a educação são mais importantes que a edificação, mas a sociedade tem regras e são áreas que prestam serviços por pessoas licenciadas para o efeito. O sr. Rodrigues a meu ver tem uma opinião básica sobre as coisas e se calhar com estas visões tão terra a terra das coisas o nosso Portugal continuará a ser o País dos jeitosinhos e do desenrasca. Já agora poderiam acabar com os cursos de arquitectura. Eu sou arquitecto e digo-lhe apenas sr. Rodrigues que a minha função é fazer uma casa de que vocé goste efectivamente e que cumpra uma série de parametros quer técnicos e sociológicos para os quais queimei as pestanas a estudar. De certeza que não vai ao curandeiro quando está doente, por um lado por não quer e por outro porque nas intituições de saúde a que recorre, não é atendido por curandeiros.

Posted

???? as dimensões da arte... Já agora podiamos dizer que quando numa qualquer actividade se imprime uma dimensão poética entramos no campo da arte. daí a especificidade que a arquitectura tem, pode ser a arte de bem fazer e pode entrar no campo das belas artes.

Posted

A vida de um arquitecto era bem mais simples se o arquitecto fosse um artista...

Mas um artista não pode ter uma vida "complicada"!? Não pode ter "trabalho"!?

Quando olhamos para algo que consideramos, artistico... logo quem fez é um artista...
Mas é melhor não falarmos em "artista"... pois ai entramos num campo mais complexo... Fiquemos por dizer que uma "obra" arquitectonica, é arte.

Posted

Mas um artista não pode ter uma vida "complicada"!? Não pode ter "trabalho"!?

Quando olhamos para algo que consideramos, artistico... logo quem fez é um artista...
Mas é melhor não falarmos em "artista"... pois ai entramos num campo mais complexo... Fiquemos por dizer que uma "obra" arquitectonica, é arte.

Não me interpretes mal, não estou a menosprezar o trabalho artistico.
Apenas sei, porque já me aconteceu, o que é ter um cliente a ligar-me todos os dias (as vezes mais do que uma vez por dia) porque queria alterações ao projecto cada vez q falava com amigos...
Não conheço nenhum artista a aturar coisas destas.

Poucos tem talento para isso...

Não sei se será exclusivamente talento, há muitas situações que ultrapassam o âmbito do talento do arquitecto que condicionam a paz de alma com que ele consegue criar alguma coisa, daí a minha afirmação.
Posted

Não me interpretes mal, não estou a menosprezar o trabalho artistico.
Apenas sei, porque já me aconteceu, o que é ter um cliente a ligar-me todos os dias (as vezes mais do que uma vez por dia) porque queria alterações ao projecto cada vez q falava com amigos...
Não conheço nenhum artista a aturar coisas destas.

lol
Acredito... mas isso já faz parte do trabalho do arquitecto... e quando se faz algo com gosto não se farta...
Mas agora outra coisa... quando falo em uma "obra" artistica na arquitectura, é quando o arquitecto tem quase total liberdade para fazer o que "quiser"...

Posted

lol
Acredito... mas isso já faz parte do trabalho do arquitecto... e quando se faz algo com gosto não se farta...
Mas agora outra coisa... quando falo em uma "obra" artistica na arquitectura, é quando o arquitecto tem quase total liberdade para fazer o que "quiser"...

Essa da liberdade quase total para fazer o que "quiser"... diria que depende da definição do quase porque normalmente essa situação é uma miragem.
Posted

Desculpem lá, mas quando vamos a um Hospital num caso hipotético para sermos operados dizemos: "... mas Srº doutor, eu quero que o bisturi me corte mesmo onde o elástico dos calções de banho de praia assentam..." sendo uma operação à garganta??? NAO... pensamos " ele estudou para isso ele lá sabe o que é melhor. " E acreditamos!!! O mesmo se passa com a arquitectura. Estudamos e supostamente temos aptidão para tal arte, logo, digam qual o problema " sintomas" que os arquietctos resolvem da melhor maneira possivel o problema, segundo a " doença q o paciente tem ". Assim como os médicos, temos os advogados, contabilisticos, tradutores, acho que uma manóplia deles.. Não desdenhando agente técnicos e formados por cursos profissionais ( sem eles nao eramos nada ). Mas.. ATENÇÃO.. os Arquitectos não.. O cliente manda, baixa a cabeça o arquitecto e viva as telhas, as portadas de aluminio verdes, com janelas de aluminio castanhas e paredes amarelas ( doente ) e já agora uma chaminé tipicamente portuguesa ( em que 99.9% das pessoas nao faz ideia de como é... Tá mal. Mas é como diziam é a cultura do povo Tuga. Vejam o exemplo dos "Moragos com Açucar" O que é que aconteceu aos lares portugueses na dita Arquitectura de Interior??? É tudo Ikea, muito à frente!!! LOOOLL Ainda temos um país do " se eles teem nós tb queremos". temos é q puxar para o que eles possuiem e nós tb teremos. Má arquitectura?? Deve-se, na minha humilde opinião, ao facto da ganancia do ser humano "...o máximo, pelo menor custo e siga.. inflaciona os preços q o caro é q se vende primeiro!! " E tá aí a linda formula do " pato bravo "