Jump to content

Recommended Posts

Posted

Há algum tempo que estou para colocar esta foto, foi tirada por mim quando passava por este marco e nao me contive a parar, a estrada e viaduto nao existiam mas o terreno era inclinado. Temos o belo projecto de catalogo, onde foi descoberta uma nova função das ideias de corbusier, meter roupa a secar debaixo da casa...
73_73, acho claro o titulo do topico.....e a razão para se acabar com tal decreto...

Imagem colocada

Posted

Estas apropriação de "vazios" ( ?! ) é perfeitamente reflexo de um projecto reflectido. Ora vejamos, o que não falta naquele piso ( ? ) inferior, são correntes de ar e ainda por cima, protege da chuva...ora...perfeito! :p Qualquer dona de casa estaria contente, não aos secadores de roupa, nem ás desenfreadas recolocações de roupa quando chove. Moral: são praticas q qualquer pessoa adquire quando tem como responsabilidade um espaço seu :D

Posted

Isto é o exemplo perfeito do contraponto com a casa Toló... e aqui o desnivel nem sequer é nada por aí além...

O dono do terreno lá queria uma casa a funcionar toda no mesmo piso, com um belo "chalé" lá em cima...

...belos pilotis estes... seja louvado o homem que na sua própria casa liberta o nível do r/chão para uso público... seja para roupa a secar, seja para os miúdos brincarem, seja para usos menos próprios...

...quem sabe a intenção dele não é fazer um aterro para os lixos da zona, só que aproveitou e já construiu o que fica por cima...

:p

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Le Corbusier deixou o seu 'bichinho' para os lados da Madeira... está visto. Apesar de não gostar lá muito da casa em si, acho interessante o uso de 'pilotis' em resolucao ao desnivel do terreno, ainda para mais, com o jeitinho que dá nos dias de chuva para a roupa, e como a Cinaminamina já disse, as correntes de ar e etc.

Posted

pois é... estamos a brincar (pq realmente só levando na brincadeira...) mas este exemplo não é isolado e é espelho do nosso país. quando começam a valorizar o trabalho do arquitecto? numa obra, seja ela qual for, o trabalho do arquitecto é sempre minorizado (3 riscos, qualquer um fazia aquilo...). o trab. engenheiro tem ciência (são cálculos, implica conhecimentos específicos...). o trab. do construtor tb implica saber fazer. até vender é uma arte, nem todos têm alma de vendedor... mas o do arquitecto não. aliás, os arquitectos são uns ladrões... não sei se esta casa foi desenhada por um arquitecto ou não... mas atrevo-me a falar do que não sei e afirmo que não foi. não pode ter sido (se foi, que medo...) assim de repente só de olhar para a fotografia parece-me que afinal até fazemos alguma falta, não? o pior é que que há quem olhe e diga era uma destas que eu fazia se tivesse dinheiro... mas quem sabe um dia... nunca se deve parar de sonhar... tenham medo tenham muito medo :nervos:

Posted

Sim, o trabalho do engenheiro, desde que não fuja muito dos parãmetros habituais, é só pôr no computador e tá feito... do trabalho do construtor, novamente, desde que não fuja muito do que habitualmente se faz (se não é impossível de se fazer) também tá feito... o trabalho do vendedor já tem que se lhe diga, implica criatividade... já o arquitecto, tens razão, são uns ladrões... não posso com esse gajos... conclusão, provavelmente foi um vendedor que ludibriou um cliente, engatou um engenheiro para fazer adaptar um projecto já feito (chapa 5) que, por sua vez, chamou o primo construtor para concretizar a obra de arte... e.. no fim.. o arquitecto apreceu lá no fim de tudo para ficar com o dinheiro todo... nst nst... por isso é que este país não vai a lado nenhum.. (compasso de espera) ..not -> (piada norte-americana... aprendi com o Borat) :icon_drunk:

Posted

... não criticava assim tanto os eng.ºs... Estão a esquecer-se dos Construtores Civis Diplomados e dos ATAE(Agentes técnicos de Arquitectura e Engenharia) que , esses sim, ao abrigo do regime transitórios elaboram projectos de Arquitectura e Engenharia sem terem a formação necessária. Aliás as proprias Associações/ Sindicatos destes emitem declarações a torto e a direito, dizendo q podem os seus membros subscrever tudo e mais alguma coisa. PS: Outro dia, uma declaração emitida pelo Sindicato dos Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia, declarava que os mesmos podiam subscrever projectos de Térmica... todos sabemos q desde 04 de Julho deste ano, apenas Arq, Eng e Eng. Tec podem subscrever tais estudos... (DL 80/2006) Tb existem Arquitectos q assinam de cruz... e não são poucos.... Atenção colegas que a OA, cada vez recebe mais queixas, cada vez mais são instaurados processos de inquéritos, com consequente processo Disciplinar. Alerto os colegas arquitectos para serem diligentes, profissionais, não tomarem trabalhos no qual não possuam capacidade técnica e/ ou financeira para levar a bom termo...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

Sim, o trabalho do engenheiro, desde que não fuja muito dos parãmetros habituais, é só pôr no computador e tá feito..

... não criticava assim tanto os eng.ºs...

Bem Vampir0 o sarcasmo e a ironia não foram anunciados... e parece que criaram alguma confusão (ainda bem...)

Penso que nenhum de nós pretendia criticar os engenheiros. Não assim sem motivo. Não faz sentido a crítica porque sim, como se se tratasse de uma herança para nós arquitectos. Acho que tanto são bons uns como outros do mesmo modo que tanto são maus uns como outros.

Apenas levantei a questão de que ainda somos vistos com alguma displicência no que toca ao nosso trabalho. Não só o nosso. Qualquer trabalho ligado a qualquer ramo artístico ou conotado como arte sofre deste síndrome. (não é uma queixa, nada disso) Por acaso até vivo bem com isso.

Até gosto que me digam que sou "artista".

É quase como ser loira (já pensei pintar o cabelo mas tb teria desvantagens...), ou velho/a (lá chegarei, espero) ou mulher ao volante...

Assim podemos ser loucos se e sempre que quisermos... afinal temos sempre a desculpa de que... somos artistas...

Tb existem Arquitectos q assinam de cruz... e não são poucos....

sem comentários...
por agora, pelo menos
Posted

Estou a ver é que tu é que não estendes a roupa :D

Sim senhora, aqui nota-se bem quem lava a roupa em casa :p

Eu só estou encarregue da roupa, o Kandinsky é q limpa o lixo da casa:icon_chick: .

Para dar um ar sério á coisa...:tired: não se pode comentar muito acerca desta habitação.
È interessante estar aqui presente o exemplo...mas como este poderemos levantar tantos outros problemas da mesma semelhança de execução noutros edificios.
Posted

Eu só estou encarregue da roupa, o Kandinsky é q limpa o lixo da casa:icon_chick: .

A Cinaminimini está a concorrer para um prémio de humor nacional... :clap:
Ou então ... é o espirito natalicio a consumir as pessoas...

:p Abraços
Posted

Os pilares estão algo degradados.... mais meia dúzia de anos e a coisa promete :p Apesar do que parece ser concenso na maioria das respostas a este tópico não é só em portugal que coisas dessas acontecem e os arquitectos não são os salvadores da pátria que vão pôr tudo direitinho e bonito se lhes derem uma hipótese. Infelizmente é mais complicado que isso. Além disso a maioria dos "arquitectos" nem sabe o que é a arquitectura! HA HA HA

Posted

Como diz o engenheiro com quem eu trabalho: Se 'nós' cedemos perante uma que tem a '4a classe' e que nos refuta com argumentos desse género (ja ando nisto há mais tempo,etc) não vamos muito longe como arquitectos... Por isso há que ter a noção que não mudamos este bocadinho do mundo porque muitos de nós ainda se rebaixam.... :p

Posted

Eu acredito que temos muito a aprender com "esses" que têm apenas a 4ª classe, mas uma formação de vida... o problema é que eles acham que não têm nada a aprender com os jovens...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

• 2 weeks later...
Posted

Realmente só para artistas devia-se acabar com os cursos de arquitectura enquanto serviço público, ou melhor profissão que presta um serviço público. Acho que enquanto tivermos que disputar o mercado com tudo e mais alguma coisa não valia a pena haver tantos arquitectos, não era preciso. estou ressabiado e clamo pela urgência da revisão do 73/73 e sem periodo de transição a luta quotidiana de um arquitecto na provincia que tem de desenhar as casinhas modestas que não vão para as revistas mas que as quer desenhar com honestidade e com rigor, É TITÂNICA

• 2 weeks later...
Posted

...hummm...eu vejo isto de uma outra forma... como a casa se situa na Ilha da Madeira, a casa estando elevada em relação ao terreno é só vantagens....não tem humidades por capilaridade, já viram o dinheiro que se poupo no isolamento da casa...para não falar que é optimo para colocar os tubos das tomadas de ar das casas de banho interiores....sim porque uma casa destas sem casas de banho interiores não é casa....mas se calhar nada deste discurso tem a ver e o arquitecto ou engenheiro responsável preocupou-se em integrar bem o edificio na envolvente, ou seja com a ponte que esta ao fundo....é claro.

Posted

Eu vejo uma obra inacabada, pelo desnivel existente no passeio verifica-se que haverá ali uma entrada para garagem, o que me parece ter acontecido é que a edificaram a parte habitacional mas ainda nao fizeram o mesmo em relação à zona da garagem, piso inferior.