margarida Posted June 23, 2006 Report Posted June 23, 2006 já agora o pessoal de erasmus podia falar um pouco sobre a experiência de estudar em algumas destas universidades europeias** Quote
3CPO Posted June 23, 2006 Report Posted June 23, 2006 Aqui fica um tópico dedicado ao debate dos "prós" e "contra" dos Erasmus. Dicas, sugestões e dúvidas são também bem-vindas. Aqui fica o link para a listagem de universidades europeias:http://www.arquitectura.pt/forum/showthread.php?t=1090 Abraços Quote
asimplemind Posted June 23, 2006 Report Posted June 23, 2006 eu estou de erasmus de momento em Bruxelas! está a ser absolutamente fantastico e inesquecível!! neste momento não posso estar aqui a fazer um resumo do que tem sido pois tenho de fazer a entrega do projecto final mas para a proxima semana falo disso! se tiverem oportunidade não pensem 2 vezes!! Quote
3CPO Posted June 23, 2006 Report Posted June 23, 2006 Existe muito a dúvida de que se perde um ano e do sistema de equivalências. Principalmente agora que o tratado de Bolonha não está 100% incorporado em todos os cursos de arquitectura alguns estudantes temem ir para Erasmus para universidades europeias e depois não existir sistema de equivalências. No ISCTE o processo do tratado de Bolonha ainda não foi implementado, apesar disso haverão alunos a frequentar ERASMUS para o próximo ano. Não sei como serão as equivalências entre as universidades. Abraços, Quote
asimplemind Posted June 23, 2006 Report Posted June 23, 2006 na minha faculdade nao tenho entraves nenhuns. Nem sequer as cenas das equivalencias. a unica coisa é que tinha de fazer 60 ETCS. Assim escolhi as disciplinas que quis para completar os 60 ETCS. é muito melhor do que estar a procurar a disciplina tal para substituir a outra porque assim podemos experimentar disciplinas totalmente distintas e isso complementa o nosso curso!! é incrivel a quantidade de saber que trago daqui e que nunca teria tido acesso se não tivesse vindo para erasmus. Não só o saber formal mas também o informal (viagens e contactos) Quote
Vampir0 Posted June 27, 2006 Report Posted June 27, 2006 Eu nunca participei no erasmus, mas têm-me contado algumas experiências. Um professor meu disse-me que é o melhor que se pode fazer, tal como referiu o asimplemind, é óptimo para conhecer coisas diferentes e ter experiências fantásticas. No entanto, um casal amigo meu foi para França sob esse programa e as coisas não correram nada bem. Era-lhes exigido que fizessem os exames em francês. Os colegas de lá puseram-nos completamente de parte. Eles dizem que foi horrivel. Vieram embora sem acabar aquilo. Na universidade onde estou, a malta que vem de fora e não se desenvencilha no português, não tem problemas nenhuns, são tratados super bem. Os professores até chegam a repetir em inglês o que nos dizem em português. Enfim... Quote
pinTas Posted June 27, 2006 Report Posted June 27, 2006 um amigo meu foi fazer erasmus para a alemanha e acabou por ficar lá a acabar o curso, e diz que no primeiro ano, em termos de língua, também foi lixado. teve que fazer os exames em alemão, apresentações em alemão...por vezes pode existir este lado menos bom do erasmus. os professores não davam mesmo hipótese de ele escrever ou falar em inglês. mas por outro lado...se uma pessoa não percebe nada de alemão, francês, inglês, ou o que seja, candidata-se para um sítio onde se consiga desenrascar. lol. Quote
asimplemind Posted June 27, 2006 Report Posted June 27, 2006 pah aqui em bruxelas faço tudo em frances, mas ja sabia disso por isso é que vim. Por isso é que nao escolhi na alemanha. Mas no entanto a minha primeira opçao era helsinki e a 2a era Copenhaga. Mas aí fazias tudo em ingles sem problema. Agora quando vais para paises (que se acham) superiores tens de fazer na lingua deles. Mas até é bom porque antes falava ingles muito melhor que frances e agora falo frances fluentemente a unica cena é que as vezes pareço um emigrante a dizer "quando é que vais arrivar?" continuo a dizer, se têm hipotese é algo unico na vida e que nao podem deixar passar!!! conheci gente extraordinaria e agora tenho casa em varios sitios da europa! ja para nao falar na quantidade de experiencias, cultura, pais novos que conheci. é algo unico. Nunca viajei tanto em toda a minha vida como neste meses de erasmus Quote
TiCo Posted June 29, 2006 Report Posted June 29, 2006 Como ja foi falado em tópicos anteriores, a realização do programa erasmus tras uma mais valia ao nosso percurso de arquitecto e ao nosso percurso pessoal (sair de casa para is estudar para uma Uni, já é gratificante, então sair do pais é excelente). Quanto aos contras, as bolsas são uma miséria, o que torna o programa erasmus inacessivel para muitas bolsas portuguesas (no meu caso fui com algumas limitaçoes financeiras o que não me permitiu fazer certas e determinadas actividades [é de aproveitar porque se vai para o centro da europa]), e depois quanto á ideia de amizade, infelizmente o pessoal que irás conhecer vão ser amigos temporarios, ao inicio é tudo muito bonito mas rapidamente uma pessoa cai em si e vê que tudo não passou 'de um bom sonho'. Mas continuo a dizer ao pessoal que está em dúvida, 'Vão!' é uma experiencia muito gratificante, dificuldades com a lingua desaparecem ao fim de uns dias. E preparem-se para o pior momento das vossas vidas ter de voltar ao país de 3º mundo. ;-D Quote
Rui Resende Posted June 29, 2006 Report Posted June 29, 2006 ter de voltar ao país de 3º mundo. ;-D que país é esse? Quote
asimplemind Posted June 29, 2006 Report Posted June 29, 2006 eu por acaso ainda nao comecei a pensar nisso, mas já estou tao habituado a esta vida erasmus, de tar por minha conta, não prestar declarações a ninguém, sair quando quero e chegar quando quero, viajar, ... que penso que quando voltar vai ser complicado... acho que vou ter de arranjar uma casa separada para viver! já agora, dia 16 é o fim lá vou eu pra terrinha de novo, mas não há-de ser por muito tempo Quote
TiCo Posted June 29, 2006 Report Posted June 29, 2006 Eu também só me apercebi das coisas quando voltei!! Andei uns dias sem dormir, com 1 peso na consciencia foi como andar de cavalo para burro, e tudo a acontecer debaixo do meu nariz sem poder fazer nada! Verdade seja dita, a partir desse dia o que eu mais quis foi morar sozinho, fora de casa!!! E aqui estou eu Não estou lá fora, mas estou com os meus 'old friends'. E passado uns tempos começou a surgir aquela ideia de viver um ano em cada cidade, devia ser uma experiencia espectacular, mas pronto, pézinhos no chão que erasmus ja foi uma 'loucura' e tanto agora é preparar para as proximas :) Quote
asimplemind Posted June 29, 2006 Report Posted June 29, 2006 :) pois eu também estou com esses síndromes! Não tenho vontade de continuar a viver com a familia e gostava era de viver um ano em Copenhaga outro em Estocolmo outro em Zurique.... enfim hehe já agora para onde foste de erasmus? neste momento já andamos todos nostalgicos porque dentro de 2 semanas ja tamos todos em nossas casas e já acabaram as aulas e os trabalhos, ja tamos de ferias... No entanto já temos planeadas algumas viagens para este verao!! B) Quote
TiCo Posted June 30, 2006 Report Posted June 30, 2006 Eu estive em Paris Tornei-me numa daquelas pessoas irritantes em que só diz 'Paris isto e Paris aquilo' Nesse aspecto só saí de lá directamente para a Uni em PT ehehe aproveitei para ver mais algumas coisas, é que estive lá 1 ano e parece que n vi nem metade e ainda hoje digo o mesmo, parece que não vi lá nada!Todos os dias há coisas novas, tudo parece diferente É pena o erasmus não dar para fazer do 1º ano ao 5º :p Quote
Recommended Posts