Jump to content
Arquitectura.pt


Arquitectura é contrução!?


Recommended Posts

vou lançar umas "postas de pescada": ... não existe Arquitectura, sem a construção. ... a arquitectura é para ser experimentada, vivida, tem um propósito um uso. Portanto necessita de ser construída materializada. ... a obra arquitectónica partilha da experiência e interacção com o homem, a natureza, a envolvente... ... a Arquitectura... no papel, não serve os propósitos da mesma. ...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Bem.. o Pedro acabou por responder à tua questão, se bem que como foi dito qualquer uma seria válida desde que (bem) fundamentada.
Desenvolve os “tópicos” que o Pedro enuncia (isto caso partilhes da mesma opinião) fazendo referência do consequente estimular dos sentidos… do tempo na Arq. Enquanto espaço vivido/percorrido… efim…
Acho que é importante lembrar que a “arquitectura” surge da necessidade do homem em se abrigar, mais de que uma forma de “expressão”…

Abraço
Link to comment
Share on other sites

Eu cá acho que o Pedro respondeu a muitas das tuas dúvidas césar... e não é questão de ser ou deixar de ser engraçadinho. O que pediste são questões em que a opinião diverge imenso de pessoa para pessoa, de estudante para estudante, de arquitecto para arquitecto, acho que tens que pegar naquilo que foi dito (ao qual nao tenho nada a acrescentar) e tentar investigar e desenvolver a partir dai. Abraço :p

Link to comment
Share on other sites

A pergunta é traiçoeira logo ninguém te quer responder. Perguntar se a Arquitectura é construção é como perguntar se o Homem é um animal. Pergunto: O Homem é um Animal? Ou dentro de uma lógica Heideggeriana: Uma moradia é uma Coisa? Pergunto então: Tu és um animal?

Link to comment
Share on other sites

De outro ponto de vista... Arquitectura foi construção até entrarmos na era da informação. Até aí tudo o que o Pedro disse está correcto. Nos termos de hoje está incompleto. Pensemos assim: se eu projectar uma moradia para um determinado lugar e o projecto nunca for em frente, logo, nunca se construir, é arquitectura na mesma? Provavelmente não. É um projecto de arquitectura. No entanto se eu enveredar pela área da programação (por exemplo) e conceber arquitectura incrível para determinado jogo de computador, será arquitectura? Talvez... É um tema discutível, visto que não se vive verdadeiramente o espaço num monitor, mas a tecnologia evolui muito rapidamente como todos sabemos. Quem sabe até que ponto pode evoluir até que estes espaços virtuais possam ser vivenciados como a arquitectura construída? E até que ponto não podemos considerar esse jogo como a construção da mesma arquitectura? só para acalentar o tema que está a ser bastante (demasiado) simplificado;)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...

Construção não é arquitectura.

Arquitectura pressupõe um espaço tendo em conta o enquadramento temporal, geográfico, social e económico.

Sem este cruzamento de inf. não se pode criar arquitectura.


Sim, um projecto sem construção não passa mesmo disso: um projecto.
É o equivalente (na minha opinião) a uma pintura, um render de algo que não foi feito, um esboço do que deveria ser.
Se não for materializado é uma construção teórica e conceptual e não o que para mim é arquitectura.
Mas podes colocar x tijolos e adicionar-lhe y betão que isso jamais será arquitectura.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Obviamente que Arquitectura é construção, agora não é simplesmente construção. Como aí alguém dizia, um projecto de arquitectura não é arquitectura, mas sim o processo. No entanto para ser arquitectura necessita do espaço, tempo, percurso...ou seja, na Arquitectura existe a 4ª dimensão, a temporal, em que esta é vivida e usufruida pelos ocupantes ou por aqueles que a apreciem, porque arquitectura é Pública. Assim sendo a arquitectura tem que ser percorrível, não se trata portanto de um projecto nem de uma maquete ou até de um desenho tridimensional.

Link to comment
Share on other sites

Até construção pode ser considerada de várias maneiras, pois o meu acto criador "constrói" um projecto.

Se considerarmos a arquitectura como um acto de resolver problemas (sejam eles de ordem funcional, social ou intelectual), então a arquitectura talvez não precise da construção.
Link to comment
Share on other sites

Julgo que quando falámos aqui de "construção", não se trata do verbo empírico de contrução mas do sentido físico da palavra. Deste modo, não há arquitectura sem construção. A existência de vivências não se traduz em arquitectura, mas a relação destas através de formas construídas torna-se arquitectura. Arquitectura é espaço público e deve ser entendida como um produto cultural na medida em que não existe arquitectura sem pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Até construção pode ser considerada de várias maneiras, pois o meu acto criador "constrói" um projecto.

Se considerarmos a arquitectura como um acto de resolver problemas (sejam eles de ordem funcional, social ou intelectual), então a arquitectura talvez não precise da construção.


A Arquitectura só resolve problemas quando passa da ideia à prática, quando se materializa, e a fase de materialização da arquitectura é exactamente a construção. Sem a "construção" a arquitectura fica-se pela teoria e, desse modo, não é arquitectura. Como penso que já tinha referido, a arquitectura é um processo imenso que culmina com o "habitar" do ser humano. Não há arquitectura sem esse grande processo e sem a sua construção, a passagem do virtual para o real.
Agora, Arquitectura não difere da Construção só pelo facto de ser vivida, porque uma Construção que não seja arquitectura também pode ser vivida. É o seu processo criativo que a faz diferir verdadeiramente da Construção. 4 paredes e um tecto, umas portas e umas janelas "qualquer um faz" - uma Construção que não é Arquitectura. Construcção não é Arquitectura mas Arquitectura precisa da Construção. Acho que não há dúvidas nisso.

Cumprimentos.
Link to comment
Share on other sites

bem não concordo, a arquitectura ainda no papel não é só teoria pois é um processo em que o autor já tem uma carga do antes testado que o leva a projectar no papel, dai que para mim arquitectura é construção mesmo que não materializada, assim como não existe a meu ver construção que não seja arquitectura, o que existe é sim má arquitectura, senão vejamos: quando se fala e admira certos conjuntos de edificação ou mesmo certas construções rusticas isoladas elas não foram "feitas" nem por arquitectos mas no entanto tem uma lógica quer funcional quer construtiva bem adequada á função a que se destinavam, isto para mim tambem é arquitectura. Ou seja tudo o que é construção é arquitectura, pode é ser má arquitectura quer programaticamente quer gramaticamente.

Link to comment
Share on other sites

marco1, não percebo quando dizes que "...dai que para mim arquitectura é construção mesmo que não materializada...". No meu entender, arquitectura é para as pessoas na medida em que esta é inserida na sociedade e sem ela não existe arquitectura, tanto para aquele que a encomenda, como para aqueles que admiram, que coabitam com ela, que mantêm relações com ela pelo simples facto de ela fazer parte das formas do nosso espaço. Quando muito, aquela "arquitectura não materealizada" que tu falas pode ser chamada de "processo projectual". Cumprimentos.

Link to comment
Share on other sites

tiago... não deve ter lido tudo, em todo o caso repare que quando está a projectar está a projectar o quê??? pinturas ou uma construção??? arquitectura mesmo no papel é construção, pode é não ser concretizada fisicamente e não ter o crivo da experiência vivida e do tempo.

Link to comment
Share on other sites

"A arquitectura é o jogo sábio, glorioso e magnífico de volumes sob a luz do sol." – Corbusier.
Arquitectura não é construção, mas precisa dela.


"A arquitectura é o jogo sábio, glorioso e magnífico de volumes sob a luz do sol." – Vitrúvio.
A arquitectura não é construção, nem precisa dela.


"A arquitectura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer." - John Ruskin.
A arquitectura não é construção, mas precisa dela, pois complementa-a.


De acordo com todas estas definições podemos ver que as respostas são várias.
Acho que acima de tudo o problema está na definição de arquitectura.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.