
X-acto
Membros-
Posts
134 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
2
X-acto last won the day on August 27 2009
X-acto had the most liked content!
X-acto's Achievements
Newbie (1/14)
1
Reputation
-
caramba, reformula a pergunta, como deve ser! a resposta b é totalmente incompreensivel sem uma pergunta, quais duas coisas?!
-
qdo um desenhador ganha mais q um arquitecto...portugal, com "p" pequeno, está de pernas p o ar!! já faltou mais p emigrar!!!
-
Ordem dos engenheiros arranca com petição nacional para revogar portaria
X-acto replied to JVS's topic in Arquitectura
pois, a forma como o país funciona e sobretudo n funciona, é 1 convite à saida de qq profissional q se preze. depois admiram-se da "saida de talentos", da emigração ao nivel dos anos 60, mas agora duma classe bem mais esclarecida e alfabetizada. continuem a nomear "Rui Pedro Soares" p os cargos executivos e continuem a pagar-lhes com dinheiro q nós não temos!!! -
Ordem dos engenheiros arranca com petição nacional para revogar portaria
X-acto replied to JVS's topic in Arquitectura
...n consigo deixar de me surpreender c esta telenovela...esperamos mais de 35 anos por 1 reconhecimento de competências e atribuições...no final acabamos p ser obrigados a fazer concessões face ao alcance da nossa profissão (de acordo c os estatutos do arquitecto), aceitamos a nova portaria q nos lesa mais a nós e sobretudo aos arq paisagistas do q propriamente aos engenheiros e eng tecnicos...e agora nem somos nós a erguermo-nos pelos nosso direitos, são os eng. q se juntam e promovem 1 petição!!! quem disse q nós arquitectos não temos formação p direcção e fiscalização de obra?! da nossa propria obra?! aquela q foi pensada e desenhada ao pormenor, compatibilizando todas e mais algumas especialidades...será q depois de todo o esforço envolvido não temos competência p ver, gerir, dirigir e fiscalizar o crescimento da obra?! por quem nos tomam?! -
Leonor Cício, Respire fundo, porque só agora começou... Dois meses à procura de emprego não é nada. Testemunho pessoal de 6 anos de experiência: demorei 10 meses a encontrar estágio e em média sempre q mudo de emprego demoro 6 meses a encontrar um novo.
-
na dúvida, escolha engenharia ou economia. tem mto mais hipoteses de sucesso no percurso profissional. 1 engenheiro ou economista tem acesso a uma série de cargos de destaque q o arquitecto n tem. 1 arquitecto para além de c sorte poder execer arquitectura, fora da área só pode almejar a política. 1 engenheiro ou economista tem acesso a todos os cargos de topo ou chefia numa qq empresa.
-
tsimmi, sim, o curso de arquitectura é muito trabalhoso, pois exige mto tempo a cadeira de projecto, no entanto, dado o seu contexto, em principio terá mais facilidade q um aluno normal com 18 anos e acabado de sair do secundário. quanto a manter-se a trabalhar em simultâneo, acho q desde q n seja em full-time, conseguirá fazê-lo desde q seja disciplinado qb em relação às perspectivas de empregabilidade, aí é q está o grande problema. em portugal, já n é questão de ter ou n valor, é questão de já estar dentro do mercado de trabalho, ter uma boa rede de contactos, e claro bom sentido de oportunidade e sorte! nunca desprezemos a sorte o dia-a-dia dum arquitecto...isso varia muito da função q estiver a desempenhar e do sitio onde tiver a trabalhar. pode realmente ser 1 trabalho mto repetitivo- sempre autocad e a fazer mais do mesmo- como tb pode ser super entusiasmante e diversificado- desde auscultar clientes, visitas ao terreno,1ºs esboços, maquetes, licenciamento, execução, acompanhamento de obra, fiscalização...enfim espero tê-lo ajudado boa sorte
-
"arquitecto", lá porque gostou, n quer dizer q a casa esteja boa e "por parecer casa de praia em condominio fechado" então ainda vem piorar a situação. condominios privados são 1 erro de planeamento- só contribuem p o aumento das clivagens entre classes sociais, n contribuem em nada para a melhoria da vivência do espaço público-uma das funções da arquitectura. "mesa de sinuca"?! snoooker talvez?! e caro colega n vai ser o mobiliário q vai transformar isto em arquitectura cá em portugal também é dificil aprovar 1 projecto, também é dificil fazer contemporâneo, no entanto a divulgação deste projecto n abona nada a favor da nosssa classe profissional. isto não é arquitectura! é 1 projecto pseudo-arquitectonico mal resolvido
-
Requalificação ou atentado, o que se passa no Príncipe Real?
X-acto replied to m a r g a r i d a's topic in Arquitectura
é um atentado à nossa inteligência. contactei tb com a cml para consultar o projecto, ainda antes do inicio desta obra, mas foi-me negado e sem mais justificações do que não estar disponivel p consulta! o q se passa aqui é mto simples, o sr, presidente da cml- antonio costa-, que na antiga campanha eleitoral, n nesta ultima, confundiu o miradouro de s. pedro de alcantara com o jardim do principe real, n percebe nada nem de Lisboa, nem de gestão de cidades. adivinho q o que se passou foi ele querer dar trabalho a alguns dos seus camaradas cujas empresas têm agora falta de trabalho e como se resolve? facil: substitui-se todas as arvores de alinhamento com 30 anos do principe real, frondosas, saudaveis, robustas, e já agora refaz-se todos os pavimentos, e , como há outra empresa q tb tem mobiliário urbano p escoar, faz-se tb a substituição integral de todo o equipamento mobiliario!!!(fui pessoalmente comprovar q todos os bancos estavam intactos e em optimas condições) e de toda a iluminação. para isso, são só 4meses em ficamos sem este jardim...e dinheiro nosso q ao inves de ser aplicado em qq coisa util, salva mais 2 ou 3 empreiteiros... mas os municipes votaram neste sr,n foi?! -
resposta tipica de imaturidade. neste momento pq, e tal como aqui já disseste, a vida te sorri tanto profisional como pessoalmente, estás na mó de cima, pensas q ainda tens o mundo aos teus pés, pensas q a tua sorte(ou fado) depende somente de ti e das tuas capacidades, esquecendo por completo as circunstâncias externas e a contribuição q elas têm/vão ter na tua vida. em relação aos estagios remunerados, imagina o q aconteceria se a ordem estipulasse remuneração minima obrigatoria dos tais 2 ordenanos minimos, sabes o q acontecia?! é mto facil, a maioria dos postos de estagio q vão proliferando pelo país, desaparecia, e os licenciados/mestrados pos-bolonha em arquitectura teriam muitissima dificuldade em conseguir fazer estágio e por conseguinte completar a formação minima p poderem assinar projs de arquitecura e por isso ainda adiariam mais a sua vida. se a ordem estipulasse q o estagio tinha q ser remunerado, quem ainda n entrou no mercado de trabalho, teria mto mais dificuldade em entrar, porque convenhamos, entre pagar 2 ordenados minimos p uma pessoa q acabou de sair do curso e pagar o mm ou 1 pouco mais a outra pessoa q já trabalhou 2,3,4,5 anos na área, é mto, mto diferente.
-
margarida, ainda estás mto verde e fazes uma análise mto simplista dos cenários possiveis, pois n são apenas esses 3 q apresentas e as coisas n são tão faceis como apregoas. É um facto q portugal está endividado, tem fraca produtividade e tem o maior desemprego das ultimas n sei qtas decadas. Isto são péssimos indicadores... p exemplo p a empregabilidade! No meu caso especifico e usando um exemplo prático, fiz um bom estagio, passei p todas as fases, acompanhei todos os processos do gabinete e depois devido às circunstâncias financeiras -ausência de trabalho!- após quase 3 anos, n deu para prosseguir. Foi, como dizes, um estagio/trabalho riquissimo em experiencia e p isso senti-me à vontade o suficiente p trabalhar p conta pp. Acontece q os poucos clientes q consegui tb n são suficientes p pagar as minhas contas, até pq eles pp estão c as mm dificuldades de liquidez q eu e portanto n têm dinheiro p investir, não têm dinheiro p dispender em serviços relacionados com arquitectura pois preferem antes comer e vestir.
-
a todos os futuros arquitectos, nem sabem o q vos espera! o mais facil é o estagio, pago ou n pago, 1 anos ou 2 anos, bem ou mal, os estagios ainda se vão arranjando...agora depois disso...a cantiga é outra. e n é tanto a questão de mérito mas sim o q o |||ARK||| disse: "sistema merdoso do culto da aparência"! acreditem se quiserem
-
quero apenas fazer uma peq correcção acerca do ritmo.(ainda n li os posts anteriores) o ritmo é composto simultaneamente por som e pausa, cheio e vazio. sem um, o outro n faz sentido. é o contraste entre estes 2 elementos q gera ritmo!
-
as CM já estão a obrigar certificados digitais? e quem n tem xeta p ter o software original....compromete ou dá p contornar?
-
Guggenheim Design it: Shelter Competition - Cork Block Shelter - David Mares
X-acto replied to Seraph's topic in Arquitectura
n vejo razão p comparar arquitectos a politicos...nem percebo essa tua insistência, mas se queres q te diga a minha opinião sobre os políticos, ela tem vindo a detriorar-se de dia p dia. tvz sejam as noticias diárias sobre corrupções ou presumiveis corrupções com q somos bombardeados pela comunicação social, tvz sejam as falsas promessas, o excesso de demagogia, a falta de honestidade intelectual...tvz seja essa a explicação p haver constantemente 40% de abstenção nas eleições (e eu ainda assim tenho votado sempre) voltando ao david mares: eu recebi por 3 vezes o email a solicitar votação nele. a minha familia tb o recebeu. é normal q nem toda a gente tenha recebido, mas ele andou por ai a circular e n duvides q esse email teve forte influência no resultado final.