
tiagorocha
Membros-
Posts
16 -
Joined
-
Last visited
tiagorocha's Achievements
Newbie (1/14)
1
Reputation
-
Qualquer espaço de representação simbólica, seja em que país for, é um lugar turístico cheio de pessoas a fotografar, etc.
-
Galegos preferem Gallaecia para aprender arquitectura
tiagorocha replied to Legrias's topic in Arquitectura
Queres aprender arquitectura? -
Cobertura em zinco, tipo "camarinha". Apesar de ser cara, é bastante sustentável, numa altura em que tanto se fala disso.
-
Julgo que não, então se não é tocada é música para quem?
-
Continuo a dizer e penso que, não podemos chamar arquitectura ao processo projectual da mesma uma vez que ela não é traduzida fisicamente, nem sequer é vivida para quem é feita, para as pessoas, para a sociedade. Por outro lado, se assim fosse, teriamos de chamar arquitectura às cidades ideais de Yona Friedman. "A arquitectura é o jogo sábio, glorioso e magnífico de volumes sob a luz do sol." – Corbusier. Arquitectura não é construção, mas precisa dela. "A arquitectura é o jogo sábio, glorioso e magnífico de volumes sob a luz do sol." – Vitrúvio. A arquitectura não é construção, nem precisa dela. "A arquitectura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer." - John Ruskin. A arquitectura não é construção, mas precisa dela, pois complementa-a. Pinus, penso que o que escreveu será a sua definição do que é arquitectura, se não for corrija-me. No entanto, penso que ela nao expressa aquilo que os autores que mencionou-se se estavam a referir. Deste modo, a arquitectura não só precisa da construção,como depende dela e é esta que a torna possível. Uma arquitectura que não é realizável não é arquitectura, já o dizia o arq. Fernando Távora. Como reparou, na citação que fez de Ruskin do livro "As Setes Lâmpadas da Arquitectura", o autor tenta definir a Arquitectura em sete definições(ou até mais) que nos remetem para a arquitectura construída, e nunca para uma arquitectura utópica. Não quero com estes comentários contrariar a definição que cada um tem de arquitectura, mas estes surgem numa tentativa de clarificar a necessidade da arquitectura se tornar integrada e aceite na sociedade e não apenas num círculo restrito de pessoas. Surgem num momento de contrariedade à moda de teoria sobre os "espaços vazios" e a "questão social das vivências de cada pessoa", quando, de certo modo devemos lutar por uma arquitectura que defina identidade integrada nos espaços em que vivemos e ai sim, investigar na relação que as formas desta construída tem nos modos de vivência da sociedade.
-
marco1, não percebo quando dizes que "...dai que para mim arquitectura é construção mesmo que não materializada...". No meu entender, arquitectura é para as pessoas na medida em que esta é inserida na sociedade e sem ela não existe arquitectura, tanto para aquele que a encomenda, como para aqueles que admiram, que coabitam com ela, que mantêm relações com ela pelo simples facto de ela fazer parte das formas do nosso espaço. Quando muito, aquela "arquitectura não materealizada" que tu falas pode ser chamada de "processo projectual". Cumprimentos.
-
Julgo que quando falámos aqui de "construção", não se trata do verbo empírico de contrução mas do sentido físico da palavra. Deste modo, não há arquitectura sem construção. A existência de vivências não se traduz em arquitectura, mas a relação destas através de formas construídas torna-se arquitectura. Arquitectura é espaço público e deve ser entendida como um produto cultural na medida em que não existe arquitectura sem pessoas.
-
Obviamente que Arquitectura é construção, agora não é simplesmente construção. Como aí alguém dizia, um projecto de arquitectura não é arquitectura, mas sim o processo. No entanto para ser arquitectura necessita do espaço, tempo, percurso...ou seja, na Arquitectura existe a 4ª dimensão, a temporal, em que esta é vivida e usufruida pelos ocupantes ou por aqueles que a apreciem, porque arquitectura é Pública. Assim sendo a arquitectura tem que ser percorrível, não se trata portanto de um projecto nem de uma maquete ou até de um desenho tridimensional.
-
atelier Topos, de Braga, deve ter alguma coisa sobre Ponte de Lima, já que fizeram o Hotel do Golfe e estão a fazer outro perto do centro da vila, junto à ponte "nova".
-
Acho esta questão da sustentabilidade e as suas teorias muito dicotómicas. À partida, a primeira questão da "sustentabilidade", como o nome me parece indicar, faz-me pensar que ,desde logo, ser sustentável é resistir pelo maior periodo de tempo. Parece-me o factor mais importante e económico que muitas pessoas parecem esquecer-se. No entanto isto dá pano para mangas...inclusivamente , no limite, à extinção da nossa profissão. Não massacrando muito, esta discussão poderia continuar por inúmeros caminhos.
-
[Projecto] Casa de campo na Lardosa - Beira-Baixa _ Pedro Duarte Bento
tiagorocha replied to 3CPO's topic in Arquitectura
Este senhor (ou alguém) sabe trabalhar com 3d. -
Caro joão pedro, eu acho que o problema é com tudo...eu não consigo encontrar nada de positivo nesta obra, nem mesmo o impacto sobre os praticantes. Quando eu me referio ao sítio não é só no sentido da característica física do lugar mas de todo o seu carácter histórico e cultural. no entanto digo também "Arquitectura é para as pessoas e sendo um edifício religioso não me parece ter quaiquer referências com esta mesma arquitectura", referindo-me neste caso não só ao programa e exigências de um edifício religioso como à resposta arquitectónica dada. Apesar de tudo sinto-me um pouco desconfortável na crítica a este edifício por não conhecer na sua essência o projecto.
-
Bom, para os que dizem que é arte, talvez seja "kitsch"... Arquitectura é para as pessoas e sendo um edifício religioso não me parece ter quaiquer referências com esta mesma arquitectura. Criar um edifício de excepção ou mesmo "símbolo" paga-se caro, para o bem e para o mal. A meu ver, neste caso para o mal. Apenas mais uma referência, trata-se de uma pseudo arquitectura que tanto poderia estar implatada ali como noutro lugar.
-
todo o mundo preocupado apenas com as questões energéticas....compreendo... mas as plantas falam por si....até os gato fedorento reparam...