Jump to content
Arquitectura.pt


AnaCardo

Membros
  • Posts

    70
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by AnaCardo

  1. Trata-se de uma petição pública que circula pelas redes sociais, e recebia-a através de um contacto: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N71398&fb_comment_id=fbc_625152044215881_5880638_681376391926779
  2. Como já referi na página da petição online, é óbvio que o método tradicional de aplicar as pedrinhas directamente sobre o solo só pode resultar em desastre a curto prazo, com as chuvas e as naturais infiltrações de água. Nesse caso, alia-se a tradição à modernidade, e um exemplo poderá ser aplicar esta calçada da Calx, uma empresa de Leiria que criou um novo tipo de piso de calçada, que permite manter o estilo tradicional, evitando os problemas aqui mencionados. Seria importante enviar este link (www.calx.pt/home/produto) aos responsáveis da CML, para evitar a descaracterização em curso da nossa capital.
  3. No teu caso, poderias seleccionar Lagos (capital económica da Nigéria) porque apesar de ter sido fundada pelos portugueses, é a cidade africana herdeira de uma das culturas autênticas mais importantes de África (yoruba, criadora da religião dos Orishas, orixás no Brasil), senão a mais significativa. Além disso, recordo-me de algures ter visto que eles usavam a estrutura da tartaruga como guia para definir um mapa urbano. E as outras duas seriam o Cairo, como cidade representante da África islâmica e, talvez a Cidade do Cabo (ou Luanda, Maputo, etc.) como cidade do período colonial. E sobre qualquer destas cidades encontrarás terabytes de informação na internet.
  4. Obrigado pela correcção. Quanto à preferência pelo graffiti ou pelo painel de publicidade, bem..., depende do graffiti e/ou do painel em questão. Há publicidade que é arte, por ex. a colecção da Absolut Vodka. Por acaso, por aqui em Leiria, tivemos recentemente umas intervenções de arte pública, com graffitis muito inspirados. Para terminar vejam o trabalho deste artista nacional de arte mural já com uma interessante carreira internacional: www.alexandrefarto.com Arte mural, eis uma boa expressão para este tipo de trabalho, para diferenciar dos banais e infantis rabiscos.
  5. Consulta este site: revit.pt, e coloca lá esta questão.
  6. Procura nos sites das empresas nacionais de pavimentos, porque para além dos materiais de madeira e vinis, algumas têm materiais compósitos de pedra ou cerâmicos que imitam pedra (Sonae, Recer, Revigrês, etc.).
  7. Existe ainda o artista Banksy que já fez umas coisas em Lisboa, como este trabalho no Bairro Alto.
  8. Seria interessante investigar esta arquitecta "Solange Fabiao"...
  9. Ninguém coloca aqui um comentário... para além de ser um excelente site, com uma boa selecção de arquitectura e fotografia, parabéns também pela boa escolha na área da música.
  10. Já ouviste falar de uma coisa esquisitoide chamada "Facebook" ? aquilo serve para fazer esse tipo de pesquisas...
  11. É tudo uma questão de calma... com os computadores e tudo o resto! Podes sempre contar com a ajuda do pessoal daqui, esse é um dos objectivos dos foruns. Boa sorte!
  12. Uma boa forma de conciliar os teus interesses na Arquitectura é seguires uma especialização final em Restauro. Com a necessidade de investimento nessa área, em território nacional pode ser uma boa opção. Um património tão vasto como o nosso, o nacional e o situado noutras latitudes e longitudes, tens muito onde concentrar a tua energia. Existe um tópico sobre BD aqui no site onde podes colocar as tuas preferências. E já me esquecia... eu trabalho em CAD/CGI em design e arquitectura e gosto bastante, para não dizer que adoro :p ... se tiveres nalguma situação aflitiva manda uma mensagem com o problema detalhado. Boa sorte!
  13. Numa construção pré-existente deve-se obter informações sobre a estrutura (a localização das "paredes mestras") para ter a certeza das paredes que podem realmente ser eliminadas. Sem essa informação não é possível dar qualquer conselho sobre como redividir esse espaço. Tenta criar quartos que tenham pelo menos 10m2 (singulares) e 12m2 para casal. Por paredes pladur entende-se diferentes tipos de parede, com isolamento acústico, térmico ou simples, e a espessura também é variável. Este tipo de parede é preferível especialmente em zona sísmica. Existem pavimentos flutuantes que podem ser colocados sobre outro tipo de pavimento sem grandes problemas, e quanto a mosaicos, dependendo do material, são geralmente de materiais mais "frios" que os pavimentos laminados de madeira.
  14. Não há relação do texto com o título que se refere a uma casa na India. O texto pertence à alinea anterior.
  15. A imagem está bastante realista, mas por que razão o ambiente é tão vitoriano?
  16. Totalmente de acordo. Uma boa gestão do sistema público de transportes seria um bom começo de reabilitação social do centro das cidades. Este tópico está muito concorrido!
  17. A melhor designer de interiores 2009 Europa foi a portuguesa Nini Andrade Silva, por isso nesta área existem bons profissionais com curriculos internacionais. Sem esqucer o Miguel Câncio Martins. Sites: www.mcmdesign.com www.niniandradesilva.com Por outro lado, a imprensa nacional tem conseguido vários prémios internacionais com o design gráfico das suas páginas. Tudo depende daquilo que aprecias mais, artes gráficas ou decoração.
  18. O menor uso do automóvel dentro das cidades depende da maior proximidade entre local de residência e local de trabalho. Mas por outro lado, implica também uma mais eficiência dos transportes públicos. Agora existem alguns estudos nessa área que defendem a substituição dos normais autocarros por uns veículos de menores dimensões e com menos lugares, que permitem uma maior e mais rápida mobilidade no meio urbano. É verdade que existem alguns prédios urbanos com apenas 2 níveis que podiam ser adaptados para 4/5 sem desvirtuar o alçado da rua. No entanto, segundo o que se lê na imprensa, a quantidade de edifícios devolutos em Lisboa, por ex., é tal que se fossem todos reabilitados, permitiam aumentar em 1/3 ou mais o total da população lisboeta.
  19. Concordo, e para mais seria melhor abandonar o processo de construção contínua e desnorteada (agora com a crise talvez não tanto...) e pensar antes em 2 áreas essenciais: _ Restauro do edificado histórico e/ou com valor patrimonial. _ Reabilitação de certa construção mal realizada, principalmente da década 70 e 80, e fazer os necessários reajustamentos, em termos de isolamento térmico, e nalguns casos estéticos. E, para finalizar, não percebo a razão por que não se faz mais estacionamento em altura, ao invés de ocupar tanto terreno com parques e mais parques de estacionamento, ou pior ainda, os estacionamentos subterrâneos, que trazem sempre enorme caos a qualquer cidade durante a sua construção.
  20. Não é todos os dias que, de repente, vemos uma imagem da rua principal da nossa vila. Esta é a actual residência do Paulo e da Filipa? Eles foram meus colegas de curso. Eu trabalho nesta área da arquitectura, mais especificamente com a criação de projectos em 3D (Autodesk Revit Architecture). Se estiveres interessada em intercâmbio de ideias, podes contactar-me por mail. E a propósito, parabéns pelo pormenor do mural. Ana Francisco Oliveira (AnaCardo)

  21. Este projecto não se situa em Caranguejeira - Leiria?
  22. Isso é ironia negra... Todo o Algarve, zona de Setúbal e Lisboa são áreas de nível sísmico elevado.
  23. Existem algumas empresas nacionais de construção em madeira, e embora a maioria proponha casinhas tipo "cottage", outras apresentam modelos mais minimalistas. Talvez a consulta deste site ou o contacto com esta empresa, te possa esclarecer: http://www.treehouse.pt
  24. A paisagem arquitectónica do Dubai também já começa a ser usada como cenário para alguns dos filmes produzidos actualmente.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.