-
Posts
1670 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
7
Content Type
Profiles
Forums
Events
Everything posted by Pedro Barradas
-
Caro TDP almeida, como certamente saberá, nunca poderá ser tecnico subscritor de Projectos que necessitem de ser alvo de apreciação e(ou submetidos a entidades, sem ter formação académica de grau superior (Licenciatura e/ou mestrado), em qualquer ramo (Arquitectura e Engenharias). Para tal leia o enquadramento legal dos técnicos ahbilitados a subscrever Projectos e Obras, a Lei 31/2009 e a Portaria 1379/2009. Agora respondendo as suas questões: O que é preciso para uma boa memoria descritiva? Muito trabalho, dedicação e conhecimento técnico/ juridico abrangente. - Irá, o facto de as Câmaras estarem a deixar de aceitar projectos em papel, afectar a nossa arquitectura? Porquê?!? A arquitectura impressa em papel é igual à arquitectura impressa em pdf e/ ou dwf. -Onde posso recorrer ( sem ser aqui obviamente) sempre que quiser aprender e evoluir, tanto a nível de desenho como a nível de apresentação? Pode começar por comprar publicações tecnicas de arquitectura e engenharis, frequentar exposições, etc.
-
Sim, claro, pequena ou grande... depende depoius como é resolvido as questões contrutivas da mesma. nomeadamente: Impermeabilização Protecção dos materiais Dimensionamento estrutural. etc...
-
Mais €€€, é sempre a Obra. Mas com tantos eng.º.. vai ser dificil, aliás como tudo o resto. O 3D, é para esqueçer, pois existe excesso de oferta. Os Peritos RCCTE, pelo que tenho ouvido, já tem os preços completamente "queimados"... e não é fácil e não é barato Acustica, tens de tirar o curso na OA, não é barato, e é necessário alguma matemática. SCIE, é estudar a legislação, e tirar um curso em condições, nada desses de 10 ou 20 horas. De qq maneira não te ensinam a fazer um Projecto, ensinam-te a compreender os fundamentos, a legislação. Os cursos para 3 e 4ª cat. de risco, custam cerca de 2000€ (120horas), apenas para quem já tenha mais de 5 anos de actividade. Comercial - Não sei como anda a bolsas de emprego, mas deve estar mal. Também tens os cursos de HST, alguns são comparticipados... é procurar. NOTA: Os contactos, são importantes. A Sorte também.
-
qual a sua Vocação? que ramo quer "seguir", sem ser elaborar Projectos de Arquitectura: - Obra (direcção e fiscalização) - Projectos Especialidades (RCCTE; Acustica; SCIE) - Comercial (delegado comercial de mat. cons. civil) - Visulaização ( 3D e afins)
-
Os ventiladores são da RENSON, mod. SONOVENT. O edificio novo temno piso 1, 3 salas de aula novas + modulos IS; No piso 0, portaria + arrumos O total oficial de salas de aula do complexo, é 5.
-
Oi... As estruturas de sombrEamentos estão especificadas, serem em telas tecidas DE monofilamentos redondos, bastante resistentes, da KEEPit COOL (também permite protecção à chuva, se não for muita) Os prumos serão em aço com acabamento galvanizado. Quanto aso edficios existentes, para cumprir com as normas de renovação horarias/ ventilação, foi adoptado a instalação nas caixilharias novas (aluminio com RPT), de Ventilação auto-regulavel (passiva), a climatização é efectuada por unidades multi-split de A/C. É importante fugir a sistemas mecânicos centralizados, de condicionamento e ventilação de ar. são caros e com custos de exploação incomportáveis para as câmaras municipais. As coberturas são para ser totalemtne renovadas, incluindo a colocação de isolamento termico nas lajes de esteira. Todas as infra-estruturas de elctricidade, telecom, segurnaçã, aguas e esgotos serão novas. Todas as carptinarias, novas, incluindo alteração de revestimentos de pavimentos, nas salas e zonas de circulação para solução vinilicas. Nas salas de aula são melhoradas as condições acusticas, com a instalação de tectos modulares acusticos. Nas vias verticais, de evacuação, foram alterados os revestimentos em madeira (degradados e originais) por solução em granito, conforme existe nas cantarias do edificio e por forma a cumprir, pelo menos neste ponto, com o RT-SCIE. Introdução de uma plataforma elevatória, tornando todo o edificio acessível. Reordenamento dos espaços exteriores... ( no projecto, propriamente dito acabámos por colocar ainda mais zonas permeáveis do que as visualizadas nos 3D)
-
Penso que um arquitecto, para ser considerado Urbanista, terá de estar inscrito no colégio da especialidade da OA.
-
Está a elaborar um Plano de Urbanização (PU), ou uma operação de loteamento? O que permite o regulamento do PDM fazer? que definições apresenta, considera sequer esse tipo de definições? Como bibliografia de apoio básicas, tem as publicações da DGOT-DU - Normas urbanisiticas. e claro os conceitos urbanisiticos de referência erm vigor para os novos PLANOS, o DR 9/2009 e mais uns quantos que apresrna a classifcação de solos e normas de apresentação da cartografia a apresentar... (DR10 e DR11 de 2009) PS: Para a elaboração de PLANOS, é necessário constituir uma equipa pluridisciplinar, sendo que é OBRIGATÒRIO , um Urbanista.
-
Prço ao m2.. para levantamentos, parece-me ridiculo. imagine um pavilhão com 600m2 , com 4 paredes, 3 portas 2 janelas, e um tecto... ou uma parte de uma casa com 70m2, composta por 2 IS, cozinha, e Sala. O que dá mais trabalho? Faça as contas a deslocações, se necessita de ajuda ou não e n.º de horas previstas gastar com o trabalho ( em campo e no escritório), impressões, telefonemas, etc...
-
Esclarece aqui... que eu não sou fiscalista/ TOC ou ROC. Nem tão pouco tenho recibos verdes. http://pt.wikipedia.org/wiki/Recibos_verdes http://www.recibosverdes.net/ http://www.recibosverdes.org/ Quem constitui a sua propria empresa, (seja através de recibo verde, seja criando uma sociedade) se encerra a actividade, é por sua conta e risco, não tem direito a sub. desemprego. Os "patrões não têm direito a sub. desemprego.
-
Bom , na verdad, se o "Arquitecto" ainda não trabalhou (descontar para a segurança social) não tem direito a subsidio de desemprego. Se quer subscrever Projectos, terá de se colectar nas Finanças como Profissional liberal. Passará a emitir os famigerados Recibos Verdes. Respondendo à ultima questão. Claro que não. mas existem algumas condições, não sei quais. Para receber subssidio de desemprego, não pode auferir outros rendimentos....
-
Poder não podia, pois irá destruir o recobrimento da armadura do pilar... pelo menos assegure-se que não corta nenhum varão de aço.
-
Nas UT I, as distâncias dos caminhos de evacuação só se contabilizam nas zonas comuns.
-
Bom temos estado ocupados... amanhã será efectuada a inauguração das instalações do Jardim de infância que faz parte deste complexo (Projecto nosso, de 2006 - finalizado agora) por sua excelência o Presidente da república e com a presença também da Ministra da Educação. No seguimento do evento acima, será efectuada também a apresentação pública do Projecto do Centro escolar... Deixo mais umas imagens...
-
Deves estar a falar da elaboração das Medidas de auto-protecção? Qual a cat. de risco?. pela area, deve ser de 2ªCat. O plano foi aprovado.. ou o Projecto SCIE é que foi aprovado? O Projecto SCIE, é da actual alegislação ou da anterior?
-
Projecto em execução. Ampliação e requalificação do centro Escolar de Ourique Depois das férias darei mais informações sobre o mesmo. Para já ficam algumas imagens do edificio novo e do recinto do complexo.
-
Características de Portátil para 2º ano do curso
Pedro Barradas replied to esquecido's topic in Arquitectura
Concordo com a especificação do Uriel pereira, sendo que também balizaria como tecto orçamental -1200€ Um processador Core i5, também se "come".... depende da frequencia e tipo de software 3D a utilizar... para a minha utilização tipo dava... e concerteza que para 90% dos estudantes de Arquitectura também é suficiente. É preferivel comprar 2 máquinas médias em 5 anos do que uma topo de gama, para durar o curso todo... Para a minha utilização profissional, tenho (sem comparação pois é um sistema com 2 anos e é desktop): OS - XP profissional 32bts Process. AMD ATHLON 64 X2 6000+ RAM_ 2 Gb Grafica: NVIDIA Quadro FX 570 Monitor HP, 24" Software utilizado: Office xp AUTOCAD LT 2010 Sketchup 7 pro + Podium Corel Suite X4 Não tenho problemas de desempenho. -
Sustentabilidade dos materiais de construção
Pedro Barradas replied to PedroPachecoPereira's topic in Arquitectura
Principalmente por falta de ventilação natural- Quer por má utilização dos edifícios por parte dos utilizadores, que por sistemas de vãos pouco permeáveis ao ar... não aseegurando as renovações de ar desejáveis. -
Se estiver interessada, ainda somos jovens :s.... estamos no Baixo Alentejo. Pode-me contactar... mas só tenho disponibilidade a partir de finais de Outubro.
-
Qual o material mais ecológico e económico? E para pré-fabricados ?
Pedro Barradas replied to lilyne's topic in Arquitectura
Se as casinhas tiverem só um piso e o recurso estiver disponível no local de construção.. nada mais ecológico e sustentável, que a utilização de tecnologias de construção tradicionais - Taipa e as divisórias interiores não resistentes em BTC. As coberturas tanto podem ser executadas em madeira, como em aço ligeiro (LSF) -
Qual o material mais ecológico e económico? E para pré-fabricados ?
Pedro Barradas replied to lilyne's topic in Arquitectura
estrutra em AÇO?! . É resistente, é bom para projectos modulares/ pré-fabricação. É100% reciclável. -
Pois, será de perguntar na secretaria da tua escola... PS::s escozava >escusava foi >fui aicham >acham
-
60x60, para pavimentos exteriores não conheço. Só 40x40 e 40x60. Veja por exemplo na SOMOR; SOPLACAS; APTUS; PRESDOURO; ARTEBEL Tenho conhecimento, mas para revestimentos de coberturas, as lajetas termicas da GRISOL, 60x60,
-
sim, pé-dieito mínimo de 3,00m. Nesse caso a reconversão será mais um ademolição integral.... Por exemplo admite-se o pé-direito mínimo de 2.70, em edifícios existentes... mas neste caso existe alteração do uso, portanto, não se aplica o que escrevi anteriormente, pois o edificio existente não tem à partida condições fisicas suficientes para a nova utilização. Fora outras questões funcionais, que me parecem ( sem avultadas obras), incompatíveis com os requisitos exigidos para Lares.
-
Obrigado pelo link do documento, desconhecia. No entanto Já viste a Portaria 376/2008? Também terá de cumprir o DL163/2006 :s
