Jump to content

Pedro Barradas

Líderes de Equipa
  • Posts

    1670
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    7

Everything posted by Pedro Barradas

  1. Caro TDP almeida, como certamente saberá, nunca poderá ser tecnico subscritor de Projectos que necessitem de ser alvo de apreciação e(ou submetidos a entidades, sem ter formação académica de grau superior (Licenciatura e/ou mestrado), em qualquer ramo (Arquitectura e Engenharias). Para tal leia o enquadramento legal dos técnicos ahbilitados a subscrever Projectos e Obras, a Lei 31/2009 e a Portaria 1379/2009. Agora respondendo as suas questões: O que é preciso para uma boa memoria descritiva? Muito trabalho, dedicação e conhecimento técnico/ juridico abrangente. - Irá, o facto de as Câmaras estarem a deixar de aceitar projectos em papel, afectar a nossa arquitectura? Porquê?!? A arquitectura impressa em papel é igual à arquitectura impressa em pdf e/ ou dwf. -Onde posso recorrer ( sem ser aqui obviamente) sempre que quiser aprender e evoluir, tanto a nível de desenho como a nível de apresentação? Pode começar por comprar publicações tecnicas de arquitectura e engenharis, frequentar exposições, etc.
  2. Sim, claro, pequena ou grande... depende depoius como é resolvido as questões contrutivas da mesma. nomeadamente: Impermeabilização Protecção dos materiais Dimensionamento estrutural. etc...
  3. Mais €€€, é sempre a Obra. Mas com tantos eng.º.. vai ser dificil, aliás como tudo o resto. O 3D, é para esqueçer, pois existe excesso de oferta. Os Peritos RCCTE, pelo que tenho ouvido, já tem os preços completamente "queimados"... e não é fácil e não é barato Acustica, tens de tirar o curso na OA, não é barato, e é necessário alguma matemática. SCIE, é estudar a legislação, e tirar um curso em condições, nada desses de 10 ou 20 horas. De qq maneira não te ensinam a fazer um Projecto, ensinam-te a compreender os fundamentos, a legislação. Os cursos para 3 e 4ª cat. de risco, custam cerca de 2000€ (120horas), apenas para quem já tenha mais de 5 anos de actividade. Comercial - Não sei como anda a bolsas de emprego, mas deve estar mal. Também tens os cursos de HST, alguns são comparticipados... é procurar. NOTA: Os contactos, são importantes. A Sorte também.
  4. qual a sua Vocação? que ramo quer "seguir", sem ser elaborar Projectos de Arquitectura: - Obra (direcção e fiscalização) - Projectos Especialidades (RCCTE; Acustica; SCIE) - Comercial (delegado comercial de mat. cons. civil) - Visulaização ( 3D e afins)
  5. Os ventiladores são da RENSON, mod. SONOVENT. O edificio novo temno piso 1, 3 salas de aula novas + modulos IS; No piso 0, portaria + arrumos O total oficial de salas de aula do complexo, é 5.
  6. Oi... As estruturas de sombrEamentos estão especificadas, serem em telas tecidas DE monofilamentos redondos, bastante resistentes, da KEEPit COOL (também permite protecção à chuva, se não for muita) Os prumos serão em aço com acabamento galvanizado. Quanto aso edficios existentes, para cumprir com as normas de renovação horarias/ ventilação, foi adoptado a instalação nas caixilharias novas (aluminio com RPT), de Ventilação auto-regulavel (passiva), a climatização é efectuada por unidades multi-split de A/C. É importante fugir a sistemas mecânicos centralizados, de condicionamento e ventilação de ar. são caros e com custos de exploação incomportáveis para as câmaras municipais. As coberturas são para ser totalemtne renovadas, incluindo a colocação de isolamento termico nas lajes de esteira. Todas as infra-estruturas de elctricidade, telecom, segurnaçã, aguas e esgotos serão novas. Todas as carptinarias, novas, incluindo alteração de revestimentos de pavimentos, nas salas e zonas de circulação para solução vinilicas. Nas salas de aula são melhoradas as condições acusticas, com a instalação de tectos modulares acusticos. Nas vias verticais, de evacuação, foram alterados os revestimentos em madeira (degradados e originais) por solução em granito, conforme existe nas cantarias do edificio e por forma a cumprir, pelo menos neste ponto, com o RT-SCIE. Introdução de uma plataforma elevatória, tornando todo o edificio acessível. Reordenamento dos espaços exteriores... ( no projecto, propriamente dito acabámos por colocar ainda mais zonas permeáveis do que as visualizadas nos 3D)
  7. Penso que um arquitecto, para ser considerado Urbanista, terá de estar inscrito no colégio da especialidade da OA.
  8. Está a elaborar um Plano de Urbanização (PU), ou uma operação de loteamento? O que permite o regulamento do PDM fazer? que definições apresenta, considera sequer esse tipo de definições? Como bibliografia de apoio básicas, tem as publicações da DGOT-DU - Normas urbanisiticas. e claro os conceitos urbanisiticos de referência erm vigor para os novos PLANOS, o DR 9/2009 e mais uns quantos que apresrna a classifcação de solos e normas de apresentação da cartografia a apresentar... (DR10 e DR11 de 2009) PS: Para a elaboração de PLANOS, é necessário constituir uma equipa pluridisciplinar, sendo que é OBRIGATÒRIO , um Urbanista.
  9. Prço ao m2.. para levantamentos, parece-me ridiculo. imagine um pavilhão com 600m2 , com 4 paredes, 3 portas 2 janelas, e um tecto... ou uma parte de uma casa com 70m2, composta por 2 IS, cozinha, e Sala. O que dá mais trabalho? Faça as contas a deslocações, se necessita de ajuda ou não e n.º de horas previstas gastar com o trabalho ( em campo e no escritório), impressões, telefonemas, etc...
  10. Esclarece aqui... que eu não sou fiscalista/ TOC ou ROC. Nem tão pouco tenho recibos verdes. http://pt.wikipedia.org/wiki/Recibos_verdes http://www.recibosverdes.net/ http://www.recibosverdes.org/ Quem constitui a sua propria empresa, (seja através de recibo verde, seja criando uma sociedade) se encerra a actividade, é por sua conta e risco, não tem direito a sub. desemprego. Os "patrões não têm direito a sub. desemprego.
  11. Bom , na verdad, se o "Arquitecto" ainda não trabalhou (descontar para a segurança social) não tem direito a subsidio de desemprego. Se quer subscrever Projectos, terá de se colectar nas Finanças como Profissional liberal. Passará a emitir os famigerados Recibos Verdes. Respondendo à ultima questão. Claro que não. mas existem algumas condições, não sei quais. Para receber subssidio de desemprego, não pode auferir outros rendimentos....
  12. Poder não podia, pois irá destruir o recobrimento da armadura do pilar... pelo menos assegure-se que não corta nenhum varão de aço.
  13. Nas UT I, as distâncias dos caminhos de evacuação só se contabilizam nas zonas comuns.
  14. Bom temos estado ocupados... amanhã será efectuada a inauguração das instalações do Jardim de infância que faz parte deste complexo (Projecto nosso, de 2006 - finalizado agora) por sua excelência o Presidente da república e com a presença também da Ministra da Educação. No seguimento do evento acima, será efectuada também a apresentação pública do Projecto do Centro escolar... Deixo mais umas imagens...
  15. Deves estar a falar da elaboração das Medidas de auto-protecção? Qual a cat. de risco?. pela area, deve ser de 2ªCat. O plano foi aprovado.. ou o Projecto SCIE é que foi aprovado? O Projecto SCIE, é da actual alegislação ou da anterior?
  16. Projecto em execução. Ampliação e requalificação do centro Escolar de Ourique Depois das férias darei mais informações sobre o mesmo. Para já ficam algumas imagens do edificio novo e do recinto do complexo.
  17. Concordo com a especificação do Uriel pereira, sendo que também balizaria como tecto orçamental -1200€ Um processador Core i5, também se "come".... depende da frequencia e tipo de software 3D a utilizar... para a minha utilização tipo dava... e concerteza que para 90% dos estudantes de Arquitectura também é suficiente. É preferivel comprar 2 máquinas médias em 5 anos do que uma topo de gama, para durar o curso todo... Para a minha utilização profissional, tenho (sem comparação pois é um sistema com 2 anos e é desktop): OS - XP profissional 32bts Process. AMD ATHLON 64 X2 6000+ RAM_ 2 Gb Grafica: NVIDIA Quadro FX 570 Monitor HP, 24" Software utilizado: Office xp AUTOCAD LT 2010 Sketchup 7 pro + Podium Corel Suite X4 Não tenho problemas de desempenho.
  18. Principalmente por falta de ventilação natural- Quer por má utilização dos edifícios por parte dos utilizadores, que por sistemas de vãos pouco permeáveis ao ar... não aseegurando as renovações de ar desejáveis.
  19. Se estiver interessada, ainda somos jovens :s.... estamos no Baixo Alentejo. Pode-me contactar... mas só tenho disponibilidade a partir de finais de Outubro.
  20. Se as casinhas tiverem só um piso e o recurso estiver disponível no local de construção.. nada mais ecológico e sustentável, que a utilização de tecnologias de construção tradicionais - Taipa e as divisórias interiores não resistentes em BTC. As coberturas tanto podem ser executadas em madeira, como em aço ligeiro (LSF)
  21. estrutra em AÇO?! . É resistente, é bom para projectos modulares/ pré-fabricação. É100% reciclável.
  22. Pois, será de perguntar na secretaria da tua escola... PS::s escozava >escusava foi >fui aicham >acham
  23. 60x60, para pavimentos exteriores não conheço. Só 40x40 e 40x60. Veja por exemplo na SOMOR; SOPLACAS; APTUS; PRESDOURO; ARTEBEL Tenho conhecimento, mas para revestimentos de coberturas, as lajetas termicas da GRISOL, 60x60,
  24. sim, pé-dieito mínimo de 3,00m. Nesse caso a reconversão será mais um ademolição integral.... Por exemplo admite-se o pé-direito mínimo de 2.70, em edifícios existentes... mas neste caso existe alteração do uso, portanto, não se aplica o que escrevi anteriormente, pois o edificio existente não tem à partida condições fisicas suficientes para a nova utilização. Fora outras questões funcionais, que me parecem ( sem avultadas obras), incompatíveis com os requisitos exigidos para Lares.
  25. Obrigado pelo link do documento, desconhecia. No entanto Já viste a Portaria 376/2008? Também terá de cumprir o DL163/2006 :s
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.